A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Cesinha 15/03/2017

Iniciei o livro imaginando algo que já acho fantástico, revelar desde o começo o "final" da história e colocar o leitor numa posição de "como diabos essa história vai chegar nesse final?", dando assim liberdade para que o autor se concentre mais na profundidade psicológica do texto (afinal, quem quer apenas um enredo interessante cheio de altos e baixos já terá abandonado o livro).

Que grata surpresa foi eu saber que esse livro é um thriller que não deixa nenhuma ponta solta e tem um enredo maravilhoso, podendo tranquilamente ser um livro comum de suspense, mas é mais do que isso, MUITO MAIS. É o melhor thriller que já li na vida, e dentro os romances em geral, o top 5 (detesto essas coisas, mas é o jeito).

Acredito que vale a pena demorar uma década para escrever um livro se o livro for bom assim!

Aliás, prepare-se para uma autora muito prolixa, deliciosamente, prolixa! E é isso aí.
Daniel 28/05/2017minha estante
;- )))

G'Carlos 09/06/2017minha estante
É uma prolixidade que se justifica pela beleza poética do talento da autora. Como você fala, meu amigo, deliciosamente prolixa!

Juliana Alves 30/10/2017minha estante
Acho que você deveria ler Lugares Perigosos do Victor Vidal! É uma leitura muito similar a História Secreta, tanto em temas quanto em escrita ;)

Emanuela Vieira 01/11/2017minha estante
Eu amei A História Secreta! Terminei de ler Lugares Perigosos do Victor Vidal recentemente e recomendo para quem gosta de Donna Tartt. É um trhiller psicológico de tirar o fôlego, muito surpreendente, cheio de reviravoltas assombrosas. Amei também!

fev 03/07/2022

Contemplativo e interessante
Muitas pessoas vão com muita sede ao pote quando pretendem ler A História Secreta de Donna Tartt. Acreditam que por ser um livro sobre assassinato ele será sobre investigações e reviravoltas que prenderão a atenção dos leitores. O livro está longe disso. Nós sabemos logo no começo quem morreu e quem estava por perto. A narrativa é mais sobre a construção de personagens e o ambiente em que circulam e a leitura deve ser atenta já que o narrador é em primeira pessoa e, aprendemos que narradores como esse não são confiáveis. Por sinal, Richard, personagem que narra essa história, deixa isso bastante claro na minha perspectiva.

Os estudos dos clássicos e línguas antigas servem de pano de fundo para acolher personagens bem construídos, mas de caráteres bastante medíocres. Tartt constrói personagens jovens recém-saídos da adolescência que se escoram no mundo de riqueza onde nasceram, mas a maioria vive em decadência. O quinteto principal oscilam entre características de egos infláveis, ingenuidade, dependência, irresponsabilidade entre tantas outras particularidades de cunho negativos. Mas há detalhes que nos prendem. Em certa forma são personagens atraentes. E nós ficamos dependentes dessa mediocridade.

Por não ser um livro de reviravoltas é preciso nos prender de outra forma. A autora faz isso através de uma escrita impecável e uma boa construção de personagens. A História Secreta é um livro contemplativo em 90% das suas linhas. Há poucos momentos em que o leitor sinta algum tipo de adrenalina. Eu, particularmente, gosto de livros mais parados e mais reflexivos. No entanto, acredito que Tartt tenha pecado nesse aspecto. Ela poderia ter equilibrado mais e colocado mais momentos de expectativas ao longo do enredo. Ter deixado algo mais excitante para o final mesmo com uma construção interessante de personagens odiáveis foi um erro considerável. Por sinal, o final era algo que eu não esperava. Mas também não chega a ser uma grande surpresa.

É um bom livro, mas não é o meu preferido da autora. É bem escrito e com boa construção de personagens, mas peca na construção de um enredo que deveria ser mais equilibrado. Ainda assim é enigmático o suficiente para atrair a nossa atenção. Recomendo alertando que não é um livro para quem procura um suspense clássico.
ekatherinah 04/07/2022minha estante
Comecei esse livro recentemente e depois de algumas páginas percebi que era diferente do que esperava. Bem mais imersivo, reflexivo e que necessita de uma certa atenção na leitura. Com sua resenha estou mais animada ainda para continuar.

fev 04/07/2022minha estante
Oie! Que bom que você gostou da resenha! O livro é bem isso. É mais sobre personagens e suas ações, modo como lidam com as coisas. O início é mais reflexivo, mas sempre tem pontos assim ao longo do livro. Eu acho que vale a pena pela construção dos personagens. Eu prefiro O Pintassilgo dela. Acho lindo e bem escrito, apesar de não gostar do plot e do final. Mas é maravilhoso. Espero que goste da leitura. ??

isa 14/03/2024

Queria poder ser consumida pela escrita da Donna Tartt
A primeira leitura do ano e já foi uma das minhas favoritas de todo o sempre. Já recomendei o livro pra inúmeras pessoas, desejando que elas sintam a mesma curiosidade, interesse e paixão por essa história única.
Não tenho palavras, de verdade.

Começamos a história já sabendo, desde a primeira página, quem iria morrer e quem iria cometer o crime, então um livro de 600 páginas (por aí, a minha cópia tem mais até) conseguir sustentar a história baseada somente nos motivos que levaram à tal assassinato não é fácil não. A mente da Donna Tartt não é para todos não.

Eu me senti tão próxima desse universo que foi como se eu fosse uns dos estudantes de grego também! Eu passei a amar alguns, odiar outros e me identificar com eles. Que personagens!!!!!!! Intrigantes demais.

A HISTÓRIA SECRETA MERECE TUDO DE BOM E PRA MIM É UM CLÁSSICO QUE DEVERIA SER LEITURA OBRIGATÓRIA!

Raina.Carrion 23/02/2023

"Qualquer ação, no tempo infinito, reduz-se a nada"
Compreendo a premissa do livro como forma de mostrar a crueldade humana de se esperar sair impune de tudo, mas provando que toda ação tem uma reação.
Embora o livro tenha um começo promissor e instigante para saber como tudo prosseguirá após o que se supõe ser o clímax, a curiosidade logo é substituída pela decepção de apenas ler tudo que já havia sido descrito no prólogo - obviamente muito mais detalhado.
Seguidamente, é dificílimo se apegar a qualquer personagem da obra, incluindo o protagonista. Consequentemente, não se sente a angústia por seus temores, tornando a leitura exaustiva e falsamente superficial.
Um ponto positivo a se considerar é a mudança abrupta de perspectiva que o livro sofre por volta de 75%, voltando a ficar interessante.
Inicialmente a escrita é ótima para introduzir a um clima mais realista e profundo, no entanto, torna-se excessiva em detalhes insignificantes que a deixam massante.
Em suma, não é agradável ler sobre como os principais cavam seus próprios túmulos para posteriormente tentarem sair deles se queixando da escuridão do buraco.

silviasssantana 20/04/2023

Agradável.
Eu gostei da escrita, porém, a história deixou a desejar.
Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, pois a história não me prendeu. Me vi em muitos momentos cansada deste livro. Os detalhes foram muito bem feitos, mas muitas vezes fatigava o leitor. Enfim, mediano.

Ana Farah 28/05/2020

Esse livro "chegou" em minhas mãos de uma forma muito diferente. Li sua sinopse em uma rede social de fotos. E ele aparecia como uma grande obra, super recomendado e com muitas resenhas. Achei estranho nunca ter ouvido falar dele, mas descobri que sua fama era quase que integralmente dos EUA.

E eis que li o fatídico livro.

Fiquei impressionada com o quanto sua história consegue prender o leitor desde o começo. Os personagens são incrivelmente bem caracterizados, assim como seus hábitos e atitudes. O local é definido também de uma forma assustadoramente chamativa.
Ambientado em uma cidadezinha do estado de Vermont, nos Estados Unidos, em uma escola elitista do século XIX, Richard, o narrador (e personagem principal do livro), conta a única importante e fascinante história de sua vida, segundo o mesmo: como ele e seus amigos foram os responsáveis pelo assassinato de Bunny Corcoran - não, isso não é um spoiler.
Desde o início sabemos que Bunny seria morto. A única coisa que não é citada de imediato, e a qual tentamos desvendar ao longo de todo o livro, é o motivo de sua morte, e até mesmo como de fato ela acontece.
Os cinco integrantes do grupo são Richard, Henry, Francis e os irmãos gêmeos Charles e Camilla, os quais são todos acostumados a uma vida de luxo, viagens, mordomia e um certo desinteresse por parte de seus pais e responsáveis - exceto o personagem alfa.
O livro não é exatamente de terror, mas pode-se dizer que é uma tragédia à lá grega. Estudantes do curso de Grego da escola, que por sinal é incrivelmente classicista, dá para sentir que eles possuem um certo narcisismo em relação a este fato.

Indico este livro a todos, principalmente aos estudantes de Humanas e aqueles que se afeiçoam por Dark Academia. E não tenho medo de incluí-lo em minha lista de favoritos.
mariiiii 28/05/2020minha estante
vou add na minha lista. deu vontade de ler :)

fulana de tal 09/01/2021

amei
terminei esse livro e agora estou com ansiedade depressao pânico pressão alta pressão baixa hpv hiv dengue zica chikungunya peste negra poliomielite
Thaina66 13/01/2021minha estante
Hahaha amei é bem assim como estou me encontrando agora

Fabiana.Amorim 08/01/2021

Tensão e suspense
Este foi um livro que entrei com desconfiança e fui fisgada já nas primeiras páginas, seduzida pelo ambiente charmoso e intelectual dos alunos de grego do professor Julien.
Continuei amando e esperando algum tropeço a fim de abandonar este desvio nos meus caminhos literários, mas não consegui. Li feito uma alucinada sem conseguir parar. Impressionante a viagem que é a leitura. A gente não pode se negar a nada. Se tá gostoso, deixa. E estava gostoso demais assistir essa versão universitária gótica suave de Crime e Castigo se desenrolar.
Valeu demais pelo entretenimento.

Rodolfo Vilar 27/06/2020

Preso no enredo de Donna Tartt
Mais um livro que se torna impossível não ficar preso a escrita tão formidável de Donna Tartt! Com um enredo empolgante somos encaminhados nesse quebra-cabeça tão bem construído e desenvolvido, onde nos apegamos aos personagens e queremos saber o destino da trama tão complexa.

Giovanna1599 08/09/2020

juro que nem sei como fazer uma resenha desse livro, todo mundo falava que era bom e eu achava que era subestimado, que o pessoal só falava por falar, resolvi dar uma chance e ainda bem que fiz isso.
a escrita da donna é simplesmente PERFEITA, de verdade não dava pra acreditar que eu tava lendo um livro tão bom, é muito fluído e por mais que seja um livro grande, nem parecia.
acontecia tanta coisa nessa história que eu entrava em choque, os personagens são incrivelmente péssimos e todos tem pelo menos um defeito, mas eu torcia pra que eles se safassem de tudo.
enfim, que livro perfeito, de verdade.

leiturasdaursula 23/11/2020

Estou em choque
É um livro muito diferente de tudo que já li. Toda a atmosfera sombria, personagens peculiares, pessoas ruins que se acham boas. Não é uma leitura rápida, demorei mais de uma semana para ler, mas foi uma experiência única e me vi mergulhada nesta história, querendo entender os personagens e saber o desfecho de tudo!

annnnnnnnnnnnna 27/09/2020

não sou capaz de fazer uma resenha à altura desse livro mas sla de longe ele foi minha melhor leitura desse ano (perdao stephen king) ainda to meio abalada bjss

Letícia Vincenzi 04/06/2022

Peculiar
Eu comecei lendo esta obra pensando ?meu deus, quanta gente esquisita? e finalizei tendo certeza que nunca vi um núcleo de personagens principais tão estranhos quanto nesse livro.
Senti uma similaridade com Sociedade dos Poetas Mortos, pois o professor do grupo dos esquisitos é levado ao pé da letra nas aulas de grego antigo, dado que seus alunos em uma determinada parte imergem até demais nessa cultura (+18, se é que me entendem).
Ademais, é um livro lento que vai tratando aos poucos dos desdobramentos de um crime que esses jovens estudantes de grego cometeram.