Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Luiza Bugelli Valença 10/03/2021

Vamos falar sobre amor próprio?
A obra ?Dumplin?? concebida por Julie Murphy e best seller da lista do New York Times, visa encantar os leitores com a sua escrita extremamente fluida e com um debate necessário sobre a autoestima.

O que diz mais sobre você, o seu corpo ou como você se sente em relação a ele? Willowdean Dickson é uma adolescente gorda assumida e para ela isso nunca foi um problema. Entretanto, quando a garota decide desbravar a vida amorosa e um concurso de beleza de sua cidade, a texana percebe que a ultrapassada ideologia de gordofobia ainda está presente na sociedade. Mesmo recebendo olhares esquisitos e desaprovação de muitos, Will não se deixa abalar. Afinal, não há nada mais poderoso do que o amor próprio.

Não se engane leitor, ?Dumplin?? não é um livro de autoajuda; longe disso. Contudo, escondidas nas linhas desse livro, existe uma bela mensagem sobre autoestima. Durante o enredo, o público acompanha a evolução da garota, que antes possuía uma autoestima consolidada em relação ao seu corpo, mas ao sair da sua zona de conforto, sua confiança é abalada. Porém não demora muito para que Willowdean recupere o seu amor próprio. Apesar de tratar bastante sobre gordofobia, o livro não é apenas sobre isso. A obra também discute sobre padrões de beleza, amizade e luto. Mesmo assim, a história possui um tom bem leve e delicado.

Recomenda-se esta obra não apenas para aqueles que buscam uma leitura rápida (perfeita para ler na praia), mas também para aqueles que procuram refletir sobre os padrões de beleza atuais.

Para mais resenhas siga no Instagram: @livrostodososdias

Natalia.Fernandes 05/12/2020

Tudo?
Aí esse livro é muito gostoso de ler, eu já gostava do filme mas eu me envolvi tanto com esse livro que eu nem sei muito o que escrever aqui. Incrível. Uma leitura fácil e gostosa, um romance fofo e tem algo muito maior do que o casal. Amei!!!

Gle 11/03/2021

Dumplin'
"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem o direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa."

Angelica.Silva 16/10/2020

Amei!
A primeira vez que ouvir falar de Dumplin foi pelo filme. Sim, desta vez fiz o caminho contrário. E gostei bastante da produção que é muito fofa. Já o livro? Infinitamente melhor que o filme. Adorei ir mais a fundo nessa história, pois o livro é bem mais detalhado e legal.
Uma leitura leve e gostosa, tudo o que eu estava precisando.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 04/07/2017

É sobre empoderamento feminino, bebê. - Livro lindo e cheio de representatividade ♥
Oi gente, hoje eu estou aqui pra trazer para vocês a resenha de Dumplin' uma das minhas leituras preferidas do ano. Uma obra voltada a um público jovem-adulto, mas que contém uma história tão doce, profunda e representativa que com certeza é capaz de passar uma forte mensagem as pessoas de todas as idades.

"A perfeição não é nada mais que um fantasma que perseguimos."

A história nos apresenta Willowdean Dickson, ou simplesmente, Will uma jovem de 18 anos que conviveu a vida toda com seu sobrepeso, o que lhe faz estar fora dos padrões de beleza. Ela mora em Clover City uma cidadezinha no interior do Texas, famosa por seu concurso de beleza : Miss Jovem Flor do Texas, sua mãe foi uma dessas misses e ainda hoje é muito envolvida no concurso cuidando de sua organização. Will tem sofrido pela perda recente de sua Tia Lucy, que faleceu de um infarto, causado provavelmente pela obesidade.
Ela tem também uma melhor amiga, chamada Ellen, uma jovem que se destaca por sua aparência perfeita, porém El é um amor de pessoa, completamente despretensiosa e não dá importância a aparência. Juntas El e Will formam uma forte dupla de fãs da Dolly Parton.

O relacionamento entre Will e sua mãe é complicado, principalmente devido as diferenças de peso, a mãe de Will não acredita que a filha nunca conseguirá ser feliz, devido ao seu peso e isso a faz usar meios desagradáveis para fazer com que a garota se enquadre. Foi da mãe que a garota recebeu o 'não tão carinhoso' apelido de Dumplin' (uma espécie de salgado em forma de "trouxinha", algo próximo a uma coxinha).

O diferencial é que Will se aceita na maior parte do tempo, o máximo que uma adolescente é capaz de se aceitar. Ela sabe que é gorda e que isso não faz dela menos que ninguém e que as pessoas devem respeita-la apesar dessas diferenças. Porém essa autoconfiança de Will é colocada em cheque, quando ela se apaixona por um cara gato, que todas as garotas paqueram e ele retribui o interesse.
E todo mundo sabe que se relacionar com um garoto bonito é algo que mexe com a auto-estima de qualquer mulher e isso não é diferente com Will, que decide comprovar, para si e para todos que ela pode ser gorda e feliz, que ela pode ser gorda e se aceitar, que ela pode ser gorda e bonita. E a sua atitude incentivou outras meninas que não correspondiam ao padrão de beleza a participarem também.

"Talvez as gordas, as mancas, ou as gengivudas e dentuças não costumem vencer concursos de beleza. Talvez não seja a norma, mas o único jeito de mudar isso é marcando presença. Porque ninguém vai nos dar nada de bandeja."

Apesar de ter encarado situações de bullying na época da escola, não conheço sofrer bullying por estar acima do peso, por isso não posso falar como quem tem vivência de causa. Porém, convivendo com meninas que passam por isso e conversando muito com elas, posso afirmar que Dumplin' é uma obra que traz a essas meninas uma forte representatividade, porque por diversas vezes enquanto lia, identifiquei no texto coisas semelhantes ao que eu ouvi dessas minhas amigas.

No início da leitura, eu imaginei que odiaria a mãe da Will, porém enquanto lia e via os argumentos dela, pude compreendê-la. Apesar de erradas as suas atitudes eram visando o bem estar de sua filha. A mãe da Will tem um complexo com a sua aparência física e projeta isso na filha. Na cabeça dela a filha não pode ser feliz com o seu corpo, porque ela não se aceitaria com aquele corpo, então ela tenta "ajudar" a filha e acaba fazendo a mal. Por isso eu acredito que Dumplin' não seja uma obra que vai falar só com essas meninas gordas, mas com as mães, as tias, as professoras e as amigas delas também. Vai ajuda-las a refletir e pensar em como essas garotas se sentem e que se as amam devem aceita-las e não tentar muda-las.

"Fazer bem uma coisa não significa que se tenha obrigação de fazê-la. Só porque é fácil não quer dizer que seja certo."

Quando a Will se envolve com o Bo, ela muda completamente. Eu li umas resenhas no Goodreads criticando isso e realmente, não consegui entender como essas pessoas não percebem que estamos falando de uma adolescente. Independente dela ser gorda e se aceitar, ela é uma adolescente e tem os mesmos problemas. Se relacionar com uma pessoa que você acha extremamente bonita é algo que mexe completamente com a autoestima das pessoas, por mais satisfeitas consigo mesma que elas estejam. Então, imagina com alguém que sempre nadou contra a corrente, pra se aceitar quando os outros apontavam e diziam que ela era feia, que ela não se encaixava?
Apesar do foco da trama ser os problemas enfrentados por garotas gordas, a trama não se restringe a isso. A Julie mostra na sua história, outras garotas que também não se enquadram nessa "perfeição" que a sociedade exige e são julgadas por isso. O bullying é algo abordado na trama de maneira bem direta e é enfrentado, porque a autora criou uma personagem que não baixa a cabeça.

"Às vezes descobrir quem você é implica em entender que o ser humano é um mosaico de experiências. Eu sou Dumplin'. Will. Willodean. Gorda. Feliz. Insegura. Corajosa."

Acho que algumas pessoas poderam tentar se enganar que o foco do livro é o romance, mas não é. O livro é sobre a Will, o romance é um mero detalhe. Assim como na nossa vida, nós amamos nos apaixonamos, mas não é isso que dita quem nós somos. Dumplin' é um livro sobretudo sobre empoderamento feminino. É um enredo que fala sobre coragem, determinação, sobre enfrentar tudo e todos (inclusive a sua própria cabeça) é sobre se aceitar.
A história nos mostra o amadurecimento da personagem, nos mostra que até mesmo quem sofre julgamentos está passível de julgar as pessoas. Muitas vezes esse julgar o outro vira até um hábito, pois acaba sendo visto como autopreservação.

E esses são só alguns pontos levantados nessa leitura, se eu for falar de todos essa resenha iria ter uns dois metros...

(leia a resenha completa no blog)

site: http://www.conversasdealcova.com/2017/07/resenha-dumplin-julie-murphy.html

Raquel.Cassia 19/04/2021

O que me intrigou na personagem foi que apesar de aceitar e se sentir bem com seu corpo, ela se incomoda com a aparência das outras meninas. Além disso, ela é um pouco egoísta, mas a leitura é bem fluida e o romance deixa o coração quentinho ?

Márcia 18/05/2021

"Eu não tenho que vir trabalhar de sainha. Também posso usar calça comprida. Mas o cós da calça de poliéster não era elástico o bastante para passar pela minha cintura. Ponho a culpa na calça. Não gosto de pensar nos meus quadris como um estorvo e sim como um atrativo."(pag. 11)
"Sei que as garotas gordas deveriam ter alergia a piscinas, mas eu adoro nadar. Não sou boba: sei que as pessoas ficam encarando, mas não podem me culpar por eu querer dar uma refrescada. E por que isso deveria fazer alguma diferença? Ter coxas enormes e cheias de celulite me obriga a pedir desculpas a humanidade?"(pag.30)

Tami 05/04/2022

Perfeito, principalmente pra quem procura se entender
Esse livro é incrível, impressionante como não vejo quase ninguém falando dele, pelo amor de Deus esse livro precisa de um hype!!!
A Will é uma garota forte, mas com o primeiro amor a briga com amiga vemos ela frágil, as inseguranças, foi impossível pra mim não identificar com ela em várias partes do livro e isso valeu tanto a pena pra mim enquanto lia, por que me fez entender coisas sobre mim mesma e valeu tanto a pena ler essa preciosidade

Evelyn.Marengo 27/12/2020

Vou ser sincera, tive uma certa dificuldade de ler esse livro. Já faz algum tempo que eu vi o filme então posso estar totalmente equivocada, mas para mim ele retrata melhor essa questão de quebrar padrões e sonhos, coisa que no livro parecia que ela tava mais preocupada com garotos do que o resto. Até a história da tia dela também teve melhor desenvolvimento que me deixou mais comovida com a situação.

Sei lá esperava mais....

Neyna 11/01/2021

Esse livro fala sobre autoestima de uma forma maravilhosa!
Willowdean traz para nós a visão que a grande maioria das vezes, a sociedade não naquelas pessoas fora do padrão: elas podem sim ser felizes no corpo que tem!

Esse livro é muito representativo e ensina sobre autoestima, autoconfiança, arriscar para conseguir o que quer e inúmeras outras coisas. Recomendo ?

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 21/12/2020

É um bom livro, mas sinto que estou cansada de livros do gênero... Em alguns momentos a Willowdean é super egoísta e da uma raivinha dela... Lembro de ter amado o filme. Mas o livro, achei ok.

jordanacassiano 25/09/2020

Bem escrito. Personagens cativantes. O livro tem uma profundidade que vai além do que eu imaginava. Apenas esperava mais do final, não sei se é porque realmente deixou a desejar ou porquê eu não queria que tivesse acabado.

Kelen 04/04/2021

Adorável
O livro é uma graça, embora tenha deixado a desejar em alguns pontos, em sua maioria, simplesmente adorei.

Leo Oliveira 08/08/2017

Dumplin' foi um livro que me surpreendeu positivamente. Acredito que livros como este são extremamente importantes, principalmente no mundo em que vivemos. Willowdean é uma protagonista segura de si e incrivelmente divertida, mas em alguns momentos ela acaba sedendo para o padrão imposto pela sociedade e isso me deixou um pouco chateado, é claro que ela passa a mensagem de autoconfiança muito bem mas talvez ela não seja tão autoconfiante assim. Sendo assim, acabei me questionando sobre a construção da personagem, se ela realmente precisava "deslizar na lama" para se autoafirmar na história. Este foi o ponto mais negativo que achei, mas compreendo que isso faz parte do nosso dia-a-dia e nem todo mundo é cem por cento confiante em si mesmo.

Os personagens secundários são maravilhosos, me apaixonei por cada um deles e foi lindo ver como o tema "amizade" foi abordado nesta história. Julie Murphy conseguiu me cativar muito mais do que eu esperava e isso é um puta elogio.