Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Compartilhe

Resenhas - Só os Animais Salvam

LidianeReader 20/06/2017

Um livro que só parece fofinho...
Não que ele não tenha momentos fofos, mas já no primeiro conto notamos que esse não é o foco. É um livro que até pode ter sido de uma leitura fácil, para alguns, mas para mim, precisei voltar a leitura algumas vezes... Por querer absorver bem o que me foi apresentado.
A autora nos coloca nesse universo onde os animais sofrem abusos de diversas formas... Até mesmo quando amados e moldados a nossa "imagem e semelhança". Encaramos aqui a nossa forma mais egoísta e controladora e os animais e que pagam o pato pelas nossas escolhas, crenças e personalidades.
A cada conto a leitura fica um pouco mais compreensível. Os nossos olhos tbm vão sendo abertos e nossa compreensão sob a forma como a autora escreve, é ampliada. Às vezes o texto parece inacabado, mas a morte nem sempre avisa, não é mesmo? E tbm nem sempre compreendemos o motivo de estarmos passando por determinadas coisas.
Temos histórias divertidas, temos momentos afetuosos, outras obras e autores citados. Mas o que realmente vai ficar na nossas mente é o quanto somos egoístas e como achamos que tudo a nossa volta nos pertence e como uma criança birrenta, mimada e sem zelo, quebramos, alteramos tudo a nossa volta. Queremos que tudo tenha o nossa marca, nosso jeito ... E o nosso jeito é uma das piores coisas que poderíamos querer que os nossos pets adquiram.
Cris 19/08/2017minha estante
undefined

RoyalUnicorn 16/06/2017

"Parece ser esta a maldição de toda a criatura terrestre, ser incapaz de não se espalhar, sempre bagunçando as coisas, carregando a vida conosco, deixando-a para trás."
Só os animais salvam ou O Livro sobre a Crueldade Humana.
Ainda não sei como escrever essa resenha, meu coração continua apertado com essas trágicas histórias desses coitados animais. Pensar que o humano é o culpado por esses fatos e na crueldade da nossa espécia me dá nojo.
O livro possui dez contos que tem sentimentalismo na dose correta, achei uma jogada esperta da autora colocar como plano de fundo em alguns desses contos fatos históricos da nossa história humana como a Guerra Fria que está presente no conto: 'Na Terra e no Espaço' da Alma de Tartaruga. Não cheguei a chorar em nenhum desses contos mas em alguns eu fiquei com um nó no estômago que continua até agora. Admito que não foi a premissa que me chamou atenção, apesar dela ser um fato muito atraente(Animais narrando, perfeito!) o que realmente me fez comprar foi a capa e em principal ter um gato nela! Eu simplesmente sou apaixonada por gatos.
Acompanhar a vida até a morte desses animais foi uma trajetória que eu nunca esquecerei . Cada conto mostrava como esses animais tinham uma parte humana que querendo ou não foi colocada por nós neles, como no conto da Alma de Urso que foi tão triste de ler graças ao final ou a Alma de Elefante que toda a tristeza do conto foi culpa humana.
Meus contos favoritos foram de certeza: 'Alma de Tartaruga(Na Terra e no Espaço)' e 'Alma de Elefante(Eu, o elefante.)'.
Adorei que em alguns desses contos tivemos a narração de histórias como no conto do urso e do elefante. Porém como nem tudo são flores eu fiquei bem insatisfeita com os contos: 'Alma de Chimpanzé(A Mocinha de Peter Vermelho)', 'Alma de Mexilhão(Em Algum Lugar da Costa)' e 'Alma de Papagaio(Psitacófila)'. Que em minha opinião não me acrescentaram nada, nenhuma moral apesar do Alma de Chimpanzé ter uma moral, mas não algo marcante.
Enfim eu recomendo muito ler esse livro. Ele vale a pena cada investimento, leiam!
Edméia 13/09/2017minha estante
* Fiquei curiosa quanto a este livro ! Mas , temo chorar muito ! Odeio maldade e , principalmente , com os animais ! Obrigada pela resenha , RoyalUnicorn ! Um abraço. Boas leituras !

Rosita Lima - @biblioteca.da.ro 07/05/2018

Sensível e Inteligente
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana" - CharlesDarwin
Só os animais salvam é um livro que reúne 10 contos. Cada conto é narrado por um animal, onde o mesmo conta sua história de vida e morte e como a guerra dos humanos os atingiu.

Assim como todo livro de contos nem todos conseguem agradar, mas ainda assim autora consegue tocar sua alma e te fazer refletir sobre o assunto de uma forma sensível e inteligente.

Normalmente eu não gosto de histórias narradas por animais porque sempre parecem muito infantis. Porém, aqui por mais que a primeira vista o livro te transmita ser algo mais doce, isso logo é esquecido. Algo que foi muito positivo para mim, já que a forma que as situações acontecem realmente me fizeram refletir sobre o que acontece com os animais durante uma guerra. E até mesmo me fazer sentir medo de perder o meu gato.

Erikson Ribeiro 21/05/2018

Bela Capa Apenas
Quando li os três primeiros contos pensei: Que porcaria de livro é esse, em que os contos não tem sentido algum. Entretanto, existe alguns contos que possuem um sentido legal, onde julga os atos humanos quanto aos animais durante guerras, e outras ocasiões.
Porém, entretanto, todavia o livro é possui um bela capa/edição, parabéns Darkside por esse feito, mas infelizmente os contos não ajudam.
Os contos que gostei:
- Elefante
- Urso
- Golfinho
- Papagaio
Danielle 28/07/2018minha estante
Não consegui me conectar com nenhum conto. Sei lá mas não funcionou comigo.

Erikson Ribeiro 30/07/2018minha estante
Então, foram poucos o que fiquei: Ah okay, acho que é válido!

Patricia 05/07/2017

Não consigo pensar em outra palavra para descrever esse livro que não seja SENSACIONAL!
O livro é composto de várias histórias que se passam durante guerras, animais narrando suas mortes em decorrência de conflitos humanos. Uma coisa que me deixou desconcertada foi descobrir os diversos modos que animais eram usados como "armas" durante as guerras.

Vou falar sobre os contos que mais mexeram comigo:

O conto do cachorro vai se passar durante a Segunda Guerra Mundial. Pertencente a um oficial nazista, o cachorro é abandonado em um bosque depois de um "ato imperdoável de traição": permitiu que outro humano o fizesse carinho. Esse conto vai levantar uma questão instigante: nem sempre aqueles que defendem animais são pessoas boas (o maior exemplo disso foi Hitler).

O conto da Tartaruga vai se passar entre a Primeira Guerra Mundial e a Guerra Fria. Ela teve vários donos, todos cultivadores da solidão. Quando a Guerra Fria começou e a tartaruga soube que estavam enviando animais para o espaço, ela ficou extasiada em poder ser uma das cobaias e cultivar o estado mais pleno de solidão: no espaço. Mas... seria esse um sacrifício justificável?

O do Golfinho vai narrar sobre um programa militar envolvendo animais marinhos. Ele vai discorrer sobre a superioridade imaginária do ser humano e também sobre a desolação que ocorre quando forçamos alguém – seja de qualquer espécie – a agir contra sua própria natureza.

O livro vai levantar questões sobre a maldade unicamente humana. Será que é justo que animais paguem por situações causados por humanos? Por exemplo, animais em zoológicos durante uma guerra em cidade sitiadas: é justo que eles pereçam porque é inaceitável que animais recebam comida enquanto humanos estão morrendo de fome? Mas e é justo que animais sejam submetidos a essas torturas que humanos causaram a si próprios?

Esse livro é maravilhoso em todos os quesitos. É incrível como a autora pega a essência de cada espécie animal para descrever cada cena... A história é sensível, reflexiva e, claro, de partir o coração. Favoritadíssimo!

Karen Silva | @LendodePijamas 03/08/2017

Se você está procurando uma leitura sensível e intensa, que vai tocar no fundo da sua alma e te fazer questionar a sua essência enquanto ser humano, esse é o livro perfeito.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Só os animais salvam nos apresenta dez contos narrados por diversos animais. Cada um deles irá narrar sua história de vida e morte em períodos históricos importantes: Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, etc. Eles ainda irão nos presentear uma visão dos seres humanos única e muito necessária.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esses relatos são repletos de uma sensibilidade ímpar que, acredito eu, só mesmo os animais são capazes de entregar. O livro começa de forma despretensiosa, até confusa, mas ele vai te conquistando aos poucos e, quando notar, você já vai estar completamente arrebatado pelas histórias desses animais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um fato que dá uma beleza especial à narrativa são as referências a grandes autores. Como a tartaruga que sonha em ser bicho de estimação do Tolstói, ou o golfinho que escreve cartas para Sylvia Plath. Aliás, esses foram os meus dois contos favoritos, nos quais fui capaz de sentir a senciência animal em sua forma mais verdadeira.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ver tanto do humano no animal, irá te levar a compreender melhor o animal no homem. E, para mim, esse é o objetivo principal: ver o humano pelos olhos de alguém que é capaz de nos sentir e compreender verdadeiramente. E quem melhor para isso do que nossos amados e puros animais?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ceridwen Dovey nos entrega um livro poderoso, cheio de beleza e autenticidade, no qual sentimentos de empatia, esperança, tristeza e amor transbordam. Ela nos apresenta os animais como os seres preciosos que são e nos faz questionar a maneira como os temos tratado. Só os animais, com sua genuidade, são capazes de entender o verdadeiro sentido da vida. E, se formos espertos, devemos segui-los.

site: https://www.instagram.com/lendodepijamas/
Tali @letrasmaislivros 03/08/2017minha estante
Quero tanto ler este livro! Amei sua resenha!

Priscila 20/09/2018

Uma decepção!
Gente eu amo livros de contos . Não acho que seja esse o problema do livro. Porém algumas historias PRA MIM foram fracas e sem sentido! Primeira decepção :(

Jé Cerqueira | @contudoeentretanto 28/07/2017

”O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam.’’
Só os Animais Salvam é um livro que ao mesmo tempo que é inocente também sabe ser bem cruel. São contos narrados por animais que passaram por algum conflito, no caso as diversas guerras ocasionada por nós, meros humanos. Contudo, não é um livro em que você verá mortes torturantes, sofrimento declarado, e até mesmo crueldade para com os animais, pelo contrário, é um livro sobre vida e morte, desde o momento que os animais nascem até sua morte. Mas é claro que sofreremos com essas histórias, não é mesmo? Fica tudo subentendido de um jeito tocante.

Cada capítulo, ou melhor conto, vai ser contado pela alma de um animal, sabendo que estes não vivem mais entre nós. Sendo, talvez, um detalhe para dar leveza a história. Todos os animais, como narradores, vão contar sua trajetória por diversas guerras, tanto como coadjuvante dela ou até mesmo participantes, e na maioria delas teremos a menção de diversos ícones da literatura, como Tolstói, Virginia Wolf, Sylvia Plath, entre outros.

O que mais mexe conosco nesse livro é a simplicidade, inocência e lealdade dos animais para com os humanos, no caso seus ‘’mestres’’, mostrando o que o ser humano tem de pior, mas que aos olhos dos animais não passa de respeito, independente de qualquer coisa. O olhar que a autora nos passa de cada animal é o que torna o livro incrível, pois ela consegue dar voz a diferentes tipos de animais e sentimentos, nos transbordando de compaixão e desejando acolhê-los por todo mal que um dia fizemos. Ela retrata o amor, respeito, abandono, medo e diversos outros sentimentos de um jeito que você fica remoendo aquilo pelo resto do dia, pensando em como podemos ser tão insensíveis ao ponto de não perceber ou fazer tal coisa, e o pior, com almas tão inocentes e desprovidas de qualquer merecimento de injustiça, dor e sofrimento!

Eu não consegui escolher um conto em que gostasse mais pois todos são incríveis e nos passam uma mensagem e tanto. Alguns deles são: os olhos de uma gatinha que mostra seu amor e talvez sua decepção por Collete, uma escritora francesa, em trincheiras na Primeira Guerra Mundial, um cão que vivenciou a Segunda Guerra Mundial e o sofrimento causado por ela, um mexilhão buscando uma vida melhor e acabando na ilha de Pearl Harbor em pleno ataque, uma tartaruga que passou pelas mão de Tolstói, George Orwel, Virginia Wolf e foi parar no espaço durante a Guerra Fria como cobaia, golfinhos apaixonados por seus humanos mas que serviram a Marinha Americana, e o mais marcante para mim, um papagaio que viveu em meio a Guerra do Líbano. Olha aí kkkk acabei citando quase todos.

Só os Animais Salvam é um livro inteiramente belo, da capa até a contracapa e claro, no conteúdo. Todos os contos nos fazem refletir sobre a natureza do ser humano, em como podemos ser capazes de coisas tão baixas, como usar um ser inocente em guerras.

O que nós somos? Realmente, Só os Animais serão capazes de saber!

Confira a resenha completa com fotos lá no blog: http://contudoeentretanto.com.br/so-os-animais-salvam/

site: https://www.instagram.com/contudoeentretanto/

Jéssica 02/07/2017

Cadê os pet lovers?
Trago hoje pra vocês minhas impressões sobre "Só os animais salvam", de Ceridwen Dovey, da ma-ra-vi-lho-sa da Darkside!
O livro conta com dez mini histórias que são contadas por animais. No caso: Camelo, gato, chimpanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho e papagaio. Eu estava doida pra ler essa obra, pois sou apaixonada por bichinhos e não via a hora de adquiri-lo. Os contos se passam em diversas épocas diferentes da história do mundo, como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, etc. Todos eles foram mortos em consequência desses conflitos, e em cada início de capítulo podemos conferir o local e data em que morreram.
Me decepcionei um pouco pois esperava algo bem mais emocionante. O conto do macaco, por exemplo, me deixou BEM confusa e até agora não entendi o que aconteceu. Meus favoritos foram o da gata, da tartaruga e da elefante (esses quase me fizeram chorar, e salvaram minha leitura)

As almas no firmamento vivem somente enquanto lembrarmos de suas histórias. Além desse ponto não há nada, nem para elas, nem para nós.

Quanto a edição, não há o que reclamar. A capa é maravilhosa, e em cada início de uma nova história, temos a ilustração de uma constelação do bichinho da vez. Eu devo admitir que comprei esse mais pela beleza do que pela sinopse (que eu quase nunca leio), e me arrependi por não gostar da narrativa oferecida. Masss pelo menos tá lindo na minha estante.
Um dos pontos positivos é que vários autores e pensadores são citados, como George Orwell 😊 E no fim, eles explicam todas as referências das personalidades e épocas citadas.
Enfim, eu recomendo pra quem gosta de uma leitura rápida e também ama animais, apesar de não ter me agradado muito no geral, alguns contos me encantaram de uma maneira impressionante.

Felipe 10/09/2018

Um livro sem propósito, na minha opinião!
Demorei 7 meses pra terminar esse livro, porque eu simplesmente não sentia a menor vontade de pegá-lo pra ler, me forcei a terminá-lo porque não sou do tipo que abandona uma leitura.
São contos sobre as histórias de vida de vários animais, o problema é que esses contos não são tristes, nem divertidos e não consegui extrair nenhum ensinamento. Pode ser que eu não tenha entendido a premissa da autora, mas até o momento não entendi qual foi o propósito do livro.
Sobre a edição ela é simplesmente impecável. Capa, lombada, cores, diagramação, folhas de guarda, é tudo maravilhoso o que já é esperado da Darkside, mas o conteúdo na minha opinião deixou a desejar.

Letícia 04/12/2017

Só os Animais Salvam
Esse livro precisa ser lido com atenção, ele precisa ser sentido. São histórias contadas por animais que mostram como eles morreram por atos humanos, crueldades humanas. Eu tentei escolher algum conto favorito, mas cada um mexeu comigo de um jeito diferente, uns mais intensos que outros. Vale a pena ler!

Nico 14/08/2017

Mais ou menos
Primeiro, o que eu posso falar sobre a edição deste livro? Selo Darkside de qualidade. Maravilho! Capa e contra capa belissímos. Adorei o lugarzinho reservado para homenagiar o nosso pet (onde marquei o nome da minha filha canina que já se foi Katie) e como cada capítulo começa com a ilustração de uma constelação do animal envolvido na história.
Agora falando da história, dos contos deste livro, no geral ele não me agradou muito não.
Não sei se fui com muita sede ao pote, mas me decepcionei. Esperava algo mais emocionante, mais cativante e arrebatador. O conto do chipanzé por exemplo, alguém me explica aquilo pois não entendi até agora.
Acredito que fui um dos poucos que não gostaram desse livro. Desculpem... eu tentei e muito.
Mas não foi tudo de se jogar fora não. Destaque para os contos do cachorro, mexilhão e papagaio, no demais... uma bela capa.
Fernanda.Mesquita 31/08/2017minha estante
O que você nao entendeu do conto do chimpanzé???

Nico 01/09/2017minha estante
O chipanzé foi uma experiência que o tornou como um homem, andando, comendo e vestido-se normalmente, morando em um apartamento sozinho, escrevendo cartas para uma mulher e que morre de amores por ela, mas que tem que casar com uma outra chipanzé que está sendo treinada...
Acho que buguei kkkkkkkkkkk

Fernanda.Mesquita 06/09/2017minha estante
É que tipo assim, ele foi treinado para ser humano, tipo em o planeta dos macacos.. E ele sempre foi apaixonado por Evelyn, a mulher do cara que o treinou.. Mas Evelyn era humana e ele nao poderia ter um relacionamento normal. Por isso estavam treinando a uma chimpanzé.. Só que o detalhe é que Evelyn tbm gostava do Peter. Ate que com a guerra a escassez de comida chegou e no final a questão de "cadeia alimentar" chegou e ela provavelmente comeu a chimpanzé e enganou o Peter para colocar ele na jaula novamente e vai come-lo.
Esse foi um dos contos que mais gostei, pois fiquei muito abismada com a atitude de Evelyn.

Fernanda.Mesquita 06/09/2017minha estante
Ignore os erros kkkk

Nico 06/09/2017minha estante
Muito obrigado Fernanda. Juro que só agora que entendi. Vou ler novamente ???

Fernanda.Mesquita 13/09/2017minha estante
Ler mesmo.. Você vai entender melhor. Nesse conto tem muito sobre as atitudes humanas. A Evelyn colocou as prioridades dela e dos filhos primeiro.. Naquele período de guerra estava faltando comida e ai ela viu a unica saída usando Peter. Fiquei chocada!! Quando você ler novamente vai entender.

Natalia :) 16/11/2017minha estante
Finalmente entendi o do chimpanzé!

JonLiberato 15/03/2018minha estante
Muito obrigado !

Samira Oliveira 30/08/2017

A Verdade Que Não Ousamos Ver
“Só os Animais os Salvam” é um livro da DarkSide escrito por Ceridwen Dovey e narrado por animais, mais precisamente, pela alma deles. Com uma emoção sincera, e profundamente o que chamamos de “humano”, a obra consegue nos levar aos mais elevados sentimentos e nos convida a presenciar a vida e a morte de célebres (e outros nem tanto) animais. Com objetivo de homenagear alguns cânones literários que escreveram sobre animais, a autora por vezes transcreve e parafraseia escritos destes homens elevados. Entre os que tiveram sua obra homenageada em “Só Animai os Salvam” estão: Franz Kafka, Thomas Man, Leo Tolstói, Virginia Wolf, José Saramago, entre outros, que foram aquecendo mais ainda o coração.

E o que chamamos de humano? De amor, de amor sincero, o que chamamos de pico da inteligência, do mais evoluído ser, da consciência suprema, da mais alta sapiência. O que chamamos de animal, o que somos, além de animais? Algumas questões como estas me foram sendo levantadas ao longo da leitura; detectei muito de biológico, é visível que a autora fez uma boa pesquisa sobre a fisiologia e costumes sociais dos animais com que ela trabalhou. Também notei uma louvável questão de gênero levantada ao longo dos variados contos (ou mais correto, fábulas?!); em alguns momentos, como é o caso da alma de Tartaruga, que ao viver com um eremita que a considerava como macho, aceitou para si essa verdade, e só se descobriu como fêmea ao mudar de dona – na verdade, ao ser recebida pelos pensamentos da nova dona:

Até conhecer a condessa Alexandra, eu não havia pensado muito sobre meu próprio gênero. Na verdade, pelas décadas que vivi com Oleg, ele acreditou que eu era macho (o gênero das tartarugas é algo difícil de decifrar), equívoco que encorajei para meu próprio entretenimento… (p.118)
Sua consciência como “mulher” só foi aflorada quando a condessa Alexandra passou a ler em voz alta – para si e para a tartaruga – uma das pioneiras autoras feminista, Elizabeth Cady Stanton. Essa qualidade foi reforçada, quando a tartaruga foi dada de presente para Virginia Wolf enquanto esta escrevia “Flush: memórias de um cão” inspirado na relação entre Elizabeth Stanton e seu cão, narrado pela perspectiva deste.

Leia a resenha completa no Blog Dezoito em Ponto
Escrito por Samira Oliveira, crítica literária e estudante de Letras na USP

site: http://dezoitoemponto.com/2017/07/09/so-animais-os-salvam-resenha-a-verdade-que-nao-ousamos-ver/