Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

Isabella 07/09/2023

Psicodélico e Filosófico
Mas que viagem pelo mundo dos sonhos e pelos vazios existenciais que Toru Okada passa por causa do sumiço de seu gato! Diálogos belíssimos e filosóficos, personagens surrealistas (alguns até com nome de ilha!) e um apelo do autor pra uma reflexão sobre a própria consciência humana, do que somos capazes para salvar aqueles que amamos.

Eitalizandra 15/08/2023

O que houve?
Eu não consigo nem explicar qual é o rolê desse livro, muito doido. Terminei o livro com várias pontas soltas ou eu q não fui inteligente o suficiente e não entendi! Mas amei!
Jéssica 30/08/2023minha estante
Ah não estou gostando livro mas quero terminar pq quero ler os livros da lista da amazon. Prefiro as histórias dos personagens secundários do que do principal

andy.meireles 02/03/2022

só o murakami pra fazer eu ler um livro de quase 800 páginas
olha, que missão foi pra eu ler esse livrão, viu? não sou muito fã de livros grandes assim, eu geralmente abandono na metade ou simplesmente nem começo, mas eu garanto que esse vale a pena por cada página lida

como um bom livro do murakami, terminei e fiquei refletindo olhando pro teto sem saber o que dizer? se alguém me perguntasse sobre o que é o livro eu provavelmente diria ?ah, é sobre um cara que tá procurando o gato dele que sumiu? mas a história é obviamente muito mais do que só isso kkkkkkkk

10/10 obra prima

Marcele 22/02/2022

Simbolismo ou realidade?
crônicas do pássaro de corda - Haruki Murakami

E vamos de mais uma leitura nipônica!
Já li outras obras desse autor que é muito popular, inclusive vi em algum lugar que seus leitores/fãs se reúnem para torcer por ele no Nobel de literatura. Um escritor popular com uma narrativa muito fluída, o que não quer dizer que não seja carregada de informações. Muitas das suas obras estão colocadas entre o realismo fantástico, mágico e me agrada muito. Porém tenho a impressão que deveria estudar um pouco mais dos contextos de religiões orientais para me aprofundar nessa interpretação!
Esse livro assim como ?Kafka à beira-mar? trouxe um sentimento de incômodo, perturbação dos sonhos, fascínio e desejo de descobrir junto com o personagem o desenrolar da trama.
O personagem principal Toru Okada, é um jovem casado que se vê perdido na profissão e decide por abandonar o trabalho para resolver o que fará daqui para frente. Nesse momento o gato que ele tem com a esposa Kumiko Okada, cujo nome é Noburo Wataya (nome do irmão de Kumiko que eles não tem muito afeição) desaparece. A partir do desaparecimento do animal a narrativa se desenrolada e inicia um fluxo de acontecimentos tanto inesperados como sobrenaturais, que abrem espaço para dúvidas sobre o real, o irreal e o simbolismos dessas passagens.
Outra coisa interessante são os contos relacionados ao Japão durante a guerra, relação com a Mongólia e Manchúria, o lado sujo da disputa.
E por último um detalhe que gostei muito desse livro é que ao surgir cada personagem tem uma história sobre si mesmo para compartilhar, fazendo com que nosso personagem principal se torne ainda mais carismático, pois passa a impressão de que as pessoas que estão ao lado dele se sentem tão à vontade que desejam compartilhar seus segredos profundos.
Enfim? recomendo!

Bia 06/01/2023

"aparentemente, as pessoas caem da borda do meu mundo. Todas caminham até ali e, de repente, somem. Acho que deve haver uma espécie de borda em algum lugar" (p. 416).

"Será que o mundo é uma espécie de roda gigante onde a gente fica dando voltas sem sair do lugar?" (P. 517).

Bruno.Fales 04/01/2022

Pássaro de Corda e o Absurdo
Em Crônica do Pássaro de Corda, Haruki Murakami nos leva a uma jornada incomum e curiosa pela vida do protagonista Toru Okada, um sujeito estritamente comum vivendo os anos 80 no Japão.
Okada é um homem sem norte na vida, cursou Direito, mas nunca se interessou em prestar exame de ordem para advogar, trabalhando em um escritório como um faz tudo. Ele cansa de seu trabalho mecânico e monocromático e decide largar o emprego, ocupando seu tempo com trabalhos domésticos e refletindo sobre o que fazer com sua vida. Sua esposa, Kumiko, trabalha para sustentar o casal em uma editora de revistas e livros, uma mulher que aparenta ser tão comum quanto Okada.
A narrativa segue tranquila e ordinária, com elementos excêntricos, como memórias de visita do casal a um idoso vidente, bem como a apresentação de personagens da família de Kumiko que simbolizam bem a ideologia japonesa de orgulho e subjugação. O ponto de inflexão da história é o sumiço do gato do casal, que a priori leva o nome do irmão de Kumiko, Noboru Wataya.
A partir daí personagens estranhos e com discursos pouco objetivos aparecem na narrativa, fonte de confusão e frustração para Okada, que resume nas últimas páginas do livro: ?Bom, essa série de acontecimentos está muito confusa, com muitos personagens entrando em cena, coisas misteriosas surgindo sem parar... A gente fica sem entender o que está acontecendo se pensar de maneira ordenada na sequência de tudo. Já ao recuar alguns passos e analisar as coisas com certo distanciamento, a história passa a fazer sentido (...)?.
Um impasse simples que serve de combustível para todas as páginas subsequentes é interpretado por Okada como um intrincado e ininteligível quebra-cabeças. Uma das perguntas centrais que podem ser levantadas: a razão serve bem a nós humanos, mas quando não serve, o que fazer? Crônica do Pássaro de Corda é uma obra que remete e faz referência ao Absurdo de Albert Camus e degringola em um vórtex irracional, onírico e simbólico do cotidiano de um japonês trespassado pelo passado de seu povo em continuum com o presente de seu próprio vir-a-ser.

fabio.orlandini 22/05/2020

A busca de si mesmo.
Alguns livros do Murakami me prendem já na primeira página. Não foi o caso desse. Entretanto, é um livro que nos leva a muitas reflexões sobre nosso papel no mundo.
Caroline 24/05/2020minha estante
Estou lendo esse livro mas não está me prendendo. Vale a pena insistir na leitura?

fabio.orlandini 26/05/2020minha estante
Desculpa a demora. Também foi o Murakami que mais se arrastou para mim. Ele até melhora, mas não achei um livro inesquecível.

Caroline 26/05/2020minha estante
Entendi... Muito obrigada!

Helenapessoa 11/08/2020minha estante
Qual o livro dele que mais te prendeu?

fabio.orlandini 11/08/2020minha estante
Gostei muito de 1Q84, mas meus dois favoritos do coração são O incolor Tsukuro... e o outro é Kafka à beira mar.

Helenapessoa 12/08/2020minha estante
Muito obrigada!

Pedro.Gabriel 22/07/2020

O livro vale pelos contos
Particularmente não sou um grande fã de ultra realismo. Porém, nesse caso o livro me prendeu pelas histórias dos personagens que acompanham o personagem principal.
Acho que muitos pontos ficaram em aberto, mas também acredito que não seja a proposta do livro responder todas as dúvidas que são estimuladas no leitor.
No geral, o livro vale a leitura e é muito bem escrito pelo autor.

Reginaldo Pereira 04/03/2023minha estante
Se você gostou do Pássaro de Corda, provavelmente vai gostar ainda mais de Kafka à Beira Mar!!!!!!!???

Antonia 04/03/2023minha estante
quero muito ler esse livro tbm ?

Rafhael.Marsigli 08/02/2023

Muramaki em seu melhor
Haruki Muramaki é realmente diferenciado, a quantidade de camadas que ele consegue inserir em sua narrativa são de uma beleza e riqueza admiráveis. Se você ainda não leu nada desse escritor, prepare-se para algo diferente!

O livro começa com Toru e Kumiko buscando seu gato perdido, não sei como falar do resto sem spoilers. Mas muita coisa acontece nesse meio tempo entre a realidade e o sobrenatural. O que é real? O que é fantasia? Se prepare para uma leitura que envolve traição, diferentes realidades, sexo, guerra (sim, até guerra), tramas não resolvidas (que se encontram no final), personagens profundos e complexos, longas histórias e diálogos comuns.

Sim, vale a pena a leitura! Se você gostar de um livro do Muramaki, vai querer ler o resto logo.

Kari 16/03/2020

766 páginas de literatura surrealista
Terminei ontem o 14º livro que li do Haruki Murakami e posso garantir que traz todas as características presentes nas outras obras do autor: amores por orelhas alheias, referências a músicas (embora poucas), gatos que possuem protagonismo na trama e menções a cidades conhecidas do Japão.
Trata-se da estória de Toru Okada, jovem desempregado que leva uma vida sem maiores ambições ao lado da esposa que, sem motivos, desaparece de casa. A partir daí, Toru conhece uma jovem esquisita que desenvolve um trabalho mais esquisito ainda (classifica as pessoas de acordo com a quantidade de cabelo), duas irmãs com nomes de ilhas que aparecem e somem quando querem, se envolve com seu cunhado corrupto, além de um ex tenente que lutou na guerra da Machúria.
Todos parecem não ter relação nenhuma, mas Murakami, com maestria, consegue criar um envolvimento entre todos os personagens, utilizando Toru Okada como foco central, bem como fazê-los retornar à estória quando o leitor pensa já tê-los esquecido.
Não indicaria para quem quer ler o seu primeiro Murakami (para isso tem Norwegian Wood e O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação), porém se gostas de literatura surrealista e desse japa, taí uma ótima leitura para este ano.

Nota 0-5:4

site: @leyendo_a_los_que_leen

Paul Law 16/12/2020

Um mundo oculto
Haruki Murakami é um escritor japonês que mora dos Estados Unidos. Fortemente influenciado pela cultura ocidental, tem um modo todo peculiar para escrever. Neste romance intitulado como Crônica do Pássaro de Corda ele deixa aflorar toda a sua capacidade imaginativa, criando um mundo (ou mundos) fantástico e intrigante.

A história começa com o desaparecimento do gato Noburu Wataya de Okada e Kumiko, um típico jovem casal japonês. Okada acabou de deixar o emprego de auxiliar num escritório de advocacia e ainda não encontrou uma nova profissão, ficando a sua cargo os afazeres domésticos. Kumiko é quem trabalha fora, numa revista. É dela a ideia de pedir ao marido que encontre o gato sumido, utilizando os serviços de uma detetive espiritual chamada Malta Kano. Como avançar da história, descobre-se que o sumiço do gato tem a ver com um problema mais complexo; que envolve outras pessoas e mundos. A esposa de Okada confessa traí-lo e deixa a residência, desaparecendo completamente. A vida de ambos corre perigo se Okada tentar reencontrar a esposa. É exatamente isso que o Pássaro de Cordas fará.

O livro de quase oitocentas páginas é um emaranhado de histórias sóbrias e pontuadas no tempo misturadas ao fantástico, sobrenatural. Não é clara a relação dos fatos, deixando ao leitor a tarefa de fazer relações. O conceito de "mundo dos espíritos" é fortemente explorado na obra. Um local sem tempo ou espaço acessível apenas pelos desenvolvidos espiritualmente. Coisas acontecidas neste além influenciam o mundo como conhecemos. O autor é criativo ao "dar vida" às personagens. Cada uma tem suas características peculiares; Creta Kano, por exemplo, é uma prostituta espiritual. Pessoas comuns e fantásticas perpassam pelos dias de Okada e o ajudam a descobrir o que verdadeiramente ocorreu com sua esposa e como ele poderá salvá-la.

Bem, o próprio personagem principal tem seus problemas. Ele não tem renda, não tem perspectiva de vida e encontra-se no fundo do poço. Passa um tempo de verdade no fundo de um poço e é isto que o faz "ser iluminado" pela verdade. Ou parte dela; uma chama que o faz buscar tudo. É que Okada tem certa sensibilidade... No final, ficamos com a impressão de ter lido uma história longa, bem contada e não tão bem amarrada. O ponto positivo é que o desfecho não é o esperado, fugindo do clichê das histórias do gênero; aqueles em que o cavaleiro salva a donzela.

Em suma, uma história não linear, fragmentada e longa, cujo final é original. Espaço, tempo e realidade são aspectos constantes em Crônicas do Pássaro de Corda, numa abrangência original e cativante. Fica a dica e a breve resenha, dado o tamanho da obra.

site: http://paullawblog.blogspot.com/2019/06/cronica-do-passaro-de-corda-haruki.html

Ricardo 26/12/2021

Não será exatamente uma resenha
Porque eu ainda não sei se eu gostei desse livro e não sei exatamente se se o verbo "gostar" é o correto aqui.
Não sei como falar para quem nunca teve alguma experiência com esse tipo de literatura no qual eu ainda só encontro em "livros asiáticos", japoneses, e ainda assim tenho muito pouca experiência nessa literatura para oferecer uma noção do que desejo falar.
O livro tem um clima relativamente parado, até um certo momento parece que está perdido em uma história estranha ou simplória, mas a quem considerar que eu começou é chato (não foi meu caso), convido a manter a leitura até próximo das primeiras 200 páginas esse ainda é considerar que não vale a pena, então pare.
Lia algumas páginas por dia, gostava e continuava minha rotina, mas em um certo momento eu queria não parar de ler, por isso acho que ele pode ser uma opção interessante a quem prefere "literatura contemporânea" também.
Para quem gosta de sair de sua "zona de conforto", a sugestão do livro pode ser bastante proveitosa.

Gisele 16/12/2021

Não sei como comentar sobre esse livro. Parece que nada faz sentido, mas tudo faz sentido de um jeito tão especial... Excelente leitura.