Sobre o Amor

Sobre o Amor Charles Bukowski

Resenhas - Sobre o amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Denise195 03/12/2021

O velho Buck, tem uma imagem do amor bastante carnal, um tanto satírica e por vezes cruel. É um jeito rude de ver o amor, mas também intenso e verdadeiro.

Myla '_' 17/12/2023

Cru e intenso
Dei altas gargalhadas com a sinceridade e crueza do querido Velho Safado e finalmente entendi porque o chamam assim.
Adoro como ele tem zero pudor em dizer aquilo que quer realmente dizer, ele se reconhece como aquilo que é e se coloca em uma posição de quase vulnerabilidade se mostrando sem medo de ser julgado.
Definitivamente um dos meus escritores favoritos.

zimmerman1 30/03/2023

Você já leu bukowski? - diz o homem
A poesia de bukowski se faz em ruídos e sujeira. é uma sujeira mundana e humana.

e nessa sujeira, a poesia se faz na observação em versos e nas imagens reais que são criadas na trivialidade. o próprio sentimento é quase um equívoco.

a leitura flui como um romance, porque bukowski se estabelece como personagem em um estilo quase narrativo na maioria dos poemas coletados aqui. e percebendo o que o véio escreve sobre o amor dá pra ver porque homem de caráter duvidoso pode achar identificação ou sua própria identidade aqui. apesar disso, existe muito remorso e dúvida nesse modo de ser. o orgulho é falso.

e assim a beleza tá de qualquer jeito nisso: na feiura.

Lavinia166 20/09/2021

"Eu tinha tudo, e não deixei escapar"
Esse é o livro mais sentimental do Bukowski.

Nesse livro, os sentimentos do Buk são mais palpáveis, e vemos que não é costume da sua parte revelá-los, para ele chega a ser duro revelar o seu amor para alguém, e é perceptível que mesmo idoso ele não sabe bem para onde sua vida caminha, mas encontrou algumas coisas que pudessem dar sentido a sua vida. Algo que pudesse lhe dar orgulho. E então ele joga.

Mesmo com alguns momentos felizes, vemos um homem angustiado, que almeja que conheçam a sua alma nua, suas dores, amores e anseios, e ele parece mais humano, apesar de tudo. Vemos também um reflexo da nossa existência, nossos medos e dúvidas, expressados em algumas estrofes. A sociedade não tinha mais poder sobre o Bukoswski, desde quando ele permitiu-se ser mal visto, então passou a não ter medo do ridículo, e não um prisioneiro da própria alma. É libertador.

Algumas imagens vem anexadas de alguns momentos da vida dele, que expressam também o amor pela sua filha, e achei isso lindo de acompanhar, ver a relação que eles tinham, e como ele tentou ser um pai melhor do que o seu foi para ele, por isso, talvez esse é o livro mais sensível que ele tenha escrito, não posso negar que gosto e grifo alguns de seus poemas, por mais canalha que o velho fosse.

Maju Marques 08/04/2023

Vários amores
O livro fala sobre os mais diversos tipos de relacionamentos (casamentos, amores de uma noite, sexos casuais, amizades etc).
Os poemas que Bukowski escreveu para a filha são sem dúvidas os mais belos e os mais carregados de sentimentos.
Nos deparamos também com formas diferentes de "amor", pois quando se fala em poemas sobre o tema, pensamos de forma romântica, ainda que melancólica, mas sempre carregado de afeto. Entretanto, Buk, nos traz amores de uma noite e outros que demonstram a raiva pós relacionamento.

sarahoqueiroz 08/11/2023

Como o próprio bukowski escreveu: existem muitos poetas e pouca poesia. isso aqui é poesia pura, inata, da alma. A coletânea está incrível. Para quem está familiarizado com os poemas em seu idioma original a tradução peca um pouco, mas nada que atrapalhe (muito) a imersão. Por fim, vale citar ( como um lembrete para mim mesmo) um poeminha dele:
- " Você já está ficando
velho, garoto;
da próxima vez não abra
tanto
o jogo."

Thai 12/03/2021

belíssimo
apesar de não gostar de coletâneas, adorei esse. ver o lado amoroso do Hank às vezes aquece o coração, mas quando você conhece a escrita dele, é meio difícil de engolir hahaha. mas gostei bastante! super indico!

Lieds 13/05/2020

Resenha "Sobre o amor"
Bukowski e suas palavras perfeitas, uma série de poemas maravilhosos é o que define o livro.

Rafaela Tressino 04/12/2021

Esse autor é um dos homens mais questionáveis da literatura e ainda assim, tenho que desvencilhar sua figura das obras que tanto gosto.
O velho safado sabia exatamente como trabalhar com as palavras.

zzTF1 31/05/2023

O amor é tudo o que falamos que não era
Primeira vez lendo Bukowisk, não sou muito chegada a poesia, mas o primeiro contato foi bom, levei um tempo para terminar pois preferi assim, ler aos poucos para poder sentir o que cada coisa queria dizer, é claro que houve um certo tipo de dificuldade, mas de modo geral, é um livro ótimo!
A escrita dele é muito singular, a forma que ele descreve cada sentimento que se relaciona o amor é tocante. Ele traz um amor sincero, que é cruel e ácido. Recomendo muito!

Naty 31/07/2023

Li esse livro com muita atenção e observando cada palavrinha dele, na época que eu li me encantei muito, não só por ser um livro de poesia mas por ser um livro de que falava de amor mas de uma forma que muita gente não fala
hoje pensando nele não sei mais se vejo da mesma forma, ou se vejo apenas poesias (muito bonitas e bem escritas) mas de forma "grosseira"...

Mai Brito 25/07/2021

"A coisa mais imensa sobre a beleza é vela desaparecida."
Esse foi meu primeiro contato com esse autor, gosto do jeito que ele conta sobre seu cotidiano sem pudor e de forma sincera, demonstra esse seu jeito safado e sarcástico.
Basicamente o livro fala sobre sexo, mulheres, bebidas, paixão e outras coisas momentâneas em que ele viveu, da a impressão de que estamos ali num bar qualquer, conversando com ele sobre coisas da vida.
Vários de seus poemas tocaram meu coração.

"O amor é uma forma de egoismo."
"O amor é nosso jeito de ferver."
"O amor é o que você acha que outra pessoa destruiu."
"O amor se esgota."

Isa 06/06/2019

Sobre o amor
O que mais gosto em Bukowski é esse aspecto sincero, sem pudor, ele apresenta o desejo sexual sem colocar censuras. Ao longo do livro, os poemas passam pelos amores passageiros, casamentos, e familiares (pela filha dele principalmente), é como se o velho Buk fosse alguém muito próximo, nos contando suas histórias de juventude.

juu 09/08/2023

Uma ótima leitura
Eu estava no meio de uma ressaca literária, e demorei um pouco pra terminar esse.
eu posso ser um pouco suspeita pra falar, porque eu amo poesia e eu amo esse autor.
eu amei esse livro, amo a forma como ele aborda sobre o amor, todos os tipos de amor?
o amor romântico, o amor de amizades, coisas, livros.
eu me vi em muitos dos poemas dele, e eu consigo sentir oque ele quis passar pra gente enquanto escrevia, eu acho que essa é a graça de Bukowski, a forma livre que ele escreve, sem medir palavras ou pensamentos, faz a gente se sentir mais perto.

?nesse quarto
as horas de amor