No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Pasi 09/02/2024

Múltipla
Escritora que se sai bem em várias narrativas com assuntos como: imigração, desigualdade racial, conflitos religiosos e relações familiares. Mas não foi meu livro favorito dela!

mariaclara.pb 06/02/2024

Sente-se, pois Chimamanda vai te contar excelentes estórias
Um livro com 12 contos, todos muito bem construídos, alguns com finais abertos,mas todos com críticas necessárias e incisivas. Chimamanda descreve em cada conto as heranças da colonização na Nigéria e no seu povo. No sofrimento de guerras civis, no patriarcado importado da Europa, na pobreza e miséria que colocam as pessoas em situação de vulnerabilidade, no apagamento dos povos originários, seus idiomas e religião. Ela demonstra também a dificuldade da vida do imigrante negro no EUA. Além é claro, de destrinchar os sentimentos humanos sentidos por todos nós.

É um livro que para quem estuda raça, gênero e decolonialiedade é um bálsamo. Se você não estuda esses temas também conseguirá pegar as críticas tecidas.

jmouramachado 01/02/2024

Encontrei minha nova autora favorita
A Chimamanda escreve tão bem que você se conecta com a história e os personagens muito rápido. Me apaixonei pela escrita dela e quero ler todos os outros livros.

snuneshonorato 31/01/2024

No seu pescoço
?No seu pescoço? foi um livro impactante para mim. Foi o primeiro livro que eu li escrito por uma autora nigeriana, e com certeza teve algum choque de cultura por conta disso, me causando dúvidas do vocabulário usado e dúvidas dos costumes registrados diversas vezes.

É um livro que traz muitos costumes africanos, em foco da Nigéria, os quais nunca tivera nenhum contato. Narrativas diferentes para relacionamentos, como casamentos arranjados e a normalidade de os maridos terem outras esposas e namoradas; narrativas relacionadas a fatos negativos presentes lá, como guerra, intolerância religiosa e a pobreza. Ter contato com tudo isso foi muito bom para conhecer melhor a literatura nigeriana, e quebrar minha zona de conforto de literaturas americanas.

Num geral, gostei bastante da escrita da autora, mas a única coisa que fez com que esse livro não fosse cinco estrelas para mim é certa confusão de entender o final de certos contos, os que não achei que tinha uma conclusão tão clara. Muitos contos avalio com cinco estrelas, alguns com quatro, e pouquíssimos com três. Mas, como a avaliação do livro diz respeito ao apanhado, o mãos justo são quatro estrelas.

*como havia terminado esse livro antes de publicar no Skoob, não tem as atualizações dos contos :(*

Ana Ghedin 31/01/2024

O livro apresenta uma cultura e costumes diferentes, mas que ao mesmo tempo é possível ver similaridades com o Brasil.

Os contos são muito bons, trazerem uma linguagem fácil e achei que a leitura flui bem. O meu conto preferido foi o último ?A historiadora obstinada?.

Rafa569 28/01/2024

Como sempre, Chimamanda nunca me decepcionando
Eu não sabia que No seu Pescoço era um livro de contos, mas que agradável surpresa!

A maneira como você se emociona, ri, chora, fica p da vida durante todos os contos é simplesmente espetacular. Você se sente dentro, vivenciando tudo aquilo que está acontecendo. As problemáticas sempre abordadas pela Chimamanda nos seus TEDs e no seus próprios livros romances são, obviamente, colocadas pra reflexão do próprio leitor através dessas histórias e isso é lindo de se ver.

Estela118 27/01/2024

O livro é gostosinho de ler, mas não me pegou tanto quanto Amaricanah. Gostei, mas alguns contos não foram tão instigantes.

Bruna3687 19/01/2024

Contos que fazem com que a gente tenha mais intimidade com a cultura nigeriana, o imaginário da Chimamanda é riquíssimo e afetuoso, depois dele, além do carinho pela autora, desenvolvemos consciência pelos conflitos políticos presentes no contexto e apagados em nosso dia a dia.

Letícia 17/01/2024

Envolvente e reflexivo
Os contos transmitidos por Chimamanda é de um tom convidativo a reflexão coletiva e individual em nossa sociedade sobre os assuntos que envolvem as questões raciais, de gênero, imigrações, dentro de contextualizações na qual os sujeitos dos enredos são colocados como complexos e subjetivos em seus processos individuais e coletivos.
No seu pescoço é um livro que a cada narrativa você fica envolvida com as personagens, que muito bem retratam a realidade, ultrapassando as entrelinhas do livro. A autora nos provoca a pensar no seu papel e posicionamento em relação a situações , histórias e culturas transatlântica que está presente em nossas vivências cotidianas.
Chimamanda nos convida à olhar para o eu e para o outro, o que me fez lembrar da filosofia africana do Ubuntu ?Sou, porque nós somos?.
Ansiosa para ler outras obras da autora! :)

Maria 14/01/2024

A Chimamanda é uma escritora incrível! Todos os contos são muito viciantes e dão certa ânsia para terminar logo. Todos os contos me deixaram com um gostinho de quero mais, porque ela aborda vários temas e questões e ainda assim não esgota nada, estão no final de alguns contos me peguei desesperada para saber mais sobre, para descobrir o que aconteceu com os personagens depois. Não dei cinco estrelas pois em uma aula ouvi que "existe um leitor certo" para cada livro, no sentido de que o livro necessita que o leitor tenha certo repertório para compreender totalmente o que está e o que não está óbvio na obra, e nesse caso eu não sabia basicamente nada sobre a Nigéria até ler esse livro e desconheço muito da cultura africana, então muitas coisas dos contos acabaram "passando batido" pra mim. Mas gosto de ler livros assim pois me sinto obrigada a buscar conhecimento, a sair da ignorância sobre outras culturas, outros povos e regiões e esse livro teve exatamente esse efeito em mim. Pois me vi na obrigação de buscar mais sobre as referências que a Chimamanda traz no decorrer dos contos.

olivropravoce 13/01/2024

Contos cotidianos à luz da migração de africanos aos EUA
Assim como no conto em que a escritora coloca em sua obra sua vivência anterior, a impressão que tive foi que li inúmeros eventos que aconteceram com a autora ou com conhecidos. O texto é marcado por referências africanas, os nomes dos personagens são um convite ao leitor se transladar para outra cultura. Os migrantes africanos, nigerianos em maioria, que chegam aos EUA são os personagens mais comuns. Os contos abordam assuntos sensíveis como machismo, guerra, sistema prisional, periculosidade urbana e relações familiares tóxicas, contudo, há a impressão de que os textos seriam mais atrativos se não fossem contos, mas romances. São assuntos que mereciam mais espaço para serem trabalhados. Recomendo o livro por ser leve, a leitura é acessível e os temas são importantes, porém a obra não possui o peso narrativo de outras obras da escritora.

Julia5048 12/01/2024

Como sempre, muito bem escrito
A escrita da Chimamanda escreve com maestria e demonstra uma realidade muito diferente do que estamos acostumados. como um livro de contos, eu consegui estabelecer relações com quase todas as histórias e personagens, o que é bem incomum para histórias de 20 páginas.
Adorei as histórias que falam de maneira sensível sobre a mulher na sociedade nigeriana, imigração, racismo, preconceito, religião, relações familiares, entre muitos outros temas muito bem escritos. gostei demais!

Na Tancredi 09/01/2024

Incrível
Várias partes de Americanah ainda estavam na minha cabeça, e a nota dele definitivamente aumentou com o tempo pra mim. Mas em No seu pescoço, Chimamanda não da nem tempo de pensar. Na minha opinião os contos delas superaram Americanah, ainda não li Hibisco roxo e nem Meio sol amarelo, mas nos contos ela vai muito bem.

Tem contos diversos, de pesado e violento, a um leve terror psicológico ou drama familiar.

Janine Maribondo 05/01/2024

Tudo e um pouco mais
Chimamanda sempre entrega muito, mesmo sem prometer nada. Esse livro de contos é mais um retrato da realidade nigeriana pós-golpe e da vida daqueles que tentam os EUA como uma forma de ascensão social.

Em seus livros, a autora costuma trazer muito do cotidiano, costumes e hábitos de cidades como Nsukka, Enugu e outras do seu país Natal, em consonância com o "American dream" de parte do seu povo. Eu acho incrível ver as diferenças e semelhanças culturais que nos aproximam e afastam.

Toda leitura de Chimamanda, para mim, é um aprendizado constante, além de serem sempre histórias muito gostosas de ler, apesar do teor pesado de quase todas.

Esse livro é bem fácil de ler, mesmo com os temas complicados trazidos pela escritora. Indico muito!

Rafa.Meyer 04/01/2024

Primeira leitura de 2024
Não vou mentir que eu esperava bem mais, alguns contos chamaram bastante a minha atenção mas outros me davam vontade de pular, porque não consegui me conectar com os personagens