O Xará

O Xará Jhumpa Lahiri

Resenhas - O Xará

Renata.Mieko 27/10/2023

Amei!
Um livro sobre o conflito pessoal que temos com as nossas próprias famílias.
Além de mostrar como os imigrantes tem problemas que nem imaginamos.

Sandra Silva 20/01/2024

Que leitura boa!
Por vezes eu odiei o protagonista, mas por outras vezes eu tive empatia por ele.
Gógol Ganguli é filho de indianos bengalis, mas nasceu nos Estados Unidos. Seu pai já estudava no país e, depois de casar-se dentro das tradições da família, trouxe também a esposa para a América.
Apesar dos pais tentarem manter a cultura do seu país de origem, os filhos crescem em um ambiente totalmente diferente fora de casa, e é cada vez mais difícil conciliar as duas culturas, que são tão diferentes.
E para Gógol ainda há o agravante do seu nome: na cultura bengali, as crianças são nomeadas por alguém da família cujos pais respeitam muito, esse será o seu ?nome bom?, e já na intimidade do lar, ele recebe um ?nome de criação?, que para nós seria como um apelido. Mas a responsável por escolher seu nome bom é a avó materna, que enviou sua escolha por uma carta que não chegou a tempo (e nunca chegará), então, já que a criança não pode sair da maternidade sem um nome no registro, seus pais o registram com o nome de criação. Ele cresce com vergonha do nome, que não é nem bengali, nem americano, mas sim russo, graças ao escritor xará, de quem seu pai era fã.
Com isso, e somado às diferenças culturais, Gogól vai se afastando cada vez mais da família: com a maioridade, ele muda seu nome de registro, sai da casa dos pais, abandona a cultura bengali.
Mas ainda assim se sente um estranho.
Assim, durante a leitura vamos acompanhando sua vida, seus dilemas pessoais, seus infortúnios, as tentativas dos seus pais de serem mais presentes?
O livro é muito gostoso de ler, descritivo sem ser chato, e com capítulos que passam super rápido. E eu acredito que por ser uma obra baseada na vida da própria autora, a empatia com o personagem seja maior.
E, ainda por cima, apresenta uma cultura totalmente diferente.
Eu gostei muito.

Yasmin O. 29/01/2024

Que livro bom! Singelo, melancólico, agridoce, tocante, muito honesto. Me envolvi muito com a família Ganguli e com Gógol (que carrega o nome de um dos meus autores favoritos), com seu nome russo, sua origem indiana e sua nacionalidade estadunidense, me apeguei, chorei de tristeza e de afeto, me senti não pertencendo, me perdendo e me encontrando junto com eles, terminei o livro com aquela dorzinha no coração, aquela sensação de saudade do que a gente não viveu rs, sentindo falta de um lugar que não sei bem qual é... Ultrapassou todas as expectativas, que sensível a escrita da Jhumpa aqui, gostei bem mais do que dos contos de Intérprete de Males (de acordo com minha memória afetiva), os quais pretendo reler em algum momento.

Marília 09/03/2024

Esse é um daqueles romances de formação. É bom porque descobrimos um novo aspecto da cultura bengali.