H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Ordis 13/12/2022

Razoável.
Foi minha primeira leitura, à princípio não foi maçante, talvez por ter acabado de entrar no mundo dos livros, a maioria dos contos tem algo que me incomodou mas ao mesmo tempo gostei, Lovecraft faz questão de deixar um "corte seco" no fim do conto, mas não antes de jogar em nossa cara que somos insignificantes perante os possíveis horrores cósmicos, assim como um grão de areia ante o deserto.

Não posso deixar de citar os preconceitos do autor em alguns contos, como em "Herbert West Reanimator", o meu conto favorito, porém teria sido MUITO melhor se não houvesse uma passagem claramente racista e desnecessária no conto.

A escrita de H.P Lovecraft pode ser muito cansativa de ser acompanhada em alguns contos, senti esse impacto na novela "Nas Montanhas da Loucura", é extremamente detalhista e demorado, o que não o torna ruim, apenas cansativo.

Lovecraft resumiu muito bem a mensagem que passa através de seus contos no começo de "O Chamado de Cthulhu":

"A coisa mais misericórdia do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos numa ilha plácida de ignorância em meio a mares negros de infinitude e não somos destinados a ir muito longe."
Marcus 19/01/2023minha estante
Bem zuado isso do racismo e preconceito que está presente em vários contos dele. Porém tbm acho importante não alterar a forma com que foi escrita por mais que seja errada até vejo isso como uma oportunidade de aguçar o senso crítico do leitor. A darkside colocou notas de esclarecimento muito boa quanto isso nos dando oq se esperar nesse sentido.

Murilo 31/10/2021

O indescritível cansa
O livro é muito repetitivo, com contos similares e monstros indescritíveis, mas o que mais me incomoda é o racismo explícito de lovecraft, em muitas vezes tive vontade de abandonar o livro.
Paulie 02/12/2021minha estante
meu deus SIM

Simon.Xavier 05/04/2021minha estante
Inspirador

Adriano 10/09/2019

É inegável a importância de Lovecraft para a literatura e para a cultura pop como um todo, mas talvez a alta expectativa com que me lancei sobre esse livro possa ter me sido um pouco negativa. Por mais que eu tenha gostado muito dos contos mais curtos presentes nessa edição, ao chegar nos maiores "Nas montanhas da loucura" e "A sombra que veio do tempo", a escrita exageradamente descritiva de Lovecraft foi cansativa, a ponto de me fazer quase desistir. Entendo que o problema talvez esteja em mim como leitor, uma vez que muitos outros elogiam tais contos justamente por sua narração detalhada, porém tais excessos, juntamente com uma sensação de que todos os textos são parecidos demais estruturalmente, me fez gostar menos do que eu esperava.
No mais a edição da Darkside é impecável, e os extras, como ilustrações e textos falando da relação entre Lovecraft e Poe e Lovecraft e a cultura Pop, bem como anotações raras do autor, enriquecem demais a obra.
Douglas.Noleto 18/01/2020minha estante
Perfeito, cara.
Lovecraft, na maior parte do tempo, me passa a impressão de que nao possui uma noção completa do que é ritmo e do que realmente causa horror.
Um exemplo muito claro disso é o conto "A Sombra Vinda do Tempo", pois a grosso modo, tem um desfecho brilhante, mas que perde totalmente o impacto devido ao ritmo irregular da narrativa.

GabrielCohen 07/07/2023

Rapaz?
Esse livro foi uma? pérola.
Algumas das histórias foram, de fato, ótimas e aterrorizantes - algumas foram ... uma decepção absoluta e totalmente entediante. Completar os mitos de Cthulhu de Lovecraft foi uma ÓTIMA conquista para mim este ano. E foi CONQUISTA DIFÍCIL. Depois de um começo lento com contos mais curtos como Dagon, The Nameless City e The Hound - que foram ÓTIMOS - Lovecraft recomeçou com The Call of Cthulhu e usou essa história como uma forma de começar a conectar seu universo.

E deixe-me dizer a você ... "ritmo" NÃO estava no dicionário deste homem! Puta merda, eu queria arrancar meus olhos enquanto lia esta incrível, ultra, suprema porcaria cheia de bosta. POR QUE DIABOS VOCÊ PRECISA REPETIR A MESMA COISA DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO

DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E DE NOVO E (passei a ideia p vc?!)

Este homem parece ter o dom de torturar o leitor repetindo a mesma merda indefinidamente - sério, me dê novas informações! Eu já sei que Danielfodasenaolemnr MORA EM FODASETAMBEMNAOLEMBRO. JESUS. Suas histórias eram ótimas até que ele decidiu que deveriam ter 100 páginas!

Eu sei eu sei. Como eu poderia falar assim de algo tão clássico?! ABSURDO! - SIM, PORQUE VOCÊ NÃO LEU ? #$%!& :)
H. P. Lovecraft reconhecidamente tem algumas ideias muito legais e interessantes. Fico feliz que esses elementos tenham continuado a afetar nossa cultura mesmo nos dias modernos. Eu diria que eles fazem isso apesar de seu estilo de escrita.

Ele tem ideias legais, sim, mas é adepto de enterrá-las sob uma pilha frustrantemente grande de porcaria. Quero experimentar o horror existencial, ler conhecimentos proibidos, não ler descrições excessivas, secas e repetitivas de paisagens sombrias e desoladas. Não gosto de ler monólogos longos e desinteressantes, às vezes escritos em dialetos muito difíceis de decifrar. Não quero medições constantes de cada edifício ou forma de vida que os personagens encontram.

Lovecraft também era completamente INCAPAZ de escrever um verbo ou substantivo sem COLAR A FORÇA algum advérbio ou adjetivo nele. Metade dessa coleção foi muito chata e entediante? a outra metade foi boa. E eu nem mencionei os elementos racistas nojentos que todos conhecem hoje em dia. Existem autores que fazem o terror Lovecraftiano muito melhor do que Lovecraft.

O ponto forte de Lovecraft está no worldbuilding e decididamente não no ofício narrativo.
Gabriel1994 26/08/2023minha estante
Interessante sua opinião, estou estudando autores clássicos do horror, fantasia etc. E resenhas de outros leitores sempre nos ajudam a enxergar as coisas por outros prismas, mas você poderia matar a minha curiosidade de quais contos você mais percebeu essas características do autor? Eu já li mais de 60 contos do Lovecraft e acho que o racismo é bem perceptível na grande maioria das obras, porém essa espécie de "amadorismo" que você citou, pedantismo, repetição cansativa, eu só percebi em pouquíssimos contos do autor, aqueles que foram feitos sobre encomenda de certas revistas sensacionalistas no caso, em que ele foi "obrigado" a escrever nesse estilo. Fiquei curioso em saber se você e eu ficamos com essas visões diferentes por causa, talvez, da tradução ou da leitura de diferentes contos... Sei lá. :P

Leitor H 06/06/2022

Tem seus momentos, mas no geral não é bom. Me pareceu seguir algumas mesmas estruturas repetidamente.
P. 06/06/2022minha estante
comendo o cu do lovecraft ao vivasso

Leanderson 06/01/2022minha estante
Nas Montanhas da Loucura é uma ótima história, mas bastante arrastada de se ler, descritivo e laboroso até demais sobre o ambiente, cenários, formas geométricas do gelo e etc. Mas o conto seguinte, A sombra vinda do tempo, foi excepcional e pra mim o melhor conto do livro

SandyOlii 26/02/2023

Sem palavras!
H. P. Lovecraft, é, obviamente, um genio do terror. Me entristece saber que seus conto só ficaram conhecido como são hoje depois de sua morte.
Guilherme 26/02/2023minha estante
Lovecraft é um ótimo escritor (quando deixamos de lado as polêmicas), mas acho ele um pouco repetitivo.

Luci_books 19/08/2023

Não sei se fui com muita sede ao pote, mas definitivamente Lovecraft não é para mim. Ainda não conheço as obras de Poe e nenhuma outra história de horror, talvez tenha me faltado uma base para apreciar de fato essa obra, ou talvez realmente não faz o meu tipo de leitura.
Os contos que mais me agradaram foram Dagon e Herbert West:Reanimator. Comprei este exemplar por conter Nas Montanhas da Loucura e não gostei, me perdi em meio há tantas descrições e tive que reler várias vezes para me situar no contexto.
Quanto a DarkSide... como sempre com edições caprichosas, tradução impecável e com design de tirar o fôlego.
Lili 20/11/2023minha estante
Poe recomendo...

Fernanda G 08/03/2023

Não consigo nem escrever uma resenha decente. Minha nota é apenas pelos contos "Herbert West: Reanimator" e "A sombra vinda do tempo", que foram os únicos contos que não me deixaram em total desespero e horror por estar me maltratando a ponto de me fazer ler esse livro insuportável. Foram éons de coisas indescritíveis e inimagináveis seguidas de duzentos adjetivos inúteis que colaboraram para que eu terminasse a leitura em incríveis dois anos e meio.
Perdida_nas_Estrelas 20/03/2023minha estante
Descreveu tudo em poucas linhas haha ??

Misfits 10/05/2022

Imaginar o inimaginável
Introdução

Lovecraft se aventura em um mundo totalmente hediondo e louco que faz a gente questionar até mesmo a nossa importância. É notável como o mesmo explora a insignificância humana, criando diversas criaturas que fazem os seres humanos nos contos serem pequenas formigas diante de gigantes aberrações.

Racismo

O racismo é algo extremamente presente nos contos de lovecraft, alguns sendo ?escondidos? e vários bem escancarados. Lovecraft era racista com praticamente qualquer um que não fosse de sua etnia, sendo extremamente preconceituoso com negros, poloneses,mexicanos e até judeus. No conto reanimator é notório o racismo em diversas frases.

Leitura arrastada

A leitura arrastada foi com certeza um dos maiores problemas que eu encontrei em alguns contos. No conto nas montanhas da loucura é notável o quão arrastada e as vezes até chata a leitura acaba ficando, pelo fato de repetir as mesmas características de mesmas coisas várias vezes, como por exemplo características geológicas, acaba parecendo mais um livro de ficção científica do que um horror cósmico. O problema disso é que a gente acaba perdendo o medo e a aflição que poderíamos estar tendo caso fosse ao contrário. Também no conto a sombra vinda do tempo eu notei a mesma coisa mas esse ainda é muito mais tranquilo de ler do que o anterior citado.

Como foi a experiência de leitura

Particularmente a leitura me prendeu muito, creio eu porque eu gosto bastante de terror e percebi que realmente gosto muito do horror cósmico usado por lovecraft. A minha experiência estava sendo extremamente agradável até chegar no conto nas montanhas da loucura que eu realmente só queria que acabasse pois estava muito longa e arrastada. Eu realmente gostei do livro mas a experiência de leitura pode ser um pouco desgastante para alguns.

Conclusão e considerações finais

Enfim, para ler esse livro é bom ter algumas coisas em mente: lovecraft era extremamente racista então isso pode fazer com que muita gente nem queira ler. A leitura pode ficar extremamente arrastada e chata em algumas partes então é bom dar uma pausa quando isso acontecer. É um livro que eu recomendaria para qualquer um com uma imaginação fértil e é claro que esteja ciente desses problemas.
gionana0 10/05/2022minha estante
genial, inovador e revolucionário.

Aline.menck 10/12/2022

Sempre tive curiosidade um ler algo de Lovecraft, este foi o meu primeiro contato com a sua obra posso dizer que gostei muito, não vejo a horade ler mais textos desse autor.
Marcus 19/01/2023minha estante
Digo o mesmo ??! Muito bommmm

Lucca33 24/02/2023

Achei todos os contos muito legais e até interessantes de ler, alguns demoram pra te prender ali mas até que valem a pena.
Agora um conto que me deixou realmente PUTO foi o ?Nas montanhas da loucura? o único do livro que não consegui terminar por motivos de: TODA PÁGINA PARECE A MESMA!
Tem algumas partes do conto que se você pulasse 10/15 paginas, não ia fazer a menor diferença ou iria agregar algo na história.
Realmente parecia que quem estava ?Nas montanhas da loucura? era eu.
Rahel0 25/02/2023minha estante
SIIIIM MDS que conto insuportável. Fiz histórico dele de leitura recentemente. Que ódio que eu fiquei. Assumo que pulei umas 3 ou 4 páginas, que claramente não fizeram diferença nenhuma. Muita informação inútil como latitude e altitude tal, coisas que eram desnecessárias pra narrativa. Extremamente cansativo. Terminei ele há alguns dias já e estou em A Sombra Vinda do Tempo, que por sinal está sendo um puta conto bom, em comparação com o anterior que era essa bomba das Montanhas da Loucura

Leo 17/09/2020

O pai do Terror Cósmico
Me interessei pelos mitos de Chutulu por influencia do RPG e dos NerdCast, quando vi esse livro nos recomendados não pude não comprá-lo, e não me arrependi, o livro é lindo, a darkside não descepiciona. O jeito que Lovecraft escreve te prende de uma maneira inacreditável, faz você ansear pelos mistérios da história e por mais detalhes do tenebroso mundo cósmico inatingível e de impossível compreensão humana. Apesar da diferença temporal, a leitura é fácil e fluida. Recomendo fortemente e com certeza me aprofundarei mais nesse incrível universo que Lovecraft criou com tanta maestria.
Isa 17/09/2020minha estante
Realmente quando se fala de terror clássico o Lovecraft é referência, eu acho que você iria gostar também do Poe, outro classico do terror! Eu não cheguei a ler Lovecraft por não gostar muito do gênero, mas você me convenceu a dar uma chance. O Poe tive que ler para a escola e me apaixonei, super recomendo

Miguel Silva 02/09/2018

Lovecraft não é pra qualquer um...
Terminada a leitura de 'H.P. Lovecraft - Medo Clássico Vol. 1' FINALMENTE! Acabei demorando mais do que esperava, mais por motivos de provas, mas é importante também ressaltar que Lovecraft não é pra qualquer um. Howard Philips Lovecraft construiu uma mitologia cósmica rodeada por monstros e entidades inimagináveis que influencia até hoje escritores e a cultura pop como um todo, e é notável a genialidade e criatividade desse autor em todo universo construído por sua mente. Mas me deparei com algumas dificuldades durante a leitura principalmente por conta do uso de alguns termos arcaicos, além de sua estrutura sem diálogos. Seus contos e novelas são construídos como relatos ou estudos de forma direta, o que pode ser cansativo para quem não está acostumado. Talvez alguns anos atrás eu não teria gostado da leitura, mas hoje após anos lendo autores influenciados pelo filho de Providence, como Stephen King e Neil Gaiman por exemplo, tornou a leitura mais fluida e interessante, além também de me servir como inspiração para os meus futuros contos. Destaco alguns contos como 'Herbert West: Reanimator', 'Sombra Vinda do Tempo', além de sua obra mais famosa 'O Chamado de Cthulhu'. Vale ressaltar tambem a belíssima edição da Darkside Books que conta que belas ilustrações e extras bem interessantes.
Beatriz S. Kawashima 19/10/2018minha estante
undefined