Mate o Próximo

Mate o Próximo Federico Axat

Resenhas - Mate o Próximo

Tami 16/01/2018

— Meu nome é Justin Lynch, sr. McKay. Se me... — Como sabe o meu nome? — Se me deixar entrar e falar com o senhor dez minutos, eu explico.
Mate o Próximo é aquele tipo de história que confunde a gente do início ao fim. A proposta do livro é super promissora, mas achei que o autor acabou se perdendo quando, intencionalmente ou não, começou a enveredar para um caminho mais fantasioso, que ofuscou um pouco a verossimilhança da narrativa.

Infelizmente, para falar os motivos pelos quais não curti os personagens eu teria que soltar spoilers em relação ao enredo, mas adianto que apenas Laura conquistou de fato minha simpatia. Ted é um bom personagem, mas a partir de determinado momento ele perde força e chega a parecer uma caricatura, algo super forçado, resultado do tal caminho fantasioso... já Justin Lynch pode não ser ninguém, mas pode ser todo mundo, então #ficaadica!

Toda a história da organização de suicidas é super bugante. Quando li sobre a motivação do tal grupo eu fiquei meio chocada e achei uma sacada muito louca do autor, uma pena isso ser apenas o ponto de partida da história. Entretanto, apesar dos pesares, tudo é muito interessante e original, um enredo que, no mínimo, desperta nossa curiosidade por sua absurdez. O final, entretanto, acaba não sendo tão surpreendente assim, mas o caminho que nos leva até ele é tortuoso, confuso e angustiante. Não saber o que é real e o que não é deixa tudo ainda mais instigante.

A história é narrada em terceira pessoa, possui folhas amareladas, diagramação confortável e encontrei poucos erros de revisão, nada muito grave. Os direitos do livro foram vendidos e até onde eu sei eles já tinham até contratado o roteirista, agora é só esperar.

O ruim de resenhar livros assim é que sempre tenho que falar pouco, pois o risco de soltar um spoiler é grande. Tenho que me controlar para ser o mais sucinta possível, e vocês não sabem o quanto isso é complicado pra mim! Mate o Próximo é um livro para ser degustado. Lê-lo de uma lapada só não é uma boa ideia, aconselho tomar doses homeopáticas dessa história maluca, mas super bem intencionada.

site: http://www.meuepilogo.com/2017/12/resenha-mate-o-proximo-federico-axat.html#more

Thally 24/01/2018

Uauuuuu que livro
Era disso que eu tava precisando ,pois o livro trás o que eu adoro kkkk várias reviravoltas e eu com minhas mil teorias me deixei enganar pelo autor ... Sério simplesmente sensacional a maneira como tudo se encaixe ,tô aqui batendo palmas Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Paula Faria @blogliteralmenterosa 24/01/2018minha estante
Super curiosa nesse livro

Juba 24/01/2018minha estante
Idem.

Lidiane 24/01/2018minha estante
Seus comentários me dão uma vontade de ler os livros kkkkk.....

Thally 24/01/2018minha estante
Leia meninas vcs vão gostar ... Se curtem trilher psicológico ;)

Thally 25/01/2018minha estante
Leiam meninas vcs não vão se arrepender ;)

Tamara 12/02/2018

Esse livro mostrou como a mente humana pode reagir de maneira drástica a todos os episódios desenvolvidos ao longo da vida de um ser humano e principalmente, o que ela pode criar em cima disso como uma forma de escape. O autor desenvolve as consequências de diversos traumas na vida do Ted e fez isso de maneira sensacional ao longo do livro que passa por diversas revelações que deixam no leitor um pensamento reflexivo sobre aquilo que lê. Um livro que prende do início ao fim.

DeiaMolder 14/02/2018

Não sei como descrever esse livro, no começo achei confuso, mas depôs fui entendendo a narrativa, o resinagem ia e vinha, como em um labirinto. Não tem como falar mais sem spolar, então digo que tenham paciência pq td se resolve. Recomendo!

Erika 16/02/2018

A mente e seus labirintos
Quase fiquei louca lendo esse livro!
Muitos acontecimentos, reviravoltas, "é ou não é", "foi ou não foi". "Aconteceu ou não aconteceu. " a cada hora o autor muda o rumo dos seus pensamentos numa narrativa tensa e intrigante. Um thriller psicológico perturbador.

Suzi 19/02/2018

Favoritado
Estou sem palavras para descrever o quanto amei esse livro!!! História que prende a atenção e, quando você está convicto de que matou a charada, só descobre que está muito frio e totalmente fora da realidade rs. Palmas para o autor!! Só digo: leia e se maravilhe com essa obra. Quero ver você conseguir sair desse labirinto.
thais.moore 20/02/2018minha estante
opa quero ler

Suzi 23/02/2018minha estante
Leia sim Thais. Espero que goste!!

Mara 22/02/2018

Daqueles livros que quando a leitura termina e toda a trama se desnuda diante dos seus olhos, vc fica numa espécie de transe, como se estivesse mergulhado no universo paralelo onde a estoria se desenvolveu. Federico Axat faz isso comigo quando mergulho em seus livros. Preciso de um tempo pra retornar da outra dimensão pra onde ele me transporta. Simplesmente fantástico!

Pandora 23/03/2018

Meu maior problema com este livro não foi com livro, mas comigo: eu esperava uma coisa sinistra e mórbida, algo na linha de The Box, do antigo seriado Além da Imaginação, só que é totalmente diferente. Quando eu percebi o rumo que a história estava tomando, fiquei um pouco chateada, apesar de reconhecer que a trama é interessante e bem montada.

Gostei dos personagens, mas achei a Laura muito obcecada; fiquei pensando nos outros pacientes dela, em como deviam estar abandonados. E o Ted aquele cara complexo que você quer decifrar.

Imagino que não deva ser nada fácil construir uma narrativa misturando realidade e fantasia e fazer com que isso seja agradável aos leitores, de forma que a gente acredite e aceite teorias que não pode comprovar. Dar um escorregão acaba sendo muito fácil.

Acho que tudo foi muito bem até o momento em que o autor, para nos fazer seguir numa direção, criou fatos que depois não foram explicados. Para mim, houve várias incoerências.

De qualquer modo, é aquele tipo de leitura frenética, onde você busca respostas o tempo todo e vira as páginas na intenção de obtê-las. Suspense psicológico é um gênero que sempre me interessa e intriga e Axat não economiza a nossa mente.

Aliás, que p... é aquela do gambá?!
Vann.Deodato 16/04/2018minha estante
Tô quase abandonando. Tudo muito confuso. Odeio cada personagem desse livro. Affs. Gostei da tua resenha e vou dar uma olhada pra ver se termino.

Pandora 16/04/2018minha estante
Ah, confuso é mesmo. Terminei sem entender direito... rs... se terminar conta o que achou. Principalmente sobre o gambá! :D

Luana Araujo 29/05/2018minha estante
Terminei esse livro agora. Ele é ótimo, me surpreendeu muito e qdo achei q estava tudo resolvido, vem aquela última página e fiquei com a mesma questão. Oq é a p* do gambá??

Pandora 29/05/2018minha estante
Ai, Luana... pior que eu pergunto pra todo mundo e ninguém me esclarece!!! :´(

Luana Araujo 30/05/2018minha estante
o autor precisa enviar uma nota de esclarecimento sobre isso kkkk
Ou podemos dar uma de Hazel Grace e bater na porta dele pedindo respostas kkk

Pandora 30/05/2018minha estante
Háháháhá... topo!

Vann.Deodato 02/06/2018minha estante
Estou nessa tbm. Pra que o diacho do gambá? Kk

Pandora 02/06/2018minha estante
Vann, bem vinda ao clube!

Vann.Deodato 16/04/2018

Chato e confuso
Um livro com 80% confusão e 20% chatice. Você não sabe se abandona por ser chato ou continua por ser confuso e você querer saber o que danado está acontecendo. Levei quase 1 mês pra ler um livro desse, coisa que leio em 3 dias, no máximo. Nenhum personagem me cativou. Enfim... não curti. Boa leitura a quem quiser ler.
Lohane 22/06/2018minha estante
Menina, desde que lançou, eu tento terminar, MAS TÁ DIFÍCIL, VIU? Fiquei completamente obcecada quando li a legenda, ganhei de presente e pense no balde de água fria que foi! Tô na luta pra terminar e juro que só não abandono porque meu marido comprou com carinho e me deu de aniversário

Hallef 10/02/2019minha estante
Faço das suas palavras as minhas.

Mariane 26/04/2022

Esse foi bom demais, bizarro ver as peças do quebra cabeça se encaixando, e os capítulos ajudam a não querer largar o livro, sempre terminando com uma bomba.
Confesso que no final eu já tinha perdido um pouco o ritmo, tava cansada já de juntar as pecinhas por pecinhas que o autor ia entregando, mas ainda assim o final foi bem bom.

Rutinha100czs 15/02/2023

Até que ponto nossas lembranças realmente podem ser consideradas acontecimentos reais? Ted parece viver em uma "realidade" paralela em determinados momentos e não é tão fácil para ele discernir quais memórias realmente foram reais!

Adriana1161 02/03/2023

Confuso
O livro é confuso, repetitivo, labiríntico!
Até a metade é bem arrastado, quase abandonei, mas fiquei curiosa e segui adiante. Tem uma melhora boa, mas o final deixa bastante a desejar com muitas pontas soltas e subjetivas.
Uma salada mista, festival de loucura!
E a ideia principal, não achei muito original também.
"É como se eu tivesse sonhado acordado"
Personagens: Ted, Laura, Marcus, Lynch, Blaine, Wendell
Local: Lavender Memorial - Boston / atual
@driperini

Joseni.Carvalho 03/06/2023

Excelente
Li como a velocidade de quem quer realmente saber o final. Nunca pensei que acabaria assim. O autor foi realmente radical. Espero ler outros livros dele.

Mariana113 20/06/2023

Grata surpresa
Esse livro não era nada do que eu esperava e fiquei muito satisfeita com isso, não vou falar muito sobre porque acredito que quem ler deva ter a mesma sensação. A única ressalva é que em alguns momentos achei a história um pouco arrastada e enrolada, mas a leitura vale muito a pena.

Camila1856 28/06/2023

Se está em dúvida sobre seguir a leitura...
Siga!

O livro até cerca de 40% eu quase desisti, parei e ia largar a leitura, mas ouvi falar bem do livro e li algumas resenhas que me incentivaram a seguir e não me arrependo! Temos aqui um suspense psicológico sobre a potência dos nossos mecanismos de defesa para sobrevivermos sem perder a sanidade. Aconselho quem estiver achando confuso, arrastado ou cansativo, o livro deslancha da metade para o final e vale super a leitura! Acredito que, em algum ponto, supus parcialmente o desfecho, mas aqui trata-se daquele livro que nos conduz e tira do eixo na mesma velocidade. É instigante, vale a pedida!