O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O jardim das borboletas

Vitória 31/03/2024

O JARDIM DAS BORBOLETAS
O Jardineiro é um homem que sequestra jovens entre 16 e 17 anos e as mantém em seu jardim, cercado de vidros e impossibilitado de ser visto do lado de fora. Após sequestradas, as jovens recebem uma tatuagem de borboleta nas costas e um novo nome escolhido pelo Jardineiro, e também eram estupradas diariamente por ele e por seu filho Avery, e apesar de tudo dizia amá-las.
Após conseguirem ser resgatadas, os detetives entrevistam Maya, uma das borboletas que ajudava as demais e se tornou como uma "mãe" para todas. O livro intercala entre as conversas de Maya com Victor e também na história dela sobre como era a vida de todas enquanto eram mantidas como reféns.

Andy.Sena 31/03/2024

Fazia um tempo que queria ler esse livro, mas sempr adiava porque ouvia que era muito pesado em termos de gatilhos e como sou meio medrosa, deixava pra lá. Mas, dessa vez, foi e para minha surpresa não achei tão pesado como me falaram, já li outros mais tensos do que esse.
Claro, que a premissa do livro é pesada, mas não é tão descritiva como em outras histórias. Temos gatilhos de abuso sexual, síndrome de Estocolmo, tortura. E confesso que senti mais raiva pela questão da síndrome de Estocolmo do que pelos outros gatilhos.
É tudo muito tenso e não temos muito do trabalho policial. A história acaba sendo uma espécie de reconstrução por parte de uma das vítimas e como uma boa leitora de livros policiais, senti falta desse trabalho, das investigações em si. Mas gostei, sim, do livro e pretendo ler os demais.

lena. 30/03/2024

Gostei bastante do livro, ele aborda um tema bem complicado e pesado, mas a autora faz tudo com muita maestria, ela consegue nos manter presos a cada capítulo, mantendo tanto as cenas no jardim quanto as cenas na delegacia muito interessantes. Ela lida muito bem com as personalidades das personagens, mantendo elas realistas mesmo numa realidade muito distinta da que conhecemos, e as cenas com os abusadores também são todas muito bem escritas, principalmente as com o Jardineiro, onde ela mostra somente pelas suas falas e ações, toda a insanidade dele, de que ele realmente acredita que não há nada de errado no que ele está fazendo, e que verdadeiramente se importa com as meninas, e também traz a ele um lado humano, dando aos leitores sentimentos complexos sobre o personagem.
O final deixa um pouco a desejar, o livro não é nada apressado, e te mostra os detalhes da história pouco a pouco, sem apressa, até o final, onde tudo fica meio perdido e bagunçado. Não senti que ficou muitas questões em aberto, mas gostaria de saber um pouco mais sobre alguns tópicos do livro.

Suh Ferreira 30/03/2024

Adorei o livro, ele te prende do começo ao fim, e realmente te passa MUITAS emoções, foi meu livro de ressaca literária, porém achei que o final ficou meio corrido, o livro inteiro foi bem escrito, mas no fim foram muitas ideias em um período curto de tempo que poderiam não ter sido colocadas, e terminado de uma forma melhor.

Heyy_Duuda 30/03/2024

Uau!
Primeiro livro que leio do autor e confesso que não estava com muitas expectativas, mas O QUE FOI ISSO?

Uma leitura super fluída que te prende do início ao fim. Uma história pesadíssima que tive que parar um pouco pra respirar em alguns momentos.

Me surpreendeu positivamente!!!!!

João Pedro Pexe 29/03/2024

Pra quem tem estômago!
A escrita do autor é fluída e te prende. A história completamente pesada, principalmente para as mulheres, que devem ter que parar para respirar em certos momentos! Um dos vilões mais odiosos da qual já li! Ao final a gente fica aliviado por saber que é uma ficção kkkkkkkk tá maluco

?UndMelopsitt?cus? 28/03/2024

Dois reais ou um livro misterioso?
Com todo o respeito, mas se o livro misterioso for esse, eu prefiro os dois reais.
Esse livro é muito bom, a história é envolvente e a escrita é fluída. Eu, literalmente, enguli essa história de tão boa que ela é. Uma coisa que posso dizer é que esse livro é muito desconfortável.
Ao decorrer da leitura, os sentimentos que esse livro despertou em mim foram: tristeza, ódio, rancor e nojo. A cada página nós somos informados sobre algo grotesco e horrível, o que mecheu muito comigo. Tiveram momentos em que pensei em desistir da leitura pois tudo parecia pesado de mais para que eu conseguisse suportar, mas o livro é tão bom que eu não queria ler outro sem antes terminar de ler esse.
Sobre o fim do livro, eu não poderia esperar menos, realmente fiquei muito feliz com o final. Enfim, o livro é muito bom, mas eu não acho que conseguiria ler ele uma segunda vez. Agora, vou estar a procura de um livro mais leve e fofo.

Jamily.eu 27/03/2024

É? Ok
Eu gostei da leitura, foi envolvente do começo ao fim, me prendeu que eu ficava sempre querendo sabe como ia terminar, mas é isso, terminou.

E foi só isso, a história apesar de ser boa, n foi algo que me tocou ou algo que me fez pensar ou até mesmo me marcar, apesar de ter momentos em que eu simplesmente tentava absorver o que eu tava lendo, eu ficava chocada, tensa e nervosa com as cenas, mas n foi algo tão ?uau?

Então pra mim? é ok

luana 26/03/2024

Um livro para ler uma vez e nunca mais, é extremamente grotesco e passei mal diversas vezes lendo, que nojo. ?

Bruna 25/03/2024

Suspense super envolvente!
Amei a maneira como a autora constrói a narrativa, intercalando o presente com o passado. Achei bem pesado, mas incrível, daqueles livros que você não quer parar de ler. Não me surpreendi tanto com o final (creio que tenha sido uma tentativa de reviravolta). Mas achei muito bom de maneira geral. Assustador!

Giovana344 24/03/2024

Fluido e de fácil leitura
Eu adorei esse livro, comecei com expectativas baixas mais me suprendi quando comecei a ler e vi que a leitura era fácil, e muitoo fluida, quanto mais vc lê mais vc quer saber. Tem um conteúdo pesado com alguns gatinhos. Além disso tem personagens maravilhosos e bem desenvolvidos. Concerteza valeu a pena ler.

Bells 23/03/2024

Até agora único livro de abril lido.

Gostei bastante da leitura. Não teve nenhum grande plot twist, mas ainda assim a história foi bem amarrada e construida, mantendo sempre um certo nível de mistério na história que estava sendo contada sob a percepção de uma das vitimas do jardineiro.
Rai 23/03/2024minha estante
Março, não? ?