Sobre o Amor

Sobre o Amor Charles Bukowski

Resenhas - Sobre o amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroline457 30/12/2023

Encerrando as leituras do ano com o velho mais safado de LA
Bukowski, neste livro, fala de amor utilizando de sua própria perspectiva, com uma linguagem muito crua, simples, dura e irônica. No meu ponto de vista, foi, inegavelmente, o mais sentimental dos livros dele, jamais imaginei conhecer sua face vulnerável e sensibilizada.

"Sobre o amor" é mais um livro com inúmeras partes autobiográficas, onde o autor resgata toda a paixão, sexo e desejo que se possa imaginar. Gostei bastante do livro, meus poemas favoritos foram: "para a puta que levou meus poemas", "apenas uma noite", "o amor é uma forma de egoísmo", "nenhuma sorte nisso", "cortina baixada" e "o tordo azul".

"há um tordo azul no meu coração que quer sair mas eu sou duro demais com ele, eu digo: fique aí, não vou deixar que ninguém veja você."

Marina 16/09/2020

Primeiro contato
Foi meu primeiro contato com o autor e é incrível como ele joga, escarra a realidade cotidiana de um jeito divertido. Sinto que é um livro muito peculiar por mostrar várias faces do amor e ao mesmo tempo tentar esconder algumas, mas o jeito das palavras distinto ... mesmo quando não querem dizer. Enfim, me fez querer outras leituras de textos dele e me remeteu a tantas visões pessoais, particulares e de terceiros.

Marcelinha 13/03/2022

sobre o amor
é difícil dizer: que cara foda!
mas também é difícil dizer que ele não é deslumbrante
foda, cara cru, fala verdades, fala seco, fala sem dó
verdades cruéis, amores fracassados
sinceridades
gostei

jotavegs 18/07/2020

"O que eu gosto em você é que você é cru"
Bukowski tem a capacidade de mostrar sua sexualidade explícita e sua fragilidade humana com primor. Particularmente gosto da segunda face porém tenho consciência que as duas se misturam o tempo todo. O que mais me atrai na sua escrita é, como dito em um dos poemas, a qualidade de ser cru, fazendo da sua vida cotidiana poesia.

O livro é uma boa coletânea de seus poemas, extremamente coesa. A questão de não ter dado nota melhor foi o teor dos poemas mesmo, nem todos me conquistaram.

Sofia688 25/04/2023

Uma montanha-russa de sentimentos lendo Bukowski
Foi o primeiro contato que tive com as obras do Bukowski e achei muito diferente. O livro alterna entre a descrição sensível do amor e a linguagem rude. ?Sobre o Amor? expõe o desejo, a paixão, o sexo, de uma maneira muito crua e sem muitos filtros. Entre construções cotidianas, alguns poemas mostram a beleza e a sensibilidade, e em outros momentos, crueldade e sujeira. Ler esse livro é estar em um paradoxo cheios de despejos do Bukowski, em que esses sentimentos são alternados entre páginas e páginas, é sentir a sinceridade do autor e um olhar sobre outra perspectiva do que é se relacionar com o outro. Fiquei muito pensativa depois de ler a obra e foi uma quebra de realidade sobre a associação entre o que é belo e sujo.

Karebbean 13/02/2021

quebra de expectativaa
Foi meu primeiro contato com o autor, eu esperava algo bem formal e poemas tristes. Mas o autor usa e abusa da linguagem coloquial o que dá um brilho inexplicavél no livro, vc sente que tá lendo coisas do dia a dia e a leitura super flui. O livro é ótimo, só n dou mais estrelas pq n me marcou ou me tocou muito, enfim.

Josvane.Mello 18/03/2022

Confusa estou
Foi meu primeiro contato com a escrita do Bukowski, e sinceramente eu não sei se amei ou odiei. Durante a leitura senti raiva, pena, tristeza, amor, entre tantos outros sentimentos. Talvez essa nota 3?? ainda mude.

Lucas 10/06/2022

SOBRE O AMOR
Assim, sei lá, acho que não curti muito Bukowski. Não sei se este livro é recomendado pra quem começou a ler Bukowski agora, mas não me prendeu muito.

Rafael1474 23/05/2023

Uma definição
Bukowksi, na sua visão suja e deturpada, escreve sobre o sentimento que todos sentimos, mas poucos conseguem descrevê-lo. O amor, da forma mais real, visceral, cotidiana e esplêndida, é o que vemos nessas pouco mais de 220 páginas (na edicão da L&PM). Pensamentos que talvez já tivemos, ou que talvez nunca teríamos, mas que Buk consegue escrever de uma maneira que nunca ninguém conseguiria.
O amor, relacionamento, familiar, ou apenas o sentimento. Pode ser simples, mas ao mesmo tempo complexo. É o que queremos sentir o tempo inteiro por algo ou alguém.
É o que Bukowski muito sentiu, fez queimar dentro de si, e transcreveu em algumas palavras. Sobre o amor.

gabilopeswb 10/07/2020

Zero defeitos
Excelente seleção de poemas.
Bukowski na poesia é impecável.
Adoro sua prosa, mas a poesia te pega de uma forma diferente.

honnegeyserzznn 17/07/2022

Fala sobre tudo possível, menos o amor
Não sei quantos poemas sobre sexo e mulheres tive que ler pra conseguir achar os minimamente agradáveis, porém achei ???e esses são muito bons, lindo o amor de Bukowski pela literatura, lindas as palavras dele pra filha e pra amigos de longa data. Quero ler mais dele ?

Laísa 20/01/2021

Confesso que a escrita não me agradou. São poemas escrito de forma coloquial. Os poemas são para as várias mulheres que o autor se relacionou, e foram tantas que virou uma coletânea.

ssssara 28/11/2022

sobre o amor
é o primeiro livro de poesia que eu leio do bukowski e gostei bastante!!

?dizem que temos amor?
mas de que serve o amor
quando todos nascemos
em diferentes momentos e lugares
e só nos encontramos
através de um truque dos séculos
e três passos causais
à esquerda??

Thai 12/03/2021

belíssimo
apesar de não gostar de coletâneas, adorei esse. ver o lado amoroso do Hank às vezes aquece o coração, mas quando você conhece a escrita dele, é meio difícil de engolir hahaha. mas gostei bastante! super indico!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6