O Último Olimpiano

Rick Riordan

Resenhas - O Último Olimpiano

Deby Guedes 03/02/2024

E fim...?
O que foi mais bacana neste ultimo livro foi que ele mostrou a importância de todos os deuses. O enredo e todo o desenvolvimento da historia foi muito bem construído, ficando impossivel de parar de ler. Gostei muito da saga e estou bem curiosa com a nova série.

Jade 30/12/2021

O Último Olimpiano
QUE. LIVRO. PERFEITO!!!
Como superar o fim dessa saga?? Eu sei que falei isso na Maldição do Titã e na Batalha do Labirinto mas ESSE SEM SOMBRA DE DÚVIDAS É O MEU FAVORITO DOS FAVORITOS tudo nesse livro é incrível! Percy Jackson é e sempre vai ser meu comfort book, sempre que eu leio fico com o coração quentinho, grito, surto, choro, morro de rir, tenho ataques de fofura... NOSSA, é uma mistura de sentimentos sem fim! Rick Riordan obrigada por existir e escrever essa obra de arte maravilhosa????
LEIAM PERCY JACKSON garanto que não vão se arrepender.

?? [SPOILER] ??

Então vamos lá... É a primeira vez que escrevo um resumão assim e não sei por onde começar KKKKK socorro

O livro já começa dando merda. Faltam poucos dias pro aniversário de 16 anos do Percy e ele só queria curtir um passeio de carro com sua amiga Rachel, mas como sempre da tudo errado quando Beckendorf e Blackjack chegam dizendo que está na hora. A partir daí é só ladeira abaixo.
A missão deles era entrar no Princesa Andrômeda, instalar os explosivos e sair sem serem vistos mas é ÓBVIO que eles são pegos e o Beckendorf decide se sacrificar ativando os explosivos mesmo ainda estando dentro do barco.
Beckendorf foi um personagem que apareceu poucas vezes nesses cinco livros mas mesmo assim eu tenho um apego enorme por esse cara e chorei na morte dele, não nego kkk ELE MERECIA MAIS QUE ISSO AAAA morreu como um herói.
Nesse livro vários personagens começam a ter mais destaque como Silena Beauregard do chalé de Afrodite, Michael Yew do chalé de Apolo, os irmãos Stoll do chalé de Hermes, Clarisse (sempre enchendo o saco) do chalé de Ares, Nico do chalé de Hades e até Blackjack e sra. O'Leary.
É tanta informação nesse livro que tô perdida no resumão KKKKK
Depois de voltar para o acampamento e dar as más notícias Percy começa a ser pressionado por Nico que diz que o único jeito dele de vencer Cronos é seguindo seu plano e Percy acaba cedendo. Mas para o plano dar certo eles precisam conhecer mais da história de Luke. Depois de uma viagem bem desconfortável nas sombras eles chegam na casa de May Castellan, mãe de Luke, e assim descobrem que a família dele é bem louca e que da última vez que Luke apareceu por lá ele pediu a benção da mãe.
Eles saem da casa de May e dão de cara com a deusa Héstia e a conversa que eles tiveram ainda me arrepia
"- Estou aqui porque, quando tudo mais dá errado, quando todos os outros deuses poderosos partem para a guerra, sou eu o que resta. O lar. A lareira. Sou o último olimpiano. Você deve se lembrar de mim quando enfrentar sua decisão final." Ui
Depois de pedir a benção de Sally Jackson (perfeita maravilhosa) eles vão em mais uma viagem nas sombras e tem uns probleminhas (por exemplo Morfeu colocou Grover pra dormir por dois meses e pretende fazer isso com a cidade toda) mas finalmente entram no Mundo Inferior e descobrimos que OLHA SÓ Nico traiu o Percy (SEM QUERER QUERENDO) e levou ele direto até Hades acreditando que o deus contaria a história de sua mãe Maria di Angelo e só queria conversar com o Percy e não trancar ele numa cela sem portas nem janelas onde provavelmente ele morreria sem ar em menos de uma hora ?
Detalhe: uma das coisas mais importantes desse livro são os sonhos (ou pesadelos) do Percy. Ele consegue praticamente 90% das informações dormindo KKKKKK
Nico vai resgatar Percy e quase morre de cansaço de tanto usar os poderes para ajudar o Percy a chegar no rio Estige.
"- Com grandes poderes... vem uma grande necessidade de tirar um cochilo. Mais tarde você me acorda ok?"
Aquiles aparece e diz ao Percy para não entrar no rio porque é perigoso e o que ele busca sempre tem um ponto fraco mas o Percy ouve? Claro que não.
E assim Percy dá um mergulho bem doloroso no Rio Estige e as lembranças da Annabeth foram a âncora dele para sair de lá vivo. Agora Percy é - quase - invencível (exceto por um ponto na base de sua coluna: seu calcanhar de Aquiles)
Quando ele sai do rio os guerreiros mortos vivos e o próprio Hades chegam para impedir os dois semideuses de irem embora e o que o Percy faz? Simplesmente controla o Rio Estige, destrói um exército de mortos vivos só usando a Contracorrente e ainda PEITA HADES!!
"Minha próxima lembrança é de estar com os joelhos plantados no peito de Hades. Eu segurava a gola de seu manto real com um punho, e minha espada apontava para seu rosto." Hades fugiu depois dessa.
PERCY SOLA!
Ele pede para Nico ficar no Mundo Inferior e convencer Hades a participar da guerra e volta para Nova York chamando os campistas para proteger a cidade da ameaça dos Titãs porque os deuses estão ocupados demais tentando (inutilmente com eles separados) impedir Tifão de avançar e destruir o Olimpo. Os semideuses sobem até o Olimpo e Héstia conta mais um pouco da história de Luke à Percy.
E então Morfeu coloca Manhattan toda pra dormir, dando início a invasão.
Percy (com toda aquela pose de líder gostosão) começa a dividir os meios-sangues por áreas para impedir o avanço dos monstros e Thalia e as Caçadoras de Ártemis chegam para ajudar.
Com todos lutando em suas áreas Percy, junto com Annabeth, vai até os deuses dos rios pedir ajuda para afundar os navios de monstros que chagavam em troca da bolacha (odeio essa palavra KKKK) de areia que Poseidon deu para ele que tinha o poder de limpar a sujeira de lá e claro que eles aceitam né. Com os navios dos monstros afundados surge outro problema: a droga do Minotauro voltou e está à frente de uma das tropas de monstros, causando problemas aos meios-sangues que protegiam aquela área.
Percy decide enfrentar o Minotauro de novo (mas não sem antes dizer à Annabeth
"- Não ganho um beijo de boa sorte? Já é quase uma tradição, não é?"
que me fez berrar) e consegue fazer espetinho de boi mitológico. Ele começa a lutar com os monstros e passa o cerol em geral
"Eu cortava as armaduras como se fossem feitas de papel. Mulheres cobras explodiam. Cães infernais dissolviam-se em sombras. Eu golpeava, apunhalava e girava... e devo até ter gargalhado uma ou duas vezes uma risada enlouquecida que me assustava tanto quanto aos meus inimigos." PERCY MITO
Mas depois do Percy ter derrotado 90% dos monstros eles recuam e voltam com reforços e (OLHA SÓ QUE LEGAL) os reforços incluem Cronos. Os inimigos chagam até eles e uma batalha muito louca começa, com direito a facada na Annabeth e tudo (ódio... EU TE ODEIO NAKAMURA). Blackjack leva a Annabeth ferida pra outro lugar e Cronos começa a lutar com Percy. Michael dá a ideia de destruir a ponte para ganhar tempo e o plano da certo quando Cronos recua mas infelizmente Michael morre com o desmoronamento da ponte (eu não tô chorando você que tá).
Percy corre para ver se Annabeth está bem e (graças a Deus) depois de Will (amorzinho da minha vida) usar seus poderes para curar ela começa a melhorar e Percy relaxa. Ele vai descansar para repor as energias e sonha com Nico invocando a mãe e descobrindo que ela morreu numa explosão causada por Zeus e por isso Hades amaldiçoa o Oráculo (condenando o espírito de Delfos a permanecer no mesmo corpo até o fim da Grande Profecia) por ter dito uma profecia à ele e não ter o poder de mudar as coisas e salvar Maria (Hades louco de pedra).
Percy acorda sendo informado de que um titã pediu uma trégua e quer falar com ele. Prometeu (o titã) tenta convencer Percy a mudar de lado (mostrando mais partes da história de Luke, mas só as que lhe convém) e dá um presente à ele: a Caixa de Pandora, contendo apenas o espírito da esperança e diz que caso ele quisesse se render era só abrir a caixa e ele saberia.
Quando Percy dorme (mais uma vez KKKKK parece eu credo) sonha com o resto da história de May descobrindo que ela ficou louca por tentar abrigar o espírito de Delfos que Hades tinha amaldiçoado.
Depois de acordar Percy enfrenta um titã e uma porca rosa gigante e com a ajuda dos amigos consegue vencer.
Cronos mais uma vez entra na batalha e depois de muitas reviravoltas (como os Pôneis de Festa) ele acaba esmagado por uma bunda gigante e azul (TOMOU UMA SUPER SENTADA KKKKKKKKKK) que o obriga a recuar.
Do nada a Rachel chega de helicóptero e o piloto acaba dormindo por causa do encantamento de Morfeu, ou seja, deu merda. Depois de muito desespero Annabeth consegue entrar no helicóptero (que estava CAINDO!) e pilotar ele até o chão sem matar ninguém. Rachel fez essa viagem louca e quase suicida para dar um recado ao Percy: ele não é o herói da profecia (nessa parte eu fiquei tipo WTF COMO ASSIM NÃO É ELE???)
E mais uma vez Percy dorme e dessa vez sonha com Nico tentando convencer o pai a participar da guerra. Então o sonho muda e ele vê Cronos ordenando um ataque com um drakon (que só pode ser derrotado por um(a) filho(a) de Ares e olha que ótimo O CHALÉ DE ARES NÃO ESTÁ LÁ PRA AJUDAR ou seja: fodeu) e não para pra se recuperar da enorme sentada que ele tomou KKKKKKKKK
Quíron manda Silena para o acampamento para tentar convencer Clarisse à ajudar a derrotar o drakon e enquanto ela não volta Percy, Annabeth e Sra. O'Leary vão enfrentar o super dragão lotado de esteróide.
Eles lutam por um tempo e conseguem ferir o dragão, e então o chalé de Ares FINALMENTE chega. Aparentemente é Clarisse que vem liderando o ataque mas tudo começa a dar errado e ela toma um jato de veneno na cara. Enquanto Percy tenta distrair o monstro ele escuta OUTRA Clarisse gritando e percebe que quem estava lutando antes não era a Clarisse verdadeira. Ela (a verdadeira) fica com muito ódio, parte para cima do drakon e mata ele SOZINHA (Clarisse LENDA) voltando rapidamente para perto do corpo que finalmente descobrimos que é de Silena.
Em seus últimos momentos Silena admite que era a espiã. Diz que se deixou levar por Luke (que fez muitas falsas promessas a ela dizendo que estava salvando vidas e que não iria machucar Beckendorf) e pede perdão pelo que fez. Suas últimas palavras foram "Ver Charlie..." EU NÃO TÔ CHORANDO NÃO! TÔ LAVANDO OS OLHOS EU HEIN
Depois da morte dela Clarisse começa a lutar com os monstros como um demônio e recebe a benção de Ares (basicamente ela está tão invencível quanto o Percy nesse momento) destruindo tudo que entrasse em seu caminho.
Percy, Annabeth e Grover sobem para o Olimpo, Percy leva um pé na bunda (que não é um pé na bunda porque ele e Rachel não estavam juntos) e dá o jarro de Pandora como oferenda para Héstia guardar. Logo em seguida Percy senta no trono de Poseidon (correndo o sério risco de virar uma pilha de cinzas) para chamar sua atenção e pede para ele abandonar seu palácio e ajudar os outros deuses a salvar o Olimpo.
Depois que Percy desce do trono (já fumegando) Thalia entra na sala do trono e avisa que o inimigo está avançando e é Cronos que está liderando, ou seja, o que já tava ruim piorou de vez.
Cronos teve uma conversinha nada carinhosa com seu filho Quíron e o coitado acabou enterrado numa pilha de escombros, o que fez Annabeth ter um ataque de raiva e (que burrice meu Deus) avançar em Cronos com uma faca (sabendo que não vai conseguir nem arranhar o maldito) e acaba deslocando o ombro que já estava ruim.
Quando Percy já estava se preparando para lutar com Cronos, Nico aparece com a sra. O'Leary abrindo caminho bem no meio do exército inimigo (esse menino é tudo pra mim). Hades aparece logo em seguida para ajudar a lutar contra (palavras dele) seu PÉSSIMO pai e então uma batalha muito louca começa. Cronos, no meio daquele caos, simplesmente da as costas e ignora completamente o Percy que fica PUTO.
Tem uma cena muito boa nessa parte que é: Paul matando uma dracaena com uma espada mesmo sem conseguir "enxergar" por causa da névoa e Sally dando um tiro de espingarda em um gigante e mandando ele direto para espada do Nico EU AMO ELES NA MORAL
Chegando no Olimpo, Percy e Cronos já vão pro fight e acabam acionando o modo de defesa do trono de Hefesto fazendo o titã maldito tomar eletricidade na cara (para um titã tão velho ele tá bem exaltado e só tá tomando na cabeça por isso). Quando Cronos cai, Annabeth tenta falar com Luke (o que não é uma boa ideia nesse momento) e acaba tomando um porradão, batendo no trono da mãe e desmaiando (e para uma filha de Atena ela também não tá muito esperta não)
O titã exaltado tenta convencer Ethan Nakamura (mais conhecido como cuzão) a acertar o filho de Poseidon no ponto fraco mas Percy provavelmente já assistiu Naruto e mandou um discurso no jutsu que fez Ethan mudar de lado de última hora e tentar matar Cronos. Sua espada acerta o titã louco de pedra e (OBVIAMENTE) quebra fazendo ele cair para trás quando um estilhaço acerta sua barriga.
As últimas palavras de Ethan foram
"- Merecem mais - arquejou ele - Se eles ao menos... tivessem tronos..."
Então o titã desgraçado fica putasso com a traição e faz o chão em volta do Nakamura desabar e ele cai no vazio e morre (eu sinceramente não fiquei triste com a morte dele não. minha reação foi: bye bye rascunho do capeta ??)
Cronos desacelera o tempo e diz à Percy que já é tarde demais mostrando no braseiro a aproximação de Tifão. Os olimpianos ainda tentavam impedir de todas as formas que ele avançasse, mas sem sucesso. Então Tifão entra no Rio Hudson e Poseidon surge controlando o rio e com um exército de ciclopes (LIDERADOS PELO MEU NENÉM TYSON). Os deuses começaram a atacar juntos e Poseidon fez o gigante afundar tanto no rio que foi parar direito no Tártaro (FINALMENTE UMA VITÓRIA DE VERDADE)
Annabeth mais uma vez tenta falar com Luke e dessa vez consegue. Luke tem um momento de lucidez mas quando vê Percy ele perde o controle e Cronos volta. O titã tenta pegar sua espada que foi parar na lareira e queima as mãos fazendo o controle do corpo voltar para Luke.
Percy, com a faca de Annabeth na mão, se aproxima de Luke sabendo que precisa seguir o plano e matar o garoto/titã mas Luke diz a Percy que ele não pode fazer isso sozinho, que Cronos vai se defender assim que ele se aproximar, diz que pode manter o titã sob controle e que sabe onde fica o ponto fraco e quando Percy já está levantando a faca para acertar Cronos ele se lembra de Rachel dizendo que ele não é o herói e então dá a faca para Luke (CORAGEM).
O coitado se esfaqueia no ponto fraco e finalmente Cronos vai pro quinto dos infernos. Luke ainda tem fôlego (esse é casca grossa) para conversar E ESSE TRECHO EU VOU TER QUE COLOCAR AQUI PORQUE A PERCABETH STAN DENTRO DE MIM NÃO SE AGUENTA
"-Você... - Luke tossiu e seus lábios brilharam, vermelhos. - Você me amava?
Annabeth enxugou as lágrimas.
- Houve um tempo em que pensei... bem, pensei... - Ela olhou para mim, como se estivesse fascinada com o fato de eu ainda estar vivo. E percebi que eu fazia o mesmo. O mundo estava desabando, e a única coisa que de fato me importava era que ela ainda estava viva. - Você era como um irmão para mim, Luke - disse ela, suavemente - Mas eu não o amava."
Depois desse pé na bunda histórico ele pede
"- Ethan. Eu. Todos os não reclamados. Não deixe... Não deixe acontecer outra vez."
E Percy promete não deixar.
Luke morre poucos minutos antes dos deuses chegarem e essa parte também é foda
"- Percy - chamou meu pai, o assombro em sua voz - O que... o que é isto?
Eu me virei e encarei os olimpianos.
- Precisamos de uma mortalha - anunciei, minha voz falhando - Uma mortalha para o filho de Hermes."
Não nego que me arrepiei.
As parcas levam o corpo de Luke, Annabeth é curada por Apolo e então Zeus agradece a Hades e Poseidon por ajudar na batalha.
Zeus nomeou Tyson como general dos exércitos do Olimpo (EU SURTEI SIM) por sua bravura. Dionísio nomeou Grover como membro do Conselho dos Anciãos de Casco Fendido (e eu quase desmaiei igual o Grover KKKKK) e disse que ele não é mais um exilado e que os espíritos da natureza vão tratá-lo como um Senhor do Mundo Selvagem. Atena nomeou Annabeth como arquiteta oficial do Olimpo (o berro que eu dei). Poseidon chama Percy e diz que "Um grande herói deve ser recompensado" e Zeus pede para ele escolher um presente dos deuses. Zeus logo sugere a imortalidade, torná-lo um deus mas Percy não aceita (ELE NÃO ACEITA! ESSE MENINO É INSANO) e diz que quer outra coisa.
"- A partir de agora, quero que vocês reconheçam devidamente os filhos dos deuses - anunciei - Todos os filhos... de todos os deuses.
Os olimpianos se mexeram, desconfortáveis.
- Percy - disse meu pai -, o que exatamente você quer dizer com isso?
- Cronos não teria se erguido se não fosse por um bocado de semideuses que se sentiam abandonados pelos pais - disse eu - Eles sentiam raiva, ressentimento e carência de afeto... e tinham bons motivos para isso.
As narinas reais de Zeus tremeram.
- Você ousa acusar...
- Basta de filhos não reconhecidos - continuei - Quero que vocês prometam reconhecer seus filhos... todos os seus filhos semideuses... quando fizerem treze anos. Eles não ficarão largados no mundo por sua própria conta, à mercê de monstros. Quero que sejam reconhecidos e levados para o acampamento para que possam receber o treinamento adequado e sobreviver.
- Agora, espere um instante - disse Apolo, mas eu estava no embalo.
- E os deuses menores - prossegui -, Nêmesis, Hécate, Morfeu, Jano, Hebe... todos merecem anistia e um lugar no Acampamento Meio-Sangue. Seus filhos não devem ser ignorados. Calipso e os outros parentes pacíficos dos titãs também devem ser perdoados. E Hades...
- Você está me chamando de deus menor? - berrou Hades.
- Não meu senhor - apressei-me em dizer - Mas seus filhos não devem ser excluídos. Eles devem ter um chalé no acampamento. Nico provou isso. Nenhum semideus não reconhecido será jogado no chalé de Hermes, perguntando-se quem é seu pai ou sua mãe. Haverá chalés para todos os deuses. E nada mais de pacto entre os Três Grandes. Afinal, isso não funcionou. Vocês precisam parar de tentar se livrar de semideuses poderosos. Em vez disso, vamos treiná-los e aceitá-los. Todos os filhos dos deuses serão bem-vindos e tratados com respeito. Este é o meu desejo." ELE É FODA!
Os deuses concordam com o desejo de Percy e os semideuses estavam indo embora (depois de várias conversas esquisitas com vários deuses) quando Nico vem correndo dizendo que Rachel tinha roubado Blackjack (Percy ficou puto KKKKK "Ninguém rouba o meu pégaso. Nem mesmo Rachel.") e estava indo para o acampamento.
Percy consegue uma carona com Arco-íris (o cavalo marinho) e ele, Annabeth e Nico voltam para o acampamento rapidamente. Chegando lá Rachel, correndo o risco de ficar louca, aceita ser o novo Oráculo dizendo que era o destino dela e no fim (depois de engolir muita névoa verde kkkkk) da tudo certo. E pra estrear bem o novo título Rachel diz a próxima Grande Profecia
"Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal."
E agora GRAÇAS AOS DEUSES (ou não) um pouco de paz pra essas crianças! Percy se "declarou" para Annabeth, ELA BEIJOU ELE ALELUIA (eu quase desmaiei nessa cena), eles foram jogados no rio E SE BEIJARAM EM BAIXO D'ÁGUA sério... Meu coração mano...
FIM ou quase isso

E FINALMENTE DEPOIS DE MAIS DE UM MÊS ESSA RESENHA + RESUMÃO TÁ SAINDO, ALELUIA! E AINDA TENHO MAIS DUAS PRA FAZER ALGUÉM ME SOCORRE tchau e até a próxima bíblia que eu escrever
desculpa qualquer erro
Jade 30/12/2021minha estante
A MAIS NOVA BÍBLIA

Matheus 30/12/2021minha estante
JESUS TÁ ENORME MAS EU DISSE QUE IA LER ENTAO PRONTO

Matheus 30/12/2021minha estante
MDS MDS MDS MDS DA PRA CURTIR MAIS DE UMA VEZ??? PERFEITO, TUDO QUE EU SENTI LENDO ESSE LIVRO E MAIS UM POUCO :)))

IDK. 30/12/2021minha estante
Caramba, nem precisa ler mais o livro

Carolina3023 31/12/2021minha estante
AAAAA AMEI KKKKK

amg vc vai publicar a bíblia????? KKKKKKK AMEI

newromantic0 31/12/2021minha estante
"como superar?" spoiler: não dá

newromantic0 31/12/2021minha estante
quando eu terminei essa série eu primeiro chorei (porque tinha acabado) e fiquei olhando pro nada pensando o que eu fazia da minha vida

Jade 04/01/2022minha estante
GENTE JURO KKKKKKK NUNCA MAIS FAÇO ISSO

Vitor 27/11/2021

Fechando Com Chave de Ouro
Toda a saga do começo até fim foi fantástica,as aventuras,os personagens dos quais não tem como esquecer,a forma como eles lidavam com as diferenças e superavam os problemas,o desenvolvimento de cada um e da história ao longo de cada livro,as lições que o autor quis trazer com algumas dessas histórias,tudo se encaixou perfeitamente,e esse final não tinha como ser melhor,antes de ler os livros do Rick eu me perguntava por que as pessoas gostavam tanto deles,agora entendo o porquê,tudo de uma forma equilibrada,momentos divertidos e momentos de tensão,com certeza uma das melhores experiências que eu tive com livros,simplismente perfeito.
Bia 27/11/2021minha estante
PJO é incrível, td a magia dentro desse universo, o elenco e o enredo, td é incrível! Agradeço muito pelo Rick Riordan ter criado esse universo.

Bruno 27/11/2021minha estante
Uma das minhas sagas favoritas. Já li duas vezes, amo muito.

Gabrielly 17/01/2024

Uma incrível experiência
Eu sempre quis ler percy jackson, mas sempre tive preguiça, ou medo de não gostar, mas com o lançamento da série decidi que iria tentar, e me impressionei.
Quando terminava de ir lendo os outros 4 livros, olhava a resenha e via gente falando que tal livro era melhor, ou tal livro era o favorito e eu pensava que não teria um favorito, todos era maravilhosos. Ai eu li o último olimpiano, e talvez por ser encerramento, ser um livro rápido ou algo assim, mas me deixou um pouco melancólica.
Ao longo dos outros livros eu duvidada dos deuses, e de alguns eu ainda duvido, mas acho que esse livro mostrou que nem todos são maus, e que alguns realmente se importam com os filhos, nesse livro, Dionísio, Hermes, Poseidon e Hades ganharam o meu respeito, não por serem perfeitos, mas por tentarem, porque diferente do que eles mesmo acreditam, serem deuses imortais não os impede de errar.
Planejo ler mais livros do riordanverso, mas duvido um pouco que serão tão incríveis quando esse.
teagu 17/01/2024minha estante
esse é o meu favorito também!!

Ju do Pix 10/12/2023

POW POW KABOOM POW ?
É tiro porrada e bomba a história inteira, muitas mortes, momentos depressivos e reviravoltas

FINALMENTE focaram em novos personagens e deuses (Te amo Héstia). Simplesmente perfeito!

Jeh 30/09/2021

Espetacular!
O nível de aventura desse livro tá surreal, mal dá tempo de respirar... Finalmente conhecemos a profecia que ronda Percy na íntegra e todo o peso que ela acarreta.
A guerra se materializa, assim como Cronos e a coisa fica doida... Com um espião entre nossos heróis tudo fica mais complicado ainda e os segredos e revelações são tantos que a cabeça só falta explodir.
A quantidade de personagens que conhecemos é surpreendente o que não permite de forma.alguma que a história caia em monótonia...
Mas toda a saga é muito bem contada e nos prende do inicio ao fim, sem deixar pontas soltas o desfecho nos traz muita satisfação e o início de uma nova aventura... O que só me deixa triste é o fato deu não ter a próxima saga para começar imediatamente!
Enfim só recomendo e só poss dizer que já estou com saudades. Melhor saga do ano. ⭐⭐⭐⭐

belle 29/05/2021

tio rick é um homem tão criativo e talentoso que eu me surpreendi lendo percy jackson. esse último livro foi extraordinário e os últimos capítulos foram dignos de um surto ou outro.
a saga é boa e vale muito a pena ler, a introdução à mitologia, casais, reviravoltas... tudo escrito de um jeito único e cativante!
recomendo para todo mundo.

milleccs 16/05/2021

Percy Jackson e O Último Olimpiano
Nossa...Essa saga, trouxe muita coisa para mim.
Muitos lições, muita aventura, muita dor e angustia.
O amor do Percy e da Annabeth, a determinação de todos, a maturidade e a coragem da Annabeth e da Rachel, a bravura do Percy, do Nico, do Grover e de todos. O ensinamento de que tudo pode dar certo. Todos podemos ser heróis.
A esperança que eu precisei ter para continuar lendo essa saga não está escrito.
Tanta coisa aconteceu, que fiquei ate com medo de tudo dar errado no final.
Se você nunca leu, ou nem sabe sobre Percy Jackson. Por favor, apenas leia essa incrível historia.
Lalia 16/05/2021minha estante
Nss pjo é pft msm?

Paulo.bookwriter 09/06/2022

Tão-----
Acho que lendo todos os livros dessa saga principal, Percy Jackson é meu livro favorito, o autor escreve muito bem, a mitologia é muito bem usada no livro, e é simplesmente perfeito, os personagens dão bem desenvolvidos, tem plots que eu não esperava, e a leitura foi muito boa, é incrível, amo de paixão esse livro.
gabriela 09/06/2022minha estante
preparado pra continuar com heróis do olimpo?? o bom do riordanverse é que só acaba daqui uns 30 livros

Milleprale 21/10/2020

Percy Jackson e o Último Olimpiano
O meu favorito entre os cinco!!

O desfecho da grande profecia se aproxima, todos os semideuses se preparam para a batalha contra o exército de Cronos, enquanto o poder do vingativo Titã aumenta a cada dia.
Todas as forças dos Deuses se concentram na ameaça do monstro Tifão, e a responsabilidade de proteger o Olimpo resta apenas para Percy e seu exército. Nessa luta contra o destino e sua profecia, que a Percy foi revelada como sua própria sentença de morte.

Simplesmente AMEI esse livro, repleto de ação, batalhas e emoção (chorei muito).
O desfecho da profecia não deixa a desejar em nenhum momento!!

?Brinquedos quebrados, diplomas de faculdade rasgados, buquês murchos: todos os sonhos que as pessoas descartavam ao passar da vida para a morte.?
(Pág:136)

Lice ou lica 23/11/2023

Para mim, esse livro foi de longe o melhor da saga de Percy Jackson. Ele superou TODAS as minhas expectativas. Tudo o que eu achei que fosse acontecer, na verdade estavam erradas , e me surpreenderam muito mais. Ele não te dá um minuto de descanso, todas as vezes em que eu terminava o capítulo eu não queria esperar para ver o que aconteceria no próximo. Ele é um livro com um pouquinho de cada coisa, tem ação, aventura, mistério, romance, amizade e etc. Esse livro te faz sair da sua realidade pra lutar com mostros e salvar o mundo, isso tudo ao lado de seus amigos Percy, Annabeth, Grover e muitos outros do Acanpamento Meio- Sangue.
Esse é um livro super divertido, que eh indicará todo mundo de todas as idades, ele me fez rir, chorar e gritar, e são esses os melhores livros, aqueles que te fazem se sentir a vontade, dentro da história, que te fazem " sentir" junto com os personagens.
RICK ARRASOU DEMAISSS!
Italo213 23/11/2023minha estante
Percy Jackson é muito bom, faz parte de um dos melhores momentos da minha vida.

giulia¡ 23/11/2023minha estante
DE NADA, ALICEEE!! sabia que você iria amar! fico feliz em saber que você compartilha dos mesmos amores que eu;)

mess.spring 23/11/2023minha estante
YIPEEEEEEEEEE

torralles 14/08/2021

Pfto!
Amei o livro, tirou muitas das minhas dúvidas sobre o passado do Nico e da Bianca. E o final foi surpreendente.
A escrita do Rick é muito boa e te prende.

bysophia 26/07/2023

?? percy jackson e o último olimpiano
?Dizemos adeus, ou quase isso.?

Acabou e eu só tenho vontade de chorar.
Esse livro foi simplesmente perfeito! Tantas reviravoltas, descobertas, e com bastante plot twist que me causaram muitos surtos!

O desenvolvimento dos personagens ao decorrer dos livros é lindo de ver, que orgulho da decisão do Percy! Nunca decepciona!
E ver as relações de amizade do Percy com os campistas, a união dele desde o início ao fim de todos os acontecimentos é fofo, e a coragem deles é de dar orgulho.

Amei as cenas do Percy e Annabeth, muito fofos!! Espero ver eles juntos nos próximos livros. ?

Tô muito triste que essa saga tão maravilhosa tenha acabado, mas levo ela em meu coração pra sempre! Espero ler mais livros desse universo.
Jão... 27/07/2023minha estante
Sim! Até agr não superei, tô me segurando para não largar tudo e começar o herói do olimpo ou o arquivo dos semideuses. Não superei e não sei se vou superar

bysophia 27/07/2023minha estante
pois é, tô na mesma. Só tô com medo de as outras sagas não serem tão boas quanto ?, e tô com preguiça de ler os livros extras KKKKK muita coisa

Iuiu 15/09/2023minha estante
Calma. Teve anúncio de um novo livro da saga com os olimpianos. Sai pela intrínseca, no dia 26/09, lançamento mundial.

bysophia 15/09/2023minha estante
sim sim, é um novo livro e se chama ?O cálice dos deuses? onde o Percy vai estar entrando na faculdade, espero que depois eu consiga ler ;)

Bia 27/01/2024

Esse livro é muito bom ele não abre espaço pra gente respirar é caos o tempo inteiro ai ai minhas crianças sofrem muito ?

percabeth impecáveis como sempre sinto que a cada migalha nova eu ganhava mais alguns anos de vida