Sobre o Amor

Resenhas - Sobre o amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

juu 09/08/2023

Uma ótima leitura
Eu estava no meio de uma ressaca literária, e demorei um pouco pra terminar esse.
eu posso ser um pouco suspeita pra falar, porque eu amo poesia e eu amo esse autor.
eu amei esse livro, amo a forma como ele aborda sobre o amor, todos os tipos de amor?
o amor romântico, o amor de amizades, coisas, livros.
eu me vi em muitos dos poemas dele, e eu consigo sentir oque ele quis passar pra gente enquanto escrevia, eu acho que essa é a graça de Bukowski, a forma livre que ele escreve, sem medir palavras ou pensamentos, faz a gente se sentir mais perto.

?nesse quarto
as horas de amor
ainda fazem sombras.
quando você partiu
levou junto quase
tudo.?

Luciano Luíz 28/06/2017

O que mais gosto de ler é poesia. Não importa se é de um poeta brasileiro, inglês, português, japonês, argentino, estadunidense, francês ou qualquer outro país. Pois pra mim a poesia é o estilo que agrega tudo o que podemos pensar. Não importa o que o autor queria dizer, passar, mostrar, revelar, ocultar. A poesia é a forma suprema de escrita. Tá certo que há quem a divida em gêneros e subgêneros. Tem quem diz que somente a poesia acadêmica, ou então algo erudito pode ser levado em consideração e tido como arte literária.
Quando sai um novo livro de CHARLES BUKOWSKI meus olhos brilham e o coração acelera, afinal, ali ele se distancia de toda a viadagem literária. Não há aquele momento culto onde a formalidade se faz presente e te deixa feito um pato lendo aquelas palavras empilhadas. Não, ali não. O velho Buk desde jovem adotara um estilo popular. Suas palavras saem naturalmente. É como poder ouvir alguém que sabe realmente o que está dizendo. Prende a atenção mesmo que o assunto seja comum, do dia a dia falando sobre a relação de amor e sexo ou então sobre o serviço e depois ir pro bar e beber até cair.
Não é qualquer um que faz isso com qualidade. E o velho safado era mestre nesse quesito. Há outros escritores que seguem o mesmo estilo, mas de uma forma que não fascina com o mesmo impacto.
Sua poesia cheia de sexo e desejo de ser reconhecido como um gênio da escrita soa como a melhor das canções quando a gente precisa de algo que nos mostre que a realidade também é repleta de fantasia.
Em SOBRE O AMOR, Buk nos brinda com poemas que não são somente o ato deste sentimento, mas com toda a carga do mundo real mesclando sua vida às palavras consideradas obscenas como pau, cu, xota, buceta e por aí vai. Fala em trepar, em fidelidade e todo aquele romantismo barato que assim mesmo a gente tanto quer em nossas vidas.
Tem quem fala que os poemas bukowskianos em verdade passam muito longe da poesia. E que são apenas contos ou crônicas com diagramação de poemas. Isso pode até ter sentido, mas eu mesmo vejo ali muita, mas muita, muitíssima poesia, ainda que seja considerada ordinária por tantos. Buk poemizava o real sem desvalorizar os sentimentos. Ele conseguiu algo que outros ainda hoje procuram e não sabem que porta abrir para colocar em palavras o que há no coração. Ele se revela e também oculta uma sabedoria impecável do homem comum. Do homem que vemos todos os dias na rua. Do homem e também da mulher.
Buk podia ter seus defeitos, como beber até tombar e então se transformar causando danos a si e a quem mais perto estava. No entanto, bebendo ou não ele era um gênio na construção narrativa, seja em poesia ou prosa. Seus romances são fortalezas implacáveis e ao lado dos contos, crônicas e poemas possui uma obra de respeito que dificilmente poderá ser a vir superada.
Este livro contém vários poemas conhecidos e outros inéditos. Tem alguns desenhos do Buk e uma ou outra foto também já vista. Pela capa dá a impressão de que é só mais um livro de poesias melosas. Mas é algo que está muito além.
Poderoso, profundo, viciante. Sem dúvida este volume contém uma das melhores coletâneas do autor. Pra quem é fã declarado do velho, é mais que recomendando. Pra quem não conhece e quer algo bem diferente do padrão, é recomendando. E pra quem não curte a realidade com suas dores, então fique sem se aproximar.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Caio 13/01/2024

é MUITO bom ver as coisas pela perspectiva do buk. esse safado é muito sincero e frio, e sinceramente é isso que torna o livro tão divertido.

Sandra.Pogalski 26/09/2022

Pg 24: ?O que você foi, não vai acontecer de novo?. Você não irá gostar de todas as poesias mas vai ter aquelas que conversam com seu eu mais profundo, refletem sua vida de forma mais fiel que um espelho. Amor carnal, amor pelas filhas, sarcasmo e pq não um pouco de deboche?
???

Vit 02/06/2022

primeiro livro do bukowski q li e confesso que não foi tudo isso que eu achava que seria. alguns textos bons outros nem tanto, é isso

Ton 13/04/2022

Poesia suja que se identifica palavra por palavra
Confesso que no começo, eu tinha um certo preconceito sobre os poemas escritos por Bukowski. Sempre gostei dos livros mas os poemas... já havia lido um e outro e não me cativou tanto. Mas esse livro me disse mostrou como eu estava enganado!! Gostei demais das poesias dele e de como ele tenta demonstrar seu amor (seja a sua filha ou a sua ex-esposa ou as outras mulheres que passaram por ele) de uma forma muito particular. Se em seus livros há uma escrita suja, ele mostra o amor dele do mesmo jeito sujo... Mas apenas para disfarçar o coração mole que tem (ou melhor, seu tordo azul). Os poemas que ele dedica a filha foram os que mais me cativaram porque nele se nota que ele é um bom pai que teme não ser tão bom quanto sua filha merece que ele seja.... Mas ele tá lá, do jeito dele (porém mais amolecido por sua filha) querendo ser o melhor pai que o velho bêbado, briguento e safado que ele é, pode ser.
Não tem como não amar a escrita de Bukowski (pelo menos, EU não consigo não amar).

lalamoon 13/01/2024

Sobre Amor
Um livro com palavras às vezes complexas, mas qual é a graça de ler poesia sem mergulhar no significado das entrelinhas??

Consgui sentir os sentimentos que Bukowski abordava, mesmo que confusos. Um livro diferente, que me afundou em sua trama e me fez questionar se tudo que estava escrito era real ou era uma história fictícia que ele estava inventando.

Recomendo muito.

Rafaela Tressino 04/12/2021

Esse autor é um dos homens mais questionáveis da literatura e ainda assim, tenho que desvencilhar sua figura das obras que tanto gosto.
O velho safado sabia exatamente como trabalhar com as palavras.

luadepaginas 18/01/2024

"existe um espaço no coração que nunca será preenchido..." Esse livro, essas poesias... Uma versão de Bukowski cru, nu e intenso que eu apreciei da primeira até a última página. ?

Susannah.Fincannon 03/10/2023

O Velho Safado me fez chorar
Eu chorei demais com eulogia, eu chorei com rua 2, perto de Hollister, em Santa Monica e eu chorei com eulogia para uma dama e tanto. "Sobre o Amor" é uma coletânea de poemas de Charles Bukowski.

Mai Brito 25/07/2021

"A coisa mais imensa sobre a beleza é vela desaparecida."
Esse foi meu primeiro contato com esse autor, gosto do jeito que ele conta sobre seu cotidiano sem pudor e de forma sincera, demonstra esse seu jeito safado e sarcástico.
Basicamente o livro fala sobre sexo, mulheres, bebidas, paixão e outras coisas momentâneas em que ele viveu, da a impressão de que estamos ali num bar qualquer, conversando com ele sobre coisas da vida.
Vários de seus poemas tocaram meu coração.

"O amor é uma forma de egoismo."
"O amor é nosso jeito de ferver."
"O amor é o que você acha que outra pessoa destruiu."
"O amor se esgota."

Juddy.Garcez 30/06/2021

Nesta coletânea me deparei com poemas que já havia lido em outros livros, mas muitos foram inéditos. Não há ordem lógica na disposição deles (talvez há sem que eu tenha percebido), o que não anula em nada a experiência. Ler Bukowski é estar em uma montanha russa da vida. Você passa por momentos bons, outros nem tanto. Sente raiva, nojo. Ama. Odeia. Mas no final você sai entendendo um pouco mais da coisa. Ou ao menos se sentindo entendida.

Isa 06/06/2019

Sobre o amor
O que mais gosto em Bukowski é esse aspecto sincero, sem pudor, ele apresenta o desejo sexual sem colocar censuras. Ao longo do livro, os poemas passam pelos amores passageiros, casamentos, e familiares (pela filha dele principalmente), é como se o velho Buk fosse alguém muito próximo, nos contando suas histórias de juventude.

Mi_ 24/01/2024

"Sobre o Amor" é uma obra cativante de Charles Bukowski, explorando o amor em suas formas cruas e realistas. A narrativa visceral de Bukowski revela relacionamentos turbulentos, paixões efêmeras e a busca incessante por significado. Uma reflexão intensa sobre a complexidade do amor, permeada pela prosa única e provocativa que caracteriza o estilo inconfundível do autor. Uma leitura imperdível para aqueles que buscam uma visão desencantada, porém fascinante, do intricado mundo do amor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6