H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Daniel.Paulo 11/03/2021

Obra e autor horrendos
Bom, estava meio relutante em acabar esse livro pois o que mais me aterrorizou foi o racismo e a xenofobia do autor que reflete nas suas obras, a principio ja tinha ouvido falar desse "defeito" dele, porém achei que conseguiria ler sem problemas, e foi justamente quando estava curtindo um dos contos dele que me deparei com essa tristeza, entretanto, confesso que ele de certa forma foi um genio na sua área, pois em diversos contos senti realmente um medo como ele fala inominavel, enfim, gosto das historias são muito criativas e entendo como ele ficou tão aclamado
Kad 11/03/2021minha estante
É aquela coisa, será possível separar a obra do artista?

Daniel.Paulo 11/03/2021minha estante
Normalmente consigo, mas dessa vez foi impossível.

Chagas 09/07/2021

Indispensável
Se você nunca ouviu falar de Lovecraft fique sabendo que a maioria dos livros, filmes, cultura do terror e horror só evoluiu por conta deste mestre.

É totalmente dispensável A ideia de ser somente mais uma leitura de terror, pois após Lovecraft, nada será como Lovecraft

Confesso que em algumas certas partes tive algumas dificuldades de leitura, algo que taxei como erro meu, ou não aptidão para uma leitura. pois mesmo assim o livro continua sendo um livro muito antigo no qual tive dificuldade para ler e assim li um pouco devagar, Mas deixando tudo isso de lado é uma obra perfeita e totalmente necessária, até porque Lovecraft sempre está e sempre estará presente na nossa cultura, e em meu sonho estar bem KKKKKKKKK

Só tenho agradecer a minha namorada por emprestar este livro a mim
Morais 09/07/2021minha estante
AMO SUAS RESENHAS

Morais 09/07/2021minha estante
Nossa esse livro é muito bom, a leitura dele pra mim também foi difícil até pq foi o primeiro livro q li kkkkk

PandaGato 17/11/2023

Porque ele tinha que ser um babaca ?
Meu primeiro contato com essa mente genial e podre. Como alguém pode escrever coisas tão deslumbrantes e aterradoramente lindas e ao mesmo tempo ser um p@u no ©u? Tentando ignorar isso, posso dizer que horror cósmico é uma das minhas coisas favoritas graças a esse livro.
Lidia Soam 20/11/2023minha estante
Concordo plenamente com vc, tô tentando ignorar as coisas terríveis, mas é difícil.

PandaGato 21/11/2023minha estante
Pois é, ele era um babaca, mas um babaca genial ?

Manu 11/08/2020

Terror cósmico de qualidade
As descrições minuciosas que o Lovecraft faz das situações sintoniza o leitor às situações vivenciadas pelo personagem de cada conto. Porém, apesar dessa característica influenciar na qualidade - que pra mim foi excepcional - de cada conto, confesso que alguns prenderam bem mais minha atenção que outros.
Eduardo 11/08/2020minha estante
Abandonei esse livro, devido ao forte preconceito que o autor carrega em sua escrita...

Manu 11/08/2020minha estante
E foi lendo ele que descobri que ele era racista. Li em uns artigos, no próprio livro mesmo, de estudiosos dele que falam que ao longo da vida ele foi mudando essa posição. Claro que isso não justifica o fato dele ter sido antes.

Mawe 20/09/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo."
Alguns dos contos de H. P. Lovecraft reunidos em diversos modos de nos mostrar o cósmico.

Eu senti dificuldade em ler, até porque foi escrito a um século atrás, com até menções racistas incluidas. Diferenciando a obra so autor, eu adorei alguns contos e me senti criativo após ler!
Indjeans 22/09/2022minha estante
Também tive que ignorar o contexto do autor pra ler a obra. Foi uma leitura densa até me acostumar com a escrita. Confesso que esperava algo diferente e um pouco mais de ação. Porém, gostei muito de alguns contos e os achei geniais de verdade.

Mawe 22/09/2022minha estante
Eu esperava a estranheza, e recebi de mãos abertas. KKKKKKKKK.

A Leitora Compulsiva 29/11/2022

O universo te fez. Ele também pode te desfazer.
?Pois essa é a similaridade final ? Poe e Lovecraft são nossos dois gênios americanos da fantasia, comparáveis um com o outro, mas incomparavelmente superiores a todos que seguiram seu rastro.?

Preciso começar essa resenha com essas últimas palavras do editor do próprio livro porque é verdade.

Lembro que meu primeiro contato com um livro do Lovecraft foi lá em meados de 2016-17, em que propus uma leitura conjunta com um amigo do WhatsApp.

Nós começamos a ler Nas Montanhas da Loucura com aquela preguiça desinteressada pelo modo polido do Lovecraft escrever, mas me lembro muito bem que da metade do livro em diante, não parávamos de ler e teorizar o que poderia acontecer. E no final, ficamos escandalizados com a história.

Isso foi o suficiente pra eu me tornar uma grande fã do tio Craftinho; nunca na história da minha vida nenhum autor em particular me despertou tanta ansiedade lendo.

Depois de Nas Montanhas da Loucura, mergulhei em outros contos curtos dele que me deixaram igualmente chocada e tendo pesadelos horríveis. Talvez eu era sensível demais na época, vai saber. O ponto aqui é que ele conseguiu me marcar como eu não tinha sido marcada até o momento.

Agora, quase 5 anos depois, volto para ler um compilado completo do autor, a importância de cada uma dessas obras e a influência que o Lovecraft deu ao mundo, e eu só posso dizer uma coisa: foi uma jornada incrível. A forma como esse homem ajudou a moldar a literatura do terror, a forma como influenciou outros autores... Lovecraft realmente merece esse posto de mestre do terror assim como tantos outros da história literária.

Deixo de fora qualquer comentário sobre as partes racistas em suas obras. Gosto de pensar que 1900 era uma época de pessoas com mente fechada, e que se as pessoas daquela época tivessem nascido na nossa época atual, talvez teriam pensamentos melhores em relação a pessoas estrangeiras e diferentes deles. É óbvio que não apoio nenhum dos trechos claramente ofensivos que li, mas entendo que a época era dessa forma e não há nada que podemos fazer sobre isso. Lovecraft está morto. Da mesma forma, está suas crenças e valores.

E por último, gostaria de ressaltar que lendo esse compilado de histórias do Lovecraft reunidas pela Darkside, só me deu maior vontade ainda de mergulhar em outros contos que o mestre tenha feito. Esse horror abismal, essa insignificância humana diante do universo e a forma como Lovecraft nos faz lembrar que somos muito pequenos para o desconhecido lá fora... É simplesmente surreal e verdadeiro.

?São personagens que nos ajudam a lembrar da nossa condição, a olhar para o abismo e trazer à tona o medo primordial que nos garantiu a sobrevivência até aqui: o medo do desconhecido.?

Basicamente, o Tio Lovecraft nos bota em nosso lugar, apontando: "Tá vendo esse universo aí em cima que o sol e a lua atravessam todos os dias? Um dia, ele pode destruir a nós. Coisas sombrias e desconhecidas habitam os éons de escuridão sem fim que aguardam lá fora, apenas esperando o momento certo para intervir. Por isso, não pense nem por um segundo que você é superior a nada ou que está a salvo; ninguém está."

E ele nunca errou.

Obrigada, de verdade, Howard Phillips Lovecraft. A mensagem foi recebida com sucesso; eu nunca me deixarei esquecer.
Emerson Meira 29/11/2022minha estante
Ótima resenha! ?????

A Leitora Compulsiva 30/11/2022minha estante
Eu tentei meu melhor, eu juro :3 ??

Paulo 16/08/2020

Primeiro contato com Lovecraft
Primeiro livro do autor que li, posso dizer que foi uma leitura positiva, a edição da darkside muito bonita também, vou dar minhas notas para cada um dos contos :
Dagon 3,5
O chamado de Cthulhu 4,0
Nas montanhas da loucura 4,5
A sombra vinda do tempo 4,0
Michelly 17/08/2020minha estante
Levei séculos para terminar o conto Nas montanhas da loucura. Não consegui gostar.

Paulo 17/08/2020minha estante
No começo também demorei um pouco mas dá metade para o fim a leitura engrenou

Maria 23/08/2018

Primeiro e talvez último contato
Esse foi meu primeiro encontro com H. P. Lovecraft. Sempre fã de terror, as pessoas se assustavam que eu nunca tinha lido nada dele, mesmo sendo fã de obras (livros e filmes) que claramente referenciam seus escritos. Pois bem, ganhei o livro do mozão e comecei a ler. O início foi empolgante, porém o meu problema foi que li todos os contos um atrás do outro. Por isso, achei extremamente repetitivo e me cansei diversas vezes, tendo que voltar em vários parágrafos porque eu viajei! Não me matem! Me cansei das analises "tolkianas" sobre os locais e anatomia dos monstros e me cansei da ordem das narrativas, que se repetiam infinitamente! E outra coisa: encontrei alguns elementos muito racistas e, pra quem disser que "é da época", eu já respondo: RACISMO É ERRADO EM QUALQUER ÉPOCA! Enfim, achei "Herbert West Reanimator" maravilhoso e gostei muito do famigerado "O Chamado do Cthulhu". O início de "Nas Montanhas da Loucura" me empolgou demais, principalmente por ser fã de "Coisa de outro mundo", mas me perdeu no meio do caminho. Bom, reconheço porque é esse grande nome, pela criação e a atmosfera de medo que ele cria. Mas achei muito repetitivo.
Lydia.Fernnanda 11/09/2018minha estante
Também tive essa sensação de repetição.. Mas não acho que os contos sejam ruins por isso necessariamente

Maria 12/09/2018minha estante
Também não acho ruins, mas achei muito repetitivo.. Essa sensação estragou um pouco o rolê pra mim, hahah

Uhtred of Piracaia 25/08/2020

Finalizado com muita dedicação
Apesar da excelente edição da Darkside Books, e de respeitar o mundo lovecraftiano, o modo como o autor descreve da forma mais detalhada possível o ambiente, as ações e o personagem, fez com que a leitura se tornasse um fardo. Apenas não fez meu "estilo". Next...
Jana 26/08/2020minha estante
Estou lendo e me sentindo exatamente assim, que livro mais arrastaaaaado...

Uhtred of Piracaia 26/08/2020minha estante
Exatamente, Jana. A leitura é extremamente censativa devido ao exagero em detalhes. Quando você se empolga, o autor repete aquilo que você acabou de ler só que em outras palavras.

Amanda 13/11/2023

Definitivamente não faz meu estilo.
Criatividade incrível, porém não me gera tensão nem curiosidade.
Escrita muito descritiva, sem direcionamento, pautada no irreal e impalpável.

Difícil finalizar.
Importante conhecer visto queH P. Lovecraft foi referência para muitos escritores, diretores, cineastas, maquiadores, etc...
Lili 20/11/2023minha estante
Comprei para conhecer, porém creio estar chegando a mesma conclusão que você

Amanda 24/11/2023minha estante
Foi sofrido Lili...

Helena 26/03/2021

Esse livro foi arrastado para mim, embora eu aprecie descrições detalhadas e até mesmo histórias densas. Mas o que é acontece aqui é repetição, repetição, repetição, tornando os contos cansativos e prolixos. Perdi a conta de quantas vezes há palavras como ?monstro?, ?monstruoso?, ou ?monstruosidade?. Em todas as páginas, em todos os contos! Lovecraft faz uso abundante de adjetivos, então as descrições são longas e arrastadas, eram para dizer tudo... mas não dizem nada. Tudo é ?além da compreensão humana, repleto de horror, loucura, inconcebível?, o monstro é sempre ?hediondo, pavoroso, de éons antigos?, as expedições são sempre ?macabras, assombrosas?. Contos diferentes, mas que sempre me parecem a mesma coisa. Enfim. Embora me agrade a temática fúnebre de alguns contos, principalmente aqueles que tratam de reanimação de cadáveres, a criação de monstros dentro da mitologia lovecraftiana foi me cansando, com descrições longas e repetitivas.
Marina 26/03/2021minha estante
concordo com você e por esse motivo eu acho que Lovecraft é um autor pra ser lido aos poucos. De vez em quando pego algum conto dele pra ler, mas nunca peguei pra ler o livro dele de contos que tenho aqui numa socada só rs justamente porque ficaria repetitivo

Helena 26/03/2021minha estante
Tem razão, Marina. E senti a mesma fórmula em todos eles :/

Leo 17/09/2020

O pai do Terror Cósmico
Me interessei pelos mitos de Chutulu por influencia do RPG e dos NerdCast, quando vi esse livro nos recomendados não pude não comprá-lo, e não me arrependi, o livro é lindo, a darkside não descepiciona. O jeito que Lovecraft escreve te prende de uma maneira inacreditável, faz você ansear pelos mistérios da história e por mais detalhes do tenebroso mundo cósmico inatingível e de impossível compreensão humana. Apesar da diferença temporal, a leitura é fácil e fluida. Recomendo fortemente e com certeza me aprofundarei mais nesse incrível universo que Lovecraft criou com tanta maestria.
Isa 17/09/2020minha estante
Realmente quando se fala de terror clássico o Lovecraft é referência, eu acho que você iria gostar também do Poe, outro classico do terror! Eu não cheguei a ler Lovecraft por não gostar muito do gênero, mas você me convenceu a dar uma chance. O Poe tive que ler para a escola e me apaixonei, super recomendo

suh.severo 10/07/2021

Lovecraft...
Ler Lovecraft foi uma forma de sair da minha zona de conforto literária. Achei a capa muito bonita (brilha no escuro), os desenhos e as anotações finais são um diferencial. Entretanto, a leitura por vezes se torna maçante. Em alguns momentos, pensei em abandonar, em especial após o trecho de racismo explícito, aquilo me revirou o estômago.
Não é um livro ou um escritor que eu leria novamente, mas também não foi de todo tempo perdido.
Marcus.Vinicius 04/08/2021minha estante
Esse é um grave problema do Lovecraft. Nasceu numa época q repudiavam pessoas negras nos EUA, oq influenciou muito a escrita e o carácter dele

Murilo 31/10/2021

O indescritível cansa
O livro é muito repetitivo, com contos similares e monstros indescritíveis, mas o que mais me incomoda é o racismo explícito de lovecraft, em muitas vezes tive vontade de abandonar o livro.
Paulie 02/12/2021minha estante
meu deus SIM

joo.fernandz 02/08/2021

A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte medo de todos é o medo do desconhecido.

Foi uma experiência muito interresante ler Lovecraft pela primeira vez e esse livro da Darkside fez um trabalho muito bom trazendo alguns dos livros mais famosos dele de forma muito boa de ler.

Algumas coisas atrapalharam a leitura como o óbvio racismo do escritor mas mesmo assim foi uma ótima experiência conhecer os monstros e explorar a mente do genial Lovecraft.
lana 02/08/2021minha estante
muito chique jao