As Terras Devastadas

Stephen King
Stephen King

Resenhas - As Terras Devastadas

Bazz 07/01/2019

Na tentativa de criar um épico, Stephen King muda seu estilo de escrita.
E o resultado foi um primeiro livro cheio de descrições que emperravam o avanço e tornariam o livro cansativo, se não fosse pequeno. O segundo livro parece livre da "necessidade de grandiosidade" que o autor procura e a história flui muito melhor. Algumas perguntas são respondidas, outras são feitas. O futuro é incerto e A Torre Negra continua sendo um ponto obscuro.
Então temos o terceiro livro. E parece que voltamos para o primeiro, exceto que este é cerca de 5 vezes maior e a descrição detalhada e aventuras secundárias começam a pesar. As coisas demoram de acontecer e quando acontecem, o livro está no fim.

Três livros dentro da principal obra de um dos maiores escritores vivos e a conclusão é que, até aqui, não está à altura da fama.
Stephen King é meu autor preferido e essa é a maior força pra continuar na saga até o fim. O outro motivo são as perguntas sem respostas que criam muita expectativa e curiosidade.

O veredito para 3/8 dos livros lidos é: se você é fã do Stephen King e é paciente, venha. Se você nunca leu nada do autor, comece por outras obras para evitar decepções.

Bruno 20/02/2019

Começando a pegar mais ritmo
O terceiro volume da saga a Torre Negra começa a mostrar mais a fundo o mundo de Roland. É perceptível nesse terceiro volume a evolução dos personagens do kah-tet de Roland e no meu modo de ver o persogem principal acabou ficando em um segundo plano e isso não é ruim. Vemos também a volta de um personagem à historia e esse é um dos pontos de maior destaque nesse volume.

O livro quase todo se desenrola num ritmo lento, porem, essencial. Ganha força em um final fantástico, dando tempo ainda de mostrar a volta de outro personagem que todos os leitorem devem ter tido a sensação, assim como eu, de que estava lá o tempo todo nas sombras.

Porém o livro não é perfeito. Muitas coisas para mim ficaram sem explicação e um pouco confusas. Estou dando 3 estrelas agora porém se essas respostas forem respondidas nos próximos volumes acredito que posso voltar e aumentar a minha avaliação. Como disse, o livro não é perfeito mas também está longe de ser ruim. Ainda prefiro o volume anterior, devido principalmente ao fato, de que ele abrangeu muito mais a história e deu mais sentido a ela do que este volume por exemplo. Na minha visão A Escolha dos Três abriu um leque na história e As Terras Devastadas serve como um aprofundamento desse leque.

Jessé 10/03/2019

Roland de Gilead não está mais sozinho em sua incansável busca pela Torre Negra, e também não é mais o último pistoleiro do mundo. Agora, ele está acompanhado de Eddie Dean e Susannah Dean. Ainda estão se recuperando das desventuras que os uniram no passado, e se encontram numa grande floresta no Mundo Médio.

Jake Chambers, por sua vez, retornou dos mortos, e está tendo sonhos e visões, que se tornam cada vez mais esquisitos. Todos eles têm envolvimento com outro mundo, outra realidade e, de alguma forma, Jake sabe que tudo aquilo é real.
Eles caminham por um mundo que seguiu adiante, e percebem que a jornada não será nada fácil quando Eddie é atacado por Shardik, um urso gigantesco, um dos guardiões de portais conhecido como Os Feixes de Luz. Há doze feixes no total e, no centro deles, um décimo terceiro feixe, a Torre Negra, o eixo de todo o tempo e espaço.

Aqui, além de conhecermos um pouco mais sobre o que é ka (destino) e ka-tet (um grupo de pessoas unidos pelo mesmo ka), também somos apresentados à mitologia da série, que é muito maior do que imaginamos. Nem o próprio Roland conhece tudo sobre aquelas terras.

Se você gosta da boa e velha fantasia, A Torre Negra precisa estar em sua meta de leitura. A série é conhecida como a cereja do bolo de Stephen King, e o terceiro livro não decepciona, mesmo dando um passo menor do que o poderia dar. Se, por um lado, A Escolha dos Três serviu para unir nossos protagonistas, As Terras Devastadas serviu para desenvolvê-los. Eddie e Susannah vão muito bem como casal, e estão aprendendo à risca cada ensinamento de Roland. Eddie, que era viciado em heroína, vê em Susannah alguém que ele pode amar, sabendo que esse sentimento será recíproco. Ela é a ambrosia dele, que sempre viveu à sombra do irmão, Henry, mas agora pode decidir por si mesmo.

Porém, um dos melhores desenvolvimentos é o de Jake Chambers. Após voltar dos mortos e passar a ter as visões sobre o Mundo Médio, o garoto amadurece bastante, tomando várias decisões, como se fosse um adulto. Ele aceita abertamente seu ka, e está disposto a morrer por ele, se necessário.

As Terras Devastadas é um breve início da bem-sucedida carreira de King. Aqui, podemos ver parte da narrativa atraente, que tornou o autor (e suas obras) tão conhecido. Personagens se desenvolvendo cada vez mais, ao mesmo tempo que conhecemos muito mais sobre o ambiente onde a história se passa. De passo curto em passo curto, nos aproximamos ainda mais da Torre Negra.

site: www.dicasdojess.com

Léo 19/03/2019

Melhor da série até então
Embora os livros anteriores tenham sido um tanto decepcionantes, me surpreendi ao me deparar aqui com uma obra impressionantemente superior às mesmas, embora eu ainda não esteja acostumado com o estilo do King em escrever fantasia. As primeiras páginas do livro já me encheram de bastante expectativa para o mesmo e foram de certa forma atingidas. As novas histórias do Mundo Médio envolvendo os anciãos, os portais que formam a dimensão do universo da Torre Negra apresentados aqui são fascinantes.
Gostei bastante de conhecer mais sobre o Jake e da relação e conexão mental que ele criou com os outros integrantes do grupo, principalmente com Eddie. Ainda sinto uma certa falta de relação de cumplicidade entre alguns deles, principalmente entre Eddie e Roland, mas ainda assim estão perfeitamente desenvolvidos.
Todos os cenários aqui apresentados, florestas, desertos, a cidade abandonada de Lud e as terras afetadas por décadas de conflitos e uma magia com efeitos semelhante à radiação que deformou as vidas selvagens são incríveis.
O final é inaberto deixando um gancho para o próximo livro, mas ainda assim é satisfatório, principalmente pela chegada de um dos meus personagens favoritos que o King já criou que promete marcar presença no 4° livro. Pretendo sim continuar a série.

Elba Mara 25/04/2019

Melhor dos três. Obra me conquistou!
O livro que me trouxe a certeza de que tenho que ler a saga toda, com enredo louco, personagens estranhos e improváveis o livro é o melhor dois três até o presente momento. Com a volta de um personagem que amo, com ediie, o pistleiro e suzanna (eu chamava ela de Savanna kkk pra mim era tão selvagem quanto era no começo) , a melhor personagem do livro!
Impossivel não merhulhar nessa obra, Stephen melhorou muito desde o primeiro livro, mais facil de entender e mais personagens nascendo, neese deserto q é o mundo médio!

yara 22/07/2019minha estante
eu parei aqui na Torre Negra, acho incrível como a cada livro a história se aprimora, estou amando!! :)

Carla 07/07/2020

Um livro, que se lido em inglês, deve ser de bem mais fácil entendimento porque muitas das traduções perdem o sentido, mesmo assim, diria que é um grande livro.

Pedro.Machado 18/02/2021

O que é o que é?
Terceiro volume da saga da Torre Negra finalmente fecha o ka-tet, agora trazendo o Jake, e começa a entrar fundo na mitologia do Mundo Médio, com os guardiões da Torre, vislumbre da Torre no campo de rosas, e um trem falante assassino. Primeira metade desse livro é perfeita, Jake um dos meus personagens favoritos da série até agora, (tartaruga) e a segunda é muito boa tbm, só q o final deixa com um pouco de raiva

Joao.Felipe 27/02/2021

Livro devagar, mas não achei arrastado, ele apresenta mais informações sobre o universo de Roland, fecha o "time" de personagens ao mesmo tempo expande o número de perguntas que tínhamos antes.

Acredito que faltou ação e algo menos "padrão". O que me fez fã do segundo livro foi exatamente o quão pouco convencional ele foi, nesse livro a gente consegue ver um pouco da essência de King, mas não muita coisa.

O livro consegue alimentar bem o mistério da Torre Negra, então com certeza vou continuar a série.

Livro foi bom, sólido, com certeza vai ter sua importância para o desenvolvimento da história.

Samantha 31/05/2021

Nesse livro continuamos a história do pistoleiro Roland em busca da Torre Negra. Ele continua através de terras devastadas com a companhia de Eddie e Susanah, em cidades desoladas, com pouco habitantes e o final te deixa querendo mais.

Milena 20/06/2021

Uauuuu
Ei não imaginava esta continuação.esta série me impressiona e não me deixaimaginar o caminho que ela vai.aquirlefecha uma ponta aberta que o primeiro livro deixou e me fez apaixonar por ele.

Daniel Alberto 18/01/2022

Amei mais do que o 2
É incrível como o King consegue prender a gente do começo ao fim da leitura, levei menos de 4 dias para concluir a leitura desse terceiro volume e confesso que a cada livro a história fica ainda melhor!

Juliani8 19/06/2023

E essa é a verdade...
Acredito que a coisa mais genial que um autor pode fazer é trazer a ideia central do livro para a experiência do leitor enquanto lê. Senti isso em alguns livros do Kafka e comecei a ter essa sensação neste livro do King. Roland quer chegar à Torre Negra, Eddie quer chegar à Torre Negra, Susannah quer chegar à Torre Negra e você também quer chegar à Torre Negra. Você fica viciado nessa ideia e quer saber o que ela é, porquê ela existe. Você quer desvendar esse mundo de Roland, tão estranho e ao mesmo tempo tão conectado com a realidade que conhecemos.
Quando eles avistaram a antiga cidade de Lud à distância, não pude deixar de sentir como se estivesse lendo o mágico de Oz com Dorothy e seus amigos de jornada chegando à Cidade das Esmeraldas. Apesar dos trechos mais monótonos da viagem, o livro tem um curso muito bom que equilibra desastres mais reais (como a contaminação por radiação) e misticismo (os meios de ação do ka e o ka-tet). Simplesmente viciante e muito bom, há muito tempo não me animava tanto com uma leitura.