A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Jaini3 03/01/2024

Achei ótimo!
A leitura me fez ter perspectivas diferentes sobre a vida e como lidamos com ela.
achei que seria um livro mais raso, mas acabou sendo bem profundo.
a forma como trata as vivências do passado podendo mudar a realidade foi algo que mais me impactou.
ele ensina à divisão de tarefas e a importância de ter uma vida em harmonia, achei a maioria dos ensinamentos incríveis. (Discordei de poucos pontos).

brandnewtear 03/01/2024

Paia
Eu naturalmente não gosto de livro de autoajuda, mas misericórdia... esse aqui é muito paia. não consigo encontrar palavra melhor pra descrever, e também não consigo me expressar mais do que isso. paia paia paia.
Keyla60 03/01/2024minha estante
Eu comprei pra ler kkk tinha que ter postado antes.

Keyla60 03/01/2024minha estante
Mas o que te leva a essa conclusão?

brandnewtear 03/01/2024minha estante
eu só criei meu skoob ontem, porém já faz uns meses que eu li, então vou tentar resumir: eu acho que ele trata com muita simplicidade coisas que não são simples. por exemplo, tem um capítulo que o filósofo diz que traumas não existem e dá a entender que é só "superar". qualquer adulto funcional sabe que a maioria das coisas na vida está fora do nosso controle, e é só fazer uma pesquisa rápida pra descobrir que qualquer trauma (mesmo os menores) modificam a química e o funcionamento do cérebro. sim, está em nosso poder buscar a cura pra esse tipo de coisa, mas afirmar que não existe, pra mim, é quase como dizer que "é só ser feliz". assim como você não diz pra alguém com a perna quebrada que é só andar, vc não diminui os desafios mentais de alguém a só superar. e tem muitos outros tópicos que me incomodaram, mas aí acho melhor vc tirar a sua própria conclusão :) talvez vc goste e discorde de mim!

Keyla60 03/01/2024minha estante
Esse ponto a qual me apresentou. Eu concordo com o que você apresentou. Eu até mesmo lido com traumas que mesmo com a terapia, ainda não sou totalmente curada. Então foi bem infeliz a colocação

Deusaalvess 31/12/2023

Tenho esse livro há um tempo. Quando comprei tentei iniciar a leitura mas não gostei.
Porém resolvi dar outra oportunidade

Até que comecei a gostar.
Esse livro t umas ideias que vão me ao contrário do que pensamos. Chega a ser bem doido
Algumas até fazem sentido mas tem outras que sei lá kkkkk
Achei bem doido viu ? Sei lá.

Cami 31/12/2023

ótimos insights
Com certeza indico super a leitura!

O livro é bem fácil de ler e te proporciona perspectivas diferentes de uma mesma situação, fazendo você perceber que nem sempre sua visão é a certa - e as vezes não há certo ou errado

Wesley - @quemleganhamais 31/12/2023

Tarefa da vida
Para quem passa a vida inteira agradando aos outros, esse título pode ser animador, pois quem muito agrada, quase sempre se desagrada.
O livro é estruturado em um diálogo fictício entre um filósofo que gosta de psicologia e um jovem que ouviu falar do filósofo e foi lá conversar.
A fundamentação psicológica utilizada neste livro é a de Alfred Adler e os autores conseguem apresentar os principais pontos dessa linha de pensamento.
Adler foi contemporâneo de Freud e discordava de alguns pontos do pai da psicanálise. No livro conhecemos esses pontos.
"A vida é simples". Esse é o ponto principal do pensamento do filósofo e o jovem quer provar que isso não é verdade. Ao longo de 3 noites muitas perguntas são feitas e respostas são ditas. Ao ler, senti alguns chacoalhões e conseguindo colocar algumas coisas em prática, a vida fica muito mais leve.
Entender que cada um de nós tem sua tarefa e que não dá pra fazer a tarefa do outro é libertador. Vale a pena a leitura.

Ronnayse 29/12/2023

Talvez eu tenha criado expectativa demais com o livro.
Eu ja to numa "vibe" de dizer não em vez de sim só pra nao desagradar alguem.
Mas é uma leitura valida. As vezes achei confusa, as vezes discordei (ou mesmo muitas vezes rs).
O livro consiste em dialogos entre um filosofo e um jovem sobre diversos aspectos da vida.
Percebemos que muitas vezes uma situaçao simples vira uma situaçao complexa criada por nós mesmos.

Mariana 29/12/2023

Me fez enxergar outras perspectivas
Ganhei esse livro de presente e chegou na hora certa para mim. Não conhecia as premissas da psicologia de Adler e achei interessantíssimo. Achei super ousada a abordagem em relação a traumas e concordo em partes. Acho que é altamente aplicável no dia a dia, mas me pergunto como ele enxerga transtornos mentais e estresses pós traumáticos, por exemplo.

Entretanto, para o meu momento de vida, o livro propõe uma abordagem muito interessante sobre a vida, o viver aqui e agora, separar tarefas e colaborar com os outros. A lição de que viver uma vida sem liberdade apenas para não ser desgostado ou desagradar alguém é uma prisão mexeu bastante comigo.

A forma como o livro foi escrita também foi bem feliz para a densidade do conteúdo. É um tema que pode facilmente ficar confuso, mas da forma que foi posta, ficou tudo muito claro. Adorei.

Wolfgang Terra 29/12/2023

Trata-se de um livro que aborda, simplificadamente, as teorias da psicologia de Alfred Adler. O roteiro é consolidado pelo diálogo entre um filósofo e um jovem sobre os assuntos mais elementares sobre os relacionamentos interpessoais e a origem dos nossos problemas. O assunto parece simples, mas ter a coragem de não agradar implica reconhecer o nosso valor enquanto ser humano e a nossa importância para a comunidade como um todo (independente de profissão, estado civil, sexo, etc). Recomendo a leitura a todas as pessoas que buscam ser melhores a cada dia ??

mdbraba 29/12/2023

ESSE LIVRO!!! MEU DEUS
Esse livro é incrível, impressionante. o jovem é muito novo e suas dúvidas são solucionadas por um filósofo experiente de vida. aprendi muito! me identifiquei com o jovem. todo jovem com menos de -20 anos deveria ler esse livro. é ótimo.

Mariana.Oliveira 27/12/2023

Aqui e agora.
Esse livro é um dialogo entre duas pessoas discutindo ideias de Adler. Em vários momentos você fica confuso e não aceita as ideias, mas o final é surpreendente.

horoymato 21/12/2023

Adorei
É um livro muito bom, te ensina bastante coisa e faz várias reflexões!
Gostei que pela conversa deles, o autor descreveu algumas dúvidas que podíamos vir a ter e com isso ficou mais fácil a compreensão de seus pensamentos. Eu simplesmente amei este livro e vou voltar a ler um dia, fiz várias marcações nele, achei bem importante de se ler.

Alexandre 20/12/2023

O melhor de todos
Li este livro em apenas dois dias, e cada página reforçou minhas convicções. Apesar de desconhecer a filosofia de Adler, a psicologia individual, me identifiquei profundamente. Acredito na importância da divisão de tarefas e na coragem de não agradar a todos. Ainda estou no processo de desapego das opiniões alheias, mas este livro será meu guia nessa jornada. Após "O Inferno Somos Nós", de Karnal e Monja Coen, este é o segundo livro impactante que recomendo para quem busca autoconhecimento, autocuidado, autoestima e constante aprendizado.

Tuiizinho 20/12/2023

A coragem de não agradar
O livro ensina sua filosofia através de diálogos, muito semelhante a Platão, deixando a leitura leve e divertida. O título é auto explicativo, é necessário coragem, a coragem de não agradar.

Dani Aragão 19/12/2023

Aprendizado.
Agradar ou não, não depende de nós. Nunca iremos satisfazer tudo aquilo que esperamos de nós mesmos, o que dirá a expectativa que os outros colocam em nós. Devemos viver pra e por nós mesmos, para que possamos passar pro outro aquilo que nos faz bem.