Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Luhran 07/06/2023

Há muito tempo atrás, um garoto chamado Otto prometeu libertar três irmãs que eram prisioneiras de uma bruxa no meio da floresta após as mesmas o ajudar a encontrar o caminho de casa. Com o espírito das irmãs dentro de um gaita com um som encantador, Otto deixa que o instrumento no decorrer dos anos ajude outras pessoas através da música.
Ecos ecoa em três histórias destintas no período da grande segunda guerra, onde o nazismo se instalava na Alemanha e destruía lares por diversos lugares. Com a gaita em mãos, os protagonistas apaixonados por música transmitirão uma dolorosa história.
Em 1933, Friedrich é um garoto cheio de sonhos e quer mais do que nunca ser um músico tão talentoso quanto seu pai. O que ele jamais imaginaria, é que a Alemanha Nazista se alastraria de uma forma irreparável e destruiria todas as suas expectativas para o futuro. E nem a música, seu maior refúgio, o salvaria da solidão da guerra.
Em 1935, a gaita de Friedrich parou nas mãos de dois pequenos garotos da Pensilvânia e nunca saberemos como. Mike e Frankie são dois irmãos que vivem num orfanato após perderem sua avó. Talentosos em níveis extraordinários, os irmãos inseparáveis usam a música para encontrarem aconchego e quem sabe, novamente um lar.
Já em 1942 na Califórnia, Ivy mora nos EUA mas descende de uma família de imigrantes mexicanos. Além de toda a xenofobia que encara em sua própria vivência por sua descendência, ela descobrirá que os Americanos também distribuíam esse ódio em famílias japonesas e até os enviava para campos de concentração. Com a gaita de Otto em mãos, ela usará a música para se libertar de rótulos inapropriados.
Ecos enlaça três histórias distintas num único propósito. Todas doloridas, com personagens cativantes e que nos encantam através de sua paixão pela vida e pela música. Num período difícil, com o caos instaurado no mundo, as crianças aqui narradas certamente nos arrebatam para um lugar desconfortável e nos presenteiam com um coração apertado em toda a leitura.
A história de Mike e Frankie me fez soluçar de chorar em diversos níveis. Definitivamente li este livro sem saber sinopse alguma e sem esperar que me destruiria tanto.

Guilherme Dehon 06/06/2023

Ecos...
Resumo

"A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa... as irmãs o ajudam a encontrar o caminho de casa, e ele promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma gaita de boca."

"Essa espécie de Gaita mágica, passará às mãos de novos donos...
Um menino vivendo os primórdios do nazismo.
Dois irmãos, órfãos, lutando para não serem separados pela adoção, e uma menina, filha de imigrantes mexicanos, que passam a cuidar da casa de uma família japonesa que foram enviados a um campo de concentração nos Estados Unidos, por causa da Segunda Guerra Mundial."

Pam Muñoz Ryan me levou de um extremo a outro nesta angustiante e surpreendente jornada que foi Ecos...

Ela conseguiu passar em cada um dos contos, uma verdade tão intensa que parecia que estamos vivendo cada situação no lugar dos personagens...

A combinação nada comum entre conto de fadas, e fatos históricos, foi algo simplesmente surreal!

Os contos tem em comum, além das mazelas e dificuldades da vida, o amor, a amizade e a dedicação pelos seus.

E todo estão ligados pela "magia" da música!

Leiam!

Sabrina.Rodrigues 06/06/2023

Ameiii
O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial ?a guerra para acabar com todas as guerras? , quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs.

Obs: Simplesmente incrível!! Ecos retrata vários contos, história diferentes e de pessoas diferentes, porém todas estão unidas pela música,
Muito imersível, ao ler ao ler estes contos você é transportado á diversas situações emocionantes e dolorosa, porem a única coisa que liberta os personagens é a música.
Porque todo mundo precisa de algo belo está vida!! ??

MariaCriCri 28/05/2023

Música é um remédio pra alma
Simplesmente emocionante e incrível!
Ecos retrata vários contos, histórias diferentes de pessoas diferentes, passando pelo mesmo período, a Segunda Guerra Mundial, e unidas pela música!
Muito imersivo, ao ler esse livro você é transportado à diversas situações emocinantemente dolorosas em que o que salva as personagens é a música. Porque todos precisamos de algo de belo em nossas vidas!

Ps: prepare-se para chorar horrores, se estiver lendo o livro físico cuidado pra não manchar as páginas com suas lágrimas.

Luli.Spalenza 20/05/2023

Ecos - Darkside
Livro incrível e mágico! Além de visualmente lindo, como todos da darkside.

Indico pra todo mundo que quiser se encantar pela junção de fantasia e música!

Ane 06/05/2023

A muito tempo queria ter lido esse livro. E acho que fiz no momento certo, consegui aproveitar nem a leitura. Amo temáticas conto de fadas e fábulas.

Tháh 03/05/2023

O mensageiro
Ecos é um conto de fadas misturando momentos do século XX resultando numa fantástica fantasia histórica repleta de sentimentos e assim emoldurando com o poder da música.
Alguns anos antes da primeira guerra, um garoto chamado Otto, compra de uma cigana uma gaita e um livro sobre a história de três irmãs que foram enfeitiçadas por uma bruxa em uma floresta, as três irmãs não poderiam sair da floresta em forma humana, seus espíritos só podem sair da floresta dentro de instrumento de sopro e por um mensageiro. Otto dá início ao processo de quebra da maldição.
Muitos anos depois esse instrumento chega nas mãos de novos donos e transformar a vida de cada um.
? Friedrich é um menino Alemão, que sonha em ser maestro, mas ele possui uma mancha em seu rosto, em uma Alemanha em ascensão nazista, parece o definir mais do que o seu talento.
? Mike é um jovem pianista prodígio que vive um orfanato junto de seu irmão Frankie e luta para não ser separado de irmão caçula. Por serem órfãos, Será que ele sonha em ter uma família e ser amado junto de seu irmão.
? Ivy junto de seus pais, cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela é apaixonada pela música. Tudo o que quer é um lugar para chamar de seu, mas o que fazer quando o seu lar, o país em que nasceu, custa a lhe dizer de que você não pertence lá por ser descendente de mexicanos, Bem, Ivy e seus pais lutam para mostrar que pertencem sim a onde quer que eles, ou todos queiram pertencer.

Quotes :

?? Ele nunca se esqueceu de que o futuro delas lhe fora confiado. Nem que a gaita levava suas maiores esperanças ? de serem livres, de serem amadas e de pertencerem a algum lugar além de um círculo de árvores ?, para que a história delas pudesse ser escrita algum dia.?
?? Música não tem raça nem qualquer inclinação!?, disse Papai. ?Todos os instrumentos têm uma voz para contribuir. Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas.?
??As três irmãs, Otto e todas as pessoas que um dia soprassem aquele instrumento incomum estavam ligadas pelos laços sedosos do destino. Era hora de passar a gaita para outra pessoa. Com um minúsculo pincel, ele inclinou a gaita e desenhou um pequeno M vermelho na lateral da madeira. M de mensageiro.?

Isi_nha 29/04/2023

Sério, leia esse livro
Eu amei muito esse livro, ele estranhamente me deu coragem em horas muito necessárias. Senti todos os tipos de sentimentos durante a leitura, o que deixou o livro ainda melhor, foi muito reflexivo, e abriu minha mente para questões como oportunidades e sonhos. Virou um favorito com certeza

Renata..nunes 22/04/2023

Ecos
?Uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música?

Só posso dizer: que livro magnífico, daqueles que dá um quentinho no coração! Algo que todos deveriam ler!

Vlyx.kih 18/04/2023

Livro q eu mais fiz anotações
Gostei bastante de ler as histórias desse livro, principalmente a primeira e a terceira. No começo achei que elas terminavam com um final aberto e trágico, mas depois vi q os finais eram juntos na última parte do livro, oq pode ser meio esquisito, mas os cortes de cada história eram no maior climax do momento, oq elevava a emoção com um "mds oq foi q aconteceu aqui??". Adorei os finais de cada personagem e principalmente a descrição do ponto de vista do Mike. Foi bom o tempo q passei lendo, mas não me marcou nem nada

Ana 16/04/2023

Fui ler esse livro achando que era somente mais um livro de fantasia, mas tive uma agradável surpresa. Um livro maravilhoso, que nos encanta e arrebata. Meu coração transbordou de felicidade e ficou quentinho de amor.

Nay M. 01/04/2023

Ecos
Ecos é um daqueles livros que fazem seu coração transbordar de esperança. Trazendo como pano de fundo a segunda guerra, Pam entrega uma história de magia e uma fantasia meio dark, nos permitindo ver os corações bons no meio de tanta crueldade. ?????????
?????????
???Dividido em quatro partes: o encontro de Otto na floresta com as três garotas amaldiçoadas, a história de Friedrich na Alemanha, em 1933, os desejos de Mike e seu irmão nos Estados Unidos, em 1935 e a história de Ivy no Sul da Califórnia, em 1942. Cada um deles tem uma história diferente à contar e com dois elementos que os unem, um deles sendo a protagonista dessa história: a música.
?????????
???__"Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. A música supera todas as distinções entre as pessoas."
?????????
????Quatro "fábulas" distintas, mas que fazem parte de uma única composição. Histórias contadas pela visão de quatro jovens incríveis e autênticos que conquistam nossos corações desde a primeira página. Utilizando um período sombrio, Pam através de cada história, nos mostra as dificuldades que as pessoas enfrentaram naquela época, independente do lugar do mundo em que viviam.
?????????
???Ecos é um livro harmônico, com magia e musicalidade. Uma história emocionante, repleta de sensibilidade e crueldade, que fala sobre desejos, esperança e a natureza humana. Um livro que toca a alma e esquenta o coração, merece muito ser lido!
?????????
??__"Não importa o quanto você não tem, sempre há muito mais na vida para se ter... Vai sempre existir a mesma quantidade de "talvez as coisas melhorem em breve."

Julieper Lee 28/03/2023

Emocionante
O livro me prendeu do início ao fim, a história de Friederick, Mike e Ivy junto com a música me deixou ansiosa e emocionada em todo final de conto.
O laço de seda se juntando no final, mostrando tudo que aconteceu, e todos os sonhos realizados da esperança.
Pam Munõz ganhou esse prêmio muito bem merecido.

Gabybadgirl 24/03/2023

Decepcionante.

O começo da narrativa é boa,porém com o avanço da leitura,o livro se tornou cansativo mesmo tendo vários personagens que não ou talvez se conecte de alguma forma,li na força da vontade porque eu tenho pena de abandonar o livro,só abandono por tentativas frustadas.
A edição e belíssima como todas as edições da darkside,apenas minha experiência literária não foi boa.