Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Madu 22/07/2023

Fui motivada para essa leitura por outro livro do autor, de qual gostei bastante, porém minha primeira percepção é que ele se perdeu um pouco no desenrolar da narrativa.
Livros de investigação não são uma leitura usual minha, e não consegui ter paciência para as voltas que esse livro deu.
O enredo em si é ótimo, instigante e tem uma linguagem muito fluida, estimulando o leitor a querer continuar. O final foi muito bem amarrado, o autor concentrou a atenção do leitor em um ponto (que me decepcionou um pouco), mas para assim fazer uma relevação maior.
Porém, existe muita informação desnecessária.
Páginas e páginas de explicações que não contribuem em nada para o enredo principal, um falso desenvolvimento de personagens secundários que no final não muda e não incrementa nada na história além de mais páginas a serem lidas.
Esse enredo não precisava ocupar 560 páginas.
Foi uma leitura de altos e baixos, quando alcancei o meio só queria que acabasse logo.
Millena50 22/07/2023minha estante
famous

Gabriela Gonçalves 08/10/2021

Finalmente terminei de ler toda a série do Robert Langdon. Foi uma experiência muito legal porque, apesar dos altos e baixos, gosto muito da maneira que o Dan Brown conta as suas histórias. Em Origem fiquei ansiosa e preocupada para saber que grande revelação seria essa que acabaria com as religiões do mundo. O que Dan Brown teria imaginado para esse grande momento? Depois que a "grande revelação" encontra a luz do dia eu pensei: realmente só poderia ter sido esse o caminho. É uma descoberta que nem é tão descoberta assim, mas que pode gerar debate a respeito do "para onde vamos?". Só acho que poderia ter uma discussão mais aprofundada a respeito disso ao invés de cair no velho conto da utopia tecnológica. Achei esse livro mais coeso do que Inferno. Entretanto, teve um ponto que achei clichê e previsível e que não foi dada a devida importância. É um ponto que poderia trazer um debate bastante legal - coisa que o Dan Brown sabe fazer muito bem - mas que foi trabalhado de maneira super rápida no final do livro. Não é um livro ruim, pelo contrário, instiga o leitor a virar a página para saber o que acontece. Eu só acho que é um livro que não traz a essência do Robert Langdon que conhecemos nos primeiros livros. Apesar disso, é um personagem que gosto bastante de acompanhar.

Minha ordem de preferência da série fica assim:

1. O Código Da Vinci
2. Anjos e Demônios
3. O Símbolo Perdido
4. Origem
5. Inferno

Amanda MN 03/10/2020

Acho simplesmente impressionante como Dan Brown consegue nos prender em suas histórias e sua forma incrível de fazer isso, assim como os anteriores A Origem conseguiu me surpreender e me prender do começo ao fim.

Tatiana Brandão 28/04/2020

Origem
Muito mais do que uma receita de bolo, os livros de Dan Brown são instrutivos, Origem não é diferente trazendo informações sobre arte, história das religiões, física, literatura.....

Um livro excelente que vale a leitura.

Tathy Melander 13/05/2020

Não é o melhor livro do Dan Brown, mas passa longe de ser o pior.
Apesar do assunto central ser a tecnologia, é um livro lento, em que as coisas demoram bastante pra começar a acontecer. Não que isso tenha sido ruim, mas para quem está acostumado com Dan Brown, é estranho...
Eu falei que o assunto central é tecnologia? Pois bem, engano meu... Fui enganada o livro inteiro porque, no final, o centro de tudo é o Amor.
Ler esse livro em um momento como essa quarentena mundial de Covid-19, serviu para dar um pouco de esperança, de que dias melhores virão e a Humanidade ainda tem "conserto" sim.

Apaixonem-se e encantem-se pelo Winston e depois reflitam, em choque, sobre esse sentimento no desfecho do livro.
Layla.Ribeiro 13/05/2020minha estante
Concordo com vc , não é o melhor , mas é bom pra relaxar a mente.

Clara 19/05/2020minha estante
Ainda estou em choque com a revelação do ato tomado por Winston. O mais interessante foi a maneira com Dan nos insinuou e incitou nosso lado humanizador em relação à inteligência da IA, nos induzindo a pensar que Winston poderia até mesmo sentir. Mas ao fim nos deparamos com a verdade que havíamos ignorado: computadores não sentem e nunca serão humanos. A atitude dele para com Edmund foi chocante, me fez pensar que ele era ruim (mais uma vez humanizando as máquinas), mas não, ele não é mal ou ruim, ele é simplesmente uma máquina seguindo comandos e sua programação.

clrss 02/04/2021

Reflexivo
Até os 50% do livro eu estava um pouco desanimada e até incomodada com a característica de "cada livro uma mulher linda" do autor, mas na segunda metade me segurou de uma forma surpreendente e me fez refletir muito sobre o futuro, mesmo sendo uma ficção.

Moon? 18/03/2023

Gostei!
Achei poucas as cenas de ação comparado aos outros livros do autor mas fica claro desde o início que esse não é o objetivo desse livro.
a descoberta eu achei genial. todos os dados e as pesquisas que o autor fez para esse livro foram muito certeiras. acho bem possível que o futuro aconteça como descoberto aqui.
um livro inesquecível!

(winston melhor personagem)

IronyCarol 19/04/2020

A obra, dentro da obra.
A verdade é que não tem como ler um livro do Dan narrando as aventuras quase forçadas de Robert Langdon sem se pegar suspirando pela narrativa e pelas artes descritas.
Sem contar, claro, as inúmeras reviravoltas que nos pegam desprevenidos e lançam um feixe de luz num novo ponto de vista.
Sem dúvida uma das melhores leituras do ano, e digo sem medo.
Construído como uma série de intrínsecas reviravoltas, este livro nos leva a viagens magníficas, a arte e cultura, e, sobretudo: tecnologia.

Leitura obrigatória aos fãs deste magnífico autor.

Tha 05/02/2021

Livro super envolvente, assim como os outros do mesmo autor. Para quem gosta de arte ou tecnologia, o livro tem muito a acrescentar. No entanto, se o interesse for apenas em uma história de mistério e assassinato, o leitor vai encontrar grandes passagens monótonas descritivas sobre arte moderna e outras sobre tecnologia, computação e Inteligência artificial. Como adoro arte, também adorei cada passagem descritiva e explicativa sobre o assunto. Acrescentou muito para mim e super indico o livro, que me prendeu até o fim.

Hellen.Zanetti 18/08/2022

Lê Sheldon...
Não sou fã do autor, porém, o livro é bom, bem inteligente e envolvente, mas... superestimado.
O começo é arrastado mas depois desenrola, o final não foi nada improvável, enfim, razoável.

Rodrigo 29/09/2020

Oriem
Foros aventuras de Robert langdon.
Suas estórias pendem do começo ao fim.
Leitura recomendada...

roses in winter 27/12/2021

origem - 2021
do modo como o cientista tinha falado, eu esperava que fosse uma super descoberta, que faria meu cérebro pensar por dias sobre; mas não rolou. li no começo do ano, inclusive, o meu primeiro livro de 2021 foi "o código da vinci", uma outra obra do dan brown ? e convenhamos que essa é simplesmente um espetáculo de suspense, ficção e ação ?, o que fez com que eu criasse uma expectativa muito grande para "origem" que não foi retornada com muita satisfação.
eu gostei e recomendo muito, todavia não é uma história que eu compraria para ter na minha estante (por mais que já esteja lá). minha última leitura de 2021, quatro estrelinhas de cinco. :)

Aline 06/12/2020

O livro começa bem instigante e quem conhece já o estilo do autor, sabe que funciona assim. Porém da metade em diante creio que a minha empolgação caiu bastante e tive até de dar uma forçada pra finalizar. Muita expectativa foi sendo posta desde o início mas quando veio a resolução, fiquei meio assim, "era isso?". Gosto do autor tanto que agora só me falta um livro já lançado para poder ler, mas esse foi o que menos me prendeu a atenção.