A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

Kelly.Araujoo 30/01/2022

O livro é excelente, possui uma trama muito bem construída, é envolvente e de fácil leitura. Quando você perceber já estará imerso nesse mundo incrível.
Eu adoro o Guilhermo Del Toro e não me surpreendi nem um pouco com a genialidade e a beleza que carregam os livros escritos por ele.

Jaque 25/01/2022

Espetacular
O título dessa resenha é o resumo do livro... É isso... Espetacular... Perfeito...

Elisa, deus, Amazônia, Strickland, Zelda, Giles, Laine, dedos, muda, monstro, água, pintura, gelatina verde, limpeza, Occam, Russia, Baltimore, Cadillac, vida, amor... Tudo.

Esse é um livro espetacular, que eu esperava ser tão bom quanto o filme, mas é ainda melhor. Acabei de terminar e gostaria de viver nos momentos finais... Nas últimas páginas.

Estou escrevendo essa resenha pra mim... Não é pra você ler... É pra mim...
Ela serve pra eu me lembrar do que um bom livro causa em mim, e que esse tipo de paixão pela leitura me faz viver.

Snowxmann 18/01/2022

O clichê fora do convencional
É uma adorável história de amor porém muito mais do que isso. O desenvolvimento da relação e o amor dos personagens parece alguns clichês de filmes românticos mas ao mesmo tempo é diferente de tudo que já vimos.
É fácil se entregar a história e tornar tudo crível, da para acreditar, da para torcer por esse amor.
E o vilão...deus do ceu, o homem é ruim até o último fio de cabelo.
Recomendo a leitura!

Stef 17/01/2022

Aquele livro que a gente termina e já quer reler
No começo eu estava desanimada mas a história foi se formulando e os personagens aparecendo de um jeito que me fez ficar muito interessada. Amei demais esse livro pq me fez rir, chorar e gritar enquanto lia.
O final foi incrível e me deixou encantada.

Guilherme - @literalmente.oficial 13/01/2022

A poesia profunda da ausência de palavras ?
A história vai além de eu escrever sobre personagens e seus enredos.

Década de 60, Guerra Fria.

De maneira muito real, somos introduzidos à temas como a segregação racial, o extremo machismo presente na sociedade e a insignificância que homens brancos dão à eles.

O que mais fortalece a trama é o amor.
Amor de amigos, sendo vizinhos ou colegas de trabalho, amor tendo compaixão para com o outro, amor próprio, amor platônico e o amor de dois amantes verdadeiros.

Gostei profundidade reservada para cada personagem, tanto quanto à visão de cada um aos acontecimentos.

A Forma da Água é um livro de romance poético que me cativou até o fim.

Mirian 31/12/2021

As amigas (Eliza e Zelda) me encantaram. Acho que gostei mais da relação de irmandade entre as duas do que o romance com a criatura amazônica.

Valeria.Mattioli 31/12/2021

Como não se encantar??
Mais uma vez me apaixonando pela obras do Guillermo Del Toro. Eu já estava apaixonada nesse filme, e ler o livro foi o complemento perfeito.
Eu não sou fã de fantasia, mas o autor escreve com tamanha graciosidade, que é impossível não querer ler do começo ao fim.

Leiturasdorogerio 22/12/2021

Resenha feita no meu IG @leiturasdorogerio
Imagine um conto de fadas, uma história surpreendente e apaixonante, talvez a Bela e a fera? Talvez, só que com um ser místico encontrado no Brasil, no Amazonas. Seria ele um príncipe? Um rei? Um Deus?
O Deus Brânquia, um ser metade anfíbio, metade humano, ou seria uma espécie já evoluída protegida e a visão do futuro?
Elisa Espósito uma funcionária de um centro de pesquisa secreto em uma de suas atividades de controle de qualidade entra na sala F-1 e encontra esse ser mítico. Como Elisa é muda, começa a se comunicar com o homem anfíbio por linguagens de sinais e ele também. Logo Elisa se apaixona por ele e frequentemente o visita em seu tangue de água e/na piscina.
Passando um tempo, Elisa descobre que algo de ruim irá acontecer com o Deus Brânquia a mando de Richard Strickland um dos responsáveis pela captura do ser.
Apaixonada e no vapor da paixão, Elisa decide resgata-lo acreditando que o seu futuro é ao lado do único ser que a compreende.

📝 Guilhermo escreve com uma delicadeza e precisão nas escolhas das palavras que compõe a trama do livro e em nenhum momento deixou a desejar. Uma história linda, um livro incrível e surpreendente.
O ano é 1962, a mulher não significa nada, a não ser para ser mãe e dona de casa e satisfazer os desejos dos maridos. Elisa quebra todos os padrões e rótulos dessa época ao ficar de frente com o machismo e correr atrás do que a faz feliz e acredita ser seu destino.
Mesmo órfã, muda e mulher, Elisa consegue forças para fazer de tudo para ficar e proteger a única pessoa que a compreende, o Deus Brânquia.

Um livro simplesmente incrível e gostoso de ler.

" Ao amor, em todas as suas formas" ❤️

site: https://www.instagram.com/leiturasdorogerio

Omar.Junior 16/12/2021

Esperava muito mais da obra, pelo menos o final?
O livro retrata a história de Elisa( protagonista) e a criatura. Bom? pela capa já se deduz um romance entre eles, que só realmente é trabalho no final do livro. Eu particularmente achei que o escritor abordou mais a história de Strickland do que a da própria protagonista.
O alicerce da história não contou detalhadamente a origem de Elisa, apenas que ela viveu em um orfanato, não revelando nenhum trauma sofrido por ela- mas outros detalhes foram revelados no final. Já referente ao Strickland, temos detalhes demasiadamente claros sobre seus traumas de guerra e seus comportamentos patrióticos e machistas( sendo que a história deveria focar MUITO MAIS em Elisa e no ser )
O ponto principal da trama: o romance. Esse ocorreu de forma BEM OCULTA, porém ocorreu sim( mas queria que dominasse o livro). Sendo bem sincero, a única parte que valeu mesmo a pena é a 3 parte do livro, as 2 primeiras são bem enfadonhas #faleitoleve.
Luiza 07/01/2022minha estante
Dropei esse livro. Não assisti ao filme, então tenho a perspectiva da história apenas na adaptação literária. Aparentemente o recurso visual é MUITO importante nessa narrativa, assim como na maior parte das histórias do Guillermo del Toro, e o Daniel Kraus não conseguiu transpor essa dificuldade. Ficou um livro chato, expositivo e arrastado. As longas cenas descritivas não passam a emoção que supostamente deveriam passar, mas compreendo que é uma adaptação difícil.

Lorem 06/12/2021

A forma do amor
E mais uma vez um livro sobre um filme de Guillermo del Toro me arrebata. E tão, tão satisfatório conseguir ter desenvolvimento dos personagens secundários. Entender melhor os desejos, as ambições e a personalidade de cada um deles foi um deleite a mais de uma história que já havia conquistado meu coração.
Os personagens são tão apaixonantes, todos com suas particularidades e diferenças em um mundo e época em que ser diferente te exclui mais ainda: Uma mulher muda que quer ser ouvida, uma mulher negra em uma das piores épocas para se viver, um homem de meia-idade gay, uma dona de Casa que quer ser mais do que um enfeite. Em tudo isso, um Deus-peixe foi só a cereja do bolo. Todos ali eram peixes fora d'água (piada inserida com sucesso).
Enfim, a forma da água é uma história encantadora e muito mais do que um romance, mas sobre encontrar o amor, inclusive e principalmente o tipo mais importante, que é o amor próprio.

Ivy 05/12/2021

A forma da água
Lembro de ter assistido esse filme e de ter me encantado com esse conto de fadas moderno, achei super merecido o Oscar e mais uma vez me vi rendida às histórias fantásticas de Guillermo del Toro. Eu gostaria de ter amado o livro tanto quanto eu amei o filme? Mas, achei o início super arrastado, bem pro final que eu engrenei e comecei a perceber o porquê eu gostei tanto dessa história.! A vantagem do livro é que ele conta em mais detalhes a história da captura da criatura e do seu captor, é bem mais visceral e dramática que o do filme, porém, em uma das minhas decisões raras eu preferi o conto de fadas cinematográfico do que o drama de papel?

Letschmitz 21/11/2021

Esse autor claramente faz uso de entorpecentes
Então assim, o livro é tão poético que dá vontade de gritar. Todas as emoções e reações são exageradamente uma catástrofe, por mais ínfimas que sejam, o que obviamente não choca só causa tédio. Porém, devo admitir que isso promove um melhor desenvolvimento dos personagens. Achei todos ali bem contruidos, principalmente o Strickland e o Devoniano (as narrativa desse último transpõe a sessão de realidade de uma maneira muito legal), sem contar todos os enrendos, por mais chato que sejam, foram bem elaborados e distintos. E nossa, sem dúvida sai traumatizada de algumas cenas (as que envolviam o dedo do Richard e a fornicação do casal de protagonistas principalmente).
Mas adorei o final de cada personagem. Não sei se era porque eu queria acabar logo e já tava acostumado com tanta doideira ali mas achei tudo muito bom!!!

?Uma ausência de medo, pode ser confundida com felicidade, mas não é a mesma coisa. Nem de perto.?

tbreckenfeld 21/11/2021

A forma da água
Não foi nada do que eu esperava. A forma da água tem capítulos que se passa no ponto de vista de diversos personagens, dessa forma a gente se apega e torce e pega ranço deles. É uma escrita muito marcante e os últimos capítulos são impossíveis de parar.
Algumas passagens descrevem com detalhes algumas cenas de violência, por isso não recomendo para todo mundo, tem que ter estômago.
No fim, é um livro que com certeza me marcou de várias formas, trazendo também temáticas como homofobia, preconceito racial e a opressão feminina.

amanda 18/11/2021

"...e tudo é escuridão, tudo é luz, tudo é feio, tudo é lindo, tudo é dor, tudo é pesar, tudo é nunca, tudo é eterno."