Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

juju :) 16/08/2023

"Neste país é proibido sonhar."
Minha primeira vez lendo Carlos Drummond de Andrade e que experiência, foi incrível ver os poemas se relacionamento com os momentos históricos que se passavam na época e as críticas que ele fazia em forma de piada.

Me diverti muito lendo e fiquei encantada com diversos poemas e suas temáticas, foi minha primeira vez lendo poemas do modernismo e não tenho críticas.

Entre os meus poemas favoritos estão: A rua diferente, Sentimental, Anedota búlgara e Explicação.

giovanna65 15/08/2023

Releitura
Já havia lido a obra anteriormente, e minhas novas impressões são: que obra atemporal. O posfácio não deixa nada a desejar, a não ser mais páginas!! Livro lindo e que deve ser relido sempre.

Carolina.Lazzarett 13/08/2023

Poesia mordenista é o auge da poesia nacional. O posfácio dessa edição é muito bom, relaciona a construção da obra com oq acontecia com o autor, no Brasil e no mundo.

vics :) 09/08/2023

Sou gauche igual ele
Drummond nao tem nem o que dizer ele é a própria indústria literária,muito depressivo e revoltado com o capitalismo é gente como a gente msm! primeiro livro que li dele estou ansiosa p ler outros!

giovanna00brito 09/08/2023

"E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé."
O livro faz parte de diversas coletâneas para vestibular por um motivo: as obras de Carlos Drummond ainda afetam e influenciam o Brasil!
Algumas das poesias trazem a visão que na época existia: as pessoas só teriam liberdade quando fossem para as cidades, já que eram nelas o lugar em que a sociedade cedia um espaço para que o indivíduo possa ser, mas quando chegavam lá percebiam que a moeda da liberdade é a solidão, mesmo rodeada de pessoas. Traz também como o amor pode ser uma pedra no caminho, como um sentimento anteriormente descrito como glorioso pode trazer tanto sofrimento e desgosto ao ser. E finalmente debate sobre um naturalismo, onde o animal é superior ao homem pois os interesses deles são maiores do que deveriam, criando uma imagem onde a violência faz parte do conto de fadas.
É a quebra de todas as tradições, a utilização de elementos modernos brasileiros, criando uma cultura 100% nacional e não aquela romântica que veio da Europa.
heloisa636 09/08/2023minha estante
esse livro é TÃO incrível

Leonardo807 05/08/2023

Drummond Drummond
Alguma Poesia (1930) é um livro de Carlos Drummond de Andrade, um agrupamento de poemas do escritor consolidando à Poesia da 2° Geração Modernista com seus textos em diversificados temas e metalinguagem ? mostrar de como o autor escreve um poema ? e ainda por cima possuí um posfácio (este leitor nunca lera uma obra com posfácio) de Rodrigo Fraga revelando o auge do estudante de farmácia a conhecer seu ídolo revolucionário moderno: Mário de Andrade levando ao início de uma bela troca de cartas e uma amizade eternizada.

Thiago548 31/07/2023

Não é tão bom quanto dizem
Eu iniciei a leitura esperando um livro muito bom e complexo, visto a fama do autor e sua forte presença na literatura brasileira, mas me decepcionei, o livro não é ruim, porém sabe aquele livro que você não se conecta? Poesia para mim é sobre sentimentos e abstrações de situações ou emoções que vivemos e na qual nos identificamos, este livro entretando não me emocionou, esperava mais.

mari. 26/07/2023

Um grande (espetacular) mousse lírico
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
no entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
ele está cá dentro
e não quer sair.
mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.

fenomenal. nem palavras pra expressar ou sequer tentar adjetivar meus sentimentos perante a mente refulgente de drummond, esperava muito e só sai ainda mais resplandecida dessa coletânea ?

Roberta.Beira 22/07/2023

Tão bom ter mais contato com poesias, especialmente as que fazem parte das nossas formações como brasileiros, como os poemas ?Quadrilha? e ?No meio do caminho?, do gênio Drummond. Ler esses e tantas outras obras suas é mergulhar na riqueza da literatura brasileira!
Poemas relaxam, fazem os pensamentos voarem, vale a pena!

Giovanna 18/07/2023

Um suspiro de brasilidade
Os poemas desse livro transbordam recortes brasileiros ? sejam recortes críticos ou simplesmente contemplativos. Ler esse livro foi como flanar entre crônicas escritas ? e influenciadas ? pelos mais variados humores do autor, disfrutando da escrita bonachona (que me diverte, confesso) e da sensação de pertencimento ao reconhecer, ao me conectar com determinados elementos. Enfim, me cabe dizer que eu a-do-rei.

P. S. Há muitos poemas clássicos nesse livro, como o da pedra no caminho e "Poema que aconteceu". Mas, lançando olhos a um menos difundido, destaco o "Sesta", que, nossa!, delineia milimetricamente uma cena mineira rural, sem perder a cadência de poesia cabida a um transcorrer de versos.

Kaua.Nicanor 17/07/2023

Como pode ser tão genial ?
Carlos Drummond é um escritor que traz sentimentos e pensamentos profundos e perplexos mas tão simples e natural
?nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho, no caminho tinha uma pedra ?.??

barbarag 16/07/2023

Amei
"MEU VERSO é minha consolação.
Meu verso é minha cachaça. Todo mundo tem sua cachaça.
Para beber, copo de cristal, canequinha de folha-de-flandres, folha de taioba, pouco importa: tudo serve. "

Maddu 16/07/2023

Já conhecia todos os poemas, mas nunca havia lido uma obra (de poesia) completa corrida. foi uma experiência fantástica, como tinha de ser. afinal, nosso poetinha sempre será o maior da poesia brasileira.

ginny 07/07/2023

Nenhum livro de poesia havia chamado minha atenção antes desse. descobri que gosto sim de poemas, mas só quando eles são do drummond. esse cara era diferenciado mesmo...

Poesia na Alma 06/07/2023

O poeta é um sedut
Ele é sempre um convite para ficar é esquecer que o tempo existe, o poeta é um sedutor , estou sempre com o coração ouvindo