Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

biih.76 10/02/2023

No meio do caminho tinha uma pedra ?
Com "Alguma Poesia" iniciei as minhas leituras das obras obrigatórias da Fuvest. E por mais que eu tenha lido esse livro por obrigação, ainda assim a leitura foi prazeirosa.

Um livro da época do Modernismo no Brasil, quando os escritores e artistas da época quiseram uma mudança, um novo estilo, uma quebra com o conservadorismo clássico puramente europeu e uma arte de raízes brasileiras, que tivesse mais liberdade e mostrasse um pouco mais de quem nós somos sem as lentes de outras pessoas, apenas a nossa própria expressão de nós mesmos.

Esse livro reúne 49 poemas de diversos eixos temáticos que involvem amor, infância, vida na área rural, sociedade, entre outros. Carlos Drummond é ainda um dos maiores escritores da literatura brasileira e com este livro, que foi a sua primeira obra a ser publicada, ele mostrou que sim tinha muito potencial e que sua carreira teria muita importância para o nosso país. ?

arabellarctic 24/01/2023

não achei um livro lá TÃO impactante mas ele tem certas características q valem a pena serem exaltadas. sempre gostei muito do modernismo, provavelmente é por isso que achei os poemas fáceis e gostosos de se ler. quanto a interpretação, confesso que pequei muito nisso, tiveram muitos poemas que não consegui entender o que o autor queria passar, mas pretendo analisar todos eles pra compreender melhor a visão de escrita do drummond, ainda mais que li o livro por ser uma obra obrigatório da fuvest :)

cama 23/01/2023

É divertido e fácil de ler, alguns poemas têm interpretações interessantes mas em geral não achei interessante nem impactante e não me identifiquei.

Julinha 22/01/2023

Verso cambalhota
Muitos desses poemas eu já conhecia. Busquei análises de muitos deles, mas apenas com a minha leitura cheguei a uma conclusão: Drummond era genial. Na primeira leitura você não enxerga muita coisa, mas depois que relê, discute e pesquisa você se encontra com a genialidade do poeta. Muitas coisas estão ?escondidas? como as rimas que dão ritmo e pesquisar comentários na internet me ajudou bastante. Achei incrível.

Valdir.Lopes 17/01/2023

ALGUMA POESIA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Livro publicado em 1930, conjunto de poemas que desnuda visão sensível do poeta sobre o pequeno mundo mineiro que descortina a sua alma. "Infância" traz a descoberta da grandeza de um menino e sua realidade, fugindo assim do romantismo de Robinson Cursoé. Amadurece "No meio do caminho" constatando que em toda realidade há um "pedra" e dessa pedra, talvez, constrói, quase que de forma cristã, "Igreja": "Tijolo", "areia", "andaime", "água", "tijolo", pedindo perdão "quirieleisão".
Drummond alerta que a poesia uma vez publicada torna-se propriedade do interpretador.
Acredito que o tipo de texto mais difícil de interpretar é o texto poético e por isso é necessária leitura sucessiva, incansável, metódica e embriagada para chegar a composição de alguma crítica. Crítica que não serve para muita coisa, nem para mim, nem para Drummond.

Leitura 1 - 17/010/2023

Artemis 13/01/2023

"Meu verso é minha consolação"
Esse ano eu prometi a mim mesma que leria mais obras clássicas brasileiras,e os poetas não estão isentos,foi interessante conhecer alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade ? um dos maiores modernistas do Brasil,admito que esperava uma leitura mais marcante ou imersiva,mas de todo modo,é uma obra de arte.

Marina 12/01/2023

Caminhos e pedras ?
Pensar em modernismo é pensar em ?Tinha uma pedra, no meio do caminho tinha uma pedra?. Não se foge de Drummond e finalmente chegou o momento. Adorei a coletânea, realmente, como os modernistas idealizaram, os versos livres e curtíssimos são muito mais agradáveis de se ler do que os formalmente mais trabalhosos, o que me agradou bastante. Além disso, é um bom início para quem quer ler poesia e não sabe bem por onde começar.

Amanda513 10/01/2023

Surpreendente gostei
A maioria dos poemas são bem gostosinhos de ler. Apesar de ter lido pra fuvest, foi uma leitura bem mais leve do que eu esperava...

Nil 04/01/2023

Poesia sem rima
Não sou muito adepta à leitura de poesias. Mas, se tratando de Drummond sempre vale à pena arriscar.
A escrita e idéias são invejáveis. Mas a falta de rima para mim não agradou tanto.

Marcela 31/12/2022

Uma leitura rápida mas não simples
Obra curtinha, alguns poemas muito simples, enquanto outros apresentam uma intertextualidade surpreendente (fazendo referência à Bilac, Freyre, obras clássicas e renascentistas...).

Ao meu ver, não dá para atribuir característica única a todos os poemas, mas me parece válido separar entre textos de desconstrução, irônicos e/ou humorísticos, sendo que pode ocorrer os três aspectos simultaneamente.

A linguagem não é de grandes dificuldades, embora a ausência de pontuação possa gerar um incômodo em certos casos - dica: se não está fazendo sentido tente ler em "mineirês". Por vezes, pode ser meio frustrante para o leitor por sentir que há trechos em que não existe um propósito, mas isso é um propósito modernista kkkk gerar o estranhamento por meio da libertação linguística, estrutural e temática da arte. Há muitas críticas à moral pequeno-burguesa, ao Romantismo e Parnasianismo e, até, ao falso cristão, as quais eu, particularmente, adorei.

Para não me estender, ressalto que é um livro bacaninha, li em um dia, mas que, embora tenha essa aura de bom menino, possui interpretações maduras e bonitas em alguns de seus poemas. Não subestime, pesquise as análises no Google, vale muito a pena! Para concluir, deixo a sugestão de comprar uma edição que venha com pósfacio detalhado, enriquece muito a leitura :)

Obrigada por ter lido minha resenha até aqui, te desejo uma excelente leitura S2

Kai 29/12/2022

amei
amei amei amei amei
virei fã dele e agora vou ler todos os livros
a leveza das rimas, a diversidade dos temas... eu tô apaixonada por esse cara, mano
dá vontade de transformar tudo em música

danielly 28/12/2022

alguma poesia (várias).
li por causa da escola e por conta disso, li o livro com nenhuma vontade e com um olhar ignorante, porém acho que deveria ler novamente sem esse tipo de olhar. poesia ainda é algo que não tenho muito interesse de ler e alguns acho difícil de interpretar, como este livro. porém, teve certos poemas que eu gostei e consegui compreender, também achei bem interessante.

robcait 28/12/2022

Meu primeiro contato com o autor não poderia ter sido melhor. A obra me prendeu logo no começo, pois não é difícil se ver nas poesias de Drummond. Um convite a adentrar mais no trabalho do escritor, bem como um chamado a descobrir mais sobre si mesmo. Leitura curta, pertinente e marcante.

Amo Livros s2 28/12/2022

Poemas bem curtinhos para serem lidos.
Gostei bastante deles e alguns já eram conhecidos por mim antes ler o livro

gabbiedb 27/12/2022

Achei que seria um livro difícil de ler, aqueles que você só termina porque é obrigatório. Mas foi bem fácil, rápido, e muito bom de compreender. Parece que é um amigo irônico me contando suas visões sobre o mundo com uma linguagem poética e, até certo ponto, cotidiana.