Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

Marlo R. R. López 24/10/2019

Trata-se de um dos melhores e mais ambiciosos livros do Murakami, ao lado de 'Norwegian Wood' e 'Kafka à beira-mar'. Sua história envolve tantos e tão complexos elementos que é até difícil compor uma resenha organizada aqui. O que dá para dizer de imediato é que o livro mistura realidade e sonho (ou seria delírio?) de forma tão intensa que, depois de determinado ponto, ao leitor interessa apenas seguir deliciosamente a viagem introspectiva e caótica do personagem principal, que parece se aprofundar cada vez mais em uma busca, repleta de simbolismos, para compor sentidos dentro de um cotidiano que vai se esfarelando aos poucos. Destaque para os relatos da 2ª Guerra Mundial, que me pareceram ser o conteúdo mais forte que Murakami escreveu até hoje - o tipo de coisa que fica vívida na memória mesmo depois de terminada a leitura.

Dave 13/03/2020

Novos personagens, novos contos
Uma viagem misteriosa de 600 e poucas páginas.
Murakami, como sempre, construiu um personagem
do qual você fica tão íntimo, que quase vivemos sua jornada em primeira pessoa.
Uma história que começa simples, acaba nos jogando num furacão de sonhos e diferentes realidades, e nos apresenta personagens secundários tão ricos, que cada história soa como um conto independente.

Lindo.

Maaaaas... Não recomendo para quem quer começar Murakami. Tente outros antes.

Karolline.Campos 26/09/2020

???
A narrativa prende e os mistérios lançados nos levam a problematizar uma série de coisas sobre o mundo, a vida. Confesso que no final achei que fiquei sem entender. Gostei que muitas passagens faz pensar e refletir muito. Espero ter a oportunidade de conversar com outras pessoas sobre para talvez colocar uns pontos nos is.

vifinkler 16/11/2020

Grandes expectativas grandes decepções
Eu ouvi falar desse autor por meio de pessoas e fui procurar e esse é o livro mais falado dele. São quase 800 páginas pra no fim eu não entender nada, acabei de terminar e vou atrás de uma explicação de gente mais inteligente que eu, pq tô me sentindo burra.
É muito bem escrito, com muitaaa descrição de tudo, com personagens intrigantes. Porém, eu não achei que me agregou muito, nem em diversão e nem em pensamentos. Até traz questionamentos legais, grifei umas partes, mas no fim de tudo eu não recomendaria pq é cansativa demais. Sinto muito acho que não entendi nada sobre Haruki Murakami.

LSV 12/07/2021

Para ser honesta não sei nem por onde começar essa resenha...
O livro certamente é enorme, mas fiquei impressionada com o quão rápido eu li!

A escrita do Murakami é única... a forma detalhada como os ambientes e os personagens são descritos me fizeram entrar na história de uma maneira que nunca tinha experimentado, conseguia ver os objetos, escutar os sons dos pássaros e até mesmo sentir cheiros. Fiquei completamente imersa na atmosfera sensorial criada pelo autor com perfeição.

Também me encantou a complexidade de cada um dos personagens. Todos os indivíduos criados por murakami são acompanhados por histórias repletas de mínimos detalhes, dando sentido para cada um dos personagens dentro da história. Senti como se não houvesse personagem secundário, como se cada um dos personagens fosse o principal por um momento dentro do livro.

Desde críticas políticas e socioeconômicas, reflexões sobre um fantasma da violência da guerra e das bombas atômicas, até questionamentos de cunho filosófico sobre o inconsciente individual de cada personagem, Murakami tece uma narrativa que se concentra em uma espécie de limbo entre a realidade e o sonho, dando um aspecto ainda mais emotivo ao livro.

Não acho que posso dizer que acabei a leitura entendendo toda a complexidade proposta pela narrativa, mas sendo honesta não estava esperando isso mesmo rs. Sinto que o livro me mostrou novas perspectivas sobre as quais posso enxergar o mundo, mesmo tendo compreendido apenas uma porcentagem de tudo aquilo que foi proposto por Murakami durante sua escrita, além de ter sido uma experiência sensorial incrível. Assim, recomendo fortemente a leitura!

zzzz 27/12/2021

um livro que me deixou um pouco cansada.
Gosto da comparação entre ler um livro e andar de montanha russa: você começa a leitura de um livro, chega no ápice e a descida pode ser divertida e suprir suas expectativas ou pode ser um completo tédio.

Acho que no caso desse livro, eu estou dentro da segunda opção.

Eu nunca tinha ouvido falar nesse autor, mas achei o livro enquanto pesquisava alguns livros diferentes da minha "bolha de conteúdo", gostei da sinopse e decidi dar uma chance.

A escrita é impecável, limpa e muito bem desenvolvida, eu adorei. No entanto, achei a história um pouco tediosa >>minha opinião

Vitor 27/12/2021

Como descrever como foi a experiência lendo esse livro? É muita coisa doida acontecendo, muitos personagens estranhos, muita reflexão sobre a vida, muita raiva do personagem principal que é um banana. Não parece que tem essa grande quantidade de páginas, a leitura fluiu muito bem

bolodelaranja 13/02/2022

Coloquei três estrelas mas ta mais pra 2.5 ou 2.75. Eu tenho meus problemas com o jeitão do Murakami e esse livro é uma exibição de vários deles. É um livro bem "comecei a ler autores asiáticos agora" pra muita gente (Average leitor do murakami etc etc), mas pra mim ele devia escrever coisas bem menores que isso.

Joao 12/03/2023

O interessante dos livros do Murakami é que o mais interessante está nós encontramos ao acaso, em uma e outra história contada por alguém que não faz parte da trama central. Tudo é muito arrastado, cheio de idas e vindas, ainda assim é uma leitura curiosa e agradável. Murakami é um escritor singular realmente. Parece um autor que não está interessado em impressionar seu leitor, parece escrever apenas para si mesmo.

Ayumi.kimura 14/06/2023

Foi minha primeira leitura de Murakami Haruki e confesso que fiquei um pouco perdido por não saber o que era real, sonho, sobrenatural ou irreal. Chega um ponto do livro que ele se arrasta e perde um pouco o sentido. Os personagens até que são legais, e até mesmo profundos, porém lento no seu desenvolvimento. Depois quando fui pesquisar mais sobre o livro, não deveria ter sido o primeiro contato dos livros do escritor.

princess_cordelia 03/09/2023

Fim da crônica do pássaro de corda
Algumas coisas estranhas acontecem.
Um pouco da história do Japão
(principalmente sobre a guerra) é contado aqui.
No fim, algumas perguntas são respondidas. Outras, não.
De qualquer forma, Murakami já conquistou meu coração ?

RenanSantana1 29/01/2024

Uma montanha russa de sensações
A maneira como o Murakami narra suas histórias é - sem dúvidas - impressionante. Nesse livro o autor consegue prender a atenção do leitor por quase todas as mais de 700 páginas. Em alguns momentos fiquei tentado a fazer uma avaliação não tão favorável a este calhamaço. Mas ao chegar no final do livro é quase impossível não se fascinar pela capacidade do Haruki de escrever e enredar o leitor de maneira tão eficaz. E por isso repensei minha perspectiva sobre a narrativa. Não é um livro para todos os públicos. Mas quem se dispor a ler de mente aberta será recompensado.