Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Lari 04/09/2023

Atemporal
Ler mais de Drummond passou a despertar interesse em mim a partir do mínimo contato com sua escrita. Buscar entender as entrelinhas, a sua visão de mundo, que foi e continua sendo um marco para a literatura brasileira, é de grande valor.

nippaes 29/08/2023

?Neste país é proibido sonhar?
Peguei esse livro despretensiosamente como uma das leituras obrigatórias da FUVEST, não sabia que me faria refletir sobre tantas coisas.. Poesias completas de ambiguidade, é incrível, que livros de um século atrás se encaixem tanto na realidade presente. Indico muito mesmo

theus33 27/08/2023

? ? aquele com a pedra no meio do caminho;;
Durante boa parte da leitura de ?Alguma Poesia? me perguntei como faria minha resenha dessa obra. Afinal, como eu poderia, com tão pouco conhecimento, fazer qualquer crítica à um dos maiores poetas e cronistas brasileiro?
?Alguma Poesia? é meu primeiro contato com Drummond fora de questões de vestibular e de frases de internet. E, bom, devo dizer que fiquei bastante surpreendido. Depois de pesquisar bastante sobre o contexto do livro, sobre o cenário em que é escrito e a relação de Drummond com os modernistas, consegui apreciar sua poesia de uma forma bastante aconchegante.
Não, isso não quer dizer que foi uma leitura fácil. Algumas pessoas se enganam pelo fato de Drummond ter uma escrita simples e acessível, composta por versos brancos, e acham que tudo que foi redigido é de fácil interpretação. Muito pelo contrário, por trás dos poemas-minuto e dos versos simples, há sempre grandes mensagens que às vezes requerem ajuda de acessórios externos para serem compreendidas.
O poeta do cotidiano, do simples, traz nessa primeira obra diversos poemas escritos entre 1925 e 1930. Não há linearidade, não há tema central, Drummond escrevia sobre tudo. Claro que, algumas ideias conversam entre si, como vários poemas dedicados a Itabira, a cidade que ele gosta desgostando, a ideia de estar desconexo, colocado como um observador, uma certa dualidade, e também a proposta central do modernismo.
Dito isso, ?Alguma Poesia?, em suma, é carregado de um tom bem humorado, irônico. Nele, estão alguns dos poemas mais conhecidos do mestre, como ?Poema de Sete Faces?, que abre a obra, ?No meio do Caminho?, ?Outubro 1930?, ?Quadrilha?, ?Cota Zero?, enfim, uma grande coleção.
Tratando desde assuntos como a modernização do Brasil até o nacionalismo patriótico e passando pelo cotidiano em poemas como ?Cidadezinha Qualquer?, o livro é um prato cheio oferecido pela Fuvest, tão gostoso de ler que é quase como uma parada de cinco minutos pra relaxar entre leituras bastante densas como a de Graciliano Ramos. Com certeza, lerei mais do Drummond adiante.

aelinella 25/08/2023

O Carlos Drummond de Andrade era um escritor fantástico, os poemas dele sao muito bem pensados e com críticas que fazem sentido até hoje, gostei bastante.

Yve 23/08/2023

"Se meu verso não deu certo, foi seu ouvido que entortou."
Gosto de livros de poesia (seja pela reflexão, pela fluidez ou por simples questão pessoal), então foi uma experiência muitíssimo agradável, li a obra em menos de um dia e agora posso falar com um pouquinho de propriedade que aprecio o trabalho de Carlos Drummond de Andrade.

Zenobi 23/08/2023

Poesia nunca é demais!
Adorei vários dos poemas do livro, alguns eu me identifiquei e até procurei um pouco mais sobre porém teve outros que não entendi muito.
Porém é um ótimo livro para ler aos poucos, as poesias são maravilhosas!!

manô 22/08/2023

Foi um livro que li para a escola, leitura obrigatória. gostei muito e me apaixonei pelas poesias de Drummond, ele realmente é um gênio.

juju :) 16/08/2023

"Neste país é proibido sonhar."
Minha primeira vez lendo Carlos Drummond de Andrade e que experiência, foi incrível ver os poemas se relacionamento com os momentos históricos que se passavam na época e as críticas que ele fazia em forma de piada.

Me diverti muito lendo e fiquei encantada com diversos poemas e suas temáticas, foi minha primeira vez lendo poemas do modernismo e não tenho críticas.

Entre os meus poemas favoritos estão: A rua diferente, Sentimental, Anedota búlgara e Explicação.

giovanna65 15/08/2023

Releitura
Já havia lido a obra anteriormente, e minhas novas impressões são: que obra atemporal. O posfácio não deixa nada a desejar, a não ser mais páginas!! Livro lindo e que deve ser relido sempre.

Carolina.Lazzarett 13/08/2023

Poesia mordenista é o auge da poesia nacional. O posfácio dessa edição é muito bom, relaciona a construção da obra com oq acontecia com o autor, no Brasil e no mundo.

vics :) 09/08/2023

Sou gauche igual ele
Drummond nao tem nem o que dizer ele é a própria indústria literária,muito depressivo e revoltado com o capitalismo é gente como a gente msm! primeiro livro que li dele estou ansiosa p ler outros!

giovanna00brito 09/08/2023

"E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé."
O livro faz parte de diversas coletâneas para vestibular por um motivo: as obras de Carlos Drummond ainda afetam e influenciam o Brasil!
Algumas das poesias trazem a visão que na época existia: as pessoas só teriam liberdade quando fossem para as cidades, já que eram nelas o lugar em que a sociedade cedia um espaço para que o indivíduo possa ser, mas quando chegavam lá percebiam que a moeda da liberdade é a solidão, mesmo rodeada de pessoas. Traz também como o amor pode ser uma pedra no caminho, como um sentimento anteriormente descrito como glorioso pode trazer tanto sofrimento e desgosto ao ser. E finalmente debate sobre um naturalismo, onde o animal é superior ao homem pois os interesses deles são maiores do que deveriam, criando uma imagem onde a violência faz parte do conto de fadas.
É a quebra de todas as tradições, a utilização de elementos modernos brasileiros, criando uma cultura 100% nacional e não aquela romântica que veio da Europa.
heloisa636 09/08/2023minha estante
esse livro é TÃO incrível

Leonardo807 05/08/2023

Drummond Drummond
Alguma Poesia (1930) é um livro de Carlos Drummond de Andrade, um agrupamento de poemas do escritor consolidando à Poesia da 2° Geração Modernista com seus textos em diversificados temas e metalinguagem ? mostrar de como o autor escreve um poema ? e ainda por cima possuí um posfácio (este leitor nunca lera uma obra com posfácio) de Rodrigo Fraga revelando o auge do estudante de farmácia a conhecer seu ídolo revolucionário moderno: Mário de Andrade levando ao início de uma bela troca de cartas e uma amizade eternizada.

Thiago548 31/07/2023

Não é tão bom quanto dizem
Eu iniciei a leitura esperando um livro muito bom e complexo, visto a fama do autor e sua forte presença na literatura brasileira, mas me decepcionei, o livro não é ruim, porém sabe aquele livro que você não se conecta? Poesia para mim é sobre sentimentos e abstrações de situações ou emoções que vivemos e na qual nos identificamos, este livro entretando não me emocionou, esperava mais.