Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

Hayke.Alles 28/05/2023

Canela e Noz-moscada
O murakami tem uma forma diferente de escrever, meio que o final não importa, mas sim a jornada dos personagens, e tudo muito poético, o personagem está só sentado vendo uma estátua de um pássaro e divagando sobre a morte e outras coisas.

Neste livro o autor não deixou claro o que era real e fantasia, as duas coisas se misturam bastante, tem umas cenas bem pesadas e conta um pouco sobre a atuação do Japão na Segunda Guerra.

Esse livro pra mim começou muito bem, como já conhecia o autor eu só fui, mas mais perto do meio pro final ficou um pouco cansativo, diria que esse livro foi mais longo que o necessário (???????)

Recomendo ler Murakami, mas não comece por esse. \?(???????)?/

Moya2 21/07/2023

Intenso
Comecei a ler as obras de Murakami em ordem cronológica e é incrível a evolução da sua escrita.
Nesse livro, ele mostra sua maturidade como escritor em vários aspectos, desde a variedade de personagens, a profundidade das suas histórias, a singular mistura do cotidiano versus o extraordinário e o desenrolar de textos que se equilibram na tênue linha entre o realismo e a fantasia.

Shaqit 28/04/2018

Leve ruptura no real
Abri um novo livro para ler mas acho que ainda não me curei da ressaca do último que li, Crônicas do Pássaro de Corda, terminado há alguns dias. Gosto demais dos livros de Haruki Murakami e esse foi um dos que mais me absorveram. E acho que absorver é o termo exato.
Murakami gosta de construir cenários onde as paredes entre a realidade e o absurdo, o fantástico e o imaginativo são tênues. A fronteira é apenas um borrão. E isso eu aprecio bastante. Os protagonistas de Murakami costumam ser sujeitos perdidos dentro desse mundo em que o fantástico surge em cada lugar e nos momentos mais improváveis. E eles sempre parecem aceitar o absurdo, não resistem a serem engolidos por essa realidade nova que se desdobra. Acho que Murakami tem um diálogo muito bom com o Realismo Mágico. A postura aqui não é a da ruptura da realidade que os latinos americanos inovam ao trazer e que os africanos também conseguem sustentar. Nestes, a realidade sempre teve um quê de absurda e só o mágico pode explicar.

Murakami já parece perceber o Fantástico enquanto forma de fugir da racionalização absurda que a sociedade japonesa decide apresentar. Depois do boom econômico dos anos 1980, onde tudo foi transformado em mercadoria e o valor social é apenas valor monetário, só o maravilhoso salva. Culturalmente o Japão possui toda uma tradição religiosa mística/fantástica. O conceito de kami (entidades seria uma boa tradução) é bem mais fluído e cotidiano que os das sociedades ocidentais. E parece que abrir uma brecha dentro da sociedade-ápice do capitalismo tardio para esse tipo de flutuação fantástico e onírica é a forma de Murakami (ou dos seus personagens) tentar reordenar o mundo onde o único valor real de qualquer coisa é o de mercado.

Ao ler Murakami me parece que estou sempre andando cautelosamente em um terreno irregular, onde posso pisar em falso a qualquer momento e cair em uma realidade totalmente distinta. Onde o próprio conceito de realidade me é posto em xeque. Achei, e ainda acho, incrível.

Ju 03/08/2022

Pássaro de corda e outros nomes
Eu amo como os livros do Haruki Murakami não explicam detalhadamente as coisas, mas conforme a história vai se desenvolvendo você vai ligando os pontos, sinto que a cada leitura você enxerga cada vez mais sinais.
Com Pássaro de Corda, eu me perguntava do que realmente se tratava essa história.
Essas coisas estão acontecendo mesmo ou é tudo uma metáfora?
Com personagens interessantes e uma história intrigante, o livro de prende do início ao fim, mesmo que pareça um pouco confuso, você simplesmente quer saber onde tudo isso vais dar e vai se surpreendendo com os acontecimentos.

Leo Leiva 18/05/2023

O fantástico da escrita do Murakami é o quanto ele consegue transformar o banal em um elemento cenográfico de sua peça mágica. Claro, muitas vezes ele parece um pouco perdido e vai se arrastando, e o leitor acaba pensando que é apenas o personagem perambulando, mas não sei, para mim era ele, avançando na madrugada diante de sua máquina de escrever sem saber aonde ir e nós acompanhamos ele em suas divagações. Há uma beleza em estar perdido e acho que ele se apoia muito nisso, nesse não pertencimento a nada, essa falta de exigência que o leitor, ao menos eu, acabo traduzindo de forma psicológica a uma sensação de bem-estar.

tati_loverock 10/09/2018

Já faz um bom tempo que sou fã do Murakami e adorei todos os livros que já li dele, com a Crônica do Pássaro de Corda não foi diferente. A história apesar de longa é muito interessante e uma vez que comecei a ler ficou difícil parar, a escrita dele é viciante. Simplesmente amei esse livro e agora que a história acabou me senti um pouco triste por me afastar desses personagens tão cativantes. Recomendo esse livro a todos os que são fãs e todos os que desejam conhecer um pouco mais desse maravilhoso autor.

skyxlord 31/08/2022

Neste livro a minha paixão e fascinação pela escrita do Murakami não apenas se manteve, como, se intensificou, pois, ele consegue subverter muitas camadas em uma escrita cotidiana que não se deixa ficar enfadonha ou repetitiva, juntamente a isso, mistura muitos elementos fantasiosos, que reunidos, resultam em uma obra fantástica. Ademais, não tenho muito o que falar, acredito que, essa obra é uma daquelas que apenas lendo para saber e tirar suas próprias conclusões.
ps: norwegian wood permanece ocupando seu lugar como meu favorito

Giovanna1599 05/05/2021

fiquei obcecada por esse livro e eu só queria saber como as coisas iam terminar, acho que é meu preferido dele até agora

Thaisa 28/09/2022

O puro suco do realismo mágico de Murakami!
Okada vive feliz há anos com a sua esposa, Kumiko, até que o gato deles desaparece. Como ela trabalha fora e ele cuida da casa, o rapaz fica responsável por tentar encontrar Noboru Wataya (o gato que, estranhamente, possui o mesmo nome do irmão de Kumiko). Buscando o felino na vizinhança, Okada faz uma improvável amizade com uma adolescente e também descobre que a casa em frente é conhecida por ser assombrada, já que todos os seus antigos moradores morreram de maneiras terríveis - isso sem contar que, no terreno, há um poço vazio que parece clamar pela presença de Okada...
Logo depois, uma mulher liga para Kumiko dizendo ter informações sobre o gato perdido. Porém, quando o protagonista a encontra, ela fala, de forma enigmática, que coisas bizarras estão para ocorrer na vida de Okada... O que se concretiza: ele descobrirá informações horrendas sobre seu genro, começará a trabalhar para uma estranha mulher e seu filho (que não fala, mas escreve várias histórias que intitula como Crônicas do Pássaro de Corda), conhecerá pessoas com poderes psíquicos, terá contato com as memórias de vários indivíduos (e será tanto uma esponja desses enredos quanto um espelho desses acontecimentos) e utilizará esse poço, sentando no fundo dele, na tentativa de achar uma resolução para um problema muito maior, pois além do sumiço do gato, Kumiko também abandonou Okada - ela deixa uma carta explicando que está voltando para a casa dos pais e para a proteção do irmão (um grande político), pedindo o divórcio, mas o marido recusa-se a jogar tantos anos e sentimentos pela janela sem nem mesmo conversar com Kumiko, tentando achar uma forma de encontrar a esposa e convencê-la a voltar para a casa.
"Crônica do Pássaro de Corda" foi publicado, originalmente, em três volumes (o que faz sentido, pois o volume é dividido em três livros); e sinto que se eu tivesse lido essa trilogia com mais calma, talvez eu teria aproveitado ainda mais essa leitura - o que significa que, no futuro, uma releitura será bem-vinda!
Ainda assim, eu adorei essa história: Okada foi o primeiro protagonista de Murakami que eu realmente gostei; o autor conseguiu espelhar muitas tramas, sem deixar de colocar Okada como o ponto central do enredo, sendo um humano tão perdido quanto o leitor, absorvendo tudo que ocorre com os outros personagens (psicologicamente e fisicamente); a narrativa é típica de Murakami, com uma escrita simples e reflexiva, explorando a vida real e a rotina misturada com elementos fantásticos, mostrando o brilhante realismo mágico tão famoso de Haruki, que acaba levantando milhões de perguntas durante a leitura, mas responde pouquíssimas delas, fazendo com que o leitor tire suas próprias conclusões; e além de adicionar, na trama, várias referências à suas obras (principalmente 3 contos com Noboru Wataya em "O Elefante Desaparece"), o autor também cria muitas metáforas importantes para a narrativa sobre solidão, perda, amor, trauma, medo e, principalmente, depressão.
Esse foi um livro realmente mágico e encantador, com centenas de reflexões cruciais e capaz de despertar as mais diversas emoções em seu leitor. Mais uma vez, Murakami constrói uma história magistral onde, como de costume, manipula nossos pensamentos e sentimentos como ninguém mais consegue!

Renata Barreto 19/06/2022

"A realidade nem sempre era verdade, e a verdade nem sempre era realidade."
Quase 800 páginas de um cara contando a história de um gato dele que sumiu e, apesar de não parecer, é uma história incrível, marcada toda por essa frase ai de cima. Parece um sonho daqueles que a gente se esforça pra acordar e nesse esforço tem de tudo: vontade de ficar um pouco mais, medo, angústia, insegurança, expectativa de que as coisas fiquem inteligíveis... amei!

Rafael 25/08/2020

Fantástico
Aqui a linha entre o que é fantasia e realidade é tênue, por vezes até mesmo inexistente e é justamente isso que o torna tão envolvente.

filhodepeterpan 20/05/2020

O caminho é mais importante que o fim.
Crônica do Pássaro de Corda talvez seja a melhor experiência que já tive na literatura. Apesar de ser um livro longo, a narrativa é tão gostosa que o li em apenas 1 semana.
O pássaro de corda é como um sinal de empatia. O sinal que mostra que você não é o único que sofre no mundo. O Murakami é muito justo ao dedicar capítulos só para contar a história da maioria dos personagens que aparecem. Quase todos possuem seu momento de holofote, onde mergulhamos no seu complexo mundo e entendemos o que os fizeram serem como são. Tem a parte do realismo mágico que pode render muitas conversas e teorias loucas sobre o que é essa obra fenomenal. Mas o mais importante é a essência absurdamente humana e o talento do Murakami em conseguir nos segurar na história, aceitando o tudo de absurdo. Um livro inesquecível, que vou levar para a vida toda.

felipe.gugel 19/01/2023

Melhor livro do Murakami (que eu já li)
766 páginas depois, terminei. Levei um ano para terminar esse livro, em meio às leituras obrigatórias da faculdade. Mas acho que essa leitura também foi lenta por ser um livro que precisa ser muito apreciado. É uma linguagem simples, mas que precisa de uma leitura lenta e reflexiva. Murakami consegue seu ponto alto em criar um mundo paralelo cheio de mistérios. É o melhor dele.

André 14/06/2021

Metafórico porém real
Que livro interessante, esse é um livro que vale a pena ler de novo pra encaixar mais peças, mas não seria possível juntar todas porque cada leitor vai montar uma imagem dessa história baseado em si mesmo. Muita coisa é metafórica mas ao mesmo tempo é real, então é um livro que eu indicaria pra quem não quer todas as respostas, mas que gosta de analisar diferentes interpretações. O que os personagens representam? O que os acontecimentos refletem sobre os personagens? Camadas, camadas e camadas... Eu adoraria que tivesse uma análise profunda sobre esse livro, porque imerso nas emoções podemos sentir mas não racionalizar as respostas...