Enquanto Eles Não Vêm

Enquanto Eles Não Vêm Robson Gundim

Resenhas - Enquanto Eles Não Vêm

Luiz.Henrique 06/04/2020

Pra tirar seu conforto.
Livro gostoso de se ler. Você vive junto aos personagens os medos e as mesmas angústias que eles, a história é bem envolvente. Nos remete a filmes de terror com monstros que ficamos a todo tempo esperando por sua aparição horrenda e que nos surpreende muito mais quando as vemos. Um livro daqueles que você consegue ouvir até a trilha sonora, os passos dos personagens, os barulhos dos ambiente até seus silêncios ensurdecedores. Recomendo o livro, e aguardo mais obras do autor.

Naty @livrossaofilhos 02/04/2020

Assustador
Me senti jogando Silent Hill, fiquei tensa o tempo todo com o que eles iriam encontrar, se iriam morrer. A cada pista que eles encontravam na mansão dos Mombach as peças iam se juntando e eu ficava cada vez mais curiosa pra chegar ao centro de tudo aquilo.

maracci 31/03/2020

Envolvente
Livro muito bem escrito e com um enredo que prende o leitor.

Papillon 26/03/2020

Que tensão meu pai!
Égua do livro!! Eu quase surtei com essa leitura! Ainda estou em choque com o final e tensa pra cacete! Vou atrás do Autor pq necessito de umas repostas ? ele me deve isso! Kkkkkkkkk O livro é muito bem escrito e vc acaba sendo absorvido na história! Aquele final ?? ninguém advinharia ?.
Leiam sem medo!

João 21/03/2020

Bom, só achei o final um um pouco corrido e faltou algumas explicações

NightPhoenixBooks 14/03/2020

A escrita do autor é envolvente e surpreendeu por ter seguido por um caminho inusitado. Infelizmente durante o meio do livro parece que a narrativa se perde nela mesma, assim como alguns dos personagens que são ofuscados... Agora, O QUE FOI AQUELE EPÍLOGO? Definitivamente me pegou desprevenida hahaha

Kim 07/03/2020

Uma história boa, com um enredo e uma premissa muito interessantes. A ambientação da cidade é assustadora e extremamente intrigante - já que o leitor tem mistérios a desvendar desde o início do livro. Mas algumas coisas me incomodaram, a começar pelo estilo de escrita do autor. Robson Gundim conseguiu construir uma atmosfera assustadora, mas, por vezes, usava palavras e frases metafóricas demais para representar os sentimentos dos personagens principais, e isso acabou me confundindo e interrompendo o ritmo da leitura. Além de que o autor colocou todos os "tipos" de terror para tentar assustar o leitor, e ao fazer isso, não conseguiu desenvolver a história (e nem assustar).
Os personagens são caricatos e 2D demais, sem personalidades marcantes e nem desenvolvimento ao longo da história. Foi impossível me conectar com algum. Às vezes até me sentia irritada com eles. Além de que os diálogos foram mal feitos e são irreais demais, principalmente durante os momentos de tensão.
E, por fim, o plot twist, por mais que foi inesperado, foi bem decepcionante. Interessante, mas Gundim colocou elementos demais no enredo, e alguns deles ficaram sem explicação ou não tinham necessidade de estar ali.
3 estrelas pela criatividade do enredo e criação dos elementos de terror, além do mistério que envolve a história. Mas a escrita (maneira de se expressar), personagens e desenvolvimento do enredo foram decepcionantes. Uma leitura rápida, por querer saber o final, mas que tinha potencial para ser melhor.

Sarita Helena 03/03/2020

Gostei
Leitura envolvente. Não foi bem o que imaginei, seguiu por um caminho diferente. Achei algumas partes um pouco cansativas e que em outras poderia ter se aprofundado mais. Gostei do final. Valeu a leitura.

Thais_ 01/03/2020

O livro começou muito bom, no clima de mistério.
Eu não consegui parar de ler porque queria saber mais sobre as criaturas.
Mas quando foi contado sobre a família, a leitura ficou mais cansativa.
Não tem como explicar muito sem acabar dando spoiler.
Mesmo tendo me decepcionado com o livro da metade pro fim, eu indico ele.
Outra pessoa pode ter uma perspectiva diferente e acabar gostando.

Alanna.Serra 27/02/2020

Um bom livro
A história é boa, li o livro rápido e as vezes me pegava pensando na história quando não estava lendo, entretanto, o livro é apenas isso, bom, nada de extraordinário, mas mesmo assim recomendo a leitura, talvez para você o livro seja algo a mais do que foi para mim.

bobbie 26/02/2020

Quase lá.
A premissa do livro é interessante: uma cidade interiorana fictícia na Bahia subitamente se vê assolada por um mistério que faz com que os habitantes desapareçam. A polícia recebe um chamado de emergência, mas os oficiais também desaparecem. Entra em cena uma corporação de operações especiais, algo literalmente saído dos livros norte-americanos: eles são enviados à pequena cidade para ver o que de fato está acontecendo. Ao chegar lá, a equipe se vê confrontada com seus piores pesadelos, tendo que enfrentar criaturas sobre-humanas e lidar com o mistério de como surgiram e quem está por trás disso, além de resgatar uns aos outros. A trama leva uma pitada de The Walking Dead com história de alienígena e Gundin, o autor, além de um escritor talentoso, ilustra o próprio livro com belas gravuras desenhadas por ele próprio. Contudo, o talento do autor acaba ofuscado por uma série de problemas narrativos. Primeiro, o autor tenta emprestar à narrativa uma linguagem extremamente rebuscada, o que, por si só, não seria problema, se ele não empregasse uma série de vocábulos equivocadamente. Segundo, há também uma série problemas gramaticais (conjunções usadas erroneamente, ortografia errada, verbo conjugado de maneira incorreta etc.), que tiram o brilho da história. Em termos de ritmo narrativo, o autor tenta dar profundidade à história apresentando toda uma série de artifícios para desenterrar o passado, em busca da origem da catástrofe que acomete a pequena cidade: os dois agentes principais do grupamento especial, presos em uma mansão digna de Edgar Allan Poe, e acuados por criaturas de constituição física fantástica sedentas por sangue, encontram forças para passar "horas" lendo recortes de jornais, diários e biografias em busca das respostas para o terror que está prestes a tirar suas vidas. Além de render algumas passagens extremamente longas e tediosas, o artifício em si contribui para a falta de verossimilhança da trama: quem, vendo sua vida ameaçada por criaturas que jamais foram vistas na face da Terra, pararia para ler livros, jornais e diários? Por fim, a admiração do autor pelo autor norte-americano H. P. Lovecraft, conceituado escritor de terror, acaba levando com que Gundin americanize demais sua história. A história também deixa uma série de pontas soltas e detalhes jogados ao vento, que não são explicados ou resgatados no clímax. Concluindo, Enquanto eles não vêm é uma história boa, porém mal executada. O talento de Robson Gundim, tanto para a escrita como para o desenho, é inegável. Mas neste livro ele deixou bastante a desejar.

Daniela 26/02/2020

Arrastado
Leitura arrastada, com excesso de informações sobre o cenário, personagens genéricos. Achei que a personagem feminina principal seria a fodona, mas se mostrou tão sem sal que perdeu todo o carisma (e ainda não entendi o papel do irmão dela na trama). A leitura tem seus altos e baixos, mas em geral não cativa.

André 20/02/2020

Infelizmente, o livro não funcionou pra mim. A sinopse me vendeu um livro melhor do q realmente era.

A premissa é interessante, o autor sabe fazer boas descrições e o gore é mto bom, mas a trama é mto clichê e tenta dar seriedade demais, mas acaba apenas sendo brega (qndo vc lê q o apelido de um dos personagens é "lobo falastrão" não dá pra levar a sério).

Os personagens não tem personalidade e nem carisma, não me importei nd com eles. Fora que os diálogos são bem estranhos, parece q foram tirados da dublagem de algum filme de brucutu dos anos 80.

Tmb achei bem forçada algumas situações e decisões tomadas, sem lógica alguma. O final tmb deixa a desejar, a meu ver.

Acho q se o livro abraçasse mais o lado trash ficaria bem melhor, mas no momento que tenta parecer tão sério e não consegue cumprir a premissa, fica só bobo.

Jeniifferksouzza 11/02/2020

Ótimo livro de suspense
É um daqueles livros que prendem a sua atenção e quando termina a gente espera um segundo livro.

Augusto Bogo 29/01/2020

O livro ficou bem abaixo das minhas expectativas.

2,5 / 5