Dois a Dois

Dois a Dois Nicholas Sparks




Resenhas - //\\\\


293 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Karol 08/05/2020

Perfeito!!!
" Dois a dois, pensei eu enquanto descia a escada. London e eu pai e filha, ambos fazendo o melhor que podíamos"

Que história linda!!!

Adorei ver o crescimento do personagem, ver ele se redescobrindo como Pai, em meio às dificuldades de ter que criar uma filha sozinho, a relação dos dois é linda e fica nítido o quanto ele a ama e se esforça pra ser um bom pai.
Confesso que o livro não me prendeu logo de início, mas depois não consegui parar de ler. Super recomendo!
Juliana Rodrigues 16/05/2020minha estante
Amei a resenha ?

Estou com saudade dos livros do Nicholas, ele precisa lançar mais hahaha


Karol 17/05/2020minha estante
Kkkkkkkkkkk
Acredita que eu não tinha lido nenhum livro dele ainda? Terminei dois a dois me perguntando o pq.
Agr já quero ler todos?


Juliana Rodrigues 17/05/2020minha estante
hahaha

Então aproveite!

E prepara o coração ?


Patty 15/06/2020minha estante
Comigo também o começo não me prendia de jeito nenhum, depois na ânsia dele ficar longe da Vivian fiquei vidrada.


Juliana Rodrigues 15/06/2020minha estante
hahaha

Nicholas sendo Nicholas ?


gabi.scastro 03/01/2021minha estante
Foi um dos livros mais envolventes que já li, talvez por retratar uma historia que pode ser real em muitas famílias...


Jaque 14/03/2021minha estante
To no início ainda e até agora nao está me prendendo. Mas nao desisto.


gabi.scastro 14/03/2021minha estante
Tente até a metade hahahaha


Karol 28/03/2021minha estante
Jaque no início é meio parado mesmo, mas depois melhora, prometo hahaha




Mah 31/07/2017

Só passei raiva
Gente não gostei desse livro do NS. Primeiro eu nunca senti tanta raiva por uma personagem como eu senti pela Vivian. Mano, que mulher folgada, egocêntrica, ridícula e vaca. Russ? Me irritou muito porque não tinha peito pra nada só foi ceder um pouco nas 200 páginas finais e olha que o livro tem 500. Esperava bem mais desse livro. Ainda bem que paguei barato!
Fê @bibliotecamagicadafe 07/08/2017minha estante
Menina!! Faço das suas as minhas palavras. Adoro os livros do Sparks mas esse me matou de ódio! Não consegui ler até o final! Só folheei pra saber pq acontecia e larguei.


Fê @bibliotecamagicadafe 07/08/2017minha estante
Tô boba com tanta avalição 5 aqui kkkkk. Pior livro dele com certeza!


Mah 07/08/2017minha estante
Confesso que fiquei um pouco apreensiva de avaliar ruim pq só tinha avaliação 4 e 5. Ainda bem que eu não sou a única que não gostou, fico aliviada kkkkkkk


Renata - @luardelivros 28/07/2018minha estante
Ainda não cheguei na metade do livro e já me sinto exatamente como você. Nunca tinha lido nada do Nicholas porque não faz meu estilo de leitura, quando finalmente dou uma chance, passo raiva com os protagonistas sem noção. Socorro! hahaha


Neidoca 19/11/2018minha estante
Eu estou lendo e estou com a mesma sensação que vc kkk


Mara 07/03/2019minha estante
Também odiei a Vivian e, pra falar a verdade, achei o Russ muito fraco, aceitava tudo as exigências e injustiças da Vivian... sempre! A relação pai e filha é maravilhosa mas deixou um pouco a desejar sim...




@caixa.postal 27/08/2019

Nicholas Sparks nunca decepciona!
Esse foi um dos livros do Tio Nick (como é conhecido) que mais me marcou! Retrata um amor de pai e filha: e que história mais linda!!!

No início, o livro é parado, mas depois a leitura flui! Russ tem a família perfeita - esposa linda, filha adorada, pais carinhosos e uma irmã BFF... porém, a vida tem altos e baixos, e nesse desandar da história, Russ vê que tudo o que tinha foi perdido!

Escolhas erradas? Talvez! Mas, apesar de todas as dificuldades, pai e filha não se separam! Muito pelo contrário: o amor entre eles cresce e é tão grande, que não importa o que aconteça, eles vão conseguir contornar e seguirem juntos!

Acostumada com os romances apaixonantes do Tio Nick, Dois a Dois me deixou surpresa! Nick soube transpassar o amor de um casal para uma história de amor entre pai e filha!

Simplesmente ENCANTADOR!!!

site: https://www.instagram.com/caixa.postal/
Bruno 31/08/2019minha estante
Acabei de terminar, nossa estou sem palavras... Muito bom msm


@caixa.postal 02/09/2019minha estante
? liiiindo, não é? Essa relação dos dois e essa história como um todo, são apaixonantes!


Bruno 20/09/2019minha estante
difícil não se apegar, difícil para parar de ler kkk. Gostei muito e ainda não me recuperei do final, porem muito bom sem sombras de duvidas.




Dry 01/10/2020

"O coração tem suas próprias razões"
Eu simplesmente não esperava muito desse livro, a temática não parecia se desenvolver no início, e por vários momentos me peguei passando nervoso com a história, devido a uma personagem em específico (Vivian).
E em certa parte a história se torna totalmente previsível, a gente já consegui ter uma visão do que vai acontecer, apesar dos personagens em si não perceberem, e quando por fim eles descobrem o diagnóstico a gente acaba se surpreendo como se soubesse o tempo todo, mas não aceitasse.
É incrível a forma como sem perceber eu me afeiçoei aos personagens, me senti vivendo com eles, e a dor que me deu no coração um certo acontecimento.
O fim foi tão emocionante que me arrancou lágrimas, fez valer toda a parte massante do início, como a sinopse do próprio livro diz "um turbilhão de sentimentos", eu fui da raiva ao amor, do frio na barriga a tristeza. Marcante e emocionante, justamente por a gente ver no fim do livro que a história nunca foi sobre o relacionamento conjugal do personagens, mas sim sobre o amor, a família e a persistência.
Michael.Santos 02/10/2020minha estante
Eu gostei do Diário de uma Paixão do Sparks, fiquei de ler mais alguma coisa dele mas não sabia o que, acho que vou arriscar esse.


Dry 02/10/2020minha estante
Se eu pudesse te recomendar um dele seria "Almas Gêmeas" porque esse por mais bom que seja... Nas primeiras 280 paginas só dá vontade de desistir kkk


Michael.Santos 02/10/2020minha estante
Recomendação anotada! Obrigado pela dica Adryele! Eu sinto um desânimo quando o livro demora pra pegar! Mas futuramente eu dou uma chance pra ele. Kkkkkk




Bea Laureano (booktuber) 16/05/2020

Nicholas SPARKS nunca me decepciona, quando eu pensei que ia ser o livro mais chato, ele vem e mostra que não veio para brincadeira ?
O início é bem lento a leitura, mas com o passar do capítulo vc vai vivendo a história de uma forma bem intensa, vai vendo o amor entre pai e filha e vai vendo o crescimento dos protagonistas....
Diferente de muitos livros dele, não é uma história que foca no amor cliché, vai tratar de assuntos como o amor de pai e de filha e divórcio , tem amor, mas ele em si não está em foco, e sim a paternidade
Hisao 16/05/2020minha estante
Maravilhoso


Bea Laureano (booktuber) 16/05/2020minha estante
Muitoooooo


Fernanda 18/05/2020minha estante
Foi justamente isso que pensei. Perfeito




Mariane 28/01/2018

Um livro sobre Nicholas...
Sou uma super fã do Nicholas Sparks, já li todos os livros dele, e busco informações sobre ele...

Estava ansiosa por ler "Dois a Dois" pois para quem não sabe, é o primeiro livro que ele escreve após sua separação.

Demorei para "engrenar" na leitura desse livro, mas a partir da metade me dei conta qual o objetivo do Nicholas com esse livro. Ele escreveu esse livro com a alma. É um livro sobre suas vivências, tristezas e alegrias...

Se você nunca leu Nicholas, eu não te aconselho a começar por esse, pois talvez você não goste do enredo, ache maçante ou previsível... Para ler e realmente compreender nas entrelinhas esse livro, você precisa conhecer a história de vida do autor.

Enfim, eu amei esse livro, e apesar de não ter lido tão rápido como os outros 18 livros, eu continuo amando esse autor, pois com suas histórias ele toca meu coração ?
May 28/01/2018minha estante
Tbm amo os livros dele tenho quase todos e estou ansiosa para ler esse tbm...


Marílis 29/01/2018minha estante
Que lindo Mari!




Maah 19/04/2017

Um livro diferente, MAS com a mesma qualidade dos demais
“Dois a Dois – Nicholas Sparks”
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
“Meu amor por London jamais estivera em questão. O que eu agora compreendia era que também gostava dela, não só como minha filha, mas como a menina que só a pouco tempo antes passara a conhecer.”
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Já deixei claro aqui todo meu amor pelo Nicholas Sparks, e claro que estava bem ansiosa para ler o novo livro, e posso dizer que fui surpreendida, é um novo modo do autor de escrever, achei beem diferente dos demais, e não, não é focado em romance, se você pretender ler vai com isso em mente: é diferente e não é o que estamos acostumados a ler, e quer saber? Eu amei.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Russ tem uma vida confortável com a esposa e uma linda filhinha de 6 anos, para ele a vida está tão boa que decidi que é hora de mudar, nessa mudança investir dinheiro pra abrir sua empresa é um bom negocio, mas o que era para ser sua alegria, passou a ser uma infelicidade.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Desde o começo sua esposa não gostou da ideia, Vivian sempre teve os pés, temperamental e que gosta do luxo não gostou do rumo para onde as coisas estavam indo, decidiu voltar a trabalhar para ajudar, mas Russ foi o último a saber da notícia e não tinha noção de que ele passaria a cuidar da filha.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Russ sempre amou sua filha, mas como trabalhava em tempo integral nunca teve esse momento, cuidar, levar para sair, sempre foi a esposa, os negócios estão indo mal, mas em nenhum momento pensou em desistir de ser publicitário.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Com o passar dos dias vai aprender a cuidar da London de um jeito que nunca pensou, passa a aprender muito sobre filha, já no casamento as coisas não estão boas, Vivian começa a trabalhar e acaba tendo pouco tempo para a família, quando as viagens de trabalho começam a incomodar os dois entram em conflito.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
“Dois a Dois, pensei enquanto descia a escada. London e Eu, pai e filha, ambos fazendo o melhor que podíamos.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Eu amei esse livro, e claro odiei a Vivian que mulher mais INSUPÓRTAVEL, sem coração na vdd kkkk, já o Russ eu amei esse personagem tão franco sobre seus sentimentos que nunca tem medo de expor eles isso me incomodou um pouco, muitas vezes queria que ele gritasse sabe haha.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
A relação dele com filha é perfeita e creio que muito do Nicholas tem no personagem no jeito dele, confesso que li imaginando o autor fazendo as coisas rsrs, há também a relação dele com a família seus pais e irmã vou confessar que a Marge é uma das minhas personagens favoritas do Sparks, e se preparem pra chorar, afinal se não tiver choro não é Sparks né. Super indico
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
“Ás vezes, no entanto, as bolas traiçoeiras acabam nos acertando bem no meio do peito, perto do coração, e deixam feridas que nunca parecem sarar.”

CAMILA 13/10/2017minha estante
Fiquei curiosa, para ler.. Mas ainda não adquiri o livro.


Tatiele.GonAalves 22/10/2018minha estante
Boa Tarde Camila,

Se você interessar a ler tenho este livro em PDF. Li e amei, historia muito lindo de amor entre um Pai e Filha.




Viih 26/12/2017

Amizade, família e aprendizado.
Depois de um tempo sem ler Nicholas, relembrei o quanto suas histórias são envolventes.
Um livro não focado no amor do casal, principalmente, mas na relação entre amizade e família.

recomendo.
Thata 27/12/2017minha estante
Estou lendo este livro ?


Viih 27/12/2017minha estante
Já li (:




Bia Santana | Viciados em Leitura 22/09/2017

Como não favoritar essa belezinha?
Olá, pessoal. Preciso contar que está sendo bem difícil resenhar esse livro, porque ele mexeu muito comigo por ser intenso demais. Acho também que, quando eu falo de Nicholas Sparks, eu me torno uma pessoa um tanto quanto repetitiva, mas fazer o quê? Enquanto eu continuar adorando as obras desse cara, e, enquanto muitos falarem “Ah, nem vou ler então”, toda vez que me virem chorando que nem uma bezerra desmamada lendo um livro dele, eu vou sim ser repetitiva.

Sério! Eu não sei porque tem tanta gente com medo de ler os livros do Titio Nicholas. Ok, eu brinco que ele é o Titio Nicholas que não sabe brincar Sparks, porque ele sempre tem que dar aquela pisada na gente, aquela porrada no meio da nossa cara, aquela apertada no nosso coração. Mas gente! GENTEEE! A vida é assim, cara. A vida de alguém é fácil? A vida de alguém é um mar de rosas?

Tudo bem, tudo bem. Eu entendo aqueles que falam “Cara, a vida já é dura demais para eu ainda ler um livro triste, prefiro ler coisas que me deixem bem, coisas alegres. Histórias perfeitas com finais felizes. Porque não sou obrigado!”. Juro, eu entendo, mas não concordo hahahahah. Acho sim que todo mundo deveria ler as belas palavras que esse homem tão talentoso escreve. Por isso disse que eu me torno repetitiva, porque eu sempre vou falar pra todo mundo ler e deixar esse mimimi bobo pra lá! Porque todo mundo precisa ler e sentir, principalmente sentir, o que esse homem escreve, porque ele é um cara que escreve a vida como ela é, com as coisas boas e as coisas ruins. Ele não cria nada absurdo, fantasioso demais e perfeitinho demais.

Mas, vamos lá, chega de papo e vamos falar sobre Dois a Dois.

Dois a Dois é o último lançamento do Nicholas aqui no Brasil, que saiu pela nossa parceira Arqueiro, que me deu essa belezinha de cortesia. Nele nós vamos conhecer a vida de Russel Green. Russ trabalha com publicidade, é ótimo no que faz e ganha muito bem, tanto que quando sua esposa, Vivian, fica grávida de London, ela resolve parar de trabalhar para cuidar da menina e Russ é quem mantém tudo numa boa.

Só que um belo dia as coisas começam a ficar estranhas na empresa onde Russ trabalha. Então, por achar que será mandado embora, ele mesmo resolve se mandar de lá para abrir o seu próprio negócio de publicidade, coisa que ele sempre teve vontade inclusive.

Mas vamos lá, a gente sabe, por experiência ou não, que abrir o seu próprio negócio não é tão fácil quanto parece. Ninguém já começa tendo um mar de lucro logo de cara. Não é assim pra ninguém e é isso que Russ começa a perceber. Então, com o seu negócio indo mal e devagar, e Vivian mantendo o mesmo padrão consumista que sempre teve, as coisas começam a ficar bem feias na casa dessa família.

Por conta disso, Vivian resolve voltar a trabalhar, só que o seu novo trabalho a consome demais. Com isso, há uma baita mudança na rotina deles, pois agora quem fica mais em casa cuidando de London é Russ, e é Viviam que sai de casa para trabalhar. Pra completar, ela ainda viaja e fica alguns dias fora, o que incomoda tanto pai quanto filha. Tudo isso vai mexendo demais com a vida deles. Russ se vê se desdobrando com essa nova vida de empreendedor que ainda precisa cuidar da filha e leva-la a todas as atividades que ela faz durante a semana.

Em pouco tempo a vida desses três muda completamente. Até que um dia… sim, mais uma vez esse papo. Até que um dia Vivian solta uma bomba em Russ. Eu não vou dizer o que acontece, só vou dizer que a partir deste momento eu só queria dar na cara dessa mulher. Juro pra vocês. Como eu senti raiva dessa coisa! Grrrrr!!!

Depois dessa, depois de mais uma porrada na vida de Russ, a gente até pensa “Meu Deus, Nicholas, acalma aí que a vida desse homem é paulada atrás de paulada”. Só que estamos falando de Nicholas que não sabe brincar Sparks, né? É claro que vem mais bomba por aí.

Maaaasss, por sorte, Russ não enfrenta todas essas dificuldades sozinho. Nós vamos conhecer Emily, uma ex namorada de Russ que por coincidência é mãe de Bodhi, o melhor amigo de London. E vamos conhecer também a maravilhosa irmã de Russ, Marge, e a sua companheira Liz, assim como seus pais. Cada um deles tem papel fundamental e importantíssimo nessa história e ajudam da melhor maneira, Russ e London, em toda essa fase tão intensa e turbulenta que eles estão passando.

Dois a Dois não é um romance amorzinho, e sim um drama familiar real e intenso. A história é tão bem construída e amarrada que você vai lendo e ficando cada vez mais curioso pra saber o que irá acontecer, comendo o livro. Como Russ vai lidar com tanta coisa, com tantas mudanças. Como a pequena London, na sua transição de 5 para 6 anos, vai lidar com tudo o que está acontecendo com sua família. Você vai se apaixonar por ela e por Bohdi, também vai se apaixonar por Marge que é a melhor irmã que um personagem pode ter. E claro, vai se apaixonar por Russ, aquele cara incrível, um dos últimos românticos, um pai maravilhoso que você vai sentir vontade de entrar no livro pra ajudar, pra dar um abraço e dizer “Calma, vai ser bem difícil, mas no final tudo se acerta.”.

Nicholas traz uma baita história sobre relações familiares e humanas, fazendo a gente refletir e questionar escolhas. Ele nos mostra que todos nós temos qualidades, defeitos, medos, como lidamos e reagimos quando uma rotina é abruptamente quebrada e como isso interfere na vida de todos que estão próximos. E claro, ele vai te fazer chorar, chorar muito com essa extraordinária história de amor. Com certeza esse livro entrou no meu Top 5 Tio Nicholas. Leiam e se encantem!

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2017/08/resenha-311-dois-dois-nicholas-sparks.html
Lívia Gomes | @maisqlivros 22/09/2017minha estante
Que resenha é essa mulheeeeeeeeeeer!
Sou apaixonada por Nicholas Sparks e tudo que ele faz, e concordei totalmente com cada coisa que você disse! Por que as pessoas resistem tanto? Por quê??? Preciso muito ler esse livro! Depois dessa resenha, mais ainda!


Bia Santana | Viciados em Leitura 23/09/2017minha estante
Ah, que linda, que bom que vc gostou! Fico muito feliz. E vamos continuar falando pro povo ler o Tio Nicholas pq ele manda muito bem! Leia Dois a Dois e depois volta aqui pra me contar o que achou. ?




Andri 20/06/2020

Descoberta
Apesar de um início não tão empolgante, ao desenrolar da trama, surgiu uma imensa vontade de descobrir o que aconteceria finalmente na vida de Russ..
Um misto de sentimentos aparecia no decorrer da leitura (emoção, raiva, tristeza, alegria) e a vontade de saber como terminaria tomava conta de mim, assim fui descobrindo uma história linda e marcante entre pai e filha.
Por fim, teve seu final rodeado de surpresas, algumas tristes, mas as melhores ...de felicidade e amor ??
Cristian Eduardo 25/06/2020minha estante
Comentário excelente!


Andri 25/06/2020minha estante
???




Raquel.Moreira 11/12/2019

Confesso que não estava muito animada pra ler o livro, pois já tinha visto comentarem que ele tratava mais de uma relação pai e filha do que de um romance propriamente dito. Mas ainda bem que comecei essa leitura! Me prendeu desde a primeira página e eu amei cada pedacinho e reviravolta na vida de Russ. A relação dele com a filha, a irmã e toda a família é tão linda.
E que ranço da Vivian!!! Alguém mais se sentiu assim? Que mulherzinha mais desnecessária e indecente.
E o romance do Russ com a Emily é construído de uma maneira tão madura e bonita. Sem palavras.
E o final? Ah meu Deus!!! Confesso que desconfiava da situação da irmã assim que ela ficou "gripada"... Mas derramei muitas lágrimas com toda a situação, que apesar de ser triste tbm foi muito bonita.
Enfim, mais uma vez me surpreendo com os livros do Nicholas. Esse homem escreve cada obra prima que é difícil deixar de amar. Leiam!
Warley 11/12/2019minha estante
Já querooooo.


Laura 18/02/2020minha estante
Difícil conter as lágrimas! Esse livro ????




Crissandreto 18/06/2020

Não foi o que eu esperava
Com personagens principais extremamente chatos e complicados, esse foi o menos melhor dos livros do Nicholas que eu li. A história é boa, mas o final não foi bom.
Não sei se foi só eu, mas passei o livro inteiro torcendo para a VIvian não se dar bem. Que mulher chata.
E no final sofre quem não deveria, se dá bem quem não deveria.
Patty 04/07/2020minha estante
Também fiquei torcendo pro pior acontecer aquele mulher, nunca retirei tanto o olho lendo um livro, mas na vida real é assim também né?! Pessoas boas vai embora enquanto outras ruins vai ficando.


Crissandreto 11/07/2020minha estante
Pois é.. me incomodou bastante também ler certas coisas. Mas , como vc disse, é a vida real




Deh Domingues 02/06/2019

Dois a dois
Maçante demais pra Nicholas Sparks
Larissa 01/10/2019minha estante
Concordo. Já li melhores


Jeh 28/12/2019minha estante
Em absoluto.




samscunha 12/04/2021

Interessante e envolvente
Esse livro me deixou angustiada em níveis que eu nem achei que seria possível devido a temática da história. Comprei esse livro pois estava barato e precisava ativar o cupom promocional da submarino, não dava nada para ele e nem tinha interesse em lê-lo, porém duas pessoas -uma do skoob- afirmou que gostou MUITO do livro e eu decidi dar uma chance o mais rápido possível. Talvez o clima frio, nublado, chuvoso e feio tenha ajudado nesse turbilhão de sentimentos tristes que senti lendo esse livro, talvez essa história tenha se aproximado demais do real me dando um leve amedrontamento, contribuindo para todos esses sentimentos ou talvez eu simplesmente tenha algum problema com essa temática inconscientemente, só sei que: Nicholas Sparks me pegou de jeito.

O livro fala sobre diferentes tipos de relacionamentos, e, surpreendentemente vindo do Sparks, o amoroso romântico não era o foco. A narrativa sobre desgaste no casamento, sobre evolução do "eu", sobre a importância do relacionamento paterno foi profunda, o autor não poupou em detalhes e tudo foi construído de uma forma bem gradativa. É lindo ver como a relação de Russ com Londom evolui ao longo do livro em contrapartida é angustiante ver a rotina do casamento entre Russ e Vivian, é cruel pensar em tudo o que aconteceu com eles, em como as coisas estavam se desenrolando e lembrar que tudo isso realmente acontece, não é só um livro, é vida real. Quando você começa uma vida com alguém espera que seja para sempre, mas, é cada vez mais comum ver que isso é pura ilusão, as pessoas mudam, ou como diz no próprio livro "evoluem, se tornando mais a pessoa que sempre fora" e as vezes simplesmente não se encaixam.

O livro me fez ficar revoltada comigo mesma, temos a incrível mania de querer achar o culpado para tudo e eu acabei jogando isso em cima de Vivian, descontando na coitada toda a frustração que estava sentido, desejei até que ela não pudesse ver mais a filha mas afinal, nessa situação existem culpados? Algumas coisas acontecem em nossas vidas, ou com nós mesmos, e não temos controle sobre isso, quando percebemos simplesmente aconteceu e é tarde demais para voltar atrás.

Gostei muito do livro, reflexivo e profundo, um pouco diferente do que estou acostumada vindo do autor, claro que drama não falta mas gostei de como ele conduziu as coisas, no final tudo se tornou mais leve, apesar dos pesares.
Maitê 12/04/2021minha estante
Eu sabendo que fui eu quem disse que gostei aaaaaaa fico feliz que você tenha gostado


samscunha 12/04/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkk você mesma, me incentivou a ler viu?! E gostei bastante, obrigada ?




293 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR