No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Paulinha 05/05/2021

No seu pescoço
A Chimamanda é maravilhosa mesmo. Ela escreve de forma crua e real, fiquei impactada com alguns contos desse livro. Apenas leiam!!

Laura 25/05/2020

Eu amei a escrita da Chimamanda. Realmente gostei do livro e algumas histórias ainda estão na minha cabeça, eu fico pensando sobre elas.

Karina 14/06/2020

Chimamanda consegue levantar muitos pontos pesados com delicadeza e uma sutileza incrível. Em todos os contos ela aborda questões como racismo, machismo, imigração e cultura africana o que torna a leitura muito rica.

Jacqueline 09/05/2021

Se tornou o meu favorito...
Eu gosto muito de livros de contos e da possibilidade que eles propiciam de se contar várias histórias em "poucas palavras ".(Em comparação com um romance).Gostei muito de "No seu pescoço " e me atrevo a dizer que esse livro se tornou o meu favorito entre os publicados pela autora. Todos os doze contos me tocaram de alguma forma, uns mais , outros menos. Mas eu acho que ela conseguiu tecer com maestria um livro de contos cujo fio condutor é o machismo, as consequências da colonização e a desigualdade social adivinda da colonização.

Jéssica 22/11/2021

Sobre histórias reais
Dividido em 12 contos curtos, Adichie traz temáticas fundamentais que percorrem a territorialidade, decolonização, as invasões física e simbólica do continente africano, multiculturalidades, a emancipação e protagonismo da figura feminina, a dura realidade de imigrantes, dentre tantas outras.
Minha primeira experiência com a autora contista e romancista foi tão boa quanto o contato com seus livretos de não ficção. Com uma narrativa acolhedora, ela explora diversos segmentos das sociedades africanas, convidando-nos a conhecer essas realidades.
Pessoalmente, gostaria de dar ênfase ao último conto, "A historiadora obstinada", no qual Adichie constrói uma realidade rica em detalhes de um clã nigeriano que fora, gradativamente, invadido pela dantesca catequese anglicana e católica. Nwamgba, que tenta se prender a suas raízes e poesias em meio a injustiças e desesperanças, vê primeiro a perda dos nomes, dos costumes, e, finalmente, da religião e das personalidades. Nisso, a autora alerta, por intermédio de Afamefuna, da importância da valorização de sua própria cultura, linhagem, e de apontar, sempre que necessário, ao óbvio — que por sua vez não não se mostra tão óbvio ao pensamento colonizador. Enquanto no antepenúltimo conto, "Os casamenteiros", é retratado o abandono das raízes por Ofodile em função da adoção do famoso "american way of life", Afamefuma representa o completo oposto, um retorno, diria, para o profundo e interior de si mesmo.

Clara 13/01/2023

É sempre interessante analisarmos as mais diferentes realidades culturais e seus choques, bem como adequações, no contato com outras.
A individualidade se estabelece aí: quais são os limites de minha mudança de hábitos e concepções? Até onde minha plasticidade permite alterações além desses limites?

Lais Porto (@umaleitoranegra) 10/09/2020

No seu pescoço
No seu pescoço é um livro de contos, 12 contos extremamente potentes, envolventes e perturbadores, pra cada leitura você vai precisar tomar um fôlego, não são contos muito longos, mas a história é tão rica, tão bem escrita e apresentada para nós leitores que parece que cada conto é na verdade um longo romance e que o livro possui somente a sua história.

Chimamanda discorre sobre diversos assuntos em sua narrativa, todos com personagens negros seja em África ou em estado de imigração. Ela mexe com os valores, sentimentos, ideologias dos seus personagens e cada movimento desse reverbera de forma intensa no leitor ou leitora.

A imigração é um dos temas que mais aparece, a escritora aborda questões burocráticas, do choque e da diversidade cultural, ela consegue desmistificar ideias sobre uma vida melhor nos EUA, de que neste lugar pode-se alcançar um status superior, fica explícito que uma pessoa negra independente de sua qualificação educacional não deixa de ser um uma ameaça nos EUA.

Cada conto nos aproxima mais de África, local este que Chimamanda consegue exaltar a beleza e também não poupa intensas críticas, questiona questões culturais, sociais e políticas. No conto A embaixada americana fica evidente a forma que está posta essas críticas.

O livro começa e termina com contos que se passam em África, sendo o último conto um escrito de esperança e de conexão com toda a ancestralidade, o título é A historiadora obstinada, vou deixar um trecho do final do capítulo, literalmente o final do livro, possibilitando terminarmos toda a caminhada de leitura de No seu pescoço com o coração aquecido.

“Foi Grace quem, cercada por seus prêmios, seus amigos, seu jardim de rosas inigualáveis, mas sentindo-se, sem saber explicar bem por que, distante de suas raízes no fim da vida, foi a um cartório em Lagos mudar oficialmente seu primeiro nome de Grace para Afamefuna.

Mas, naquele dia, ao se sentar ao lado da cama da avó à luz do crepúsculo, Grace não estava nem contemplando o futuro. Ela simplesmente segurou a mão da avó, com sua palma áspera de tantos anos fazendo cerâmica.”

No seu pescoço é o primeiro livro de contos de Chimamanda, pra mim fica evidente o quanto ela tem uma escrita espetacular, seja na produção teórica, seja em romance, seja nos contos, recomendo demais que conheçam essa versatilidade da sua escrita.

site: https://leitoranegra.blogspot.com/

joazevedom 29/02/2020

Contos Para Refletir
Um livro de contos cheio de reflexões. Narrativas rápidas que conquistam nas primeiras linhas. Um livro "redondo" e assertivo. Recomendo!

Marcia 31/07/2022

Minhas impressões sobre o livro
Livro: "No seu pescoço" da escritora Chimamanda Ngozi Adichi.
Um grande aprendizado e muito a refletir sobre desigualdades sociais, racismo, vida de nigerianos nos USA, machismo, preconceitos, lutas/ brigas devido a religião,brigas política, desigualdade de gênero...
Um livro muito bem escrito ( como todos dessa escritora) que nos ensina e nos emociona a cada conto. Foi um enorme aprendizado sobre uma realidade que não conhecia.
Excelente leitura que deixo aqui minha dica de leitura.
Trechos do livro:
" ...não podia reclamar de não ter sapatos se a pessoa com quem estava falando não tinha pernas..."
" Nnedi se iluminando, seus lábios se movendo depressa, explicando que as ondas de violência não acontecem do nada, que a religião e as etnias muitas vezes são politizadas porque o governo fica a salvo quando os governados famintos matam uns aos outros..."

Camile 17/04/2021

Perfeito!!
É tão incrível a forma sensível e leve que Chimamanda escreve. Livro incrível, contos extremamentes profundos e cheios de cultura.

Malu 06/06/2020

Um dos melhores livros de contos que eu já li na vida. Com certeza o conto que tem o mesmos título do livro é o meu favorito. Amei e super recomendo. Dei 4,5 estrelas porque teve alguns (pouquissimos pra falar a verdade) contos que não me agradaram muito. Adichie é perfeita, perfeita!

helmalu 10/05/2020

Chimamanda não decepciona
Em cada conto eu percebia uma faceta da própria Chimamanda e ao mesmo tempo mil outras pessoas. Essa autora sabe criar personagem como ninguém!
Amei.

Pri Garcia 07/08/2021

Como eu amei... os contos me ajudaram a conhecer e enxergar a Nigéria e sua história, seus cheiros, culinária e suas dores! Chimamanda já tinha escrito um livro perfeito, dai veio o último conto e eu terminei no clichezao ?se você quiser o mundo, eu te dou?

markanteana 26/04/2020

Esse livro é composto por contos, rápidos de ler e com a escrita da Chimamanda a única coisa que você quer é ler mais e mais obras dela. Com certeza esse livro só aumentou a minha curiosidade sobre os livros dela e pretendo comprar outras obras dela. Pra quem quer um livro tranquilo, mas que faz a gente refletir e se interessar sobre imigração, racismo entre outras coisas, esse é ótimo.