Sobre o Amor

Sobre o Amor Charles Bukowski

Resenhas - Sobre o amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lala 19/05/2022

"alguns dizem que deveríamos evitar remorsos particulares no
poema,
manter-nos abstratos, e há certa razão nisso,
mas jezus;
lá se vão doze poemas e eu não tenho cópias deles em carbono e
você está com
minhas
pinturas também, as melhores, é sufocante;
quer me destruir como fez com todos os outros?
por que não leva meu dinheiro? é o que normalmente fazem com
os bêbados desacordados na esquina de quem batem os bolsos
das calças.
da próxima vez leve meu braço esquerdo ou cinquenta contos
mas não meus poemas:
eu não sou Shakespeare
mas vai chegar um tempo em que simplesmente
não haverá mais nenhum, abstrato ou como quer que seja;
sempre haverá dinheiro e putas e bêbados
até a última bomba cair,
mas como Deus disse,
cruzando as pernas,
criei muitos poetas
mas não muita
poesia."

- Bukowsky

Clarinha 28/09/2022

O amor para Bukowski
Não acho que seja um livro sobre amor, mas sobre as coisas e pessoas que Bukowski aprecia. É como entrar na realidade de um velho safado que não tem muitas ambições para a vida.

É um livro interessante, tem alguns poemas realmente bons como "o tordo azul", "para a puta que levou meus poemas", "apenas uma noite" e "garotas quietas e limpas em vestidos de algodão ". Outros poemas são menos interessantes, mais chatos e 'rasos', que começa e termina, mas não acrescenta ou propõem reflexão. É seco, não traz aquela sensação de entendimento, que ocorre quando leio os poemas de Bukowski.

Gabriela 08/12/2022

Amor
"Há muita coisa boa em estar sozinho,
Mas há um estranho calor em não estar sozinho." (132)

"O amor é o que acontece um dia por ano. Um ano a cada dez" (103)

LivrosdaAri 15/01/2023

Sem palavras, simplesmente perfeito.

Esse livro me faz ter certeza do quanto Bukowski já sofreu por amor...
"Amor? É como quando você vê a névoa de manhã,
quando você acorda antes do sol nascer.
É como um breve instante que depois desaparece.
Apenas isso, o amor é uma névoa que queima com a primeira luz de realidade"

Ler Bukowski é um grande de tapa de realidade, ele não mede as palavras para escrever o que sente, cospe a verdade na nossa cara sem se preocupar se vai te ferir ou não, eu gostaria muito de conhece-lo pessoalmente, de tomar uma cerveja e falar sobre amor, de como a vida é injusta e de como somos egoístas.
Para você que nunca teve contato com nada do autor eu indico começar com esse livro e como sempre eu digo, leia Buk sem preconceitos.

Finalizo aqui com uma frase maravilhosa.... "o que você foi, não vai acontecer de novo."

Leticia2195 01/02/2023

Sobre todas as vertentes do amor
Os poemas do Bukowski nunca vão deixar de me impressionar. Essa coletânea sobre o amor, o poeta nos leva de um extremo a outro a cada página, demonstrando lados diferentes do mesmo sentimento.
Cada página conta uma história que te traz sensações muito diferentes. Você lê sobre amores impossíveis, romances que não deram certo, sobre a incerteza, sobre amizade, sobre paternidade e sobre o amor romântico em questão de segundos, e nesse meio termo você se emociona e se impressiona com as atrocidades que esse velho bêbado escreveu.
Meu poema favorito está presente nessa obra e foi emocionante para mim ler ele no papel pela primeira vez. O livro tem um desfecho incrível.
Esse cão pode ter achado que não sabia amar, mas conseguiu ainda assim vivenciar todas as formas de amor.

Sofia.Eternal 20/07/2023

É interessante como o escritor desenvolve o conceito de amor. Um conceito muito subjetivo. A escrita dele quebra as escritas tradicionais e nem todos vão gostar do jeito que ele escreveu.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6