A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Rub.88 07/07/2016

Entediante Tragédia Grega
Num ambiente universitário elitista um grupo de estudantes de grego antigo mata um de seus colegas. Isso é dito na primeira pagina da estória, e é o único tema de todo o romance. O antes, o durante e o depois do crime detalhado a exaustão. O personagem narrador do drama está perdido nos acontecimentos. Ele é levado de lá pra cá no enredo por desmandos e meias palavras. Atarantado, mas feliz por ser incluído num grupo de pretensos intelectuais, do qual não se acha merecedor. Os estudos são poucos e o consumo de drogas e álcool é desenfreado. E ninguém parece ter um níquel próprio se quer. Diante das consequências do assassinato, a fraqueza de caráter vai despedaçando a fleuma dos estudantes envolvidos. O relacionamento do grupo vai deteriorando, e o pânico e a irracionalidade guiam o enredo ate o final tolo.

O livro peca, em minha opinião, por que todos os personagens são parecidos em pontos chaves. Todos são covardes. Todos tomam pílulas. Todos são paranoicos. Todos bebem. Todos são ambíguos sexualmente. E também, as razões que desencadeiam os conflitos são fracas e mal explicadas. Escrito de forma inteligente o romance A História Secreta não é ruim, é apenas bem chato.
Nanda 07/07/2016minha estante
Sua resenha se encaixaria quase que perfeitamente para outro livro da Donna Tartt: O Pintassilgo...

Rub.88 07/07/2016minha estante
Eita! O tal que ganhou pulitzer? Então estou correndo fora desse O Pintassilgo. A Historia Secreta levei quase 50 dias para terminar...
Obrigado por comentar a minha resenha.

Nanda 08/07/2016minha estante
Esse mesmo! Eu demorei muito para conseguir terminar de ler também...

Emanuela Vieira 01/11/2017minha estante
Eu amei A História Secreta! Terminei de ler Lugares Perigosos do Victor Vidal recentemente e recomendo para quem gosta de Donna Tartt. É um trhiller psicológico de tirar o fôlego, muito surpreendente, cheio de reviravoltas assombrosas. Amei também!

Eliane Maria 08/08/2018minha estante
Sua resenha está exatamente igual a do vídeo de resenhas aqui no Skoob.
Eu concordo plenamente com ambos.

wikibibs 12/04/2022

O melhor livro de thriller que eu já li com toda a certeza.
A autora logo no início já nos conta o que aconteceu e quem foi o assassino, mas isso não tira nem um pouco o impacto de ler o acontecimento e o desenrolar. O livro, claro, remete à inúmeras peças clássicas, tragédias e até acaba fazendo referência a acontecimentos mais modernos, o que é perfeito para complementar a história, já que se trata de estudantes de clássicos.
Eu queria ler muito mais sobre cada um dos cinco, principalmente a relação dos gêmeos e sobre o Henry. Nossa que grande incógnita é o Henry!! Não sei se o amei ou odiei.
Também ficaria feliz em ler mais sobre o Julian, ele aparece muito superficialmente, queria saber os porquês e os comos das atitudes dele.
Enfim, é sim um assassinato perfeito, aos olhos do judiciário, mas algum tipo de consequência sempre há de vir.

Mii 14/01/2023

Tragédias, dramas e romances
Comecei A História Secreta com muita expectativa no livro, e penso que isso possa ter prejudicado a minha avaliação sobre ele.
Definitivamente é um livro com uma complexidade extraordinária, com analogias a tragédias gregas e personagens bem construídos, porém, tenho que confessar que foi uma leitura um pouco lenta e cansativa, a história não fluiu da maneira que eu esperava e o mistério não me chamou muito a atenção.
A gente entende o motivo deles terem matado o bunny na metade do livro, fato que eu acho que poderia ter demorado um pouco mais para aparecer, pois depois disso são poucos os acontecimentos que chamam a atenção do leitor. E parece que a autora tenta compensar isso colocando um final inesperado ( que nem é tão surpreendente assim, sendo bem sincera ), para no fim terminar o livro com uma frase de impacto.
Consigo entender o porquê do livro ser tão aclamado, mas, infelizmente, ele não funcionou para mim.

vivs 02/06/2021

a história secreta
eu só posso dizer que estou completamente obcecada por tudo sobre esse livro. eu levei mais de sete dias pra terminar, e não foi uma leitura rápida, mas também não foi tao lenta. posso dizer que esse livro é denso; muitos assuntos delicados têm pauta aqui, e somados com a mistura do latim e a escrita não tão simples me fizeram demorar um pouco mais nessa leitura. fiquei tao imersa nesse livro que tive vontade de aprender grego antigo - não é brincadeira. no começo eu fiquei impressionada em quão diferente e singular cada personagem era, e até o fim não consegui saber se amava ou odiava MUITO todos eles (com exceção do bunny chato para um caralho).

a grande questão de tudo é richard - o protagonista - querendo se enturmar com a galera da nova faculdade na qual ele frequenta; sendo todos esses colegas ricos, inteligentes e extremamente aristocratas, enquanto richard é só mais um cara de classe média-baixa que cresceu perto do litoral e se esforça muito para esconder essa parte de sua vida (inclusive pra quê?? acho que já tava claro que a maioria de lá já sabia que ele era "pobre"). com a passagem do tempo, e com a sua entrada na aula de grego, richard começa a ter uma amizade com todos os cinco excêntricos alunos. o que todos que leram acham que há uma reciprocidade - que na verdade não existe. numa passagem, henry deixa claro para richard que eles realmente não se importavam - o que me deixou com um aperto no peito - mas que assim como tudo nesse livro, tem uma boa construção.

a parte mais agonizante do livro, acredito que para todos que leram é a morte do bunny. a partir do momento em que começaram a planejar o assassinato, comecei a ler as páginas tremendo - sem brincadeira. é tanta tensão, e tantas sensações que se torna doloroso; não pelo assassinado em si, mas por aqueles ao seu redor, envolvidos nessa morte.a partir desse ponto do livro, a história vira de cabeça para baixo; e o que eu antes achei parecido com o clube dos cinco, se tornou um círculo sem fim de dor e mais dor.

o que mais me fascinou, no geral, foi a construção dos personagens, de modo que o suspense não é o ponto principal de tudo. como primeiro pensamento sobre o grupo que tive, queria fazer parte de algo assim, de uma "família" como eles se tornaram. porém, com uma maior reflexão, pude perceber que esses personagens não são perfeitos, e não são o ideal de convivência; mas são humanos e para todos seus erros, surgem consequências. é mágico como cada detalhe - por mais que de início pareça insignificante - tem sua parte e se torna essencial para construir toda a trama. sob a visão de richard - que não é um narrador nem um pouco confiável - somos enganados e encantados constantemente por aquele grupo, que exalando um certo ar de superioridade fascinante, faz com que o sentimento de querer pertencer de algum modo cresça, tanto no leitor quanto em richard. com a narração completamente questionável, o personagem nos ter uma visão parcial e a favor do grupo.

o livro também trás uma grande quantidade de discussões, e o que me atiçou mais foi saber que tudo era dado como uma critica ao elitismo nas universidades estadounidenses. uma vez que a temática trata de conceitos filosóficos, sociais e morais; há grandes diálogos sobre literatura e ética. dentro dessas discussões, a mais perceptível foi o preconceito descarado de bunny, que era dado como uma simples brincadeira pelos amigos - até não ser mais só isso, juntamente com o elitismo de julian ao aceitar pouquíssimos alunos em sua aula e isolar esses do resto da sociedade escolar. também existem as discussões sobre loucura, lucidez e culpa, que são dadas em conjunto com paralelos entre a história dos personagens e a mitologia grega.

tahu 01/08/2022

Dionísio é o Mestre das Ilusões [não acredite em tudo que vê
Indago agora sobre a gênese de um filósofo, e afirmo o seguinte:
1. Um jovem não pode possivelmente saber quem são os gregos e romanos.
2. Ele não sabe se está capacitado a conhecê-los
(Friedrich Nietzsche)

Venham, passemos uma hora agradável a contar histórias, e nossa historia servirá para a educação de nossos heróis.
(Platão)

Assim Dona Tartt apresentando ?A história secreta?, prometendo uma narrativa densa, bem fundamentada e envolvente, promessa que é devidamente cumprida nas páginas seguintes. A escrita é muito bem estruturada, com linguagem fácil e democrática, mas ao mesmo tempo lenta e sobrecarregada em boa parte do livro (poderia facilmente ter pelo menos umas 100 páginas a menos), apesar de ter entrado de cabeça nele. Tartt foca, em muitos momentos, em detalhes ?superficiais, não relevantes para a história e, arrisco dizer, inócuos, descrições exacerbadas e pensamentos flutuantes do narrador (que há de se afirmar, não lá muito confiável); trechos os quais eu lia dinamicamente, sem muito foco ou preocupação. Apesar disso, há muitos diálogos, o que torna a leitura mais leve e definitivamente imersiva. O desenvolvimento das personagens é muito bom, de modo a não apresenta-los como vilões ou heróis, mas humanos, jovens da elite americana, mimados e ricos, mas pelos quais cria-se um afeto ? vivemos a tensão dos conflitos junto com eles como se fizéssemos parte da turma de grego de Julian.
Ressalvo alguns pontos tais como as inúmeras passagens em grego, latim ou francês sem tradução, deixando tal trabalho todo ao leitor, o qual seria facilmente resolvido por uma nota de rodapé. Também para o epílogo, o qual, ao meu ver, poderia ser excepcionalmente finalizado no parágrafo que segue o diálogo final de Richard e Camilla, encerrando o livro com primor ?(?) , portanto estás lágrimas?.

O plot twist, desenvolvido já nas últimas páginas, me surpreendeu positivamente, bem como os clímax súbitos ao longo dos capítulos.

Incorporando a Dark Academia, trata-se de um thriller não tradicional, afinal, sabemos, desde o início qual o crime, quem morre e quem são os culpados, mas foca na tensão do porquê e das justificativas e relacionamentos das personagens, uma mistura de ?A sociedade dos poetas mortos? com ?How to get away with murder? e, ainda que chame a atenção e curiosidade pela excentricidade da história, não é, definitivamente, um livro para qualquer um, ressalto os gatilhos de homoerotismo, homofobia, incesto, violência, morte, entre outros?.

Carol 31/12/2022

que leitura!!!
Donna Tartt nos faz adentrar em um mundo denso e complexo com a história secreta. Foi uma leitura muito interessante e com um final também surpreendente.

Ana Luiza 01/12/2023

Não me sinto capaz de escrever sobre essa história de forma coerente ou de utilizar palavras pelas quais me faça entender.
Tive um sentimento muito semelhante após finalizar a leitura de ?Uma vida pequena?, muito embora, ambas as obras não possuam muito em comum.

Talvez, um grupo de jovens ?deslocados?, a aura melancólica e um eterno sentimento de ?não pertencer? possam justificar a ?comparação?. Porém, sinceramente, não sei o que significa, no final de contas.

Uma história sensível, brutal e extremamente bela.

A beleza é, enfim, o terror.

v de vanisse 27/01/2024

TEM QUE ACABAR O JOVEM!!
Sei nem por onde começar isso aqui? talvez pelo começo do livro, que foi uma das coisas mais entediantes que eu já li, muitíssimo arrastado. Se eu não tivesse sido insistente eu não descobriria que a história melhora. Sim, melhora! Fiquei vidrada da metade pro final, quase incapaz de largar o livro. Achei o final meio? meh! Mas enfim, no final das contas eu gostei. Releria? NEM PENSAR! Indico? Não pra todo mundo.
Eu enquadraria esse livro na categoria ?livro sobre jovens riquinhos que não tomam uma decisão que não os leve pra cadeia? se você gosta desse tipo de livro, leia! Mas não esqueça que só começa a ficar bom depois de umas 200 páginas?

Bruno Malini 23/07/2020

Excelente
Um dos melhores livros que já li. Com personagens muito bem construídas. Excelente

Letícia Vincenzi 04/06/2022

Peculiar
Eu comecei lendo esta obra pensando ?meu deus, quanta gente esquisita? e finalizei tendo certeza que nunca vi um núcleo de personagens principais tão estranhos quanto nesse livro.
Senti uma similaridade com Sociedade dos Poetas Mortos, pois o professor do grupo dos esquisitos é levado ao pé da letra nas aulas de grego antigo, dado que seus alunos em uma determinada parte imergem até demais nessa cultura (+18, se é que me entendem).
Ademais, é um livro lento que vai tratando aos poucos dos desdobramentos de um crime que esses jovens estudantes de grego cometeram.

Lavinia.Vieira 20/04/2021

Ser jovem, rico e inconsequente
Esse livro me surpreendeu bastante, a fase final é completamente eletrizante, amei demais! Desanimei um pouco no meio, mas ainda bem que não desisti da leitura, valeu a pena. Fiquei chocada com o nível de vida e pensamento desses jovens, é completamente descolado da realidade da maior parte do mundo, como se eles vivessem num sonho (ou pesadelo)

Giovanna1599 08/09/2020

juro que nem sei como fazer uma resenha desse livro, todo mundo falava que era bom e eu achava que era subestimado, que o pessoal só falava por falar, resolvi dar uma chance e ainda bem que fiz isso.
a escrita da donna é simplesmente PERFEITA, de verdade não dava pra acreditar que eu tava lendo um livro tão bom, é muito fluído e por mais que seja um livro grande, nem parecia.
acontecia tanta coisa nessa história que eu entrava em choque, os personagens são incrivelmente péssimos e todos tem pelo menos um defeito, mas eu torcia pra que eles se safassem de tudo.
enfim, que livro perfeito, de verdade.

annnnnnnnnnnnna 27/09/2020

não sou capaz de fazer uma resenha à altura desse livro mas sla de longe ele foi minha melhor leitura desse ano (perdao stephen king) ainda to meio abalada bjss

Raina.Carrion 23/02/2023

"Qualquer ação, no tempo infinito, reduz-se a nada"
Compreendo a premissa do livro como forma de mostrar a crueldade humana de se esperar sair impune de tudo, mas provando que toda ação tem uma reação.
Embora o livro tenha um começo promissor e instigante para saber como tudo prosseguirá após o que se supõe ser o clímax, a curiosidade logo é substituída pela decepção de apenas ler tudo que já havia sido descrito no prólogo - obviamente muito mais detalhado.
Seguidamente, é dificílimo se apegar a qualquer personagem da obra, incluindo o protagonista. Consequentemente, não se sente a angústia por seus temores, tornando a leitura exaustiva e falsamente superficial.
Um ponto positivo a se considerar é a mudança abrupta de perspectiva que o livro sofre por volta de 75%, voltando a ficar interessante.
Inicialmente a escrita é ótima para introduzir a um clima mais realista e profundo, no entanto, torna-se excessiva em detalhes insignificantes que a deixam massante.
Em suma, não é agradável ler sobre como os principais cavam seus próprios túmulos para posteriormente tentarem sair deles se queixando da escuridão do buraco.