O escravo de capela

O escravo de capela Marcos DeBrito

Resenhas - O Escravo de Capela

noiteadentro0 26/04/2020

Uma lenda incrível
Só posso dizer que foi o melhor livro do gênero do terror que li esse ano. Li o livro em janeiro e ainda (em março) não consegui encontrar um outro tão bom quanto.

É um passeio numa lenda brasileira e o jeito que ela é contada dá muito medo mesmo!
Elton.Martins 26/04/2020minha estante
Por acaso, entro no Skoob às 4 da manhã e aparece essa tua resenha. Não conhecia o livro nem de nome. Que achado, gostei da sinopse. Gosto de terror, mas é complicado achar um bom. Vou ler. Valeu

Ricky 27/04/2021

Um casamento perfeito entre horror e folclore
Que Marcos DeBrito é genial eu já sabia Mas esse livro, sinceramente, me deixou boquiaberto. A ambientação é quase palpável, a trama, impecável e o trabalho de pesquisa feito pelo autor para compôr a obra é de uma competência impressionante.

O que torna O Escravo de Capela um livro aterrorizante não é a pegada sobrenatural, tendo lendas do folclore brasileiro como gancho. O que esse livro primoroso tem de mais aterrador é o resgate das histórias sangrentas do período da escravidão no Brasil. Ler sobre o sofrimento dos nossos ancestrais escravizados e, para quem estudou o mínimo de história, ter a certeza que todo esse martírio de fato ocorreu é um soco no estômago. Ao mesmo tempo que um grande orgulho de pertencer a esse legado aquece os corações dos que sabem que, mesmo com toda a repressão e carnificina, a herança nossos antepassados africanos permanece viva na cultura, vocabulário, fisionomia, entre tantas outras coisas até os dias atuais.

Além dos personagens profundos e complexos, as reflexões trazidas a tona pelo choque que a crueza da narrativa provoca faz com que esse livro deva ser lido com bastante cuidado, podendo até mesmo não ser indicado pra quem não tem o estômago lá muito forte. Porém, aos que decidirem se aventurar, saiba que O Escravo de Capela não é uma obra que, depois de lida, simplesmente é esquecida no fundo da estante. Trata-se de um livro marcante e, para os que captam sua mensagem, torna-se difícil se sentir e permanecer a mesma pessoa.

Fernando1355 24/09/2022

Simplemente incrível
Muito interessante do começo ao fim, um mar de sangre e dor escorre pelas páginas que de deixam com ódio e revolta. O autor foi incrível com as viradas na história. É uma obra prima da literatura contemporánea.

Evelyn 13/04/2022

Escravo de capela
Durante a cruel época escovada do brasil-colônia histórias aterrorizantes baseados em clientes africanos e portugueses deram origem a algumas das Lendas mais populares do nosso folclore

Douglas 17/07/2017

Quem não escuta o chicote, respeita o facão.
Munido com chicote e facão, Marcos deBrito vai rasgar de forma brutal o véu que cobre um período da história brasileira, e revelar o que teve de mais sádico e cruel ali, prepare seu estomago.
A história tem como plano de fundo o Brasil colônia, no ano de 1792, período escravocrata. E revela o que se passou na Fazenda Capela, onde escravos trabalham arduamente num canavial, ao lado de capatazes. Ali, vive a família do senhor Cunha Vasconcelos, que possui dois filhos. Estes, são o extremo oposto. Enquanto um “cuida” dos escravos com mãos de ferro e insultos e surras, o outro, que voltou recentemente da Europa, tem uma visão diferente das coisas e passa a julgar esses atos. Ele cria um elo com os escravos, e dizer que essa relação é errada, pode ser considerada eufemismo, diante do que ele pode descobrir.

Os fatos vão sendo expostos, no desenvolver do livro, e vamos descobrindo o quanto essa família é misteriosa.

O escravo recém chegado Sabola, quer escapar não somente dessa fazenda, mas de todo seu constante sofrimento e humilhação, e vai mostrar o quão disposta está a fazê-lo.
Se você acha que uma morte desumana é um fim cruel, te convido a conhecer o que esse livro tem a oferecer. E você vai descobrir, que a morte pode ser só o principio para algo mais impiedoso.

VALE A LEITURA?

O livro retrata uma época real, em sua pior forma, muitas vezes omitidos em livros de história, justamente por sua crueldade. O período escravo que vimos na escola, nos é de fato revelado. A frieza com o qual a violência é revelada causará repúdio até nos leitores com estômago mais forte. Esses registros não causam arrepios somente pela história de terror, mas pela frieza que descreve as punições acometida aos escravos, e pela forma desprezível na qual eles eram tratados. Mesclando elementos reais e fictícios, a trama conversa diretamente com nossa cultura, através de personagens folclóricos.

Antes de nos entregar o terror, o autor cria todo um cenário, e vai moldando as características de cada personagem. Assim, é possível sem ambientar melhor com a atitude destes.
O autor não mata personagens a esmo. Cada um terá seu momento (ou não) e ele soube dosar esse recurso, dando um propósito, ou encaixando um motivo válido a morte, deixando o leitor ainda mais apreensivo. Vale ressaltar, os diversos plot twists que aqui serão encontrados. Tente antecipar os fatos, e veja como vai falhar miseravelmente.
O autor usa diversos recursos linguísticos, o que enriquece ainda mais seu texto. Ao invés de dizer que um fato foi “terrível”, prefere pegar a mão do leitor, e colocá-lo cara a cara com os fatos e o que vamos presenciar é horrível.
O capricho que a Faro teve com a edição dispensa comentários, mas merece destaque.
Essa junção de fatores, pesaram na obra e o autor consegue segurar o leitor apreensivo até suas ultimas páginas. É aquele livro que você termina, e precisa contar pra alguém sobre ele, e claro, recomendar a leitura.
Regina 21/07/2017minha estante
"É aquele livro que você termina, e precisa contar pra alguém sobre ele..." Exatamente!!!!!! Eu quero gritar pra todo mundo que este é o melhor livro brasileiro (no seu gênero) que já li!!!! Gostaria tanto que todos, ou pelo menos muitos lessem essa obra prima. Conhece Cira e o Velho do Walter Tierno? Vai na mesma linha, porém menos impactante...

Douglas 22/07/2017minha estante
Realmente, esse livro é demais! Não conheço, mas já vou procurar :D

Dri 10/11/2021

Não senti o terror que esperava, mas um horror repulsivo!
Comecei a ler o livro sem saber nada sobre a história, queria ser pega de surpresa. E realmente foi o que aconteceu!
Uma história que conta com uma das figuras mais conhecidas do nosso folclore, o Saci.
E a maneira como o autor inseriu essa figura na história, foi sensacional.
Confesso que não esperava.
Um início de história extremamente desconfortável, com personagens brutos e sem coração. O restante da história não é diferente, mas o choque do início aos poucos vai se esvaindo e acabei me apegando a outros fatores, mesmo com muita repulsa por diversas cenas.
Nessa história somos levados ao período escravocrata do Brasil de 1792, só por aí já sabemos que a coisa não é boa. Muitos escravos eram forçados a trabalhar na fazenda da Capela, produtora de cana de açúcar.
Sabola o escravo mais recente é o mais mal tratado pelo Antônio, filho do senhor da fazenda, que não mede esforços quando o assunto é castigar os escravos.
Com isso a fúria de Sabola só aumenta e então ele encontra na senzala uma pessoa que assim como ele já sofreu muito nas mãos de Antônio e está disposto a tentar mudar isso.
É ai que em uma noite cheia de acontecimentos tudo irá mudar na fazenda da Capela.
Uma leitura que nos trás o horror dos tempos antigos, a repulsa e a sede por vingança. Tudo de uma vez.
Indicado para quem gosta de histórias de terror, com horror e acontecimentos pesados, que nos fazem refletir, e ficar com muita raiva.

Rusbis 26/09/2019

Um dos melhores livros de terror nacionais que tive o prazer de ler é este daqui, lançado pela @faroeditorial e com uma trama extremamente criativa e rica em folclore brasileiro retratando o horror na época da escravatura e envolvendo seres como o Saci Perere e a Mula Sem Cabeça. .
Incrível do começo ao fim com personagens ricamente bem desenvolvidos e momentos de nos deixar arrepiado, o livro é uma ótima pedida para qualquer fã da literatura de horror.

site: https://www.instagram.com/p/ByOfTGljx-H/

Igor 28/10/2022

O folclore de uma forma aterrorizante
Em O Escravo de Capela, o autor nos leva a uma viagem recriando um dos maiores mitos folclórico: o Saci.
A história é repleta de cenas tensas e horripilantes, é visceral.
A forma que o mito do Saci é contado nessa história é formidável. Além da parte sobrenatural acompanhamos também uma trama familiar que ocorre em paralelo e que, de alguma maneira, é o principal motivo para levar ao surgimento do monstro.
O autor nos apresenta bons personagens, que são construídos rapidamente, sem enrolação, o que ajuda demais na fluidez da história.
A escrita também é ágil, o texto rola pelas páginas com enorme velocidade e acaba nos prendendo a história, nos fazendo devorar o livro.
É uma leitura que eu recomendo muito para quem gosta do tema sobrenatural, ou para quem simplesmente quer ler uma boa história.
Viva a literatura nacional, viva nosso maravilhoso folclore.

Nath 15/07/2017

Resenha do blog Pobre Leitora
Foi apenas IMPOSSÍVEL não favoritar este livro meus amigos. A obra é de uma grandeza que parece que meus sentimentos com essa leitura não cabem dentro de mim. E sim, estamos falando de um livro de terror. Os "maus" também podem ser amados profundamente. 😜

O Escravo de Capela se passa no ano de 1792 num ainda Brasil Colônia dependente da mão de obra escrava. Temos como cenário principal a Fazenda Capela e seus arredores, que por sua vez, é uma fazenda de plantação de cana e tem como senhor Antônio Batista da Cunha Vasconcelos e seu filho e capataz, Antônio Segundo. Conhecido por sua violência nata e gosto em tirar sangue de negro, Antônio era temido por todos os escravos de Capela, que viviam a duras penas revezando seus dias entre o trabalho braçal severo e a senzala sem a mínima decência.

Em um dos últimos lotes de escravos comprados, chega à Capela o escravo Sabola Citiwala que com o espírito rebelde e clamando por liberdade, não abaixa a cabeça aos maus tratos de Antônio. Sabola fará amizade com Akili Akinsanya, um velho escravo de pernas atrofiadas, vítima da crueldade inimaginável do capataz. Juntos, eles irão tramar para a fuga de Sabola rumo a liberdade.

Porém, nem tudo pode dar certo, e logo, logo, a Fazenda Capela será aterrorizada por um escravo morto-vivo de uma perna só, que surge do meio de seu leito de descanso eterno em busca de uma vingança cruel e sanguinária.

Marcos Debrito nos faz esquecer da figura amena do Saci Pererê com a qual fomos acostumados e nos relembra as origens aterrorizantes de histórias e lendas do nosso folclore. Recriando desde o início o mito do Saci e dando seu toque particular e bem pensado, o autor mistura nosso folclore, a história feia e sofrida da criação de nosso país e toques da cultura africara trazida pelos escravos, para nos presentear com uma história de terror 100% brasileira. O Escravo de Capela é um banquete delicioso para entusiastas da nossa literatura.

[...]

LEIA A RESENHA COMPLETA NO LINK

site: https://pobreleitora.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-escravo-de-capela-marcos.html

Grazi ;) 01/02/2021

O livro é um suspense que aborda duas lendas do nosso folclore de uma maneira bem inovadora. A forma como o autor desenvolve e liga os pontos no final me ganhou completamente. Em alguns momentos ele causa um certo incômodo e o plot é muito bom. Recomendo.

19/07/2020

Perfeito
Intrigante, fascinante, viciante. A reescrita do folclore fortaleceu suas origens, e tornou tudo encantador. Nunca imaginei que voltaria a ver tanta força de espírito em uma lenda que hoje beirava a infantilização. Juro que não consegui parar de ler até terminá-lo. Eu não tenho costume de ler livros de terror, mas este me seduziu pela sinopse e me conquistou por inteira com a história. Vale a pena.