A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

bentinho0 28/04/2022

Eu só queria ser um peixe, para no seu limpido aquario mergulhar
Chorei, chorei e chorei. Mentira. Que livro lindo, que final maravilhoso.
Guilherme Del Toro pegue a minha familia e faça dela seus servos.
Guilherme.Ribeiro 29/04/2022minha estante
Ahhh eu amei esse livro! Procura por "Um cupido sem coração", vai se apaixonar

Mah 28/06/2022minha estante
Quero ler. Eu vi o filme e gostei mt. Achei a história linda e me emocionei. O amor da garota e a vontade que ela sente em proteger e lindo. Quando ela se transforma pra ficar com ele até chorei

Leia.o.livro! 18/04/2022

A forma do amor
Eu preferi não entender o que o livro quer insinuar, para aproveitar a história como ficção somente.
Não assisti o filme, porém as cenas que vi parecem fiéis.
O livro de uma forma geral parece todo nojento, só não o "recurso".parece retratar vidas inúteis, como se somente assim existisse. A dignidade do homem fica sublimada na figura que é capturada na Amazônia , que não é um ser humano.
No geral para ler, tem que estar bem atento, pois que passa rápido os detalhes.
Eu gostei. Muito diferente, porém exaltando o amor, embora sempre denegrindo as figuras em volta.

Gian 14/04/2022

Acredito que essa vai ser minha primeira opinião desse tipo...prefiro o filme!
Achei a história muito arrastada, demorou muito a se desenvolver e isso tornou o livro muito cansativo, porém, não deixa de ser um bom livro!

Thay'OSF 11/04/2022

Simplesmente impressionante. Adorei a leitura. Foi algo arrebatador. A construção dos personagens, a ligação das histórias. Foi tudi perfeito.

alves112 03/04/2022

Ele não é humano, nem nós
Segunda obra que leio e assisto desse autor e não quero mais parar, estou apaixonada pela sua mente, sua produção e dedicação. Uma escrita mais que poética.
Trouxeram um deus livre, um deus da liberdade que habitava no Brasil e o colocaram na Occam, um centro de pesquisas nos Estados Unidos, mal sabiam que lá, era onde ele iria sentir a verdadeira liberdade, a liberdade de amar. Elisa o ama no mesmo segundo que o encontra, ela o deseja, ela o quer verdadeiramente. Mesmo que isso custe sua vida, mas para que importa a vida de Elisa mesmo? Uma mulher abandonada, encontrada perto de um rio, e desde então foi condenada para ser uma pessoa invisível, insignificante, uma vida sem voz.
No livro da entender muitas coisas sobre o passado da Elisa, sabemos das conexões que ela tem com o mar, o motivo de suas cicatrizes, etc. Mas não foi falado diretamente, você tem que prestar muita atenção para captar esses detalhes, diferente de todos os outros personagens que foram construídos de uma forma impecável, Strickland por exmplo. Nos capítulos de Elisa quase não tinha emoções, só mais ações, o que não foram o suficiente.
Era 1960, durante a guerra fria, onde existe a dor de ser negro, a dor de ter que morar 18 anos num país que não te acolhia, a dor de ser homossexual, a dor de ser mulher, a dor de não ter voz, e isso foi retratado de uma forma poética e dolorosa, um jogo de palavras onde você sente o que precisa sentir. Recomendo muito, e por mais que não faço isso constantemente, recomendo que assistam o filme primeiro, e depois venham prestigiar essa obra de arte de Guillermo.

Vivi Csordas 22/03/2022

As formas de amar

*4.5

"Esse instante fez de ambos não presente e passado, não animal e humana, mas homem e mulher."

Eu já tinha assistido ao filme logo no ano em que ele estreou. Lembro que achei bem bacana, mas não incrível. Mesmo assim, fiquei curiosa em saber como essa história era contada no formato de romance. E foi a melhor coisa que eu fiz.

Eu mergulhei fundo nesse livro. Achei a história muito gostosa e os personagens fascinantes. Todas as tramas são interessantes de acompanhar. Você torce pelos personagens, sofre com alguns deles e fica com raiva de outros.

Achei muito bem construída a forma como a história se interliga, e como todos os personagens se conectam sutilmente e naturalmente.

A amizade entre a Elisa e o Giles é muito bonita, e gostei de alguns destaques e temas abordados que não foram tratados no filme. Posso usar como exemplo o maior realce dado para a Lainie, mulher do Richard, e o foco em alguns dilemas do próprio antagonista.

Depois de terminar, eu tive que assistir ao filme novamente. Enxerguei maior brilho nele nessa segunda vez e me emocionei bastante. O livro tem mais detalhes sim, mas achei que eles se completam muito bem.

Apenas tiveram certas partes do livro, escritas em um formato diferente, que achei um pouco esquisitas. Foram muito súbitas e não ficaram claras pra mim.

A Forma da Água discute assuntos sérios de forma charmosa. Fala sobre preconceitos, intolêrancia e identidade. O principal romance, bizarro e impossível em uma primeira impressão, se torna muito fluido e natural. Uma fábula sobre se encontrar, e sobre todas as formas de amor.

"O que aconteceu com ela? Elisa acredita saber a resposta, apesar da ironia sombria: o que aconteceu com ela foi amor."

Luara139 11/03/2022

Não Escute os Macacos
O livro é muito bom!
Eu me surpreendi pelo fato do autor não ter focado tanto no Romance da Elisa com o Deus Brânquia, acreditava que seria isso, mas não! Ele foca tão bem no psicólogo de alguns personagens que você se prende muito fácil a eles. O oficial fica sendo um dos personagens que você cria mais afinidade, não que ele seja bom, mas pelo fato de você entender ele ao decorrer da história. O livro trás várias questões que existiam em 1960, como a homofobia, racismo, preconceitos de todos os tipo, e vem em vários toques.
A leitura é muito fluída, os personagens são interessantes, o livro é bem escrito. Amei!

Ivanaria 24/02/2022

Favorito
O livro favorito da vidaaa.
Simplismente amo esse livro, essa historia.
Fala sobre um amor sobre natural e improvavel de um ser que nao é humano e uma mulher muda

jjoseppt 24/02/2022

a forma da água
Uma escrita 100% poética se você está procurando livro rápido e desenrolado para ler, esse não é o que você procura, chorei horrores as ilustrações são lindas e essa edição está impecável recomendo para pessoas que querem em que estão começando a se interessar por uma escrita poética.

Alyne 05/02/2022

VOZ

Há pessoas, principalmente aquelas que assistiram o filme antes de ler o livro, que acreditam que o tema do livro é o Amor, um Conto de Fadas. Engano. A Forma da Água vai muito além.
O livro aborda como pode ocorrer o processo de desumanização em uma pessoa e a necessidade extrema de controle de alguém que busca sempre reconhecimento por seus feitos violentos e horrendos. Tarjas pretas representam ordens, a voz soberana do poder, as vozes dos macacos.
Temos as vozes silenciadas daqueles que são considerados os que devem ser varridos para debaixo do tapete da sociedade hipócrita, falso moralista e preconceituosa. Elisa, muda, sobrevivente de um orfanato. Zelda, negra, obesa, servente de uma empresa. Giles, homossexual, artista não reconhecido, humilhado. Lainie, aquela que deveria ser a dona de casa perfeita, é casada com um psicopata misógino e vê os mesmos sinais de comportamento surgindo no filho.
Um livro extremamente sensorial. As cores, às vezes, dizem mais nas entrelinhas do que as próprias palavras.
O que é um Deus? Uma criatura? Um recurso? Um ser? Ou somos mais parecidos do que imaginamos?
Finalmente, qual a forma da água? Um líquido que se adapta a qualquer forma? Que ocupa todo o recipiente onde é colocado? Que muda de estados? Que é forte como a chuva? É essencial para a sobrevivência? Ou estamos falando do amor incondicional?
Minha única crítica ao livro e, por isso, não dei nota 5, refere-se aos primeiros capítulos quando informações absurdas e errôneas são fornecidas sobre nossa Amazônia. Me senti assistindo o episódio dos Simpsons. Falha imperdoável de um mestre como Del Toro.

Jana ð 05/02/2022

Até que enfim terminei!
Achei muito arrastado, leitura cansativa, não consegui me conectar com os personagens e achei o final sem graça. O livro é pura poesia, mas definitivamente não é pra mim.

deftonizeds 02/02/2022

poderia ser melhor
o autor tinha tudo p ter um romance tão lindo, mas isso só começou a acontecer de forma bem devagar (quase parando) lá pro meio-fim do livro. achei q ele desenvolveu muito mais a história do strickland (um dos personagens mais nojentos q eu já vi na vida) do q a da elisa, q tinha um puta potencial pra ser maravilhosa. o final q nao tem muita explicação nao me deixou brava, oq me deixou brava foi q nao era uma surpresa, o leitor conseguia pegar pequenas frases ao longo do livro e deduzir qual era a verdadeira elisa e MESMO ASSIM, o autor resolveu nao desenvolver mais o passado dela (e não só o passado já que eu particularmente achei ela sem personalidade nenhuma)
enfim até q gostei

hugo (novatokkjjj) 01/02/2022

Me apaixonei em várias coisas desse livro!!
O aspecto que eu mais amei nesse livro foi a construção que cada personagem recebeu, e a oportunidade que cada um teve de um certo tipo de protagonismo. Muitos assuntos importantes foram colocados nesse livro, e foi ótimo já que se retrata de uma época delicada. A forma como a história é contada, com o ponto de vista de cada personagem, faz tudo ficar mais intenso! Recomendo demais, mesmo dando 4 estrelas por achar a leitura complicada em algumas partes, mas sei que foi questão de algo que eu já estou acostumado.