O ódio que você semeia

O ódio que você semeia Angie Thomas

Resenhas - O Ódio Que Você Semeia

Micaele33 25/04/2024

Impactante
Não tem muito o que falar, é um livro que você precisa ler pra sentir. acho que demorei tempo demais, devia ter lido muito antes!

sunshineaw 23/04/2024

Uma Jornada poderosa contra o racismo e a Injustiça Social.
"O Ódio Que Você Semeia", escrito por Angie Thomas, é um livro poderoso e impactante que aborda questões extremamente relevantes sobre racismo, violência policial, discriminação e injustiça social.
A história gira em torno de Starr, uma jovem negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de seu amigo Khalil, desarmado, por um policial branco.
Angie Thomas explora magistralmente as complexidades e tensões raciais nos Estados Unidos, mostrando como o sistema de justiça falha de forma sistemática em proteger as vidas negras.
A autora conduz o leitor por uma jornada emocional e reflexiva, enquanto acompanhamos Starr lutando entre duas realidades: a do seu bairro predominantemente negro e a da escola particular frequentada por brancos, onde precisa lidar com o racismo velado e a pressão social para se encaixar.
"O Ódio Que Você Semeia" é um livro que provoca questionamentos profundos sobre privilégio, justiça, identidade e responsabilidade, apresentando personagens complexos e multidimensionais que representam uma diversidade de experiências e perspectivas.
A narrativa envolvente e a mensagem contundente da obra tornam-na essencial tanto para jovens quanto para adultos, estimulando o diálogo e a reflexão sobre temas urgentes e pertinentes à sociedade contemporânea.
Em resumo, "O Ódio Que Você Semeia" é uma obra-prima da literatura jovem contemporânea que ressoa com força e relevância, incentivando a empatia, a justiça e a luta por um mundo mais igualitário e inclusivo. Recomendo fortemente a leitura deste livro impactante e transformador.
sunshineaw 23/04/2024minha estante
a resenha demorou mais saiu

rafa lucindo 23/04/2024

Livro super necessário, sério só leiam!
não nego que tive uma ressaca no meio do livro mas não foi por causa da qualidade da história porque sério, é pedrada atrás de pedrada.
ri, passei raiva e fiquei toda arrepiada.
não consigo nem explicar como esse livro é um direto reflexo da nossa sociedade atual.
fiquei revoltadíssima com o final mas é justamente isso o que o livro quer nos fazer sentir. revolta por todo esse falso senso de justiça.

enfim mto bom recomendo

sophiii_cg 22/04/2024

O ódio que você semeia
Simplesmente impossível dar menos de 5 estrelas.
Livro extremamente necessário e absolutamente todos deveriam ler.
Esse livro descreve com perfeição a realidade e mostra que nem sempre temos justiça e de vez em nunca temos.
Essa livro é incrível de toda as formas e faz você refletir diversas vezes sobre tudo o que se passa no mundo.

Iaszz 17/04/2024

Que livro incrível, fiquei impressionada com como um livro com uma linguagem "simples" apresentou tantas camadas importantes. É tudo muito bem feito, os personagens são extremamente bem construídos. O racismo velado que a Starr passa e como isso afeta ela aí ponto dela reproduzir em vários momentos, como a Kenya deixa claro no final, e claro que não é culpa dela mas mostra como as maiores vítimas de um racismo também podem reproduzir ele em alguma escala, toda a relação dela com a escola dela é muito interessante de ver. O racismo explícito é de embrulhar o estômago, a falta de justiça e toda a questão do ativismo negro são muito importantes na história. Achei importante da autora trazer que pessoas brancas vão entender as vezes, mas nunca completamente, e em alguns casos, não vão entender nunca e nunca vão fazer questão, dito isso o relacionamento dela com o Chris é mto fofo e ele é um querido. Eu amei tudo na real, é isto.

Raíssa 15/04/2024

Uma história com uma proposta incrível mas uma execução que não ajudou muito. Eu não quero ser chata mas a Star com seus problemas de adolescente e sua cabeça com pensamentos rasos deixou uma fenda como se estivesse com algo faltando na história, ela não só tinha acabado de perder mais um amigo como ainda tinha problemas de adolescente, então tínhamos muitas coisas importantes mais houve momentos tão vagos que parece que ficou um buraco na trama. Eu queria tanto saber mais sobre o amigo dela que não sei escrever o nome e mais sobre a Natasha mas essas coisas foram citadas e como aconteceu também mas foi tão jogado que não senti, foi algo que não foi marcante. O problema dela com o namorado me irritou muito!! Eu queria poder colocar em palavras o suficiente para formar uma opinião mais concreta mas como li a uma semana já não me lembro muito da trama do livro justamente pelo sentimento de que faltou algo nele. O final foi tão apressado mas ao mesmo tempo poderia ter menos páginas e ser mais direto ponto mas eu entendo que é um livro para jovens e talvez eu vá ler coisas que sejam mais fortes porque esse não funcionou, eu já li um outro livro tratando das mesmas questões e ele não sai da minha cabeça e é de uma autora nigeriana e é muito bom e trata outros assuntos além do racismo. Resumindo o final fugiu da realidade de como as coisas realmente são, falar é importante mas a sua voz mesmo que você grite bem alto é como um eco na alma das pessoas uma voz na cabeça delas que elas vão ignorar, as pessoas não vão simplesmente dedurar uma pessoa como o King e correr o risco por outra, certo? Na minha opinião outras jamais fariam isso ainda mais se ele é tão poderoso, ele poderia calar quantas vozes ele quisesse com sua brutalidade. E eu amei o pai e o tio da Star, eles são incríveis e queria mencionar que tiveram momentos realmente adoráveis e engraçadinhos e eu gostei muito, as vezes é preciso também e teve momentos de revelações chocantes também e eu gostei de várias partes mas foram somente algumas que realmente ficaram na minha cabeça e tiveram uma carga de emoções que me fizeram refletir e querer continuar lendo.

anabomi 15/04/2024

Bem realista (não queria que fosse)
Tudo o que eu queria era um final feliz e utópico sabe?
Mas tiraria a proposta do livro.
Eu amei
Demorei muito para terminar por ressaca literária msm, nada foi culpa do livro.
Já vi o filme e foi bem fiel ao livro, gostei muitíssimo.
Esse livro tem a seriedade da problemática que há no mundo com a visão de uma menina de 16 anos.
E no final temos a realidade porque o sistema nunca falha para uma pessoa branca.
É revoltante que há tantos casos no mundo e esse número só cresce a cada dia e como parece ser algo tão difícil de ser solucionado que chega a desanimar. Esse livro existe para que esse desânimo não te alcance, e que se caso tenha te alcançado você se levante novamente, pois há muito trabalho a fazer.

Karol 14/04/2024

Pra mim, um clássico atual
É impressionante a forma como esse livro me prendeu, mesmo não tendo romance.

A história é triste, da raiva, tristeza, um ódio e uma sensação de impotência em nossa sociedade, uma história quem infelizmente vemos sempre nos noticiários, infelizmente é algo tão comum quanto podemos pensar.

O que mais deixa esse livro triste é exatamente isso, Starr vai sempre carregar a tristeza por ter presenciado perdas diante de seus olhos, quantas pessoas mais não carregam essa tristeza?

Queria que um dia nossa sociedade fosse mais humana, mais solidária, esse livro é um soco na cara, é a verdade nua e crua sobre o preconceito enraizado existente e sobre a INJUSTIÇA.

@jana450 14/04/2024

Racismo e suas consequências
Ameeeei muito cada detalhe dessa história tão dolorosa, vivi cada momento com os personagens e foi bom, recomendo.

maripc13 14/04/2024

Necessário e poderoso!
Meu Deus! Eu amo a Starr e queria muito abraçar ela!

Após o trauma de perder seu amigo em uma abordagem policial, somos conduzidos a conhecer melhor o mundo de Starr. Ela, uma garota negra, mora em um bairro periférico, mas estuda em uma escola de classe média, em que a maioria dos alunos são brancos.

Este livro nos mostra a dura realidade do cotidiano negro e todas as repressões e medos vivenciados. Do medo em depor a favor do amigo, ao desejo de mudar toda aquela merda. Starr é uma, mas não é a única. Khalil é um, mas não é o único. Infelizmente!

Leiam! Vocês PRECISAM ler!

Anjuf 05/04/2024

Thug life
O ódio que você semeia conta sobre a história de starr, uma garota que, depois de perder seu amigo para a polícia, precisa decidir se vai mostrar ao mundo o que realmente aconteceu e deixar que eles não saem ilesos. essa é uma leitura bem sensível, já que fala de racismo e violência policial, mas acho que é um daqueles livros necessários que deviam ser lidos nas escolas

eu demorei um tempinho pra me acostumar com a quantidade de personagens, mas não é nada que atrapalhe a história. depois de alguns capítulos, fica difícil querer parar de ler, porque a história é muito envolvente e você quer saber o que vai acontecer a todo momento. tiveram vários momentos em que eu chorei e me arrepiei, e acho que a mensagem é muito forte. ensina que nós precisamos sim falar o que tá entalado na garganta e incomodar até aceitarem nos dar nossos direitos

a tradução me incomodou um pouco algumas vezes, mas também dá pra ignorar. esse é um dos melhores livros que eu li esse ano, e talvez da vida. acho que todo mundo devia ler isso no fim do ensino fundamental pra entender o que tá acontecendo atualmente e o que o racismo faz com as pessoas. recomendo pra todo mundo

"thug life: the hate u give little infants f*cks everybody"

vicvitAria 03/04/2024

Quando Starr e Khalil estão voltando de uma festa, um policial para o carro. Desde pequena, Starr aprendeu a se comportar diante de um policial: não fazer movimentos bruscos, falar apenas quando o necessário, fazer tudo o que ele mandar... Ela só esperava que seu melhor amigo também tivesse aprendido. Mas, no momento em que Khalil vai perguntar se Starr está bem, o policial atira nele. Três vezes.
Tomada pelo luto, raiva e uma vontade de falar, Starr vai passar por muita coisa em busca de contar a verdade sobre Khalil e o que aconteceu realmente naquela noite.
"Sua voz é uma arma." Mas será que Starr conseguirá usá-la e contar sobre aquela fatídica noite?

Foi muito doloroso acompanhar a história da Starr e do Khalil e saber que isso, cada vez mais, acontece na nossa sociedade. O livro é muito bom, os personagens são incríveis e a narrativa é incrível.
Me senti muito envolvida com a história e queria saber se o policial Um-Quinze ia ser inocentado ou não. (Mas todos sabemos, como até a própria Starr disse, o que realmente iria acontecer).

neilao 31/03/2024

O ODIO QUE VOCÊ SEMEIA
Um livro sobre uma mulher negra defensora do seu próprio nariz, moradora de uma cidade cheia de brancos e a maioria preconceituosos e racistas.
esse livro fala muito sobre a vida negra, sobre como os negros sofrem racismo e sobre como os brancos sao incrivelmente privilegiados.
esse livro diz MUITO sobre a vida real das pessoas, sobre como mundo realmente foi (e ainda é), uma história que fica marcada pra sempre na vida das pessoas.