Corte de Asas e Ruína

Corte de Asas e Ruína Sarah J. Maas

Resenhas -

-K 14/03/2021

Nem sei o que dizer
No desfecho da trilogia, acompanhamos Feyre em sua busca por vingança na Corte Primaveril, mas é apenas na segunda parte que o livro começa de verdade, e meus deuses, esse foi o livro que me fez sentir em uma montanha-russa de emoções, e fazia muito tempo que não ficava tão empolgada com uma batalha.
Com muitas reviravoltas e cenas incríveis, as personagens femininas tiveram verdadeiro destaque merecido neste série, e a Sarah trabalhou de forma brilhante ao desenvolver as relações pessoas e evolução de personagens neste livro.
Uma finalização maravilhosa para mais uma trilogia épica, além de ser indispensável para fãs de ficção fantástica.
Sabook 20/04/2021minha estante
Eu simplesmente amei como a história se desenvolve, mas uma coisa que eu não gostei foi de quão ?rápido? a guerra ocorreu, desde acomaf essa guerra estava sendo falada e falada, mas quando realmente aconteceu a guerra em si durou um capítulo ou dois, eu acho que poderia ser maior, mas tirando isso o livro é incrivelmente bom

Rosa 06/07/2021minha estante
Oi como eu posso começar a ler , pq eu não estou sabendo lidar com esse aplicativo

moonlya 10/07/2021minha estante
Não dá pra ler nesse app meu bem, ele é tipo um twitter para bookstans

Rosa 10/07/2021minha estante
Ah meu obrigado meu anjo ??pela informação

Giovanna.Hora 18/09/2021minha estante
Como pode dar 5 estrelas pra um livro ruim desse

Lima 18/09/2021minha estante
Giovana.Hora procurando saber tb KKkkkk

Sousa 04/10/2021minha estante
eu comecei a ler o terceiro depois de meses, e acabei esquecendo muita coisa, alguém aqui pode me dar um resumão da guerra? estou muito perdida e não acho site q explique a guerra, só o romance (disso eu lembro kkkkk)

Viviane Gimenez lemes 20/10/2021minha estante
Simplesmente Maravilhoso ??

Isa 10/11/2021minha estante
Eu sempre amei a nestha, sempre entendi ela? mas creio que sim, irá amar ela

darling 13/11/2021minha estante
SIM

Victor Dantas 31/08/2020

Uma conclusão a altura.
Quando terminei a leitura de Corte Espinhos e Rosas em junho, não dei muita credibilidade a Sarah J Maas em fazer com que os próximos livros fossem me surpreender positivamente, e mostrar o potencial da trilogia que muitos comentam, afinal, não tinha me afeiçoado pelos personagens, nem o universo criado tinha me cativado.
Mas, estava errado. Ela conseguiu.

Em Corte de Névoa e Fúria a autora me conquistou, com os personagens, o universo, enfim, tudo que envolvia o mundo feérico. Mas, em Corte de Asas e Ruína, eu passei a me importar com a história, a criar teorias, a torcer para que tudo desse certo no final, a temer pela morte de algum dos meus personagens preferidos. E quando o final chegou, eu estava em lágrimas e me sentido órfão.

Quanto aos personagens:

O conflito que é iniciado no final do 2º livro, com o plot que ninguém esperava (pelo menos eu não) conseguiu sustentar o 3º livro e, ainda ir além. Personagens que apareceram pouco no 2º livro, ganharam o destaque no 3º, como Amren, Azriel, Cassian e Mor, e, personagens que até então só eram mencionados, finalmente deram as caras. Além disso, tivemos a presença das irmãs da Feyre, Elain e Netsha lidando com suas novas realidades.

Aliás sobre a Feyre, se você acha que ela teve uma evolução em Corte de Névoa e Fúria, em Corte de Asas e Ruínas, isso só se intensificou. O crescimento da protagonista é lindo de se acompanhar e, faz com que a gente fique apreensivo e torcendo ao mesmo tempo para que as decisões e ações dela sejam as mais assertivas possíveis.

Temos aqui uma Feyre estrategista, vingativa e destemida, o retorno dela para Corte Primaveril foi o gatilho que provocou essa mudança. Mas, não para por aí, afinal são mais de 600 páginas.

Quando volta para sua Corte Noturna, para o lado de Rhysand, seus amigos e sua família, a personalidade da Feyre é reconstruída de uma forma magnífica, diante das suas novas habilidades e sua posição na corte.

Do outro lado, temos o Rhysand, que segue sendo altruísta, dando a vida por seus amigos, ainda mais articulado e estrategista, mas que também impulsiona a Feyre a tomar suas próprias decisões, a se impor.

A parceria entre os dois foi a melhor coisa que aconteceu nessa trilogia (Estou errado? Acho que não hehe).

Em relação a Amren, Azriel, Cassian e Mor, só tenho que agradecer a Sarah ter dado mais espaço para eles na história. Pude conhecer um pouco mais da história dos quatro. Cada um teve um papel e uma importância nos eventos que aconteceram durante todo o livro. Uma equipe de fato. Amizade e lealdade na sua forma mais singela.

Uma menção honrosa para Lucien que também teve seu destaque, e sua evolução como personagem era tudo que eu vinha esperando.

Quanto as irmãs da Feyre, Elain e Netsha, confesso que assim como no primeiro livro, nesse também foi difícil criar empatia por elas, a todo momento eu queria sacudi-las e falar para elas deixarem de serem indiferentes, principalmente a Nestha. Mas, diante de tudo que aconteceu com elas no livro 2, eu dei um crédito e esperei pacientemente a Sarah me mostra a “melhora” delas. E apesar de isso ter acontecido nos capítulos finais, eu conseguir criar empatia por elas.

Foi muito interessante também conhecer pouco mais das outras Cortes, seus grã-senhores, suas qualidades, peculiaridades (Thesan e Helion, oi sumidos rsrs). Bem como, gostei de ver a Sarah expandido o universo e dando espaço para outros personagens como Dracon e Myriam, além de resgatar alguns “vilões” e inseri-los no conflito da Guerra como a Tecelã, o Entalhador de Ossos e o Suriel.

Por fim, fiquei grato pela Sarah ter inserido a representatividade LGBT na construção de alguns personagens, mesmo não tendo sido algo excepcional, era o que eu sentia falta no núcleo de personagens que ela criou. E afinal, toda expressão representativa é válida.

Quanto aos acontecimentos e os conflitos do livro:

A “mitologia” que envolve o caldeirão e a muralha foi finalmente explicada. Isso era algo que incomodava desde o livro 2, pois, eu não tinha me convencido ou comprado a ideia desse tratado e a forma como foi realizado.

A reação dos humanos também era algo eu que eu estava esperando, pois, a impressão que eu tive no livro 2 foi que eles ficaram muito passivos em relação ao conflito, felizmente, em Corte de Asas e Ruína, a Sarah deu voz a esse grupo, concomitantemente resolveu as pontas soltas que ficaram em relação as rainhas humanas e seus interesses.

E finalmente sobre a tão esperada Guerra, só posso dizer que adorei. O grande evento foi bem executado, uma batalha épica, cheia de ação, estratégias, embates e muito magia feérica.

O embate entre os féericos, humanos e hybern era o acontecimento que eu mais ansiava desde que comecei a leitura, e a Sarah conduziu tudo de forma positiva.

Por fim...
Os capítulos finais foram de prender o fôlego e soltar as lágrimas, pois eita livro que me fez chorar viu. O desfecho em si foi muito satisfatório, a Sarah conseguiu amarrar bem a história, os plots foram bem executados, e mesmo não sendo um livro totalmente perfeito (há ressalvas claro), foi um final que conseguiu sustentar toda a trilogia. Um final digno.

Laura.Bianchini 01/09/2020minha estante
Aii, amei a resenha

Victor Dantas 01/09/2020minha estante
Ah obrigadoo :)

Rayane.Machado 22/02/2021minha estante
Tu foi perfeito nessa resenha, amei

Bela 13/06/2021

A saga nem acabou e com toda certeza é uma das melhores que já li e, obviamente já se tornou uma das minhas favoritas!! Eu não tenho nem palavras para descrever a Sarah J Maas, maravilhosa, e não vejo a hora de ler próximos livros!!
@livrodemais 13/06/2021minha estante
Não gostei muito desse...

@livrodemais 13/06/2021minha estante
Achei a guerra muito rápido e odiei o fato do entalhador de ossos sumir pelo caldeirão

Bela 13/06/2021minha estante
Simm!! Também achei, mas no final não me decepcionou!! Fiquei até surpresa com algumas coisas que aconteceram!!

Aninha 01/02/2021

?? Corte de Assas e Ruína ??
Enfim finalizei essa trilogia, porém ainda tenho que ler os spin-offs.
Primeiramente devo escrever que a demora com relação a leitura do livro não foi por causa da qualidade da escrita, e sim por falta de tempo.

Todos os três livros tem uma ótima correlação.
Não é algo fácil garantir que um livro consideravelmente grande não haja nenhuma parte fastidiosa, mas a Sarah conseguiu!

O início é a parte mais calma e com menos fatos emocionantes, mas é muito necessário tanto para o crescimento pessoal do personagens, quanto para que, futuramente, pudessem estilhaçar o meu coração e recontruí-lo diverças vezes em apenas uma página.

Estão chegamos ao meio do livro... Já começa a ter aquela tensão por causa da guerra iminente e a aparecer acontecimentos que na hora eram insignificantes e a história vai se desenrolando bem fluída (quanto a isso acho que ninguém pode descordar).

Apesar de tudo o principal motivo para indicar o livro é o final (pág. 500 a 689).
Se alguém falar que não foi a melhor trilogia que leu, eu posso não entender, mas respeito. O que eu acho muito difícil de acreditar é que possa haver um final melhor que esse.
Talvez, grande parte da surpresa seja porque tem atitudes que nos nunca esperaríamos de alguns personagens. Um exemplo bem claro é porque o Tamlin e o Rhysand sempre foram descritos como extremos opostos principalmente porque todos os livros foram narrados sobre o ponto de vista da protagonista e as últimas descobertas se tornaram tão surpreendente para ela quanto para o leitor (talvez até mais para a gente).
Outra coisa que também ajudou foi porque estamos em um senário muito turbulento e com a narração tornou fácil assimilar o que estava acontecendo. Algumas mortes citadas foram tão bem retratadas que eu já estava à beira das lágrimas.
E, por mais que as últimas páginas tenham sido mais calmas, por volta da página 600 não pode receber tal caracterização. Foram tantas emoções que eu já não sabia qual seria a próxima reação que eu teria. Cada linha era um novo sentimento.

Resumindo tudo que escrevi, os livros são incríveis, bem leves, cheios de mistério (principalmente este), personagens com ótima interação e uma autora que sabe como prender a curiosidade do leitor.
Ana 01/02/2021minha estante
Qual dos livros é melhor?

Aninha 01/02/2021minha estante
Vai depender da sua preferência de leitura.
No primeiro livro a gente percebe a necessidade que a Feyre tinha de ser amada (talvez devido ao histórico familiar) e ela acabou dando tudo que tinha pra tentar alcançar isso.
No segundo, ela mudou e começa a perceber que ela não precisa de ficar em um relacionamento que não estava bem só para não ficar sozinha.
Então os dois primeiros livros focam mais no romance.

O terceiro, apesar de ter o romance, o que mais chama a atenção e que ele vai mostrar o resultado das escolhas deles.

São formas diferentes de se emocionar com a história. A perda é diferente, assim como as atitudes e a ideia que nós tínhamos dos personagens.

Dependendo do seu gosto vc pode ter afinidade com livros diferentes do que eu tive, mas gostei muito do segundo e do terceiro.

Ella 25/08/2021

Amor
O tanto que eu chorei lendo isso não está escrito.
Com ele eu aprendi tantas coisas? Entre elas que se você quer, você é capaz. Se as pessoas certas estiverem com você, o mundo será pequeno demais para suas conquistas.

Sarah linda, eu não tenho nem o que falar, já escrevi isso em todas as ?resenhas? de ACOTAR, mas esses são meus sentimentos mais sinceros.

Priscylla 07/07/2021

Incrível do começo ao fim!
Que livro meus amigos!
Ele já se inicia dando uma paulada na sua cara e de capítulo em capítulo a autora vai batendo em vc de um jeito que não te deixa largar o livro.
O enredo super bem construído, evolução dos personagens, novas histórias surgindo, ciclos se fechando e outros apenas começando.
Muitos acontecimentos e muitas reviravoltas!
Tayna 07/07/2021minha estante
Essa autora é tudo pra mim

claris 07/07/2021minha estante
Apanhar da sarah é bom demais

Leh 05/08/2021

PERFEITOOOOOO. FAVORITADISSIMOOO. essa historia me prendeu do inicio ao final completou a triologia com perfeição. É o meu favorito da saga com toda certeza e sém dúvida o que salvou a saga kkk. Senti mil e uma emoçoes lendo esse livro.
lia 05/08/2021minha estante
também é o meu favvvvvvvvvvvvv

carolstephanni 05/08/2021minha estante
É MEU FAVORITO TAMBÉEEEM! ??

Leh 06/11/2021minha estante
Estou montando um grupo literário para interagir com outros leitores. Se quiser participar me manda uma DM @leh_almeidaah

carol 21/10/2021

PERFEITO
QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!!!!! não tenho nem palavras, um dos meus favoritos, grifei dmais esse livro, chorei bastante tb? eu amei
Vic 21/10/2021minha estante
Siim???

Barrow 21/10/2021minha estante
Nunca tinha grifado tanto até ler esse livro, ele é perfeito

PeterJohnson 21/10/2021minha estante
Essa saga INTEIRA é SENSACIONAL ???

Bianca Brighenti 21/10/2021minha estante
O melhor livro da saga sem dúvidas ????

Cat! 06/07/2021

O último livro da trilogia que acompanha a história da Feyre, enfim. Foi muito bom acompanhar seus passos e desenvolvimento até aqui. Acompanhar não só ela, como também os outros personagens crescerem, tentando superar seus tristes passados.

Esse arco final de batalha me causou tantos sentimentos, que em alguns momentos me vi juntos a Feyre, me emocionando e ficando muito (muito) empolgada com a batalha.

Nessa pandemia, a saga de 'acotar', mesmo com suas falhas, me ajudou a passar os dias que pensei que as responsabilidades e pressões iriam me sufocar. ;)
Giu 06/07/2021minha estante
que resenha bonita ??

Gi 07/06/2021

Corte de asas e ruína
Eu enrolei pra terminar pq não queria abandonar o universo , li os 2 primeiros livro e metade dessa em 1 semana e me apeguei.
Tô ansiosa para o próximo aaaaa ?

Elo 24/06/2021

Meu livro preferido da série até o momento. Depois do final do segundo livro, demorei muito tempo para iniciar a leitura deste, e confesso que fiquei viciada, foi um daqueles livros que não conseguia mais largar. A escrita de Sarah j Maas é maravilhosa, e os personagens que ela cria, nem se fala. No terceiro livro Feyre além de ter que lidar com a guerra que se aproxima, ela tem que descobrir uma forma de se reaproximar das irmãs, e apesar da personalidade um tanto irritante de Nestha, a escritora fez com que eu gostasse dela mesmo assim e ainda por cima fez com que eu começasse a torcer pra formação de novos casais. Enfim, a escrita é maravilhosa, a riqueza dos detalhes sobre os ambientes, os plot twists e os novos personagens que vão aparecendo deixam o livro melhor do que o esperado. Eu amo como a história se desenrola, as amizades e os romances, estou ansiosa para ler os livros seguintes. Esse é um livro 5 estrelas com um ?
ODISSEIA GRINGA 24/06/2021minha estante
Parece bom

Rafa 15/11/2021

Resenha Acowar
Com certeza eu dou 5 estrelas e ainda favorito! Na verdade, eu dou muito mais de 5 estrelas!

Teve surtos, choros, gritinhos histéricos, alegria, tristeza, raiva, ódio, surpresa, ansiedade, enfim... Houveram MUITAS emoções!

Esse livro, eu achei tão perfeito quando acomaf (Corte de Névoa e Fúria). Juro! Tão perfeito quanto!

Esse livro vai ficar marcado em mim e na minha vida como leitora. Na verdade essa saga vai ficar marcada em mim.

A escrita é envolvente. Personagens perfeitos, personagens apaixonantes, personagens que dão raiva, enfim... Tem tudo quanto é tipo de personagem!

Eu estou completamente apaixonada por esse livro no geral. Pela escrita, pelo universo, pelos personagens, etc.

Eu não sou muito boa nisso, mas é isso aí né!

????? + ??
Giulia Vitória 15/11/2021minha estante
Você representou tudo o que eu sinto por essa saga ?

Teh 04/04/2021

advinha quem morreu de chorar???
exatamente, EU! nossa cara esse livro destruiu meu coração e to até agora catando os caquinhos depois do susto que eu levei. As aventuras do livros são perfeitas masssss eu queria mais romance tipo cap tipo cap55 e cap tipo aventura hahahhaha eu sei que é exagerado mas sei lá sou meio louco por romance ?????
Mariana 04/04/2021minha estante
Passei pelas primeiras 100 páginas e estou com dificuldade de seguir :(

Aninha 04/04/2021minha estante
Mariana, tenta continuar pq o início é mais calmo mas o resto do livro compensa

Teh 04/04/2021minha estante
sim amg o inicio é muitoooo chato quase que eu pulei algumas partes mas eu te juro que vale apena sério lê vc não vai se arrepender

Mariana 08/04/2021minha estante
GENTE, deu tudo certo, depois desse início só melhorou, tô amando MUITO!

Teh 08/04/2021minha estante
Aaaaaaaa que bom cara :D

Sabrina 13/07/2021

O melhor da trilogia! Me emocionei muito com a terceira parte do livro. O final deixa o coração quentinho.