O Homem Mais Feliz da História

O Homem Mais Feliz da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem Mais Feliz da História

Vinicius 04/02/2019

SOU UM ESPERMATOZOIDE VENCEDOR
Eu adquiri esse livro na Livraria Cultura do Shopping J.K Iguatemi. Queria ir na livraria e deixar-me surpreender pelos títulos que ali encontraria. Atualmente, as leituras de auto-ajuda estão cada vez mais frequentes na minha vida, então no fundo já sabia que escolheria algo do gênero. Nunca havia lido nada do Augusto Cury, embora já tivesse ouvido falar muito nele; ao me deparar com este título na livraria, no entanto, não pude deixar de levá-lo. Além desse livro, comprei o romance A Forma da Água, cuja resenha irei fazer quando finalizá-lo, o que está sendo uma tarefa complicada, haja vista que o livro possui diversos defeitos.

Apenas depois de adquirir esse livro, que eu descobri que ele faz parte da sequência O Homem Mais Inteligente da História; mesmo assim, eles podem ser lidos separadamente sem que a leitura de um ou outro seja prejudicada. Também, é a primeira vez que adquiro um livro da editora Sextante, e apesar de haver alguns desvios gramaticais ao longo livro, o formato e o tamanho das letras estão em um formato confortável de se ler.

Indo ao que interessa, o livro mistura aspectos da psiquiatria e da psicologia com romance. O livro conta a história de Marco Polo, um psiquiatra, psicologo e pesquisador de uma conceituada universidade dos EUA, que decide ir na mão contrária dos seus colegas de turma e professores. Marco Polo decidi investigar a mente do Homem Mais Feliz da História, e quem seria esse Homem?... Trinta segundos para pensar... Sim! Ele mesmo... Jesus Cristo.
Marco Polo após investigar a mente de Jesus descobre que ele é muito mais do que um personagem religioso que se sacrificou pela humanidade. Marco Polo descobre, interpretando através do Sermão da Montanha, que Jesus foi um verdadeiro professor da humanidade ao ensinar aos seus alunos a gestão da emoção, o modo pelo qual poderiam ser líderes de sí mesmos e se tornarem o autor da própria história!

"[...] O homem mais inteligente da história não escolheu os melhores currículos nem as mais notáveis notas. Seu mais forte aluno, Pedro, era ansioso, desconcentrado, irritadiço, agitado. O mais culto deles, Judas Iscariotes, tinha um gravíssimo defeito de caráter: era dissimulado, representava um personagem, não era transparente. Seu mais afetivo aluno, João, tinha uma personalidade bipolar. Num momento era amável, em outra propunha que o mestre eliminasse quem não andava com ele. Seu mais racional aluno, Mateus, tinha fama de ser corrupto. Tomé, um dos mais incisivos, era paranoico, desconfiava da própria sombra. [...] Judas o traiu. Ficaram onze alunos, depois juntou-se um aluno fora de tempo, Paulo, que era radical, passional e com baixíssimo limiar para suportar frustrações. Com esses alunos, foi formada a primeira e mais poderosa startup mundial. Uma startup para abraçar e educar a humanidade. Eles foram treinados para sonhar com a humanidade, conquistar e valorizar cada ser humano, para sempre expor e nunca impor seus ideais, para fazer a revolução do amor. Nós, por outro lado, selecionamos cérebros. Um erro inimaginável". Pag 293-294

A partir disso, Marco Polo comprimi os ensinamentos de Jesus Cristo nos chamados "Códigos da Felicidade", são oito no total, mas aqui vou citar apenas três aleatoriamente, a fim de aguçar a leitura de vocês:
-> "Felizes os transparentes, porque verão o invisível"
-> "Felizes os que têm sede de justiça, porque serão fartos";
-> "Felizes os empáticos, porque serão confortados";
E há mais cinco códigos, que aí vocês terão de ler o livro :)

Partindo desses códigos, Marco Polo, acompanhado de alguns assistentes, entre eles a adorável Dr. Sofia, parte para Jerusalém, especificamente para a região onde Jesus teria proclamado o Sermão da Montanha, e realiza uma série de debates polêmico a respeito dos Códigos da Felicidade e da mente de Jesus Cristo; debates esses que aumentam a popularidade de Marco Polo, e pasmem! O fazem viver a mesma realidade de perseguição sofrida por Jesus Cristo. Cada debate refere-se a explanação de um dos códigos, e quanto mais Marco Polo avança nos códigos, mais a sua vida começa a correr perigo. E não só a sua vida, como a de seu filho Lucas, que possui problemas com drogas, e da Dr.Sofia, grande admiradora de Marco Polo. A pergunta que fica é: Quem está tentando apagar Marco Polo da história? Será que ele terá o mesmo destino cruel de Jesus Cristo? Será que a mesma história está se repetindo?

-> "Por que estamos diante da geração mais triste de todos os tempos se temos a mais poderosa indústria para financiar o prazer da história?". Assim, angustiado, elaborou a primeira equação. Em seguida, proferiu a segunda: "Por que toda a humanidade está adoecendo emocionalmente se a medicina, a psiquiatria e a psicologia deram saltos surpreendentes? Era uma tarefa dificílima compreender as causas que entristeciam a humanidade e que nutriam altos índices de ansiedade, esgotamento cerebral, depressão, suicídios e violência social". Pág 11

O livro aborda diversas questões relacionadas ao processo de formação do pensamento e da gestão do Eu -> Os 4 copilotos do Eu (Gatilho Mental; Janelas da Memória; Âncora; e Autorefluxo); Síndrome Predador-Vítima; Homo sapiens VS Homo bios; Pensamento dialético-imaginativo VS Pensamento lógico/racional; Síndrome dos Cárceres Mentais; AT = Aversão ao Tédio; GEEI (Gasto Energético Emocional Inútil); Janelas Killer (traumáticas) VS Janelas Lights (saudáveis).
Além de algumas ferramentas para a gestão do Eu -> Técnica DCD (Dúvidar; Críticar; Determinar), e a Mesa Redonda do Eu.

-> [...] E Marco Polo comentou um episódio interessante: - Hoje o motorista do táxi que nos trouxe aqui dirigia em altíssima velocidade. Estava colocando a minha vida e a de Sofia em risco. Como corrigi-lo?
Muitos chamariam a atenção do motorista com rispidez, outros com gentileza. Mas Marco Polo foi muito além, deslocando a âncora da memória.
- Eu poderia lhe dar uma bronca como qualquer consumidor, mas reforçaria o que ele tem de pior. Se ele tivesse tendência suicidas, eu estaria estimulando-as. Então, num momento raro em que ele diminuiu a velocidade, eu o exaltei: "Parabéns por dirigir bem e devagar!"
- Imediatamente ele agradeceu e começou a dirigir com serenidade" - Comentou Sofia". Pág 240.

O livro também se atém a questões de suicídio; relacionamentos; dinheiro VS Felicidade; perca de alguém que ama; problemas de auto-estima; entre outros. O autor também embarca na tentativa de demonstração da infância do menino Jesus, e a forma como ele aprendia e compreendia a vida através de metáforas. A maior luz que esse mundo já viu entendia, desde pequeno, que a felicidade está nos lírios do campo, no esvaziamento do próprio ego, e na transparência de sí mesmo.

Os únicos pontos negativos do livro, e acredito que muitos também se incomodaram, é que o livro, em alguns momentos, torna-se um tanto utópico nas horas dos debates. A forma como as pessoas se deixam envolver pelo debate, e a forma como desabafam sobre as suas vidas, é algo que dificilmente veríamos na vida real em um debate ou em uma palestra - Ainda assim, enquanto tiver o livro em mãos, por um momento, você até acredita que é possível haver uma única família: A humanidade. Outro ponto que incomoda, é a forma que o livro se torna repetitivo em alguns aspectos, como o fato de que em todo debate ser citado que há milhares de pessoas online assistindo ao evento, o que força uma fama de Marco Polo que dificilmente aconteceria no mundo real; além dos efeitos dos debates dele, que chega a fazer com que todos os presentes, no final do evento, mesmo que não se conheçam, se abracem; o que a gente sabe que seria algo bastante improvável na vida real.

No mais, o livro vale muito a pena não só ser lido, mas relido! Não é o tipo de livro para ser mastigado, mas sim, saboreado! Afinal de contas, há muitas coisas nesse livro que é necessário e interessante que demos uma pausa para refletir. Ler este livro me fez sentir vontade de ler outras obras do Augusto Cury, e já adquiri o último livro dele: "Prisioneiros da Mente: Os Cárceres Mentais"; não é atoa que o Cury chegou onde chegou, ele tem uma capacidade enorme de compreender o que sentimos, ainda que em alguns momentos apele para o nosso emocional.

Nota: 05 estrelas de 05 estrelas
Se você gostou dessa resenha, marque o "gostei" aqui embaixo, que ajuda a divulgar esta resenha para mais pessoas.

site: Me siga no insta: @viniciusfernandesoficial

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

O homem mais feliz da história é um romance protagonizado pelo psiquiatra Marco Polo, um pensador ateu e mundialmente reconhecido que ousa estudar a complexa mente de Jesus sob o ângulo da ciência. Em uma jornada surpreendente, ele procura desvendar os misteriosos códigos da felicidade ocultos no mais famoso discurso do Mestre dos Mestres: o Sermão da Montanha. Ao mesmo tempo que fica fascinado com suas descobertas, Marco Polo sofre uma perseguição implacável de forças ocultas que farão de tudo para silenciar sua voz. O homem mais feliz da história é a continuação da saga que começou com O homem mais inteligente da história, mas os livros podem ser lidos separadamente, sem nenhum prejuízo para o leitor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978854310527

Angelo Neres @angeloneres3 20/01/2019

Ótimo!
O melhor livro que li esse ano, como as pessoas deveriam parar para desfrutar desse romance/autoajuda. O Mestre dos mestres tinha uma mente incrível e conseguia enxergar muito, muito a frente do ser humano (por ser filho de Deus era o que se esperar), como suas colocações estão além da religião, o pensamento científico foi colocado de uma forma suave.
Cabe a nós levarmos isso a frente, cobrar de nós mesmos, dos professores de nossos filhos, das escolas em que estudam, das faculdades... saíamos do modelo arcaico de só ouvir, o hábito de pensar é importantíssimo...

Kadja 11/11/2018

Esperava mais... Já vinha de duas leituras de Augusto Cury, Ansiedade e O Colecionador de Lágrimas, achei o livro meio que uma repetição do que eu já havia lido. O livro não enfatizou tanto a parte de Jesus Cristo e o que ele ensinou, mas sim Março Polo e seu brilhantismo. Estava esperando aprender sobre a mente de Jesus e não foi o que aconteceu.

Samuka 06/10/2018

Necessário
Uma obra excelente e necessária para entender como funciona o mecanismo do pensamento. É uma continuação da ficção o homem mais inteligente da história, onde o personagem estudado é Jesus Cristo numa perspectiva humana. Como cristão posso afirmar que o livro não aborda a esfera da fé e da divindade de Cristo, mas como o próprio personagem Marco Polo faz questão de frizar, Jesus é estudado pela ótica científica e seus discursos são analisados para decifrar códigos que tornam a vivência humana mais saudável. Então não espere uma dissecação teológica, não é propósito do livro, mas uma ferramenta que ajuda a lidarmos com nossa alma, isto é, nossa psique, e de um ponto de vista teológico, apresentar Jesus como o filho do homem que viveu as mazelas humanas e mais do que ninguém entende nossas fragilidades emocionais e apresenta o curso correto para andarmos na estrada da felicidade.
neudsonpenha 13/10/2018minha estante
Muito bom. Me incentivou a lê-lo!!!

Pâmella Luz 04/10/2018

Um convite a pensar...
Achei o livro incrível! Leitura fácil, instigante e que, se feita de mente e coração abertos, proporciona bons momentos de reflexão sobre nossos valores, emoções, posicionamento diante a forma como levamos a vida. Pretendo fazer a releitura, agora com um caderninho do lado, para não esquecer de nenhuma sugestão apresentada. Não é sobre religião, é sobre ser um humano melhor, para si e para quem está a nossa volta.

Jenifer121 07/09/2018

As partes finais do livro foram mais emocionantes de ler do que o livro todo. Mesmo achando algumas partes forçadas de mais, o livro trouxe muito ensinamentos. Só achei o final um pouco estranho também.
Vyvian.Rezende 07/05/2019minha estante
Por ser um livro de estudo psico foi muito bem abordado a mente de um ser muito conhecido de nome e pouco estudado na integra .O 1º onde tem como tema o HOMEM MAIS INTELIGENTE DA HISTORIA faz perceber que tudo o que sabemos sobre Jesus e superficial .E quando um ateu que não crê que submete a estudar a sua mente vemos o quanto superficialmente sabemos sobre Ele.
Na sequencia quando lermos o livro O HOMEM MAIS FELIZ DA HISTORIA ,percebemos que aqui o ateu ja passa a cre em algo a ter uma perspectiva diferente do EU , bem que isso ele ja vem transformando desde do principio.E se percebe que sim realmente Jesus transforma a mente humana pela tua própria.Sendo Ele Deus e homem ao mesmo tempo nos mostra pra que somos criados . Devemos nos ver no aspecto de um todo não só em nossa caixinha da segurança mais buscar a felicidade naquilo que possuímos não somente no que almejamos pois muitas vezes nos frustamos .Ser humilde ,buscar em nós a capacidade que temos de viver uma vida plena e feliz .
E sim o Poder de Jesus transforma minutos basta somente crê.Deus é soberano para fazer muitas coisas em nossas vidas .

camila 20/07/2018

JESUS DE NAZARÉ- HISTÓRIA E CAMINHADA
RESENHA:
Marco Polo analisa através de seus debates vitaliza no palco de suas conferencias e palestras, ele busca estudar e desvendar os códigos da felicidade através de suas palavras e voz suas idéias e pensamentos questionados vão movendo as pessoas para que repensem sobre si mesmas.
O pesquisador e psiquiatra Marco Polo, proclamou o sermão da montanha, quando ele avança suas pesquisas em estudar a inteligência e trajetória da vida de Jesus Cristo, e as ferramentas utilizadas por ele, para desenvolver as pessoas que o seguiam, e seus inimigos.
Quando Marco Pólo aprofunda as pesquisas acadêmicas, passa a sofrer ataques misteriosos, mas Marco Pólo se nega a calar sua voz e idéias, pois seus questionamentos fazem parte dele, ele não se cala. A frase que mais chama atenção é de se pensar e repensar, “Se as pessoas ao nosso redor nos abandonam é suportável, mas quando abandonamos a nós mesmos é insuportável”.
Em destaque Marco Polo, destaca ferramentas de acesso a mente: Fenômenos Inconscientes, Gatilho Mental, Janela da memória, Ancora da Memória e Autofluxo- movimentando os pensamentos. Os códigos da felicidade dissolvem também que “A ansiedade é flutuante, altera sem que venha a ser percebido frustra tudo a nosso redor”.
O pai de Ana, doutor na área da ciência, cria uma pílula para a felicidade, Marco Polo é contra, passando a criar e desenvolver códigos que influenciam como ter uma felicidade saudável, o avo de Lucas, filho de Marco Polo, aproveitando que o neto se encontra internado por dependendencia química em drogas, enviou para o neto um relógio caro contendo uma dosagem alta de medicamento com gás, seu pai consegue impedir a tempo através de uma ligação de seu filho, Doutor Felpes, colega de trabalho na universidade em que Marco Polo freqüentava, era quem queria tirar a vida de Marco Polo, por vingança. Mas suspeito que o Pai da falecida esposa de Marco Polo Ana, médico psiquiatra, queira matar Marco Polo, por suas idéias e debates a mente humana, Quando Marco Polo sofre um atentado, escreve uma carta para a humanidade, e fala para milhões de pessoas que assistem a suas idéias, buscando deixar não repetidores de seus conteúdos abordados, mas escritores da própria história.
PERSONAGENS:
Marco Polo- Médico, Pesquisador psiquiatra.
Lucas- Filho de Marco Polo
Anna- Esposa de Marco pólo que Faleceu.
Doutor Felpes- Colega de pesquisa, que atenta contra a vida de Marco Polo.
Steve Gates- Ex. Aluno de Felpes. Que deseja matá-lo.
Sofia- Atual Namorada de Marco Polo, que o acompanha.
EIXO X:
- Gatilho Mental- Janelas Killer- Janelas da Mente- Memória- Ancora- Autofluxo.
- A ansiedade é flutuante altera tudo sem que venha a ser percebido, frustra tudo a nosso redor.

Narciso.Filho 11/09/2018minha estante
Camila, já existe o terceiro livro após o homem mais feliz da história ?

Obrigado pelo resumo.

camila 25/09/2018minha estante
Olha que eu saiba, por ser fã do escritor são somente este e o homem mais inteligente da história. ou seja, 2 não há um terceiro.
Eu quem agradeço, eu costumo colocar estes resumos, para poder entender melhor o livro. pois as vezes é preciso reler algumas vezes para entender, e procurar as palavras no dicionário. manias!

VittGarcia 19/06/2018

Reflexão
É um livro que traz muitas reflexões e te da muitos tapas na cara, apesar se amar os livros do cury e apreciar muito a mente dele, esse livro em algumas partes foi muito cansativo e repetitivo.

Menino do livro 27/05/2018

A mente de Jesus por trás dos palcos da vida
O livro e bem interessante e uma leitura e tanto pena que mim deu sono me fez dormir muito mais teu uns conteúdos extraordinários gostei muito do livro do que não foi o que eu pensei pensa que era uma história de "um cara que iria escalar montanhas dá o seu melhor para conseguir extrair a felicidade" mais não é isso no meu ponto de vista esse livro é forma de revê os nossos erros e fazer nós refletir nossa vida.....

Berenice.Thais 18/05/2018

Igual e diferente
Diferente e igual o primeiro

Igual por que de novo a ótica que ele analisa e de um homem ateu.
Ou seja o foco desse livro e o lado humano de Jesus sob a ótica científica. Deixando de lado o lado cristão .segundo livro e mais sobre a transformação do próprio marco polo,
Dissecando trechos desse sermão que impacta até hoje. Que o autor se empolgou e citou alguns diálogos e fatos alarmantes, que ainda assim me preocupa. É me deixa preocupada com o futuro.
O lado diferente e que fixa nas relações humanas.

Livia 08/05/2018

Diálogos muito forçados e situações muito irreais.
Quando em uma palestra todos "abrem o coração" e expõem seus piores problemas? Quando imediatamente após um evento começam a acontecer mudanças sociais imediatas em todo o mundo?
Não foi uma história que me convenceu ou envolveu. A todo momento sentia que era tudo muito armado, sem fluidez.
Berenice.Thais 18/05/2018minha estante
Realmente até a parte que eu li e tudo irreal

Tomé 02/08/2018minha estante
Lívia, achei que somente eu estava notando isso. Verdadeiramente, Augusto Cury vacilou na narrativa. O livro parece muito previsível, muito IRREAL, esta é a palavra certa. Esse papo de muitos começarem a chorar, abrir o coração, se arrependerem, e etc, É CONVERSA PRA FAZER BOI DORMIR. Na vida real, há resistência por mais que os argumentos sejam reais. As pessoas não se convertem na hora. Não gostei!! MUITO OBA, OBA!

Estava aqui fazendo a resenha pro meu blog : www.livrosemissao.com , e decidi ver aqui no skoob se mais alguém havia pensado como eu.

Samuka 06/10/2018minha estante
Por isso é classificada como uma obra de ficção. Acredito que o propósito principal é instigar o leitor a rever seu comportamento na era que vivemos, olhando para o Eu e reinventando a sua própria história e ver que a vida é muito importante para ser disparidades por bobagens que carregamos diariamente. A trama é apenas uma ficção que ?enfeita? os códigos que devem ser investigados. É quase que uma terapia, mas numa versão descontraída. Desculpe qualquer coisa, não entenda o comentário como uma crítica, apenas um ponto de vista.

Kadja 14/11/2018minha estante
Concordo perfeitamente. Achei os diálogos muito forçados, e os "milagres" acontecerem rápido demais.

Evelin Bianca | @paginasete7 13/02/2018

O Homem Mais Feliz da História
A sequência do livro O Homem Mais Inteligente da História continua a história do cientista ateu Marco Polo, que se dispôs a estudar a mente de Jesus. Dessa vez, ele vai a Jerusalém para debater com outros psiquiatras, cientistas, profissionais e pessoas do mundo todo sobre as Bem Aventuranças, contidas no Sermão da Montanha, definidas por ele como códigos da felicidade.

O livro apresenta Jesus como o mais perfeito gestor da emoção. Era certamente um "homem de dores", que poderia ter tendência a uma mentalidade depressiva, mas Ele era capaz de extrair beleza do caos, e ser um verdadeiro "carpinteiro da emoção". Torna mais admirável esse Ser já tão admirado por muitos, mas realmente pouco conhecido por Seus seguidores.

Na parte da história de Marco Polo, achei alguns aspectos um pouco exagerados em alguns momentos. Mas psicologicamente é mais um grande livro pra quem lê e curte Augusto Cury.

336 páginas
Lido: de 22/01 a 08/02/18.
????

Humberto L Filho 29/01/2018

Achei muito interessante. Recomendo.
O livro trata de estudar a mente de Jesus na qualidade de mestre da gestão da emoção. É continuação do O homem mais inteligente da história, o que não sabia, mas nada que impeça uma leitura proveitosa.

Traz pontos muitos interessantes, os quais o psiquiatra Marco Polo, alter ego do próprio autor, analisa por meio da ciência os Códigos da Felicidade deixados por Jesus e que muitos não estudam.

Abriu minha mente e aumentou ainda mais minha admiração por Jesus.

Leitura para todos, independente de religião.
Recomendo.