Laços

Laços Domenico Starnone

Resenhas - Laços

bruno 25/04/2024

O laço tava mais pra um emaranhado
Um retrato de uma família disfuncional marcada por uma traição por parte do pai e como isso afetou a mãe e os filhos. Dividido em 3 partes, onde cada uma traz a perspectiva de cada um deles: a mulher fica desolada, a ponto de tentar contra a própria vida e carrega traumas eternos provenientes desse acontecimento; o homem se sente pressionado a reatar o relacionamento e se sentindo, assim, podado e impedido de ser feliz e viver a sua vida; os filhos, por sua vez, são um apanhado de traumas e sentimentos reprimidos por conta de tudo que aconteceu.

O meu ponto preferido do livro foi a inclusão do ponto de vista vista filhos, pois não é muito comum pra mim ler livros acerca dessa perspectiva. A pior parte, na minha concepção, foi a parte do pai, a partir de um certo momento eu não aguentava mais ler sobre seus arrependimento ? arrependimentos esses que eram sobre não ter traído mais e como arrependia de ter reatado. Gostei do meu primeiro contato com a escrita do autor pretendo ler outros. Sobre as comparações com "dias de abandono" da Ferrante, acho dias de abandono bem superior ao retratar os sentimentos e a narrativa era bem mais inquietante.

Luis.Henrique 25/04/2024

Mais uma obra prima de Domenico. Laços envolvem todos os personagens. Laços os fazem sofrer, ser felizes, os unem e os libertam, mas jamais os separam. Uma narrativa brilhante e envolvente. Laços que acabam por nos prender .

Gabriela3492 21/04/2024

Um livro profundo, com personagens complexos. Muito bom!
Leitura em tempo recorde. Um livro sobre os laços que envolvem uma família, casamento, paternidade. Uma história que traz o emocional profundo dos personagens à tona. Adorei esse estilo ?mais parado?, mas ?mais importante?.

brunamp 27/03/2024

Cru
Uma história sobre uma família comum, que se acha em qualquer canto. Escrita super analítica e crua dos personagens, amo esse tipo de livro que escancara as nossas mazelas.

Roberta.Vilarino 25/03/2024

Mais um candidato a livro favorito !
Uma trama familiar engenhosamente escrita.para nos fazer visitar os laços que nos sustentam ao longo da vida, especialmente a nós, monôgamicos.

O peso das nossas escolhas e seus complexos reflexos nas relações familiares. Um obra escrita de maneira inteligente que traz à tona questões muito reais e corriqueiras.

"Em toda casa há uma ordem aparente, e uma desordem real."

Fernando.Hasil 24/03/2024

Trilogia do Starnone
Primeiro livro da trilogia sentimental do Starnone, ótima história dos segredos e dores de um amor longevo e seus percalços.

Stella 25/02/2024

O único defeito é que acaba...
Com uma história interessante e muito bem escrita, Laços é o tipo de leitura que, após acabar, traz a sensação de querer continuar, querer saber mais...
Permeado por drama, mistério e romance, Laços envolve todos os acontecimentos, e com a mesma facilidade, envolve o leitor.
Brilhante!

Carolina1059 24/02/2024

Laços
Impressionante como a escrita de Starnone é tão parecida e envolvente quanto a de Elena Ferrante.
Em Laços o autor discorre sobre o casamento, o rompimento devido a traição de Aldo e as mazelas da vida familiar durante esses 50 anos de convivência do casal e seus dois filhos.
Recomendadíssimo!

GilC 20/02/2024

Os nós - nos enlaçam?
O romance é divido em três partes: as cartas da esposa traída, a versão do marido sobre o relacionamento com sua família e o retrato devastador da ausência paterna na vida da filha do casal.
A melhor parte é a última, quando a filha começa a soltar toda sua acidez sobre os estragos que adultos disfuncionais podem causar na sociedade quando decidem ter filhos - e deixá-los a mercê da própria sorte e traumas.
Laços é uma história de família, de decisões mesquinhas, de mentiras covardes e autoengano, mas que não resvala no lugar comum da ambivalência que existe em ficções rasas: pelo contrário, aqui não há lados, é uma esfera em que os culpados e os inocentes seguem juntos, misturados pelos estragos que causam ao redor e a si mesmos. Afinal de contas, o amor também pode ser ruína.

O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Laços tem camadas profundas e interessantes
Embora seja um livro sobre relações, Laços, do italiano Domenico Starnone, é um livro sobre ausências e pesos. Retrata de maneira profunda a ausência de amor que foi se elaborando através dos anos dentro de uma família. A separação nunca perdoada, o distanciamento dos filhos. Domenico vai amarrando essas ausências e vazios e com sua linguagem refinada, vai dando ao leitor uma história que se distancia e se aproxima ao mesmo tempo da realidade do leitor.

@litera.tu 12/02/2024

Amei tudo nesse livro
Amei cada página, amei a escrita, a forma como a história é contada, como de forma muito realista mostra personagens humanos com acertos e erros, e principalmente os impactos que o relacionamento entre os pais causam nos filhos. Com certeza lerei outros livros do autor

Bruno 09/02/2024

Família é igual em qualquer lugar
Eu tentei muito me entregar pra esse livro, no entanto, algum aspecto ou elemento contido nessa obra não me bateu a euforia que outras já me proporcionaram.

A escrita é linda, com certeza, ela perfura o leitor a cada capítulo, o qual acompanha a história de uma família completamente disfuncional, à vista de uma tradição italiana do século 19.

Consegui não tomar o lado de nenhuma das partes, talvez fosse isso que o autor quisesse afinal kkkk mostrar que em um caso de família, não há justificativa plausível para certas atitudes, uma vez que a recepção de comportamentos alheios não cabe interpretação, tendo em vista a particularidade intrínseca dada a cada personagem.

E é fazendo-se participante de uma história que se constrói no emaranhado de decisões individuais, que esse núcleo familiar se torna progressivamente mais destrutivo.

¨Cain¨ 27/01/2024

Quebra pau italiano
Uma família problemática. O pai da família trai a esposa e some de casa, a mulher sofre horrores e os filhos acabam tendo problemas com os pais por consequência. Internamente.
Consigo entender todos os lados. Ainda mais se pensar que é uma história de uma época onde divórcios não eram recorrentes. A mulher sofre demais. A ponto de ser um trauma. Uma ferida nunca sarada. O homem se sente pressionado. Quer uma vida de paz e faz a PIOR escolha possível do PIOR jeito possível. Os filhos infelizmente são esponjas, absorvendo todo o estresse.
Fiquei decepcionado. Esperava um livro muito bom, mas na terceira parte já queria largar o livro.
Dizem muito ser a versão masculina da Elena Ferrante, autora que ainda não li. Após esse livro, tirei um dos livros dela da lista de desejos. Ficando somente com A Filha Perdida. Mas honestamente, após esse livro, estou com receio de ler.

Leila Diniz 25/01/2024

Laços que unem, mas também torturam
Livro de leitura rápida, mas intensa. Personagens reais, crus, que mostram toda a complexidade dos sentimentos humanos e dos impactos que as ações de cada um pode causar na vida daqueles que estão ao nosso redor.