Mate o Próximo

Mate o Próximo Federico Axat

Resenhas - Mate o Próximo

Bruna 17/07/2020

Genial!

A primeira parte é confusa, com furos e ao terminar eu só conseguia pensar: "mas o que é que está acontecendo?"

Na segunda parte, algumas coisas vão sendo esclarecidas aos poucos, vamos ficando... Bem, eu fiquei com pena e desconfiada do Ted (admito) quer dizer Ted é aquele personagem louco que parece disposto a Nos Deixar Loucos junto com ele. Eu fiquei paranóica! Já não sabia mais em quem confiar.

Então, a terceira parte! Cheia de revelações! E aí entra da Dra Laura com um papel mais ativo! (Tá okay! Eu ainda não confiava que ela Afinal queria Ajudar o Ted. Kkkkkk)

Mas admito! Fiquei muito satisfeita em como a coisa toda se desenrolou e foi apresentada. Fez sentido. E me emocionei em certas partes. Vale muito a pena seguir a leitura até o final. A apresentação do Epílogo! Ahh foi uma perfeição das mais incríveis. Sinceramente? Adorei! E super indico pra quem gosta de suspense!

Giulia 31/07/2023

Xadrez, gambá, labirinto
O bom desse livro é que é tudo muito direto, sem muita enrolação (na medida do possível kkkk) e a narrativa é bem fluida, nada arrastada e com capítulos curtos.
O leitor vai descobrindo as coisas junto com o protagonista, e muitas vezes é possível se perguntar se aquilo que é mostrado realmente aconteceu ou se é algum "bug" da mente dele, o que gera a curiosidade de ler só pra descobrir o que é real ou não.

A parte ruim é que esse título engana um pouco e tudo que tem a ver com ele é resolvido no segundo capítulo, fazendo a gente se perguntar se é aquilo mesmo. Mas é isso, e durante o livro tudo fica muito confuso e sem pé nem cabeça. Achei que a questão do gambá ficou um pouco mal explicada.

Conclusão: não é um livro ruim nem chato, mas também não é algo muito "uau, que legal e interessante". O que salva é a narrativa viciante, que faz o leitor querer saber o que vai acontecer. O plot em si, aquele da sinopse e que me fez ter vontade de ler, acaba rápido e vira praticamente um outro livro com uma outra ideia.

Felipe 10/06/2019

Alguém me ajuda com esse final do epílogo?
Preciso entender isso! Hahahaha
Nay 06/09/2019minha estante
Também não entendi!
Fiquei tipo: " Tá, mas e ai ? O que isso significa?"

Dierson 05/01/2021minha estante
Tbm não entendi aquele epílogo

Camila1856 26/02/2023minha estante
Tbm quero uma explicação por favor

Douglas14 17/06/2020

Uma viagem ao subconsciente do ser humano
Não sei nem por onde começar um livro tão incrível como esse. Nada que eu diga chega perto da genialidade do autor.
Aparentemente a história é bem simples. Ted, o nosso protagonista, descobre tem um tumor no cérebro – inoperável, e decide se matar. Antes de cometer o ato ele recebe uma proposta, uma rede de suicídios, fazendo que assim a família sentisse um pouco menos a dor da perda.
E isso é o máximo que eu posso falar do livro sem dar spoiler. E acredite em mim, esse é um livro do qual você não quer tomar spoiler.
Pra quem é amante de um suspense psicológico esse livro é um prato cheio.
Quando as recomendações na orelha do livro, eu vi que ele era comparado ao “Ilha do Medo”, então por aí, já da pra ter uma ideia do caminho que ele vai seguir, e mesmo assim, não tira a grandiosidade desse livro.
A minha única dúvida é como que não tem mais pessoas falando sobre esse livro, ou booktubers recomendando ele?

Guto 03/06/2020

O típico exemplo de um livro que forma um quebra cabeça que vai sendo solucionado de forma bastante cativante.

Cami 23/03/2023

Às vezes, talvez, nem sempre, mas sim.
Desde o início, já fica clara a intenção do autor: mindblown. Eu acho que a história, pra funcionar, depende de quem lê. Se a pessoa já tiver uma bagagem com histórias específicas com esse conceito (Assistiu: Shutter Island, The Machinist, Marrowbone, Memento,Triangle) muito possivelmente não vai saber o plot mas não vai se surpreender quando ele acontece, porque já está disposta desde o início da leitura a aceitar que tudo pode ser nada e vice-versa. Dito isso, a história é boa. Gostaria que o protagonista tivesse um final mais feliz, mas também não sei a que custo e o que foi dado, talvez seja mais salutar. Esse livro não é original, pelo menos não em 2023 - nem em 2017 quando publicaram-, o que não torna ele ruim, porém, ele com certeza é lento pra quem já tem a bagagem que expliquei. Para quem entra nessa história cru, provavelmente vai ter um bom impacto quando aterrissar nos labirintos que o autor criou.

@aangeladani 16/09/2020

Aquém do esperado...
Finalmente, depois de um bom tempo, consegui terminar de ler. A demora se deu, principalmente, por falta de concentração... Só "pra variar"!

O livro possui 4 partes, narrativa em terceira pessoa e capítulos curtos (como eu prefiro). A história soube prender a atenção em vários momentos, sim. Porém não totalmente. Aliás, ultimamente eu não tô tendo sorte com leituras, viu... E lamento ainda mais quando é como neste caso, já que faz parte do meu gênero favorito: thriller psicológico. Maaas acontece. Fazer o quê, né?!

Essa trama possui uma premissa bem interessante, que consegue despertar curiosidade desde a sinopse. Infelizmente, não conseguiu se sustentar de forma instigante. Esse livro já estava na minha estante há bastante tempo e resolvi pegar pra ler para "desencalhar" logo. Mas hoje, após finalizar essa leitura, não sinto que foi uma escolha acertada, não... Pelo contrário.

Acredito que isso se deve ao fato de que houveram muitas descrições irrelevantes, além de pontas soltas que não foram bem amarradas no final. E, apesar de uns plots twists até bacanas, achei que, basicamente, foi um desfecho vago e insatisfatório.

É claro que outras pessoas podem gostar bem mais do que eu; então não posso desencorajar a leitura, não. Apenas pra mim, ele foi aquém do esperado. Uma pena.

Nota: 2/5 (razoável)

Obs: se alguém tiver interesse em adquirir o meu exemplar novinho, este livro já está disponível pra venda lá no: @adanivendelivros

30/10/2020

Nas primeiras duas partes achei o livro um pouco confuso. A leitura fica mais interessante a partir daí. As descrições do passado no final não fazem sentido. Vc acha que vai acontecer algo na festa importante mas não é isso que acontece...
Dierson 05/01/2021minha estante
Tô até agora tentando entender aquela final sobre o gambá ?

05/01/2021minha estante
Hahahahaha eu também

Renata 24/02/2022minha estante
Pense em quem mais via animais...

skuser02844 29/05/2023

De explodir cabeças
Depois da incrível experiência que foi a leitura de O Pântano das Borboletas fui logo atrás de outra coisa do autor, e encontrei este, o único outro livro dele publicado no Brasil, já vou deixar aqui a reclamação sobre a tradução do titulo, o original se chama La última salida, e faz muito mais sentido com a história, apesar de que Mate o Próximo também... até certo ponto.
Aqui conhecemos Ted, ele foi diagnosticado com um tumor no cérebro que irá matá-lo em pouco tempo, então ele aproveita que a esposa e as filhas estão viajando e orquestra um suicídio, quando está prestes a se matar em seu escritório com um tiro na cabeça alguém começa a bater insistentemente na porta, chama seu nome e pra ficar tudo mais estranho ele vê um papel na mesa do escritório escrito com sua própria letra dizendo para ele abrir a porta, que é sua última saída.
Na porta tem um cara estranho que oferece uma... er... oportunidade, por falta de palavra melhor. Fala que faz parte de uma espécie de organização que utiliza os serviços de suicidas, mostra uma pasta de um criminoso que escapou da condenação e fala para Ted matá-lo, logo depois mostra outra pasta de um homem que, assim como ele, ia se suicidar e foi recrutado para dar cabo de um criminoso que escapou da justiça, a tarefa de Ted é matá-lo, que ele está esperando por isso, já que a família supera um assassinato com "mais facilidade" do que um suicídio. Depois disso Ted deve esperar que o próximo recrutado venha matá-lo, ele então aceita esse acordo absurdo porque afinal, o que ele tem a perder?
Depois de executar com certa facilidade o criminoso ele vai até a casa do outro suicida para fazer a segunda parte do acordo, algumas coisas nessa casa lhe chamam a atenção, por motivos diversos e quando o tal de Wendell aparece ele o mata, mas percebe que o cara talvez não estivesse esperando por isso, realmente, Ted então percebe que foi enganado para matar esse homem e começa a sua fuga. Quando vê a notícia da morte do homem descobre que a família que ele deixou para trás é a sua família, em um vórtice de confusão ele se vê novamente no escritório com o suicídio orquestrado e alguém batendo incessantemente na porta... percebemos então que Ted está preso em um loop... ou não, porque agora algumas coisas são diferentes.
Como parece ser a especialidade do autor aqui temos uma virada de mesa de explodir cabeças uma atrás da outra, e por conta disso é até difícil falar muito mais além disso sobre o livro.
É uma história envolvente que vai tratar sobre determinação,sonhos, saúde e sanidade, tudo isso belamente temperado com doses deliciosas de suspense, o autor nos engana a todo momento, revelando pistas que nos levam a uma resolução falsa, a um caminho sem saída, até finalmente amarrar todas as pontas com um nó feito dos neurônios do leitor. Em alguns momentos ele me fez lembrar muito do livro O Deserto dos Meus Olhos, do Leon Idris, e quem me conhece sabe que isso é um senhor elogio. É um livro de se aplaudir de pé.

site: https://hiattos.blogspot.com/2023/05/opiniao-mate-o-proximo-federico-axat-511.html

Mariana Garcia 31/08/2019

O livro é ótimo mas o final....
O livro é muito bom.
Dividido em partes, cada parte esclarecendo um ponto da história e te deixando de boca aberta com o desenvolvimento bem elaborado, e mantendo o leitor dentro da história, mas o final... O final foi tipo acabou. Vocês já sabiam o que precisavam e chega.
Minha opinião.

Yara Benevides 03/10/2023

Não prometeu nada e entregou tudo
Que livro bom!!
É pilot twist atrás de plot twist. Mal dá tempo de se recuperar de uma informação nova e já aparece outra que te deixa de queixo caído.
Eu comecei a ler sem esperar nada, apenas pq estava no Kindle Unlimited. E foi uma ótima decisão.
Até metade do livro eu não estava entendendo exatamente pra onde a história estava indo mas depois fica tudo mais claro. Leiaaa!

Amanda 09/06/2023

Mais ou menos
O livro é até que interessante e tem umas partes que instigam bastante, mas tem outras partes que são bem chatinhas e dá até vontade de pular o capítulo. O plot twist não achei tão surpreendente também. Acho que a melhor palavra pra definir o que eu achei é "sei lá". Pra quem curte livro confuso e que vai desenrolando com o passar da história, talvez valha a pena a leitura.

Fran Luchetti 26/12/2021

Abra a porta. É sua última saída.
Quando Ted McKay decide se suicidar, alguém bate em sua porta com insistência fazendo desistir do que estava prestes a fazer. À porta estava um amigo de faculdade que não se viam muito, Justin Lynch. Mal sabia Ted que era ali que sua mente começaria a lhe pregar peças. Lynch reaparece com a proposta de que Ted deve matar um homem e em troca, será morto, assim sua família não sofreria ao pensar que tirou a própria vida.

Aos poucos, a história desenrola fatos sobre sua infância que se encaixam com os acontecimentos, a não ser pelo desespero de que não podemos ter a certeza do que é real, afinal, em quem podemos confiar?
O livro é dividido em quatro partes, narrados de forma simples e que flui de acordo com a necessidade de esclarecer situações. Plot twist bem colocado, algo nada grandioso, mas sim limitado pela história, porém que deixa o leitor inquieto.
Uma análise da mente humana que, no início fica confuso, parece uma história a ser contada, mas se transforma em algo surpreendente e, assuntos como paranoia, se tornam um bom motivo para lê-lo.

"Existem realidades que são irreversíveis".

Boa Leitura!

Roberta 04/11/2023

Muito doido
Achei doido, tinha horas que tava perdida mas gostei mesmo assim. Daria uma série interesse. Quem sabe alguém descobre.

Renato 26/05/2018

Este livro é muito mais do que vocês pensam
Por que ler um livro com o título “Mate o Próximo”? O que esperar de um livro como esse, de um autor que nunca ouvi falar? Mas quando se é assíduo na rede social de livros, o Skoob, você acaba encontrando gratas e memoráveis surpresas, como foi o caso desta obra de Frederico Axat.

Depois de ser diagnosticado com um tumor, Ted está prestes a cometer suicídio quando alguém bate em sua porta e traz uma proposta que muda o rumo de tudo. A ideia é de que ele se torne uma espécie de assassino por encomenda. Uma missão esquisita que o protagonista resolve aceitar. Porém, em apenas algumas páginas o autor irá proporcionar algumas reviravoltas que farão Ted passar a questionar sua própria sanidade.

Já aviso: se está atrás de um livro simples, sem complexidade e que revela tudo claramente no final, nem precisa ler. “Mate o próximo” é uma espécie de labirinto, cheio de truques, que irá te fazer questionar, junto com o protagonista, tudo que você está conferindo. Quando você pensa que está chegando a algum lugar, uma informação muda o rumo de tudo e você volta à estaca zero; becos sem saída, como em um labirinto. Não é possível prever os que as páginas te reservam e, por mais que o clima seja eletrizante do início ao fim, é preciso absorver com calma as informações que são trazidas ao longo das quatro partes da história.

Trabalhar com tantas reviravoltas e uma história bastante complexa que envolva a mente humana exigem um alto domínio da escrita. Se o autor ultrapassa a dose desses elementos o leitor se desconecta do enredo e tem a sensação de que ele não irá a lugar algum, o que não acontece aqui. Frederico Axat sabe exatamente onde está e onde quer chegar e conduz o desenvolvimento de maneira perfeita. A cada capítulo uma nova peça do quebra-cabeça é lançada ao leitor para que este faça suas próprias análises e tente decifrar um pouco mais do enigma. Tudo é muito bem pensado, sem clichê.

Este não é um livro para se ler apenas uma vez. É como se ele fosse um labirinto e você talvez encontrasse uma das saídas quando terminasse, mas existem outros caminhos a serem seguidos se você ler tudo de novo e as perspectivas podem ser bem diferentes. É complexo e exige raciocínio. Um dos melhores livros que li entre 2017 e 2018, mas acredito que ele seja destinado apenas aos leitores mais experientes e que gostem de um suspense psicológico mais complexo. Eu não tenho o que questionar do enredo, é alto nível. Me envolveu ao ponto de não querer largar e fiquei satisfeito com o final por ter me feito querer ler tudo de novo e ver sob outro ponto de vista.
Helder 26/05/2018minha estante
Uau! Vai passar na frente na fila de leituras.

Renato 27/05/2018minha estante
É muito bom ler um livro sem expectativas e se surpreender, Helder, mas eu não resisto, eu sempre empolgo pra falar dos livros que gosto muito, kkkkkk.