Sempre Vivemos No Castelo

Sempre Vivemos No Castelo Shirley Jackson

Resenhas - Sempre Vivemos No Castelo

Greice21 19/12/2023

Família Blackwood
Merricat Blackwood vive com a irmã Constance e o tio Julian. Há algum tempo existiam sete membros na família Blackwood, até que uma dose fatal de arsênico colocada no pote de açúcar matou quase todos. Acusada e posteriormente inocentada pelas mortes, Constance volta para a casa da família, onde Merricat a protege da hostilidade dos habitantes da cidade.
Os três vivem isolados e felizes, até que o primo Charles resolve fazer uma visita que quebra o frágil equilíbrio encontrado pelas irmãs Blakcwood. Merricat é a única que pressente o iminente perigo desse distúrbio, e fará o que for necessário para proteger Constance.
Sempre vivemos no castelo leva o leitor a um labirinto sombrio de medo e suspense, um livro perturbador e perverso, onde o isolamento e a neurose são trabalhados com maestria por Shirley Jackson.

duda 29/11/2023

Esquisito
O livro inteiro é estranho, e eu amei isso. A ambientação gótica é uma delícia e a história é cheia de coisas esquisitas, e deixa "furos" propositais sem explicação. Isso pode incomodar um pouco, mas acho que combina com essa ideia da maluquice sem sentido. No geral, muito gostoso de ler. Amei!

Hamaty 14/11/2023

Ótimo desfecho
É o livro que eu mais apreciei o título. Quando cheguei ao fim da história, notei o total sentido que ele tinha.
Personagens bem estranhas, tanto que eu fiquei tentando entender melhor essa esquisitice delas. Mas tem coisas que é melhor só aceitar e seguir.
Muuito bom!

gio.vono 30/12/2023minha estante
A Constance não saia de casa por causa da fobia social q ela desenvolveu depois de ser presa, e a Merricat matou a família pq é obcecada pela Constance e queria viver só com ela, ter Constance só pra ela. Isso fica implícito no trecho em que elas conversam e a Merricat admite que colocou o arsênico no açúcar justamente porque sabia que a Constance não come açúcar. Logo, ela seria a única sobrevivente da família toda.... ela é maluca kkkkkk

Eduarda2058 08/11/2023

SEMPRE VIVEMOS NO CASTELO
Pertubadoramente bom, uma história muito intrigante que faz você simpatizar com as personagens mesmo não querendo.

Bunig 05/11/2023

A vontade de ler Sempre Vivemos no Castelo surgiu quando procurei algumas informações sobre Mansão Gallant, livro de uma das autoras que tenho adorada ultimamente, Victoria Schwabb, e algumas fontes diziam ter sido inspirado pela obra de Shirley Jackson.

O que acontece é que, ao mesmo tempo, estava testando a teoria de que se assistisse às adaptações literárias antes de lê-las, seria melhor do que continuar fazendo o contrário, uma vez que não desapegava do livro, o que fazia com que não curtisse o filme/série. E o resultado foi que deu tudo errado.

Ao assistir a adaptação eu já sabia qual seria o plot e, apesar da narrativa linda e deliciosa de Jackson, eu não consegui me prender a história. Claro que o desfecho é um pouco diferente e até melhor na obra original, mas mesmo assim. Eu devia ter ficado apenas com o livro. Essa resenha é mais um alerta meu do que uma opinião em si.

Alê 05/11/2023

Delícia de leitura
Aquelas leituras fluidas com personagens muito bem construídos e que te prendem na sua estranheza. Muito gostosa a leitura, aqueles livros que te tiram de uma ressaca

Steph 04/11/2023

Tão intrigante quanto interessante
Uma das coisas mais engraçadas (ou tragicômicas) dessa história é que você sabe desde o início que não pode confiar na Merricat, mas pega na mão dela pra acompanhar a história, vai sendo guiada e toma um grande tapa na cara. Eu a acompanhei com cautela até seus esconderijos. Quem sofreu algum tipo de bullying na escola até se identifica com as irmãs, mas ainda assim não justifica essa relação disfuncional. O clímax do livro é inacreditável, porém não tão inacreditável assim sabendo o que o tal do efeito manada é capaz de fazer com as pessoas. Terminou com um gostinho de quero mais, mas ao mesmo tempo, tenho a impressão que essa história já se resolveu. Canetada boa da Shirley Jackson, pretendo ler mais livros dela.

Ludmila 30/10/2023

O plot é bem fácil de descobrir, mas a jornada é muito bem construída, com detalhes das personagens sendo apresentadas de forma sutil e pouco direta. Gostei!

Bianca 30/10/2023

Como pode um livro tao perturbador ser tao reconfortante? eu me sentia morando junto com a constance e com a mary katherine, cuidando da horta, cozinhando comidas gostosas, indo a beira do riacho, se escondendo dos vizinhos loucos que queriam machucar elas, foi uma leitura muito gostosa.

Camila1856 22/10/2023

?Nós somos tão felizes?
Um livro que intriga do início ao fim. Você começa cheio de perguntas e no fim? sai com mais perguntas ainda haha. O livro narrado pela irmã Marricat cativa, com personagens em seus próprios devaneios e mundo paralelos, o livro te prende para tentar entender o que aconteceu à familia, porém isso não é respondido pela história e o livro NÃO é sobre isso. Da para criar teorias visto que a narrativa é de uma única personagem, mas acaba ficando preso junto as personagens no seu mundo da lua.

Mique Matos 17/10/2023

Detestei
Gente, não sou de colocar essa palavra à toa. Senti que foi uma perda de tempo, abre o arco e não fecha, não explico o porquê das coisas. Aff!

Isabella1509 14/10/2023

Surfando nessa Loucura
Gente! Eu fico impressionada com as obras dessa autora. Com a facilidade que ela consegue nos envolver em histórias malucas e confusas, e ao mesmo tempo impossíveis de largar.

Eu gostei de todos os personagens aqui. Consegui me conectar com os principais. A escrita da Shirley é maravilhosa, consegue nos levar pra dentro da história de uma forma incrível, super envolvente.

Essa história é maluca. Os personagens são peculiares. Mas a gente se envolve de uma forma que é impossível não amar essas mulheres, mesmo desconfiando e depois tendo a confirmação de tudo que aconteceu. Os motivos que levaram a isso, não sei, mas que eu me apeguei a elas e suas loucuras, sim com certeza.

Me diverti real nessa história. Surfei nessa loucura e desejei que o livro fosse maior. Não queria chegar ao fim. A atmosfera da casa, desse vilarejo, as maluquices do tio Julian, a postura da Constance, a sombria Merricat, a casa em ruinas depois, tudo isso me conquistou, me envolveu a ponto de me sentir parte da casa e dessa família inusitada. Rsrs

Sensacional!!! Um clássico obrigatório para amantes do terror/suspense. ?

Milena.Saleh 04/10/2023

Este livro, descobri depois de ler, é considerado um clássico nos EUA e é leitura obrigatória no ensino médio de lá. Fala de uma família de 3 pessoas que se comporta de forma estranha, com muitos distúrbios psiquiátricos envolvidos, o difícil é descobrir qual ocorre em quem, já que somos apresentados a apenas um ponto de vista e não sabemos o seu grau de confiabilidade. Acho que dizer qualquer coisa a mais que isso, inclusive a própria descrição do livro aqui no Skoob, é spoiler! Recomendo a leitura, é bastante interessante.
Michela Wakami 09/10/2023minha estante
Está na minha lista de desejados!?