A Forma da Água

Daniel Kraus

Resenhas -

Elle 17/11/2021

Você é um deus.
Poucas semanas atrás, vi pela primeira vez o filme que ganhou o Oscar de 2018. Assim que eu terminei de assistir, corri pra comprar o livro, pois estava muito curiosa pra ver como era narrado, se a gente ia ver o ponto de vista da Elisa, saber seus pensamentos e etc.

Fui em busca de cobre e achei ouro. O que foi esse livro??? Não temos só o ponto de vista da Elisa. Temos também do deus branquea, do Strickland (que sinceramente, eu odiei com todas as minhas forças, porém também senti muita pena dele) e da Lainie (que quase não aparece no filme, mas que é bem presente no livro e é uma das personagens mais cativantes que tem!). O livro mostra a captura da criatura, o passado dos personagens, faz uma ligação com todos... Sério, é muito incrível!

Meu maior medo era que o livro fosse chato ou que eu visse tudo "cinza", mas como os capítulos são bem curtinhos e tem sempre alguma coisa acontecendo, não empaquei em nenhum momento na leitura e foi uma obra muito gostosa de se ler!

Várias coisas no final foram mudadas, então mesmo quem viu o filme, vale a pena ler o livro, porque além dessas mudanças, tem muito conteúdo adicional e dá pra gente ter uma nova perspectiva do que aconteceu no final ?

É um livro que não fala só do amor de uma mulher por um ser diferente, mas que também fala de abuso doméstico, os traumas que a guerra pode causar, até onde o ser humano está disposto a ir para avançar na ciência, fala sobre desigualdade racial e social, tudo de uma maneira que faz com que fiquemos refletindo depois.

Eu recomendo muito o livro, se tem um que vale a pena se ler, é A forma da Água.
Nay 17/11/2021minha estante
também achei muito legal os diferentes pontos de vista, deu até vontade de reler agora

Abelita.Azevedo 13/11/2021

Devoniano
Pra mim que sou relutante a romances, por esse me entreguei inteiramente
Ahhh Deus Brânquia e Eliza aquele amor que vc suspira e suspira muito
Os personagens são incríveis Giles e Zelda são maravilhosos!
Richard é detestável! Mas não deixa de ser um puta de um personagem
(Queria esganar ele a cada página)
Meu primeiro livro de Guillermo e amei a escrita e a construção dos personagens é incrível
O Devoniano é brasileiro gente, Brasileiro! ?

bih 28/10/2021

Tentando transpor quão magnífica foi a leitura e suas emoções pra mim. Me falta palavras para descrever esse livro de fato, o aprofundamento dos personagens foi uma das coisas mais sensíveis que já li. enfim se tornou meu queridinho hehe

Senti exatamente isso!
Amei tanto ?

Arthur 15/10/2021

As alegorias de Del Toro
Desde que assisti Labirinto do Fauno, fiquei impressionado com a capacidade de Guillermo Del Toro contar histórias através de alegorias. Ok, ele não é o primeiro e provavelmente não será o último autor com essa característica/habilidade, mas é inevitável notar como a mescla de fantasia com temas pesados transmitem mensagens de forma direta.
Enquanto em Labirinto do Fauno a fantasia impactava com sua analogia ao fascismo, em A Forma da Água temas como racismo, xenofobia, homofobia e sexismo convergem para a relação da criatura e o que ela representa: os problemas históricos da humanidade em aceitar e conviver com as diferenças.
Ainda não assisti ao filme, mas a leitura me motivou a fazê-lo em breve. Quanto ao livro, recomendo a leitura.
Abelita.Azevedo 14/11/2021minha estante
O filme não fica atrás! Assista

Erudito Principiante 17/12/2021minha estante
Bela resenha. E o filme é ótimo!

Hell's 10/10/2021

Poderia ter focado mais no romance
Eu acho que o livro foi 70% enrolação e 30% foi sobre o que a gente realmente queria ler. Sei que é importante desenvolver os personagem, mas não precisa ser todos! Pô, a gente tem o ponto de vista da esposa do vilão, de um cientista que tem pouquissima importancia na trama, e do vizinho da Eliza (pra mim, as cenas dele me foram a gota d'água), quer que nos sitamos empaticos por eles? Um capitulo ou dois para cada um já era o suficiente, mas não, são 352 paginas focadas em personagens e tramas secundarias, enquanto o romance acontece por baixo dos panos.
Sei que a personagem principal também é surda, mas ainda acho que ela poderia ter tido mais **protagonismo**, o que acaba não acontecendo.

hey_fireheart 01/10/2021

A Forma da Água
Eu não sei nem como começar isso daqui, comecei esse livro achando que ia ser uma coisa tranquila porque não tinha pesquisado sobre e acabei quebrando a cara ?

É um livro necessário apesar de totalmente maluco, que trata vários assuntos importantes e faz várias críticas aos mesmos. Você sente ódio de alguns personagens ao mesmo tempo que sente empatia por outros, é um misto de sentimentos.

Não consigo não achar a relação da Elisa com o bicho totalmente esquisita apesar de que acho que consegui entender o que o autor quis retratar e passar com aquilo. Tenho certeza que não peguei muitas coisas pelo falo de ainda ser nova, imagino que se eu fosse mais velha teria entendido melhor algumas questões.

Em relação a escrita do autor, não me prendeu muito e não foi muito fluída pra mim mas não significa que é ruim, percebi que a escrita dele é bem poética. Tive dificuldades principalmente com descrições de ambiente e com aqueles capítulos que os personagens viajavam muito nos pensamentos.

Enfim, acho que é só isso. Indo assistir o filme pra entender melhor ?????

Nicole 19/09/2021

Esperava bem mais, foi uma leitura arrastada. O final foi completamente diferente do que eu imaginava.

Larissa3637 16/09/2021

De fato, um amor além das palavras
Há muuito tempo eu queria ler esse livro, e finalmente tive a oportunidade de comprá-lo. Comecei, e chegando na metade fui ficando desesperada porquê não conseguia engajar na leitura. Deixei um pouco de lado, e quando voltei a história me prendeu como nunca.

Ainda não assisti ao filme, mas o livro é muito bem executado e as ilustrações são lindas! E um detalhe que me chamou bastante atenção é que o livro e o filme foram produzidos ao mesmo tempo, então não se tratando de adaptação de um para o outro.

A leitura envolve temas acerca da aceitação e do amor. E cada personagem vai trazer essa ótica de aceitação de formas diferentes, algo que, no livro, é muito bem trabalhado e rico. Uma vez que todos os personagens têm suas histórias apresentadas de forma mais profunda.

"A forma da água" é um livro incrível, que ensina muito sobre as diversas formas de amar (rs, o trocadilho) e sobre as conexões com nossos diversos eus, e nossos profundos deuses.

Ariel 14/09/2021

Um dos melhores livros que já li
Queria começar dizendo que esse livro é magnífico. Ele tem fantasia, romance, ação e temas como espionagem, experiências secretas do governo, homofobia e machismo e os conflitos humanos são apresentados pelos autores de forma tão descritiva e realista que é possível compreender e ter empatia mesmo pelo "vilão" da história. Para mim, esse foi o ponto alto da leitura.

Diferentemente do filme, nós podemos entrar na cabeça dos personagens secundários e acho que o que eu mais gostei foi de ler as partes da Elaine Strickland, além dos curtos capítulos do próprio "deus de escamas".

Uma leitura que vale muito à pena e que eu sempre vou me lembrar. Se eu pudesse, dava nota 10.
Abelita.Azevedo 14/11/2021minha estante
Eu amei tanto esse livro!

Jp_mezes 08/09/2021

Um livro muito bom, mas com penas falhas
Guillermo del Toro é um autor que ainda não sei dizer se gosto ou não, mas todas as suas obras são muito boas. A história em si, eu achei muito criativa e muito interessante, porém eu achei que ele escreve de forma bem poética as vezes e isso me atrapalhou um pouco em entender algumas partes, como o último capítulo que até agora estou boiando

Mas o livro tem muitas partes boas, o autor da personalidade muito fortes pros personagens, enlaça muito bem a história (todos os personagens estão conectados), o enredo te prende em vários momentos e o final é muito bom. Pra pessoas sensíveis, tem partes muito violentas e desconfortáveis, mas indico muito o livro

Cayo.Fellype 04/09/2021

Um livro surpreendente, já tinha ouvido falar da história, principalmente devido o grande sucesso do filme (que ainda não assisti). Mas o q me surpreendeu ainda mais é q não é uma história apenas de romance, o livro aborda o racismo, machismo, homofobia, ganância, poder e ainda muitos outros assuntos. O final contém cenas bem fortes que para ser sincero, quero ver o filme para saber como eles mostraram nas telas de cinema. Um livro que indico bastante.

Barbara857 29/08/2021

"Uma ausência de medo, percebe Elisa, pode ser confundida com felicidade, mas não é a mesma coisa. Nem de perto."

Hannaletix 25/08/2021

Apesar de ter demorado para terminar o livro, resultado de uma ressaca literária, eu adorei toda a sua extensão. Os capítulos pequenos, e o fato de mostrar a história na visão de vários personagens deixou o livro mais interessante. Minha personagem favorita foi a Lainie.