Os Criadores de Coincidências

Os Criadores de Coincidências Yoav Blum

Resenhas - Os Criadores de Coincidências

zoni 27/08/2018

Com um enrendo muito bom, diálogos fracos e personagens pouco desenvolvidos, temos uma história que deixa a desejar.
Segundo o autor, todo ser humano possui o livre arbítrio, mas no fundo nossas ações são guiadas por criadores de coincidência, que têm a função de gerar pequenos eventos imperceptíveis que permitam que as vidas dos clientes sejam alteradas. E é assim que um funcionário de uma fábrica de carros pode se tornar um cantor famoso, uma garçonete pode ser demitida, e ao sair da lanchonete trombar com um agente de modelos que vai a transformar na maior top model do mundo, ou um casal pode ser sequestrados juntos, lutarem para salvar suas vidas e acabarem se apaixonando, e iniciando assim uma linda história de amor. O enrendo a principio me remeteu muito aquele filme chamado Agentes do Destino, que se eu não me engano tem na netflix, assistam pois Matt Damon de terno. Mas o autor deixa sua história mais original colocando além desses criadores de coincidências, algumas pessoas que trabalham como amigas imaginárias, que é um trabalho bastante triste como aos poucos vamos descobrindo no livro, chorei com algumas falas de uma amiga imaginária, pesado isso aí.

Mas vamos aos fatos, o livro foi meio que decepcionante pra mim, e isso se deu pelo fato de que a premissa do livro é muito melhor que o livro em si. Em alguns momentos eu senti que o autor se perdeu na execução dos fatos que resolveu contar deixando a história totalmente chata, cansativa e tediosa, sem contar que os personagens não foram bem explorados, e isso deve ter sido intencional, mas me incomodou. Levei dias pra ler esse livro, porque ele acabou me levando pra uma ressaca literária e de vida, já que a melhor parte do livro está nas frases que o autor vai colocando no texto, e que nos fazem pensar sobre nossa própria vida, que diferente da ficção só cabe a nós mesmos, mas a gente fica ali com aquele pensamento e se... E se na minha vida estiver acontecendo isso... e é por isso que eu to dando 3,5 ou 4 sei lá. No momento vai um 3,5 veremos mais pra frente.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Jessica 19/05/2020

Achei a ideia desse livro muito original, totalmente diferente do que eu já havia lido, gostei tanto que sai grifando o livro todo. Ele pode parecer um pouco confuso nos primeiros capítulos, porém vale a pena a insistência, logo logo você se vê totalmente envolvida na historia. Antes de iniciá-lo eu havia lido/assistido algumas resenhas, já sabia que o final iria me surpreender, mas nem em sonho passou pela minha cabeça que o desfecho seria como foi!

Ladyce 04/01/2018

Os criadores de coincidências de Yoav Blum, tradução de Fal Azevedo, é um livro divertido, uma mistura de thriller e romance; leitura rápida, inconsequente, amena. É um dos maiores sucessos de vendas em Israel, traduzido e publicado no Brasil antes mesmo de atingir o mercado americano, onde será lançado em março de 2018.

Produzir coincidências é o trabalho de três agentes Guy, Eric e Emíly que recebem ordens para produzirem coincidências na vida de pessoas comuns. Estas ordens aparecem de maneira misteriosa, indicando a existência de uma organização maior, acima de todos nós simples mortais, onisciente, toda poderosa, com poderes de influenciar diretamente nos nossos destinos. A partir daí esses agentes, treinados na tal organização, usam de análises matemáticas e complexos projetos, para construir diversos eventos que em cadeia levam a um acontecimento final quando duas ou mais partes se encontram.

A ideia é interessante e divertida. Depois desta leitura você vai pensar duas vezes quando perder um documento num táxi, quando manchar sua camisa com café depois de esbarrar num obstáculo, e certamente jamais achará que existem encontros casuais com conhecidos ou desconhecidos. Mas houve momentos em que tive a impressão de que o autor estava particularmente orgulhoso de sua obra, e que lhe faltou um bom editor, para ajudá-lo a reduzir algumas ideias bastante astutas. Os capítulos dedicados às cartilhas dos agentes, às regras a que se submetem, são pela primeira vez que aparecem, e interrompem a narrativa, uma curiosidade repleta de humor, mas quando a história é interrompida mais de uma vez por esses capítulos, temos um artifício cansativo na composição da história.

Através desta leitura tive a sensação de estar acompanhada do espírito do filme Agentes do Destino (2011), com Matt Damon e Emily Blunt, baseado no conto do escritor de ficção cientifica já falecido PKD [Philip K. Dick] Adjustment Team, originalmente publicado em 1954. Não conheço o conto. Mas vi o filme mais de uma vez, já que é uma das minhas comédias românticas favoritas. Não se trata de cópia, mas a ideia é semelhante.

Se você precisa de distração, este pode ser o livro ideal para colocar na mala e ler nas férias, depois da piscina ou numa rede à beira-mar. É uma leitura leve, divertida, sem consequências, um pouco de mistério, um pouco de romance. Agradável.
Letícia 04/01/2018minha estante
Gente, que livrinho bacana! e como assim, eu não vi esse filme, vi que tá no Telecine Play e vou ver!

Letícia 04/01/2018minha estante
Gente, que livrinho bacana! vi esse filme há muito tempo, acho que tá na hora de rever! Ainda está no Telecine Play!

Ladyce 04/01/2018minha estante
Adoro o filme. Está na Netflix, ainda.

Carolina165 30/10/2017

I N T E L I G E N T E
Esse é o melhor livro que já li. Uma história em que são apresentadas as peças do quebra cabeça que vão se encaixando perfeitamente durante a leitura.
A história foi perfeitamente estruturada de maneira a surpreender o leitor, que descobre uma coisa a cada capítulo, e a cada descoberta feita, temos a nossa curiosidade cada vez mais aguçada. É um livro que mexe com o raciocínio. A história vai crescendo de maneira a apresentar cada vez mais peças de uma gigantesca engrenagem que vai se encaixando de forma magistral e surpreendente.
Obrigada editora Planeta por trazer essa preciosidade para o Brasil e por favor, publiquem os outros dois livros do autor, Yoav Blum, porque ele é um gênio.

Rovandro 28/11/2021

Resenha: Os criadores de coincidências
A idéia do autor é interessante. Um romance fictício e digamos que bem filosófico, uma espécie de metafísica.
Mas deixou a desejar com os personagens. Os personagens e a leitura alguns momentos perderam o ritmo.

Luhran 10/09/2018

❝Você tem de cavar fundo no solo firme de sua personalidade até encontrar a água que vai oferecer a outra pessoa, ainda que você mesmo esteja morrendo de sede❞
Guy, Emily e Eric são três amigos que possuem algo em comum: eles são criadores de coincidências. Isso mesmo, eles são responsáveis pelo “nada acontece por acaso”. Eles planejam tudo para atingirem suas missões, desde mudar programações de T.V. até causar demissões.

Guy é especialista em coincidências amorosas. Seu ritmo é calmo, calculista, mas ainda sofre por um amor do passado. Emily também é dedicada, mas neste livro é caracterizada como uma mulher desesperada por um amor não correspondido. Já Eric é aquela alma boba de todo bom grupo, já que usa sua profissão para próprios afins.

Formados num curso por um Mestre de identidade misteriosa, os três amigos agora recebem envelopes com suas missões por alguém tão misterioso quanto. Diante planejamentos e imprevistos do acaso, os criadores de coincidências vão nos ensinar que existe um porque para tudo.

Não consigo dizer qual é o foco do livro até chegar no final, já que a leitura muda de rumo o tempo inteiro. Existem personagens que pensei que teriam alguma significância já que foram narradas páginas e mais páginas sobre os mesmos, mas no fim das contas não passaram de conteúdo descartável.

No final de alguns capítulos são apresentados alguns métodos que os criadores de coincidências estudavam no curso. E quando digo método, me refiro a conteúdo realmente didático. Outra parte totalmente desnecessária e cansativa.

Sabe quando alguém escreve um conto e acaba enchendo de conteúdo desnecessário só para catalogar o conto como um livro? É isso o que parece ter acontecido.

A ideia em si da essência dos Criadores de coincidências é genial! Envolve até metáforas sobre Amigos Imaginários! Vemos que o autor é muito inteligente, mas infelizmente são soube conduzir a história para que prendesse o leitor.

Maçante, sem objetivos e drasticamente mal trabalhado.

site: https://www.instagram.com/p/BnhHtdul9Bo/?taken-by=preconceitoliterario

Gabe | @cafecomgabe 16/09/2018

Uma boa história com uma construção confusa
"A maioria das suas regras é só uma invenção que você projetou para se proteger. Quebrar essas regras em específico é um ato de coragem. Quebrar qualquer uma das outras é só preguiça."

E se todas as nossas ações fossem regidas por algo ou alguém que está secretamente intervindo para que as coisas se encaixem devidamente?

Guy é um criador de coincidência, alguém capaz de mudar vidas, mexer com as ações das pessoas, com os momentos, fazer vidas se cruzarem e descruzarem, ele influencia na vida das pessoas. Apresentado nessa história junto com seus amigos Emily e Eric, também criadores de coincidências, vamos acompanhar todos eles intervirem no destino das pessoas, eles recebem missões e discutem entre si como farão as mudanças, como, porque e com quem.

Algumas reviravoltas acontecem, Emily tem um segredo, Guy carrega outro do passado, coisas impensáveis acontecem, decisões equivocadas são tomadas, pessoas misteriosas surgem e tudo vira a vida de Guy pelo avesso.

É difícil falar sobre o livro, ele segue um ritmo excelente mas o autor parece ter se perdido na construção. Também vamos acompanhar algumas histórias paralelas, algumas coincidências importantes ou não que as vezes tornam a leitura um pouco confusa. No final de alguns capítulos temos trechos do manual dos criadores com orientações que eles devem seguir, um material didático que para o leitor pouco acrescenta. As histórias desconexas me incomodaram, o foco foi desviado mas ainda assim não deixa de ser uma boa história.

O livro todo levanta questionamentos sobre decisões, as causas e efeitos de nossas atitudes, o autor ainda arriscou entrar no terreno do luto e depressão por perdas em relacionamentos. Criou uma metáfora para amigos imaginários e solidão. Ainda conseguiu desenvolver um leve romance, despretensioso mas que funcionou, é um romance bonito e significativo. Repito, ele apenas se perdeu na construção.

De qualquer forma indico a leitura, é leve e fluida, além de te fazer pensar sobre os acasos da vida.

"Mapas, ruas, gráficos, direções . Eu confundo tudo. Agora, por exemplo. Só tem dois lugares em que posso estar: ao seu lado ou longe de você. Como posso conseguir lembrar o caminho até o cinema assim."

Rosana Gaby 16/07/2021

Bom livro
A leitura é leve, e o livro traz reflexões interessantes, também é legal ver as peças se encaixando no final.

Mari 13/05/2019

Minha pequena [e falha] visão do: OS CRIADORES DE COINCIDÊNCIAS
Eu não faço ideia do porque esse livro estava nos meus desejados, mais ele estava e agora eu o tenho. Independente da razão preciso contar pra vocês que esse livro é delicioso! Um romance como eu nunca tinha lido. Ele é bem mais do que eu esperava...
Mesmo sem saber a razão pra ele ter entrado na minha vida, eu fico feliz de tê-lo na minha coleção.
O nome diz muito sobre o que vai ser a história e mesmo que a gente não acredite que ela pode ser tão simples, ela é; e esse é o provável motivo de esse livro ser tão bom.

O que eu aprendi com Os Criadores de Coincidências: Esse mundo da imaginação é muito louco!

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 26/09/2021

Indico
Li a primeira vez em 27/10/2019

Esse ano por conta da leitura coletiva do #clubedasotarias o sentimento de carinho por esse livro só se confirmou.

Aqui temos a história de Emily, Guy e Eric três amigos que se conheceram enquanto estudavam para se tornarem Criadores de Coincidências. Essa amizade se manteve mesmo após a formatura e eles sempre se encontram pra rir e jogar papo fora.

Os criadores, tem que realizar pequenas alterações ou sugestões paralecar seus clientes a uma conclusão, mas isso não pode ser feito de maneira brusca ou que interfira no livre árbitrio.

Enquanto ele recebem seus trabalhos e vivem suas vidas eles tem que lidar com suas próprias angústias e necessidades. Emily por exemplo é apaixonada por Guy, Guy sofre com um amor do passado e Eric vive uma vida de diversão.

Esse livro me comove todas as vezes que leio, amo como ele fala sobre a vida e os desafios de se viver.

Recomendo a leitura

Caso tenha interesse interesse no meu canal no YouTube DIA DE LIVRO tem a resenha, confere lá!

Até mais.

Marina.Castro.F 28/08/2020

Surpreendente
Um livro surpreendente bom. Com uma história que consegue prender o leitor, personagens carismáticos e reflexões muito bem colocadas. Um favorito !

lou 07/03/2022

O livro é bem leve, muito bom pra quem precisa sair de uma ressaca literária. É daqueles que a gente lê em uma tarde e, de tão distraído fica, nem percebe que tá acabando. O plot dele é incrível, eu realmente não esperava por isso, pareceu quase um loop de tudo. Não tenho muito o que falar, mas valeu muito a pena, é muito gostosinho. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos pelo autor. Achei bem interessante o modo como os amigos imaginários foram descritos em seu conceito, em como eles refletem nos nossos pensamentos e no que queremos que cada detalhe da nossa vida seja. Em como projetamos nossa personalidade, ego, desejos e pensamentos em algo que não existe e isso nos dá forças pra seguir em frente na vida e viver bem com nós mesmos. Isso nos faz pensar em tudo o que queremos que seja real e o que realmente é, e a distinção certa de cada coisa, pra sabermos, afinal, quem nós verdadeiramente somos. O que "comanda" e move nossas ações, e com base no quê. E como, desde crianças, somos acostumados a criar pessoas pra não nos sentimos sozinhos.

Thiago 29/02/2020

Uma delícia de livro
Um romance leve e divertido. Muito gostoso de ler. Um gostosa coincidência. =)