Flores para Algernon

Resenhas - Flores para Algernon

Abelita.Azevedo 02/04/2023

Melancólico
Esse livro é esplêndido
Ver toda a evolução do Charlie e depois seu declínio foi dolorido demais

Confesso que fiquei triste com o final.
Gosto de finais felizes
Mas será que Charlie não estaria feliz?
Fabio 02/04/2023minha estante
Com certeza na minha lista

- giu 02/04/2023minha estante
esse livro é tudo!

Abelita.Azevedo 02/04/2023minha estante
Fábio leia! É um livro maravilhoso!

Gabi.MAlo 02/04/2023minha estante
Eu diria que ele ficou em paz ?? livro maravilhoso!

Abelita.Azevedo 02/04/2023minha estante
Sim! Giu. ????

Fabio 02/04/2023minha estante
Eu vou sim Abelita! Obrigada pelo feedback

Abelita.Azevedo 03/04/2023minha estante
Acho que isso me conforta Gabi
Saber que afinal ele ficou em paz ??

Any 09/05/2023minha estante
Maravilhoso!! ??

Bom dia!
Está curtindo a leitura ??

Eduardo 14/09/2021minha estante
dor e sofrimento ?

Lindinalva.Maria 14/09/2021minha estante
Falam muito bem, desse livro.
Eu o tenho no Kindle...

Lindinalva.Maria 14/09/2021minha estante
Além de dor e sofrimento, pelo índice deve haver bastante preconceito. ?

Paraizu 14/09/2021minha estante
Muito, nossa é angústia.
Mas o livro é incrível e vale muito a pena ser lido, super recomendo ??

Obrigada, Edu..
Por reforçar a indicação, assim que der eu irei lê o meu no Kindle. ?????É que estou em uma L.C em "O Senhor dos Anéis". Aí já viu né.?

Duda 14/09/2021minha estante
Rapaz, você mexeu com meus sentimentos! ?

Paraizu 14/09/2021minha estante
Vamos chorar juntos ??

Mari.Vasconcelos 09/09/2021

???
Meu Deus!
Como é possível um livro dar tantas lições?!

No auge do Charlie, confesso que dei uma de 'Charlie Gordon' e nesse momento queria arrumar uma desculpa que o livro havia sido superestimado ou desejar passar pelo mesmo procedimento que ele(Senhor, perdoai-vos, pois eles não sabem o que dizem) Teve um grau de complexidade nas suas teorias que eu pensava: "Que que ele ta dizendo mesmo, heim?"

Se eu fui a única que fiquei bugada em determinados momentos, eu até entendo, mas quem aí não amou nosso Charlie citando Dom Quixote? Quem não sentiu raiva? Quem não não dilacerou o coração? Quem não se apaixonou pelo Charlie? Quem não lembrou de um alguém específico? Quem, se não tinha empatia, não vai olhar com outros olhos pra alguém com deficiência mental? Quem não chorou até soluçar nas últimas páginas?

Tenho tanta coisa pra falar desse livro e não tenho nada à altura...
lisa 09/09/2021minha estante
Esse livro é realmente tão emocionante!!! Eu terminei ele sem palavras, mas muitas lágrimas ? kkkkkk

Mari.Vasconcelos 09/09/2021minha estante
Foi tenso!

Chelsea.Archer 12/09/2021minha estante
Esse foi um dos livros mais incríveis que eu li na vida! ?

Mari.Vasconcelos 12/09/2021minha estante
Chelsea, idem!

Cringe Literário 22/09/2021minha estante
Esse livro é sensacional ??

Xikaum 04/12/2021minha estante
Esse ainda não li ? , mas tá na lista de livros que vou ler o mais rápido possível ????

Mari.Vasconcelos 04/12/2021minha estante
Leia amg. Vc não vai se arrepender.

Xikaum 04/12/2021minha estante
Valeu . . . Vou ler sim ????

Dan 08/01/2021

Necessário
Não tenho alicerces psicológicos pra falar de Flores para Algernon.
Não quero discutir.. não quero falar sobre.. só quero sentir.
Chorei, sorri, e acima de tudo.. me coloquei no lugar do próximo.

Todos deveriam em algum momento de duas vidas.. levar flores a Algernon.
Nossa ????

Jéssi Lima 08/01/2021minha estante
Dan, só livrão né ?? esse está na minha lista de prioridades

Dan 08/01/2021minha estante
Jess amiga, só vai. Eu nunca tinha chorado lendo antes de ler esse livro

Ainnn ?

Catarina42 08/01/2021minha estante
Nossa amigo tem nem o que comentar, apenas perfeicao

Dan 08/01/2021minha estante
Sem palavras!

Bibiana Marchetti 09/01/2021minha estante
Nossa gente vou pegar pra ler esse tb

Dan 09/01/2021minha estante
Não vai se arrepender amiga

saulo macedo 05/11/2023

Meu centezimu livru lidu
RELATÓRIO DE PROGRESSO 01:
"Flores para Algernon" foi uma grandi discuberta pra mim. U livru comessa contando a istoria du Charlie, um omem na caza dos 30 e poucus, qui nasseu com um Q.I baixo, fazendo ele assim uma pessoa com defisiencia.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 02:
Charlie sempri sofreu bastanti, desdi a sua infancia era regeitado, menusprezado e até mesmu motivu di piada entri as pessoas du seu circulu sosial, mas ele entra eim um programa pra fica mais inteligenti e passar po rum prosedimentu.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 03:
Antis de passar pela cirurgia, eu fiquei muito impactado com o modo que as pessoas o tratavam, em diversas partis do livro, que é narrado através de uma espécie de diário, onde Charlie escreve tudo que ele viveu no seu dia a dia, e muitas dessas partes é doloroso de ler.
Ele sofreu muito, muito mesmo, mas quando a cirurgia começa a funcionar nele, a sua capacidade intelectual e cognitiva é aumentada drasticamente, fazendo-o virar um gênio.
Nem os próprios professores e cientistas que o ajudaram nesse processo chegam em seus pés.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 04:
Achei lindo e sensível a maneira como ele ia descobrindo as coisas, suas vontades, desejos, o poder dele fazer suas próprias escolhas, olhar as pessoas com outros olhos, as mulheres que despertavam algo nele, as suas primeiras vezes.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 05:
O que eu achei mais legal é que quando a cirurgia ia fazendo o efeito esperado, a sua gramática ia mudando, os erros de escrita iam desaparecendo e o vocabulário dele sendo enriquecido, sendo muito perceptível a sua evolução.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 06:
Achei simplezmente geniau.
Mas apoz a cirurgia eu confesso que em varius momentus o Charlie me desepicionou, eu sei que com o Q.I dele aumentando, a sua percepção de mundo ia espandindo e tudo que ele não tinha vivenssiado, ele começava a viver, mas mesmo assim, varius momentus achei ele duro e deboxado com as pessoas.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 07:
"Flores para Algernon" e um livru com uma sensi bilidade grandi, é uma istoria que mostra o lado cruel e dezumano di pessoas no quau o Charlie confiava sua vida. Teve uma sena que me deixou bem triste e eu nao vou isqecer, foi quandu ele discubriu que seus amigus nao rriam com ele, mas dele.
Qui dor.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 08:
Si vosses estal procurandu um livru bunitu, sensiveu i emosionanti, eu reco mendo esse.
É uma baita istoria.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 09:
Nao vou mintir que em varius momentus me deu uma canseira esse livru, o que eu mais axei qui pegou foi que esse livru muita genti favorita, entao fui com muita espectativa.
Num é ruim, mas pra mim, num xega eim 5 istrelas.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 10:
Confeso qui essi livru mi deu uma resaca literaria du caramba.

RELATÓRIO DE PROGRESSO 11:
Eu esperu que oces pegou a referenssia do formatu da minha escrita duranti a rezenha.
skye 05/11/2023minha estante
o formato da resenha >>>>

Marina.Evaristo 05/11/2023minha estante
Resenha espetacular!

Marina.Evaristo 05/11/2023minha estante
É cansativo, mas bem emocionalmente passar por todos os processos do Charles se desenvolvendo e se conhecendo

saulo macedo 05/11/2023minha estante
@Marina.Evaristo SIMMMM, eu acho que o que torna cansativo e ao mesmo tempo emocionante é que o livro, se formos ver, traz coisas diárias da vida dele. Fiquei super indeciso para dar a nota rsrsrs

@skye ??

A.Paula.Sz 05/11/2023minha estante
Q resenha top! ???
Parabéns pelo centezimu livru lido! ?

@Paula ahhhh obrigado ?

Dhewyd 11/03/2022

Impactante.
Do término da leitura, há a sensação de desconforto por dentro, não é uma leitura fácil, considerando o tema bastante sensível, e todos os infortúnios que o nosso personagem principal sofre durante toda a sua vida.
Charlie Gordon, já nascera com problemas, um retardo mental dominante desde a sua infância, o fez crescer fisicamente, porém, aos 32 anos ainda tinha uma mentalidade de uma criancinha, o único emprego que conseguia desempenhar, era de limpeza em uma padaria, a qual contava com o bom coração do proprietário, para mantê-lo no emprego, mesmo sabendo de todas as suas limitações.
Sua família era bastante desestruturada, e o criara em um ambiente hostil, sua mãe não aceitava desde sempre que seu filho tivesse problemas, e fosse retardado, não queria que as outras pessoas vissem que ele era diferente, e assim, sempre o tratou como uma criança normal, exigindo que o mesmo aprendesse e desenvolvesse ações de uma criança “inteligente”, sendo que nosso protagonista não tinha capacidades mentais e motoras para isso, assim, sempre o castigava e ele vivia quieto pelos cantos com medo de levar uma surra a cada coisa errada que fizesse, como por exemplo fazer suas necessidades nas calças. Seu pai, era mais carinhoso, e aceitava a sua limitação, mas as brigas com a esposa eram crescentes, ainda mais que ele não queria que levassem Charlie em médicos charlatões que estavam consumindo todo o dinheiro da família em tratamentos que de certo não trariam resultados.
Em determinado momento de sua vida, Charlie descobre uma escola para pessoas com retardo, e decide estudar, pois ele deseja com todas as suas forças ser inteligente, para que as pessoas gostem dele, todos os seus poucos amigos, riem dele, gozam de sua limitação e fazem vários tipos de crueldade, mas Charlie não percebia que estavam rindo dele e pensava que estavam rindo com ele, que ele era querido e amado pelos amigos. Nesta escola ele tem a ajuda de uma professora, que logo percebe toda a determinação de Charlie em aprender e em querer ser inteligente, assim, o encaminha para um laboratório de uma faculdade, para que possa ser cobaia humana de um experimento único, o que tenta possibilitar que pessoas com deformidades cerebrais e cognitivas possam aprender e desenvolver rapidamente a inteligência.
Antes do procedimento, fora realizado vários exames e Charlie teve que conviver com Algernon, um ratinho branco de laboratório, a qual iria disputar com Charlie várias corridas de labirintos, sendo que em várias dele o rato se sobressaia e era mais inteligente. Charlie desejava muito ser mais inteligente que Algernon.
Com a realização da cirurgia, Charlie aos poucos passa a aprender, e esse “poder” o faz devorar livros, aprende vários idiomas, consegue ser um verdadeiro gênio, porém, toda a sua inteligência, o modifica como pessoa, ele passa a ser arrogante, autocentrado e borsal; coisas que o antigo Charlie não era, muito pelo contrário, seu eu antigo era puro afeto e carinho para com os outros. Essa nova personalidade, o faz ainda mais não ter amigos e afastar todos que ainda tentavam uma aproximação com ele.
Fica então os grandes questionamentos, como ter mais empatia com as pessoas que passam por esses problemas mentais, várias deficiências como perda da visão, ou dos movimentos, não são motivos para gozações e brincadeiras, porém, pessoas que não são tão inteligentes, sofrem gozações e são motivos de chacotas pelos próprios amigos. E ser inteligente demais sem humildade, também acarreta vários dessabores, a arrogância é motivo para levar a pessoa à ruína e degradação emotiva.
O livro é muitas vezes emocionante, a cada registro que Charlie escreve para o experimento, percebemos sua evolução, seus medos, seus traumas e seus anseios mais profundos, e a cada linha que ele escreve, a qual demonstra a aquisição de mais sabedoria, mas arrogante e autocentrado ele se demonstra. Um livro marcante, que sem sombras de dúvida muda o status de visão de mundo de seus leitores.
Tomás 11/03/2022minha estante
esse livro é incrível!!

Bianca.Lorrayne 12/03/2022minha estante
Muito boa a sua resenha! Resumiu tudo o que senti lendo também

Dhewyd 12/03/2022minha estante
Obrigado Bianca... ontem fui assistir ao filme de 1968, os dois mundos de charlie... mas o livro é muito superior rsrs

Bianca.Lorrayne 12/03/2022minha estante
Não sabia que tinha o filme ? vou procurar pra assistir.

Dhewyd 12/03/2022minha estante
Tem um de 2000 que eu acho que deve ser melhor... mas não consegui ver em nenhuma plataforma... o que eu assisti o ator ganhou Oscar de melhor ator, só que o filme é bem clássico... não gostei muito.

Aninha.Costa 12/03/2022minha estante
Eu chorei demais no final desse livro senhooorrr

Dhewyd 12/03/2022minha estante
Realmente Aninha... é um livro de uma sensibilidade muito grande... emoção pura.

Helvark 28/02/2022

Até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens.
Flores para Algernon é o título de um conto de ficção científica e romance do escritor americano Daniel Keyes.

O livro conta a História do Charlie Gordon, que é um adulto com uma deficiência intelectual, que faz uma cirurgia para se torna excessivamente inteligente. A história passa a contar a trajetória de Charlie antes e após a cirurgia, onde ele tem uma jornada de descoberta sobre o mundo e sobre ele mesmo.

Esse livro traz consigo vários questionamentos que fiz a mim mesmo enquanto o lia. Como quando o charlie diz que se vê por uma janela e ele está trancado do lado de fora. Também abordando problemas sociais como negligência de pessoas com algum tipo de deficiência mental, como mostrado na vida do Charlie. Ao trabalhar na padaria, sendo visto apena como motivo de risada pelos seus colegas de trabalho. Também da forma como o dr.Nemus fala de Charlie como se ele nem fosse humano antes da cirurgia. Mais a frente Foi mostrado a forma como são tratados em casas de tratamento, que ao meu ver foi suavizado no livro.

Ler esse livro é distrinxar cada pedaço de Charlie Gordon, ler e sentir cada página dele, entender suas ações e reações. O protagonista tem vários traumas de infância que vão sendo mostrados ao passar da obra, o que o impede de parar de se observar pela janela. A verdade é que ele sempre vai se observar pela janela .

Lendo esse livro, em vários momentos eu tive que parar e absorver as questões do Charlie como se fossem minhas, e tentar me entender junto com ele. No fim das contas todos somos um pouco Charlie Gordon.

" Por que estou sempre olhando pra vida por trás de uma
janela? "

Ao invés de ler "como os outros homens" eu li "corno como homens" MEU DEUS

Lu :) 25/04/2022minha estante
Suas resenhas= eu feliz

Clara3459 12/01/2024minha estante
me convenceu a ler na segunda frase, simplesmente sensacional essa resenha!

jenn 31/08/2021

Faz mais de 24 horas que terminei esse livro. Deveria estar prestando atenção na minha aula de português e aprendendo a usar a crase direito, mas mutei o professor e li os últimos capítulos.
Tinha altas expectativas com esse livro. Imaginei que choraria litros no final, mas aconteceu algo diferente. Não senti uma dor chorosa, mas sim uma dor que fez minhas respirações ficarem dolorosas. Eu senti meu coração doendo cada vez que eu inspirava e expirava (espero q n seja covid, inclusive #vacinada).
Acabei o livro com raiva. Me perguntei "É isso? O charlie sofreu e lutou tanto pra acabar assim? Que maldita lição de vida é essa?". Deixei o livro de lado, me sentindo extremamente decepcionada.
De noite, já deitada na cama, voltei a pensar no livro e começei a chorar. Não lagrimar. Chorei de soluçar, odiando a falta de um "final feliz" (nos meus padrões, é claro) e me consolei dizendo pra mim mesma que era só ficção, que charlie não existe, que essa experiencia nunca aconteceu.
A frase "a arte imita a vida" nunca doeu tanto em mim. Porque existem muitos charlies no mundo. Porque as vezes todo mundo se sente um pouco como o charlie. E porque todo mundo merece amor, compreensão. Dói ter que ser perfeito pra poder ser amado e elogiado. Dói se sentir sozinho e diferente. E dói descobrir a própria ingenuidade.
O dilema bioético no livro é claro, e se extende para tantas situações da nossa vida. Acho que no fundo, todo mundo quer atingir seu potencial máximo, seja físico, intelectual ou sla. E as vezes o processo é tão doloroso e a gente se perde. A gente não sabe pra aonde está indo ou por que está indo, nem se ao menos saiu do lugar.
É um livro dolorosamemte lindo, que me levou uns bons meses para terminar.
Talvez eu releia o livro algum dia e ache essas conclusões pura baboseira. Mas enfim, obras estão sujeitas a livre interpretação.
Nana10 31/08/2021minha estante
Ainda não li mas amei o sentimento que tu colocou na resenha! ?

Rebeca.Laila 31/08/2021minha estante
Essa foi a resenha mais bonita e sincera que eu já li. Deu até vontade de ler o livro.

Ellyda 31/08/2021minha estante
Moça, essa resenha tá perfeita

Wytoria 31/08/2021minha estante
Que resenha linda! Achei incrível demais.

Gabi 31/08/2021minha estante
Eu que não chorei com o livro tô chorando com tua resenha, feliz?? Mas esse livro é perfeito mesmo. ??

hiale 31/08/2021minha estante
que resenha boa mds

Let 01/09/2021minha estante
Compartilho da sua emoção! Desde Hibisco Roxo q um livro não mexia tanto comigo. Terminei há uma semana e não consigo parar de lembrar, fica vindo em flashes na minha cabeça. Genial, tocante, profundo

babieayllow 10/03/2021

Eu queru ser intelijente
Primeiramente, Algernon é um rato e não nosso protagonista (acho importante dizer já que eu associei o nome ao personagem).

?Não mimporto muito em ser famoso. Só quero ser esperto como as outras peçoas para poder ter amigus que gostam de mim.?

É um livro que foge um pouco da minha ?zona de conforto literária?, me impressionei por já ser fisgada desde o começo, fazia tempo que não me conectava a um livro dessa maneira. Conta a história de um cara com Q.I. baixo ao ponto de ser considerado um retardado, ele passa por uma experimento aonde começa adquirir crescimento intelectual e nós acompanhamos essa evolução.
Enfim...vale muito a pena!

?eu não tenho nada pra iscrever então vou deichar assim por enquanto... atensiosamente Charlie Gordon.?
Agatha 10/03/2021minha estante
Tô LOUCA pra ler esse livro ???

WilliamAssis 11/03/2021minha estante
Conheci esse livro através do filme.

Pierri 11/03/2021minha estante
To terminando de lar tbm...to achando o Charlie, depois de inteligente, um chato.

babieayllow 11/03/2021minha estante
KKKKK realmente Pierri, teve uma parte do livro que não conseguia entender nada que o Charlie tava falando e sentia a arrogância dele, mas no final vale a pena, triste, porém não chorei.

miriannn 15/03/2021minha estante
esse livro é perfeito!!!! to bem triste com esse final pra falar a verdade... também saí da minha zona de conforto literária e fiquei totalmente entregue a leitura. vale muito a pena!!

babieayllow 15/03/2021minha estante
simmm Mirian, esse livro me marcou esse ano

Jão 22/03/2021minha estante
Quero muito ler essa obra, acho que será uma coisa bem diferente.

MillaJauregui 02/03/2021

Destruída.
Sabe aquele livro que te deixa destruída e te faz querer dar bem mais que 5 estrelas? Esse é Flores para Algernon.

Quando eu comecei a lê-lo não sabia ao certo o que esperar dele; achava que seria uma leitura difícil e rebuscada demais – confesso que teve partes que eu entendi bulhufas e conheci várias palavras novas.

Mas fui surpreendida pelo oposto, encontre aqui uma leitura super fluida – fazia tempos que eu não lia um livro em 1 dia –, adorei o fato que o autor conseguiu desenvolver o personagem de uma forma natural, aos poucos; como uma pessoa bem detalhista reparei em cada pequena evolução que ele tinha, e isso foi incrível.

Achei a premissa da história genial e o personagem principal um fofo no começo, senti muito triste por ele e por toda a situação que ele passava inconscientemente. Mesmo quando tudo mudou e ele viu toda a verdade e surtou com isso, continuei simpatizando com ele, pois a inteligência as vezes pode ser um fardo; e sinceramente não acho que ele estivesse melhor inconsciente ao seu redor, as pessoas abusavam dele e não eram suas amigas de verdade, mas ao fim parecia que elas aprenderam algo com isso.

Acho que nunca chorei tanto com o fim de um livro – e ainda classifiquei ele como um bom livro. Enfim, eu amei tanto, foi um bela leitura para o fim de semana. Super recomendo.
Glau 02/03/2021minha estante
Veja o série japonesa que foi adaptada, é ainda mais linda, vai chorar ainda mais

Lidiane.Malheiros 02/03/2021minha estante
Eu chorei igual criança. Nunca imaginei me emocionar tanto com um livro. É perfeito e necessário.

Vou ver ?

MillaJauregui 03/03/2021minha estante
Eu tbm chorei horrores, super concordo com vc ?

Mari.Sampaio 03/03/2021minha estante
Estou lendo, mas tô meio empacada (tô em 15%). Quando a leitura começou a te prender mais?

Mari.Sampaio 03/03/2021minha estante
É que tô lendo outras coisas ao mesmo tempo também ??

MillaJauregui 03/03/2021minha estante
Então, foi quando ele começou a escrever mais corretamente, acho que aos 40%-50%, mas no geral, eu achei uma leitura super fluída.

Melise.Pagotto 22/01/2021

Reflexivo e necessário!
Sensível, visceral, profundo e questionador. E por mais que eu tente descrever em palavras, ainda assim ficaria aquém a sua grandiosidade.

Aconselho que ao ler você esteja aberto e se permita sentir!

Já no início do livro é possível presumir o final, mas ainda assim é impactanye e desolador. Seu esplendor se dá na forma com que é narrado, os relatórios de progresso torna tudo muito mais pessoal, de forma que o leitor facilmente se vê parte da estória.

É uma imersão que propícia o leitor a refletir e avaliar a sua conduta e preconceitos perante o diferente, e obriga olhar por outra perspectiva.
Esse ano lerei esse!

Melise.Pagotto 22/01/2021minha estante
Vale muito a pena, você vai gostar. Quero muito ler o que você está lendo (VHS), mas preciso terminar os que eu já comprei!

David 22/01/2021minha estante
Espero que goste de terror sobrenatural e até um pouco de gore (não gosto de gore), pq VHS é recheado desses elementos.

Melise.Pagotto 22/01/2021minha estante
Não gosto de gore não kkkkk. E não acho que até agora não li nenhum terror sobrenatural, mas quero sair da minha zona de conforto.

Aí é uma boa!

Bernard.Barreto 24/01/2021minha estante
Esse livro é realmente excelente! Li no final do ano passado e me sinto como um órfão sempre que o vejo.

Melise.Pagotto 24/01/2021minha estante
Sim, ele é maravilhoso!

cris.leal 25/04/2020

É impossível sair ileso dessa leitura...
Cheguei ao final da leitura e não sei como vou me desapegar do Charlie. Um homem que tem um QI baixíssimo e sonha ser esperto, como as outras pessoas, para poder ter amigos que gostem dele. Em vista disso, acaba aceitando se submeter a um experimento científico, uma cirurgia inovadora capaz de ampliar sua inteligência.

Após a cirurgia experimental, Charlie, aos poucos, se torna um gênio: um homem cheio de inteligência e conhecimento. Mas percebe, decepcionado, que está inserido numa sociedade com valores deturpados e com carência de afeto, e que ser evoluído intelectualmente, não habilita ninguém a uma vida plena de felicidade.

Que história, meus amigos! Que final! É impossível sair ileso dessa leitura. Recomendo muito.
@bibliotecadedramas 25/04/2020minha estante
ele está na minha lista, depois da sua resenha fiquei mais ainda com vontade de ler, amo suas resenhas, Cris.

cris.leal 25/04/2020minha estante
Oi, Juliana! Obrigada por seu comentário! Leia sim, vc vai se emocionar. ;)

Rodrigo1185 26/04/2020minha estante
Esse livro é muito bom! Ninguém sai ileso dele

cris.leal 27/04/2020minha estante
Verdade, Rodrigo.

robertals 21/01/2021minha estante
Acabei de adicioná-lo à minha lista. Tô ansiosa! ?

Furiatti 29/01/2021minha estante
acabei de terminar de ler, terminei em 2 dias, me sinto completamente abalado, não era isso que esperava encontrar, mas, fico feliz de ter tido essa experiência

cris.leal 01/02/2021minha estante
Também me senti abalada. Leitura incrível, né! ?

Lana 03/04/2020

Só digo uma coisa sobre esse livro... Leiam
Terminei me debulhando em lágrimas. Só uma coisa antes que eu me esqueça, coloquem flores para o Algernon :(
Carolina165 04/04/2020minha estante
É triste??

i a m o n 04/04/2020minha estante
Deve ser muito bom mesmo, devorou o livro ?

Lana 04/04/2020minha estante
Caah, amiga é triste sim, mas é lindo. Experimenta ler, acho que não vai se arrepender

Carolina165 04/04/2020minha estante
Coloquei na lista pra ler no futuro, quando tiver coragem, hehe. Tenho um pouco de medo de livros tristes, apesar de muitas vezes acabarem entrando para os favoritos

Lana 04/04/2020minha estante
Não pensa muito caah ???

laloarauxo 08/06/2020minha estante
Eu pretendo adquirir em breve. Amo os livros da Aleph.

Lana 08/06/2020minha estante
Vai sem medo ???

Eriii_Souza 18/03/2024

O início e o final são semelhantes pq vc n vai conseguir ler
Sabe pq? Pq vai estar com os olhos transbordando de lágrimas e tudo vai ficar embaçado demais.

Esse livro trouxe uma perspectiva totalmente diferente do que já tinha visto, a forma como foi dividido, o modo como o autor utilizou a visão única de vida de Charlie, a escrita, a ortografia. Achei genial.

Nessa leitura vc conhecerá uma pessoa de 32 anos com retardo mental e que seu maior desejo é se tornar inteligente. Mas pq ele é tão motivado? Tão dedicado? Disposto a tudo?
Charlie passa por algumas reviravoltas no seu mundo pacato e é trazido a luz da consciência do universo. Existe um quê de médico e o monstro.

Ao longo dessa jornada presenciamos discussões sobre religião, rejeição, medo, frustração, aceitação, esperança, raiva, soberba, prepotência, sobre o poder da ignorância, do conhecimento, do amor e afeto. É uma lição para a vida.
Vanilson7 18/03/2024minha estante
Woww! Imaginei q fosse bom, mas n tanto...

Eriii_Souza 18/03/2024minha estante
Com certeza me impressionou! Foi um belo achado!

May 20/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso, eu amei demais ler-lo

Eriii_Souza 20/03/2024minha estante
Eu tbm! Uma grata leitura.

Ramon 27/03/2024minha estante
Um dos melhores que já li e um livro que sempre uso como indicação.

Eriii_Souza 28/03/2024minha estante
Realmente é um livro incrível

Susu 19/01/2024

Intenso
Mostra a realidade da sociedade, com seus preconceitos e paradigmas.
Mostra também as incertezas da ciência e o que pode ser causado nestes experimentos.
Achei bem intenso.
Jéssica 19/01/2024minha estante
Esse livro é incrível! Terminei a leitura com a mente assim ??, nos faz rever várias coisas e altitudes

Bruno 19/01/2024minha estante
Amei esse livro também. Com certeza irei reler no futuro

Natalia1729 19/01/2024minha estante
Hmmm add a lista de leitura com sucesso

lubzwp 19/01/2024minha estante
esse livro é uma experiência inesquecível

maltchik/ 19/01/2024minha estante
O melhor

Bruno236 19/01/2024minha estante
Tá na minha lista pra esse ano ????