No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Camile 17/04/2021

Perfeito!!
É tão incrível a forma sensível e leve que Chimamanda escreve. Livro incrível, contos extremamentes profundos e cheios de cultura.

Ana - @edicaodebolso 27/06/2020

No seu pescoço
Uma coletânea de contos dessa autora que a cada dia vem ganhando mais força não só na literatura como no âmbito social. Chimamanda é uma escritora nigeriana que através de sua arte entrega ao mundo a imagem real de seu país e a realidade dele.

Em meu Primero contato com ela, na leitura de Hibisco Roxo ficou muito claro que as vezes temos ideias divergentes do povo africano, isso também é exposto em sua palestra O perigo de uma história única, disponível no youtube, que a propósito deixo aqui minha indicação.

Em todos esses contos é possível ter uma mínima noção do cenário político, da cultura e idioma da Nigéria. Assuntos como imigração, também é muito abordado pela autora o que ao meu ver é uma realidade presente em seu pais de origem.

São contos curtos mas que irá te proporcionar uma boa visão cultural de países que raramente são palco na literatura.

Laura Finesso 10/09/2020

“À noite, algo se enroscava no seu pescoço, algo que por muito pouco não lhe sufocava antes de você cair no sono.”
Que eu sou apaixonada pela escrita da Chimamanda desde Americanah, já é de conhecimento de muitos dos que me acompanham a mais tempo por aqui; porém, com No Seu Pescoço, essa paixão se transformou em uma imensa admiração.
Composto por 12 contos, o livro aborda temas dos mais diversos: racismo, imigração, relacionamentos tóxicos, machismo, relações familiares, e por aí vai. Mas a beleza está na experimentação que a Chimamanda fez no livro, usando narrativas em primeira ou terceira pessoa, e colocando o leitor como foco narrativo.
Ela nos apresenta não só a Nigéria, mas a história nigeriana, o passado doloroso do país e a vivência nele. Ademais, ela nos mostra como é ser um imigrante nigeriano nos Estados Unidos, os preconceitos sofridos e as expectativas impostas sobre eles.
Além disso, a escrita dela permanece mágica como sempre. A beleza das palavras que ela escolhe, a forma dela de representar coisas intensas com uma simplicidade poética… isso me envolveu, e quando menos percebi, estava chorando e com o peito aperto junto dos personagens.
Há algo de muito diferente em como ela escolhe descrever os sentimentos e observações dos personagens, mas não sei se consigo pôr como me sinto em relação a isso, em palavras. É algo que se faz lembrar, como o amargor de alguma comida, ou até aquela angústia no fundo da alma que se faz presente, como uma sombra.
Ela tem em suas mãos o poder de atenuar os sentimentos mais excruciantes, e intensificar os sentimentos mais suaves; ao seu bel prazer, da forma que só ela faz. Por isso esse livro foi o único que fui capaz de ler durante a ressaca literária em que estive em Agosto, e também foi favoritado.
Apenas leiam Chimamanda, meus caros. É uma experiência diferente, e é encantador.

“Mais tarde, no chuveiro, você começou a chorar. Observou a água diluir suas lágrimas, sem saber por que estava chorando.”

site: https://olivrosecappuccinos.blogspot.com/2020/09/no-seu-pescoco-chimamanda-ngozi-adichie.html

camila.c.frederico 11/04/2021

Ótima escritora!
A escrita é muito boa. Os contos são interessantes e mostram histórias próximas e distantes ao mesmo tempo.

Helen 06/10/2021

Histórias tão reais de sentir gosto
Os contos da autora são carregados de uma força e de um contexto que parece que ela está contando história da vizinha, da prima ou de uma conhecida.

É triste ver realidades tão diferentes da nosso e imigrantes com tanta falta de esperança que a única esperança é os Estados Unidos.

É triste saber que tanta ancestralidade e cultura é perdida ou trocadas por coisas tão fúteis.

É triste saber que ainda há tanta impunidade nessa lei do casamento em que as mulheres sempre são as submissas e despedaçadas.

Alguns contos são mais fortes que outros, mas a forma com que são inscritos sem final feliz de filme de ficção oferece uma leitura muito mais densa, a vida é assim e pronto.

Raissa 29/12/2020

Chimamanda é uma autora incrível que me deixou paralisada do começo ao fim. ?No seu pescoço? é um livro que todo mundo deveria ter na cabeceira da cama em algum momento da vida. O livro, com 12 contos com finais em aberto, aborda de uma forma muito precisa assuntos e lutas tão presentes é necessárias hoje. Com uma crítica sociopolítica muito forte, os livros de Chimamanda são a referência que todos deveriam, ao menos, ler um capítulo.

Luciana.Esteves 05/05/2020

O primeiro livro que li dela. Gostei demais. A forma como ela inclui a cultura local nos contas é bem interessante.

Carolina 04/03/2020

Ótimos contos
Vários contos, que te deixam com gostinho de quero mais.

Fer 21/08/2021

1º contato com a escrita da autora
Meu primeiro contato com a escrita da incrível autora Chimamanda Ngozi Adichie foi com a coletânea de 12 contos intitulada No seu pescoço.

Ainda quero muito ler seus romances como Hibisco Roxo, Meio sol Amarelo e Americanah, pois já vi excelentes comentários e recomendações.

Ela aborda temas como preconceito, invisibilidade, uma América ?idealizada?, ? o sonho americano? abandono das raízes de forma magistral. Isso fica bem nítido no conto Os casamenteiros.

Gostei bastante também do conto Fantasmas, embora não seja algo que tenha muito a ver com meu estilo de leitura.

E você, já leu No seu pescoço? Qual seu conto favorito?

Braitete 24/07/2020

Rico
Os contos são maravilhosos, ricos de significado.
As protagonistas são mulheres fortes e particularmente isso que também me deixa maravilhada em inúmeras leituras, é essencial ter personagens bem construídos e nisso Chimamanda nunca peca!
Na realidade, Chimamanda me ganhou através desse livro, mas fico confusa devido a diferença desses contos com Americanah, por exemplo.
Aqui ela possui uma escrita mais objetiva, contando sem enrolações. Eu realmente amo o modo que Chimamanda nos leva para o futura, passado e presente sem percebemos.

samir27 10/07/2021

No Seu Pescoço
Chimamanda conseguiu um cantinho especial em meu coração no quesito melhores autores. Neste livro ela trouxe um compilado de 12 contos que se passam na Nigéria-EUA e os personagens que são descritos em primeira e terceira pessoa, fazem a todo momento comparações entre ambos os lugares. Mais uma vez escrevendo que só ela sabe, Chimamanda faz a gente se envolver com os personagens de uma maneira bem ágil. Confesso que demorei um pouco pra ler, pois, me perdi em algumas histórias que pareciam terminar inacabadas. Mas ainda sim sem perder sua essência.

Ivandro Menezes 12/08/2020

A Nigéria e a outra Nigéria
?No seu pescoc?o? conte?m 12 contos que constroem cena?rios de desolac?a?o, autoritarismos, machismo, deslocamentos e desolac?a?o cultural, poli?tica e afetiva na vida de suas protagonistas e protagonistas tendo sempre a Nige?ria como horizonte e/ou cena?rio.

A viole?ncia do peri?odo ditatorial, os desequili?brios de ge?nero, o sufocamento das crenc?as, das vozes e da pro?pria identidade nigeriana e africana pelo olhar e cultura estrangeira, sobretudo inglesa e norte-americana, a solidariedade dos imigrantes, as viole?ncias simbo?licas e fi?sicas, tudo se mistura e e? trabalhado com destreza e maturidade.

Chimamanda segue a? risca a regra de que nada no conto pode ou deve ser desperdic?ado.

Destaco os contos Cela Um, Fantasmas, Jumping Monkey Hill, Os casamenteiros e o o?timo Amanha? e? tarde demais.

Vale a leitura.

Emmanuele.Machado 15/01/2021

Sou suspeita pra falar quando se trata de Chimamanda, mas essa é mais uma obra da autora cheia de reflexões necessárias e uma escrita impecável.

Teder 02/04/2020

Contos de Chimamanda
Os contos de Chimamanda nesse livro retratam a vida do negro nos EUA e mostra como questões como o racismo e o preconceito de gênero ainda são muito fortes. É um soco no estômago dos mais ingênuos que acreditam que a igualdade existe e as oportunidades são as mesmas para todos

Carol 22/03/2021

Livro para ler e reler...
Que livro este!!! Mexeu demais comigo e me fez pensar em muitas coisas... Meu conto favorito foi o último... Chimamanda escreve com uma delicadeza incrível!!!