Mate o Próximo

Mate o Próximo Federico Axat

Resenhas - Mate o Próximo

Jeff.Rodrigues 04/03/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Vem da Argentina um dos melhores thrillers lançados no Brasil em 2017. Mate o Próximo é um intricado e surpreendente labirinto onde absolutamente nada é o que parece ser e tudo pode mudar drasticamente no parágrafo seguinte, levando o leitor a duvidar até de si próprio. Federico Axat construiu uma trama pra lá de inteligente que brinca com os mistérios da mente humana e deixa claro que às vezes devemos desconfiar de nós mesmos, pois nem sempre nossas certezas são tão certas e verdadeiras assim.

De início lento, mas necessário, a história de Mate o Próximo nos é contada por seu protagonista, Ted McKay. É através do seu olhar que vamos desvendando as primeiras situações misteriosas, e um pouco confusas, que vão ser fundamentais no desenvolvimento do livro. Em síntese, Ted estava pronto para estourar os miolos quando foi interrompido pela insistente campainha. Ao atender, movido pela curiosidade, ele recebe uma proposta de Justin Lynch (que não vou detalhar) e se vê jogado numa trama alucinante. A partir daí, Ted nos guia por uma série de acontecimentos que, mais tarde, quando outros narradores surgirem, vão se mostrar completamente diferentes do que fomos levados a acreditar.

A originalidade de Mate o Próximo está na forma como seu quebra-cabeça narrativo foi construído. Cada capítulo desenvolve uma parte da história (uma peça ou um conjunto delas) que se encaixa e faz sentido ali naquele momento. À medida que os capítulos vão avançando e novas peças vão aumentando a dimensão da história, vamos percebendo que “não era bem isso” ou que “havia algo a mais”. No fim, somente quando saímos do zoom e enxergamos o conjunto completo é que temos a revelação, descobrimos a verdade total e ficamos em choque (ou gritamos histericamente).

Federico Axat conseguiu construir tão bem seu mistério, e nos envolver nele, que até as páginas finais ele ainda tem cartas na manga para revelar. Quando temos certeza de que tudo foi descoberto e revelado, ele dá a cartada final e entrega mais uma surpresa. O resultado é que a trama do livro fica ecoando em nossa cabeça muito tempo depois de terminarmos a leitura. É preciso respirar, tomar fôlego e perceber, assustados, como a mente humana é capaz de nos pregar peças com facilidade. Em última análise, Mate o Próximo mostra como, sem querer, podemos ser reféns das certezas e realidade construídas por nossa mente.

Com seus personagens carismáticos e que nos conquistam facilmente (a ponto de acreditarmos em tudo que eles nos falam), Mate o Próximo, não é apenas uma indicação de bom livro para ler, é praticamente uma obra obrigatória para todos os que amam se perder em labirintos e descobrir surpresas a cada nova página. Vá em frente, “abra a porta. É sua última saída”.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/03/03/resenha-mate-o-proximo-federico-axat/

Erikinha 22/04/2018

Maravilhoso
Sensacional ❤
Um livro que se tornou meu top três desse ano.
Me apaixonei pela escrita e pela história.
O final eu mudaria , mas mesmo assim não tirou o brilho dessa história incrível.

Erica 06/05/2018

ESPETACULAR!!! (Um grande achado)
Que história sensacional ela leva a gente a criar uma teoria que até a última página vai sendo descontruída de forma surpreendente, tem um final ótimo, uma escrita fluída e uma narração bem louca e intrigante rs...

Nas primeiras páginas já temos o protagonista Ted querendo cometer suicídio, daí o leitor já fica " Quê??" logo em seguida vamos conhecendo as suas motivações e é a partir daí que a doideira começa kkkk...personagens muito importantes vão surgindo e por mais que a historia nao faça sentido em um primeiro momento até o final vai dar uma reviravolta que vai colocar todos os pingos nos "is"

Não dá pra dar muitos detalhes porque é ótimo ir ficando com cara de bobo com cada surpresa que vai surgindo no desenrolar do livro, contar demais já seria spoiler, apenas leiam!!!

Eu super recomendo a leitura, eu daria mais do que 5 estrelas pois até o momento tá entre as minhas 3 melhores leituras de 2018, pra mim foi um grande achado esse livro ;)

Patricia 19/06/2021

Com um enredo original, uma linguagem não linear e uma escrita que estimula a leitura, o autor nos presenteia com um dos melhores thrilers psicológicos que li esse ano.

AlessandraD. 15/05/2021

Pqp, eu tive que favoritar esse livro!! MDS que livro doido e gostoso de ler!
Ted conseguiu me deixar confusa e depois gostar dele

Luliane.Machado 15/05/2021

Bom.
Bem complexo no início, mas esclarecedor ao final.. eu fiquei confusa, não sabia se o cara tava delirando ou eu havia me perdido na leitura. Bem legal e reflexivo. Nota 3.

Bel Bravini 12/05/2021

Que doideira!
Os caminhos que o autor toma deixa o livro realmente surpreendente. Comecei a ler sem pretensões e rapidamente se tornou impossível parar.
O livro descreve os labirintos da mente humana com profundidade, tendo o final mais surpreendente de todos. Por causa disso, também, a parte inicial do livro é meio confusa (talvez até entediante) porque você não entende o que está acontecendo por alguns capítulos, mas quando a estória começa a se desenrolar, meu Deus! Vale muito a pena conhecer.

Maya 15/01/2021

Loucura demais
O livro já começa fazendo a gente de palhaço, eu em todo momento achei quer seria uma pegada de ficção científica tipo as loucuras de matéria escura e pasmei no surto quando começou a ser entregue a verdade

Mike 08/01/2021

Ted é um cara que pretende cometer suicídio, até que um cara bate a sua porta e lhe faz uma proposta. Esse livro te tira da zona de conforto, quando vc pensa que pode tá entendendo ele tem uma reviravolta que te deixa perdido, teve um momento que achei que o Plot já tinha sido revelado na metade do livro, mal sabia eu que tinha muita água pra rolar ainda. Esse livro vai mostrar como a mente é algo fascinante e complicado

Priscila - @entretdsleituras 31/08/2018

"AGORA VOCÊ ENTENDE POR QUE EU NÃO CONSEGUI FALAR COM VOCÊ ANTES ANTES, NÃO É?"
O livro é um thriller psicológico, divido em quatro partes onde conhecemos Ted, que está prestes a tirar a própria vida, afim de aliviar um futuro fardo para família, quando é interrompido por um estranho lhe oferecendo uma maneira melhor de morrer, do que a qual ele estava prestes a fazer, porém nada no mundo é de graça, nos livros também parece ser do mesmo jeito, a fim de ganhar essa oportunidade, Ted terá que fazer alguns algo e ao faz sem nenhum questionamento, porém ele começa a tomar ciência do que fez, e sente que algo de errado não está certo, decidindo ir atrás de resposta, de repente uma especie de Deja vu acontece, sabemos de tudo queestá prestes a acontecer, inclusive o próprio personagem, porém Ted decidi mudar alguma coisas, afim de obter resultado diferente e encontra respostas que solucione as pontas soltas da proposta, não demora muito para você entender que esteve na cabeça de um louco esse tempo todo, um louco que está atrás da sua sanidade ou melhor do que prejudicou ela. Por ultimo acabamos conhecendo uma pouco da trajetoria dd vida de Ted e como ele chegou em tal estado, gostaria de dizer que ai fechou o livro mais vem um epilogo que termina com um último diálogo que desgraçou minha mente, estou aqui com inúmeras teoria, porém nenhumas parece certo se encaixa como resposta.
c a r o l 13/12/2018minha estante
Priscila, manda suas teorias por inbox porque também não sei o que pensar com esse dialogo final hahah

Fer2410 14/10/2020

Confuso e intrigante ao mesmo tempo
Livro confuso e intrigante ao mesmo tempo. Assim como vamos entender o que acontece, somente no final do livro, é interessante por nós fazer analisar onde a mente humana pode chegar.

Zumi 09/09/2018

Surpreendente
Uma única palavra é capaz de definir o que Mate O Próximo representa: SURPRESA.
Trata-se de uma história repleta de reviravoltas e exatamente bem pensada pelo autor, que nos condiciona a pensar que as coisas estão indo em direção a algo e em um piscar de olhos faz curvas abruptas e muda o sentido da trama completamente. Ler esse livro é achar que está entendendo, e perceber que não é nada do que pensava. E o sensacional de tudo isso é que é sempre melhor.

Ted tem tudo que alguém poderia querer, mas por algum motivo está descontente e quer por um fim em sua vida. No entanto, uma visita com uma proposta inesperada muda drasticamente o futuro do homem e dá início a uma história que é dividida em 4 partes.
Cada uma delas tem seus personagens específicos e, embora seja impossível descrevê-los aqui sem dar spoiler, são muito bem desenvolvidos, tem traços característicos e papéis fundamentais para a trama. Cada fase também tem "ciclos" (rs) próprios, e ao mesmo tempo que 1 esclarecimento é dado, 5 dúvidas são levantadas. Porém todas são sanadas até o epílogo e nenhuma ponta é deixada solta, pois absolutamente tudo que é colocado é essencial para a compreensão da história.

Tudo nesse livro é tão surpreendente e incrivelmente articulado, que parar na metade do livro para pensar em como a história começou é se perguntar como as coisas mudaram totalmente de forma e foram parar ali. É simplesmente MARAVILHOSO.

Mas, como nem tudo são flores... pequenos detalhes poderiam ter sido diferentes:
1. A capa, que não tem relação nenhuma com ponto algum do livro - e eu realmente procurei!
2. A tradução do título, que no sentido literal deveria ser "A Última Saída", o que creio eu que seria muito mais pertinente com a história que "Mate O Próximo".
3. O final. O epílogo me decepcionou de certa forma, pois particularmente não queria que tudo terminasse daquele jeito.

Todavia, essas críticas não pesam nada em comparação à sensação que tive ao ler esse livro, que é um dos melhores do gênero que já li até agora.
RE-CO-MEN-DA-DIS-SI-MO!!!

Gustavo.Marques 28/10/2018

Resenha: mate o próximo
Iniciada a leitura, percebo que a escrita do autor é impecável e não falha em momento algum e não tenho dúvida disso. O que também me chama bastante atenção é o fato dele conseguir construir um bom enredo e o método utilizado para isto. Sem muito esforço você é transportado junto com o personagem principal, se sentindo presente na história.

O livro é dividido em quatro partes e você não obtém revelação alguma até a última. Há uma grande ...

Leia completo em http://www.imperiofantastico.com.br/2018/09/resenha-mate-o-proximo.html?m=1

Flávia Pasqualin 29/10/2018

Surpresa positiva
Que livro incrível. Quando você acha que sabe todas as respostas, a história da uma reviravolta e muda todas as perguntas. Nada é o que parece ser, fui enganada diversas vezes. Quanto menos souber sobre a sinopse, melhor será a leitura. Quanto ao gambá, basta se lembrar da analogia feita na quadra de basquete.

ItsCarlosJunior 12/08/2019

A Última Saída!
Resolvi ler esse livro após uma recomendação, e ele me surpreendeu positivamente.

Mate o Próximo, ou "La Última Salida", é um livro que sempre termina um capítulo te deixando curioso para ler o próximo, tornando assim difícil largar a leitura.

Nesse livro, acompanhamos a história de Ted, que está prestes a se matar, quando um estranho bate a sua porta lhe oferecendo um acordo, impedindo-o, assim, de cometer o suicídio... Não posso falar muito para não dar spoilers.

O livro é dividido em quatro partes e a princípio eu não entendia o porquê da divisão. Porém ela tem todo um sentido pra trama. As duas primeiras partes são bem confusas e estranhas, fazendo-nos ficar um pouco perdidos sem saber ao certo o que está acontecendo. A terceira parte é quando começamos a entender as duas partes anteriores... E apenas na quarta que desvendamos o grande mistério do livro.

Pra quem gosta de livros misteriosos, que envolvem um pouco de investigação e juntar peças do "quebra-cabeça" que a história propõe, esse livro é um prato cheio. Valeu muito a pena a leitura!