Enquanto Eles Não Vêm

Enquanto Eles Não Vêm Robson Gundim

Resenhas - Enquanto Eles Não Vêm

Nu e As 1001 Nuccias 08/01/2020

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Sabe aquele livro que parece ser algo e não é? Enquanto eles não vêm é assim. Eu fiquei em dúvida quanto a que "eles" o título se referia, pois no decorrer da leitura percebemos que são muitos d"eles".

"Eles estão chegando."

Seria esse "eles" daí do quote aqueles "eles" do título? Migos, só lendo pra vocês saberem! Segue a resenha!

Enquanto eles não vêm é um livro cheio de ação, muitos dados curiosos e uma incrível inspiração nos escritos de Lovecraft.

David é um soldado de uma das força-tarefas mais secretas do país. Sua equipe é especialista em contornar situações incontornáveis. Bem no começo da história, chegam 2 novos recrutas, um casal de irmãos.

E então, o grupo precisa se deslocar para a cidadezinha de Paraíso Florestal, bem escondida no interior da Bahia, misturada aos segredos da Mata Atlântica. Um primeiro grupo de soldados foi enviado para ver o que acontecia na cidade, a informação era que a população estava desaparecendo. O problema é que este grupo primário desapareceu também.

Aí vai a segunda leva, dentre eles David e Lívia, a novata. Na entrada da cidade, o grupo se divide em 2 e... só restam David e Lívia para tentar entender o que ocorre em Paraíso Florestal.

"A cidade não estava apenas silenciosa. Estava morta."

É uma leitura muito dinâmica! E o livro é cheio de surpresas. Você olha para a capa e acha que é terror. Começa a ler e se sente em um livro policial, muda para ação, e aí entra o viés da ficção científica e então começa o horror.

Essa mistura funciona MUITO BEM! É intenso e nos faz respirar fundo com os personagens a cada pista revelada. Como cientista, gostei muito de ver as explicações plausíveis.

Apesar de ser uma ficção, cidade fictícia e tudo o mais, deu pra imergir no local, ter vertigens com as acrobacias dos soldados e tudo. Essa parte foi bem verossímil.

"Não era um grito natural. Era um som perverso que destoava tudo aquilo que se podia encontrar na natureza do nosso mundo."

Mentira, todas as partes foram bem verossímeis. Até as criaturas das quais não falarei muito para que vocês possam descobrir por si próprios até onde vai a cobiça humana.

Posso dizer, no entanto, que gostei muito. Gostei do rumo da história, de como finalizou (o final é aberto, cabe à sua imaginação decidir como ficou o mundo), gostei da narrativa como um todo.

"Às vezes, por ser tão inacreditável, a verdade deixa de ser conhecida…"

Apesar das pistas científicas, é perfeitamente cabível a qualquer leitor entender a história.

Bônus: o livro conta com diversas ilustrações feitas pelo próprio autor! Sim, inclusive na versão digital! Ficou um arraso!

Por que o livro não levou a nota máxima? Por um detalhe: o Lívia, que foi apresentada como uma mulher forte, passou por momentos de fraqueza que podem ser considerados corriqueiros demais. Ok, era uma situação bizarra, mas às vezes me pareceu dar ataque de mulherzinha. Só isso.

"Não podemos ter certeza sobre todas as coisas, mas somos capazes de acreditar nelas."

No mais, o livro é muito recomendado a quem curte terror, Lovecraft, um bocado de ação e situações absurdas. Ah, sim! tenham estomago forte também! ;)

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/12/enquanto-eles-robson-gundim.html

Vinicius 19/11/2019

Prato cheio para os fãs de survival horror!
Um livro maravilhoso para os amantes de survival horror. Me senti dentro de um Resident Evil ou Silent Hill durante a leitura. História muito bem construída e aprofundada com um final que deixa os leitores querendo saber o que virá a seguir. Uma leitura muito envolvente!
Resenhando Com Luke ® 25/03/2022minha estante
Vdd mano. Me senti assim tbm

Guilherme 06/11/2019

Acho que minha expectativa estragou muito a experiência
Esse é o ebook mais vendido da categoria fantasia/horror na Amazon no momento que o comecei a ler e talvez por isso, minha expectativa foi grande demais.

O livro é muito bem escrito, o autor tem umas passagens bem inspiradas e descrições bem fáceis de imaginar. Mas um incômodo me acompanhou por toda a história e não foi por ser uma história de terror sanguinolenta, foi mais por algo nas entrelinhas.

Uma história que se passa em um vilarejo no interior da Bahia, interior do Brasil em momento nenhum fez eu me sentir em solo brasileiro. Muitos personagens são norte-americanos, a agência por trás da história tem influências de agências de segurança governamentais americanas (?) e se não fosse por ele me lembrar, eu acharia que a história se passa no interior dos EUA no final do século XIX ou início do século XX e não nos dias atuais.

Muitas situações são forçadas e os diálogos, descrições e situações são pouco naturais. Não sei se é pra homenagear o Lovecraft, provavelmente sim, mas o uso de advérbios de intensidade sem parar é visto no livro todo e acaba que eles não servem pra nada. O que "estranheza indizível" quer dizer? Nos diálogos parece muitas vezes que eu estava assistindo um filme dos anos 80, os personagens não se comunicavam como qualquer um se comunica. "Diz aí se não é maneiro?" foi o que um dos agentes disse depois de apresentar outra agente, dizendo que ela "teve a honra de conhecer os melhores agentes da Scotland Yard". Lembrando, a história se passa no Brasil.

Além disso, todos os personagens são fodões. Militares super graduados que passaram por várias organizações, arqueólogo que é herdeiro de uma companhia petrolífera que convidou a Audrey Hepburn pra sua festa de casamento com uma atriz brasileira e a festa foi nessa vilazinha no interior da Bahia com nem mil habitantes. Uma organização secreta tipo a STARS do Resident Evil que parece ter surgido de uma parceria entre EUA e Brasil. Enfim, todo momento tem essa estética de filmes oitentistas onde todo mundo é fodão.

Sobre o terror, se você gosta de gore, tem bastante. Eu particularmente gosto e adorei as descrições e cenas. Tudo muito gráfico e realista. Mas o problema é que eu me importava zero com os personagens porque os momentos que eram usados para desenvolvê-los era tudo muito raso ou canastrão. Eu até agora não entendi a função do irmão da Livia (mas pode ser problema de interpretação meu).

Ainda sobre não entender função, eu não entendi a função de muita coisa nessa história, a mais importante delas é por que a história se passa no Brasil se é só o nome do país que importou? Não tem absolutamente nada ali que remeta ao Brasil e nem os personagens parecem ser brasileiros, parece que o tempo todo são gringos dublados.

Outra coisa que me incomodou, mas foi bem de leve, é a velha história de que segredos proibidos vêm da África e do Oriente Médio. Ideia usada a exaustão pelo Lovecraft (ok, sou fãzaço de Lovecraft, mas o cara era muito xenófobo) e que aqui a única função foi colocar uma aura mística estereotipada do povo africano. O casal africano do livro parece aquele estereótipo de escravos muito amigos de uma família, cuidando dos filhos de exploradores imperialistas que tanto aparecia nas histórias que se passam na Era Vitoriana e na ficção pulp do início do século XX. O problema é que não é esse o caso aqui. Tirando essa parte oculta, mística e próxima a família, o casal não tem outra função e nem é contextualizado. Talvez essa parte incomode bastante algumas pessoas, talvez seja neura minha.

A história lembra muito O Caso de Charles Dexter Ward e o jogo Resident Evil 4 em vários aspectos. Mas me decepcionei bastante. Espero que o autor me perdoe por essa resenha :/
Wictor.Nathan 29/10/2020minha estante
Se tem uma coisa que me deu um revés ao tentar ler a obra foi o excesso de "americanização" da obra que supostamente se passa no Brasil

Marcio Luis 23/10/2019

Suspense de primeira!
Por mais livros nacionais assim!
Atmosfera muito bem narrada! Te transporta para dentro do livro!
Super recomendo! Escrevendo essa resenha de maneira rápida pelo tempo que tenho, mas não se deixe enganar por minhas poucas palavras! Gostei muito do quê li! Parabéns, Robson! Estimo cada vez mais sucesso!

Flavia.Malek 21/10/2019

Enquanto eles não vêm
Vi muitas resenhas desse livro, por isso resolvi apontar um outro lado do livro.

De fato a história tem detalhes muito interessantes e sobre tudo uma ótima coerência.

As ilustrações nos ajudam a mergulhar na história e facilita a leitura.

Posso dizer que pra quem curte um suspense o livro é perfeito, em cada esquina tem muita ação, e quando achamos que já vimos de tudo, as coisas ficam ainda mais impressionantes.

Sobre o final do livro, vale ressaltar que ambos os protagonistas estavam exaltos de tudo o que viram e viveram isso deixa algumas boas teorias no ar sobre o que foi real ou não, e indica um próximo livro, um que temos a confirmação de que está a caminho huhuuuu

Em suma, parabéns para o autor. É uma excelente leitura, mesmo pra mim que não gosto de livros de terror me apeguei a este.

Jhyenyfer 16/10/2019

Impactante!
EU AMO quando um livro me faz sair da zona de conforto e amo mais ainda quando esse livro é nacional.
ENQUANTO ELES NÃO VÊM é impactante, rico em detalhes e cheio de mistérios que não me deixaram parar de pensar no livro um minuto sequer; a escrita transporta o leitor para outra dimensão e faz com que ele queira desvendar os segredos obscuros com os personagens. Além disso, o livro é cheio de ilustrações feitas pelo autor, o que deixou a história ainda mais interessante.
Enfim, Robson Gundim traz um maravilhoso suspense que vai deixar você querendo muito mais!

Thiago 02/10/2019

Interessante mas cansativo
Gostei do inicio do livro, rolando em um ritmo lento, colocando a gente no clima do livro.
Mas boa parte da história se passa em uma mansão, estilo Resident Evil, e exatamente como no jogo os personagens encontram documentos e arquivos que se aprofundam na história, e isso fica muito cansativo depois de algumas paginas, pra não dizer chato, era documento que não acabava mais.
É uma história bem clichê, e ao contrário de algumas resenhas que vi por aqui, não me surpreendi nem um pouco com o final.
Sobre os personagens, zero apego, não me preocupei em nenhum momento com o risco que eles corriam.

Quem tiver interesse ele está disponível de forma gratuita para os assinantes do Amazon Prime.

Vê Tezoni 08/05/2019

Ótimo livro
Bem escrito, leitura fluida, uma historia que segue um molde mas ao mesmo tempo possui sua originalidade. Ação e drama na dose certa. Recomendo muito a leitura, e torço por uma futura continuação. O autor tem minha estima como autor nacional.

Denilson Diniz 05/04/2019

Que 'LIVRAÇO"
O que falar desse livro? bom, eu só tenho elogios rsrs.
É uma trama contagiante com uma escrita bem gostosa de se acompanhar e com personagens cativantes. As cenas de ação, tensão etc.. são bem descritas e bem amarradas e quando você não compreende um pouco a descrição das criaturas o autor te presenteia com belas ilustrações (desenhos) dos seres ou daquela situação. É uma leitura que vale a pena, gostei muito, deixou gostinho de quero mais...

Wes 22/03/2019

Pra quem gosta da franquia Resident Evil vai gostar bastante desse livro, ele segue quase a mesma linha: dois policiais encurralados num lugar cheio de "zumbis" e criaturas grotescas, procurando pelos amigos que também estavam em missão.
Mas assim como Resident Evil, nos deparamos com alguns puzzles chatos no meio do livro, em forma de recorte de jornais e capítulos inteiros de relatos sobre a família, no começo no diario da filha do dono da mansão era legal saber de tudo, mas depois a informações iam se repetindo e se enrolando cada vez mais. Se não fosse por esse pequeno problema seria um livro perfeito.
Um terror que começa meio lento e vai se transformando de uma forma que não da mais pra largar.

Amigos da Leitora 16/03/2019

Terminei de ler o livro “Enquanto Eles Não Vêm”, de Robson Gundim.
O livro começa narrando uma cena de pavor (tipo um ataque) em um pequeno povoado chamado Paraiso Florestal situado em uma parte da Bahia. E depois disso o povoado fica em silêncio, pois todos sumiram misteriosamente...
Após esse fato, conhecemos o policial David, uma homem que sofreu muito na infância com a morte de sua mãe, e após isso foi viver fora do Brasil com seu pai. David só retornou ao Brasil já adulto e formado como policial, e ao voltar foi trabalhar na COPS, onde se destacou como um bom policial e sempre tendo excelentes resultados em suas missões.
Até que em um belo dia, o capitão de David manda esse e seus colegas até o pequeno povoado, para saber o que de fato está acontecendo por lá, pois na época do ataque o caso foi abafado, mas o capitão de David quer desvendar o mistério que devastou a população que lá habitava.
E os piores dias da vida de David estão por fim, pois só acontece cenas misteriosas desde o momento que ele e seus parceiros pisam o pé no povoado, e David terá que ser corajoso para enfrentar o desconhecido, pois até então ele só contra-atacava seres humanos, mas o que terá que enfrentar está fora da nossa inteligência humana, se trata de seres obscuros e natureza desconhecida para nós, humanos.
Terror, cenas sanguinárias, mistérios, suspense e aventura é um pouco do que o leitor encontrará nessa história. O autor foi genial criando um mundo dentro da própria história para que pudéssemos entender o motivo e as causas do ataque no povoado, mas confesso que não me prendeu (tanto quanto gostaria), pois em vários momentos senti que o autor enrolava muito para desenvolver a história, o que me causou tédio e um pouco de lentidão na leitura, mas isso foi algo pessoal e pode ser que você não sinta isso. Os personagens e o enredo é muito bem elaborado. Recomendo para fãs de suspense/terror.
E você, já leu esse livro ou quer ler? Me deixa sua opinião, vou amar saber! :*

site: https://www.instagram.com/p/BvFGSG1A8bs/

FelipeBiavo 03/01/2019

Terror inteligente
Não sou grande conhecedor de histórias de terror e li poucos autores dessa categoria, mas não preciso dessa experiência para saber que Enquanto Eles Não Vêm é um belíssimo exemplar do gênero. O livro já impressiona pela capa linda (que vai adquirindo significado à medida que a leitura avança), a diagramação caprichada, a revisão esmerada e as ilustrações feitas pelo próprio autor. Agora, em todo esse projeto editorial, o que sai à frente é a própria história. É comum, mais do que deveria, protagonistas infalíveis e destemidos, sempre recebendo auxílio ou mesmo favores divinos para prosseguirem em sua jornada; mas David e Lívia, embora sejam agentes treinados e competentes, são, antes, humanos, com fraquezas, defeitos e medos -- e, aqui, esses medos os acompanham de longe assim que chegam a Paraíso Florestal e passam a ser um terceiro protagonista quando enfim adentram a Mansão Mombach. E, se o que eles enfrentam entre aquelas paredes é de um horror inimaginável, é igualmente surpreendente sua resiliência e coragem ao conhecer os segredos da antiga família que habitava a casa e a forma como esse passado misterioso se descortina diante de seus olhos cansados. Robson é facilmente um dos melhores autores nacionais dessa nova geração do terror e não vejo a hora de reembarcar em suas palavras.

P.H.Marques 18/12/2018

Adri 18/11/2018

Idéia boa, mas não feliz na execução.
A ideia da história era boa, porém a edição ou a forma do autor escrever são, ao meu ver, ruins.
Além disso os personagens não tem personalidade e isso faz com que o livro não prenda a atenção do leitor e nem cria um clima de tensão necessário neste tipo de narrativa.

Não desisti do livro porque muita gente falava que o final era muito bom e surpreendente. Infelizmente também não achei isso. Achei bastante "fácil" os desfechos.

Enfim, é uma pena, foi o único livro nacional que me decepcionou esse ano.
P.H.Marques 18/12/2018minha estante
Nossa. Sério que tu achou isso mesmo? Eu gostei bastante!

Kadu 12/03/2019minha estante
Concordo que os personagens são fracos. Seus dramas não me envolverem, pareciam estar ali só para cumprir tabela, então não consegui me envolver na história.

Guilherme 06/11/2019minha estante
Concordo em tudo contigo. Gore rolando solto e eu zero me importava com os personagens.