Os Criadores de Coincidências

Os Criadores de Coincidências Yoav Blum

Resenhas - Os Criadores de Coincidências

Bolbi 16/03/2020

Apesar de conter uma escrita que não me agrada, a história parece simples e boba, mas ao final é uma grande coincidência que o autor criou muito bem.

danielly. 10/07/2022

os criadores de coincidências. ?
"Olhe de novo para a linha do tempo.
Encontre o local correto, coloque um dedo sobre ele e simplesmente defina: "Este é o meu ponto de partida?."

Esse livro foi uma bela de uma surpresa. Não consigo colocar em palavras o quanto eu amei ele. Um novo favorito ? do ano e da vida. ?

Jessica 17/06/2020

[...]
“Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.”
Já adianto que esse é um tipo de livro no qual precisa ter muita atenção, pelo estilo da narrativa o início foi confuso para mim e até me situar demorou. Mas quando comecei a compreender o universo do livro veio uma sequência de plot twists que me fizeram refletir sobre todos os acontecimentos.
Sabe aquele livro que você fica com vontade de voltar algumas páginas para rever todas as pistas que estavam ali e finalmente se encaixaram? Foi esse sentimento que tive, pois o autor junta todas as histórias que foram mostradas não deixando pontas soltas.

Em suma, apesar de o livro não ter funcionado completamente para mim, ele tem uma trama criativa em um universo aleatório que encontra com o real e que conquistará vários leitores. Além das reviravoltas, o que mais me prendeu foram as pequenas histórias que encaminharam o livro a um final que trouxe muitas reflexões, além de ser surpreendente.

site: https://www.instagram.com/p/CBgQ_oRj_z6/

joaoboesing 29/05/2023

Reviravoltas
No começo eu não estava muito engajado na história. Não parecia nada muito diferente do que a gente já viu em outros lugares, mas com o correr da história e dos um milhão de mensagens do tipo ?acorda pra vida?, você percebe que tem algo diferente. Em algum momento, você percebe que tudo ali está mais conectado do que parece, que tudo faz sentido e que tudo é lindo.

Quis chorar no final, mas por um bom motivo

survivepines 19/02/2020

eu acho que quando reler vou gostar mais ainda, porém de primeira ja gostei muito

lu ð¿ 26/06/2021

uma mistura de sentimentos
O livro é bom. As partes metodológicas fazem o universo parecer mais real. E os personagens são apaixonantes. O final é surpreendente mas ao ponto de ser rudemente surpreendente já que nada do livro indica isso. Mesmo assim, a história me cativou.

Dani 14/02/2020

Meu livro favorito
Li em uma tarde. Simplesmente apaixonante e de cair o queixo.

Bia Morais 28/07/2020

Os criadores de coincidências - opinião
Achei o livro bem leve, divertido, sem compromisso com a realidade e despretensioso, o que ganhou meu coração. Gostei bastante da leitura fluída, como os fatos vão acontecendo. Adorei ir descobrindo cada vez mais a história e no final ser surpreendida quando eu nem achei que seria surpreendida. Fui lendo com dó de chegar ao final de tanto que estava gostando. Em alguns momentos algumas frases me fizeram refletir sobre a vida e o modo como vivemos. Entrou para os preferidos, recomendo a leitura.

"Nós internalizamos quem somos por fora muito mais do que externamos quem somos por dentro. Não acha?"

annie 21/05/2020

Dois S's: Sensacional e surpreendente
Descobri o livro por uma recomendação da Saraiva enquanto olhava outros e coloquei na minha lista por ter achado um tanto interessante, mas definitivamente não era uma das minhas prioridades de leitura. Depois de um bom tempo em uma ressaca literária das grandes tudo o que eu queria pra minha meta de leitura esse ano eram alguns livros que não exigissem muito do meu cérebro e foi por isso que "Os Criadores de Coincidências" entrou. Me enganei bastante em classificar esse livro desse jeito.

Os Criadores de Coincidências tem uma escrita incrível e fluída que não te cansa durante a leitura, com frases e momentos que te causam impacto durante toda a história, que é criativa e original e quando mais você lê, mais você quer ler pra saber pra onde o livro tá indo e ele vai te surpreendeendendo a cada capítulo, com um final inesperado que me deixou sem palavras a não ser os vários palavrões que eu gritei mentalmente e com aquela sensação maravilhosa de ter lido um livro incrível.

Definitivamente esse é um livro que merece muito mais reconhecimento e que me deixou extremamente curiosa pra ler mais coisas de Yoav Blum.
Carolina165 21/05/2020minha estante
Disse tudo! Com certeza esse livro merece muito mais reconhecimento; acho uma injustiça ele ser tão pouco reconhecido. Esse livro é extremamente inteligente. Como o autor conseguiu construir tantas peças e engrenagens pra tudo se encaixar perfeitamente no final é uma coisa incrível. Uma história muito bem estruturada, uma narrativa fantástica que mexe com o nosso raciocínio!! Amo de todo meu coração!!! Está na minha lista para ser relido algum dia. ????

raica22 17/10/2022

reflexões e esperança
??o começo, vou admitir, não me prendeu muito. na verdade, não consigo nem apontar o momento específico que me fez finalmente ganhar interesse pelo livro. mas, quando aconteceu, não consegui mais parar.
??as histórias de Alberto Brown, Michael e Emily foram as que mais me prenderam. lindamente contadas, desenvolvidas e finalizadas.
??se você estiver procurando por falas reflexivas que vão te fazer pensar e repensar sobre nascer, crescer, viver e morrer, esse é com certeza o livro certo. se você estiver procurando por um romance que não parecia muito promissor mas no final se tornou uma história tocante, esse é com certeza o livro certo. e, ainda mais, se você estiver procurando sentir esperança, esse também é com certeza o livro certo. eu não estava procurando por nenhuma dessas coisas quando comecei a ler, mas me senti agradecida por ter lido.

Ana Elisa 17/01/2021

Incrível
Eu gostei muito desse livro, muito mais do que achei que gostaria, foge do padrão e da mesmice de todos os outros livros que li nos últimos anos.

É incrível como o autor expõe as situações, em como ele constrói os acontecimentos e em como tudo parece realmente ser algo que pode ou acontece no dia a dia, uma coincidência que não sabemos de onde vem e que poderia muito bem ter sido criada por alguém.

Eu via muita gente falando sobre o livro e do nada pararam, mas realmente acho que esse livro merece toda a atenção e a panfletagem que teve na época.

Bia 18/07/2018

ESSE LIVRO É UM HINOOOOOOOO.
Criadores de coincidências foi um livro que me pegou pela sinopse, eu demorei muito tempo pra ler ele e por isso tive medo de ter criado expectativas demais.

Foi um medo bobo, nada jamais teria me preparado para esse livro, ele não é de forma alguma previsível.

Mas talvez, você que está lendo essa resenha, deva levar em conta que eu sou uma pessoa que não sabe prever fins e a menos que eles sejam completamente clichês eu não vou descobrir o que acontece no final.

Vou tentar resenhar essa história com o máximo de cuidado para não soltar spoilers, pois é nos detalhes que estão as respostas que vão te levar ao grande final.

Primeiro temos o Guy, um criador de coincidências muito bom em unir casais, na primeira união de casais dele eu já derreti, confesso.

Depois temos a Emilly uma outra criadora de coincidências misteriosa sobre seu passado (e que passado meu povo) e um pouco (muito) controladora, mas ela é uma criadora de coincidências, é claro que ela é uma pessoa controladora.

E o Erick, seria o Erick meu novo crush da vida? O Erick é amigo do Guy e da Emilly e também é um criador de coincidências, um criador bem habilidoso, tanto que o Guy e a Emilly deixaram ele de fora de alguns desafios porque ele terminava tudo em uma semana.

A coisa que mais me fez ficar apaixonada por esse livro é como tudo se une, o autor vai criando tudo bem na frente dos seus olhos e você não percebe até que buuuum, uma bomba explode bem no meio da sua cara e te mostra todas as junções que você não viu.

Além disso o livro não mostra só o ponto de vista do Guy ele transita entre todos os personagens da história e mostra bem a teia de aranha que é o universo.

Se esse não é meu livro favorito do ano eu sinceramente não sei qual é.
Raira Abrante 24/07/2018minha estante
Me senti assim lendo também haha, muito linda a história ;-)

Bia 26/07/2018minha estante
Não é uma coisa fofa e linda e incrível? Não sei se sou capaz de amar mais nada depois dessa lindeza

Clau 16/12/2020

Comecei a ler sem lembrar da sinopse e que surpresa boa! É um emaranhado de histórias que acabam se encontrando ou se encaixando uma na outra, coisa que eu amo, o fato de que cada detalhe tem sua importância na vida, por mais que achemos que são insignificantes. Amei a leitura, muito gostosa e fluida. Com certeza vale a pena!

Thiago 29/02/2020

Uma delícia de livro
Um romance leve e divertido. Muito gostoso de ler. Um gostosa coincidência. =)

Gabe | @cafecomgabe 16/09/2018

Uma boa história com uma construção confusa
"A maioria das suas regras é só uma invenção que você projetou para se proteger. Quebrar essas regras em específico é um ato de coragem. Quebrar qualquer uma das outras é só preguiça."

E se todas as nossas ações fossem regidas por algo ou alguém que está secretamente intervindo para que as coisas se encaixem devidamente?

Guy é um criador de coincidência, alguém capaz de mudar vidas, mexer com as ações das pessoas, com os momentos, fazer vidas se cruzarem e descruzarem, ele influencia na vida das pessoas. Apresentado nessa história junto com seus amigos Emily e Eric, também criadores de coincidências, vamos acompanhar todos eles intervirem no destino das pessoas, eles recebem missões e discutem entre si como farão as mudanças, como, porque e com quem.

Algumas reviravoltas acontecem, Emily tem um segredo, Guy carrega outro do passado, coisas impensáveis acontecem, decisões equivocadas são tomadas, pessoas misteriosas surgem e tudo vira a vida de Guy pelo avesso.

É difícil falar sobre o livro, ele segue um ritmo excelente mas o autor parece ter se perdido na construção. Também vamos acompanhar algumas histórias paralelas, algumas coincidências importantes ou não que as vezes tornam a leitura um pouco confusa. No final de alguns capítulos temos trechos do manual dos criadores com orientações que eles devem seguir, um material didático que para o leitor pouco acrescenta. As histórias desconexas me incomodaram, o foco foi desviado mas ainda assim não deixa de ser uma boa história.

O livro todo levanta questionamentos sobre decisões, as causas e efeitos de nossas atitudes, o autor ainda arriscou entrar no terreno do luto e depressão por perdas em relacionamentos. Criou uma metáfora para amigos imaginários e solidão. Ainda conseguiu desenvolver um leve romance, despretensioso mas que funcionou, é um romance bonito e significativo. Repito, ele apenas se perdeu na construção.

De qualquer forma indico a leitura, é leve e fluida, além de te fazer pensar sobre os acasos da vida.

"Mapas, ruas, gráficos, direções . Eu confundo tudo. Agora, por exemplo. Só tem dois lugares em que posso estar: ao seu lado ou longe de você. Como posso conseguir lembrar o caminho até o cinema assim."