A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Natija 18/06/2024

Sensacional - Adler em dialogos
Esse livro traz um dialogo entre um filósofo e um jovem.
Nessa conversa, o Filósofo traz ao jovem os conceitos de Alfred Adler.
Nos mostra uma perspectiva diferente onde trauma e passado não ditam o seu futuro, muito menos o presente.
Segundo Adler nós fazemos a vida que queremos.

É uma obra sensacional, que te tira do pensamento comum e expande os horizontes.

Gabs 16/06/2024

É impactante
Escrito em forma de diálogo entre um jovem e um filósofo, o livro apresenta e explica conceitos da psicologia difundida por Adler. Se você gosta do tema psicologia, já deve ter encontrado alguns conceitos por aí, mas isso não amortece o choque de ler tudo isso de uma vez e se identificar com eles. Não é um livro sobre ser uma pessoa desagradável, mas sobre viver por si mesmo, sem se preocupar com julgamentos.

Ãvy 12/06/2024

Livro muito bom, não concordei com todas as ideias mas achei interessante a didática do livro! A maior ideia é que devemos viver o presente, já que as ideias de Adler refutam o passado e suas interferências.

Daniela.Alvelos 09/06/2024

Impressionante que enquanto estava passando pelo livro ia lembrando de várias pessoas. Livro muito bom e me trouxe vários bons insights para a vida!

Debinha3 09/06/2024

A Coragem de Não Agradar
Alguns livros tem o poder de mudar a nossa forma de pensar, de abrir a nossa mente e nos fazer enxergar as coisas por uma outra perspectiva. Esse foi um deles!
Ele nos traz um panorama de como viver a vida de maneira mais leve, sem pressão e cobranças impostas por nós mesmos.

?Não trate a vida como uma linha. Pense nela como uma série de pontos. Se você usa uma lupa para observar uma linha desenhada com giz, descobre que aquilo que achava ser algo contínuo não passa de uma série de pontinhos. A existência aparentemente linear, é na verdade, uma série de pontos. Em outras palavras, a vida é uma série de momentos.?

Raissa 08/06/2024

Uma nova visão sobre a vida
Foi isso o que esse livro me proporcionou. Passei a vida acreditando na perspectiva que muitos ainda acreditam, somos moldados pelo nosso passado e pelo ambiente em que vivemos. Em parte existe uma coerência em acreditar nisso, mas acontece que a partir do momento em que temos essa perspectiva, temos em mente que não podemos mudar, porque o que aconteceu no passado não é possível ser mudado, então seremos pra sempre moldados por ele.
Na perspectiva de Adler, nós escolhemos quem somos independente do nosso passado, e aqueles que afirmam que somos resultados do nosso passado, do nosso ambiente e dos nossos traumas, está preso em uma narrativa da ?desculpa?, ou como dito por ele, existe uma ?meta? a ser alcançada quando usamos o que aconteceu conosco para justificar nossas ações. A partir do momento em que vemos a vida com essa perspectiva de Adler, tudo se torna tão claro, como o contexto do final do livro, abre-se uma luz no nosso presente. Deixamos de usar tudo ao nosso redor como justificativa para nossos erros, assumimos a responsabilidade das nossas ações, e enxergamos que quem faz o nosso caminho e como vamos traçá-lo, somos nós, porque ninguém vai viver a nossa vida além de nós mesmos. Começamos a ter a coragem de viver e buscar o que acreditamos ser a felicidade, como citado no livro, a felicidade se baseia em contribuir para os outros, ter a confiança incondicional no outro, e a plena aceitação de quem somos, e além de tudo, não olhar para o passado ou ter a inquietude do futuro, mas viver intensamente o agora, observando atentamente o caminho em que você chegou.
?Viva a vida como você estivesse dançando?, ou seja, viva a vida como se você não quisesse chegar ao fim de alguma coisa, apenas aproveite o momento.

Tami 05/06/2024

A coragem de não agradar
O livro aborda os ensinamentos e conceitos da teoria de Alfred Adler. Durante a leitura podemos acompanhar as ideias por meio de diálogos entre um filósofo e um jovem, eles abordam inúmeros assuntos com base na vivencia do ser humano, trajetória, felicidade, entre outros.
Esse é um livro muito reflexivo, no decorrer da leitura somos convidados a pensar e questionar muitos aspectos de nossa vivencia em sociedade e busca pela felicidade.

léo 04/06/2024

Aqueles insights
Clareza, discernimento, amadurecimento, evolução, crescimento? tudo isso você vê nesse livro? não é nada muito novo ou especial mais super necessário!!!! Recomendo a leitura!

nota: 4,2/5.

Sabrina Horn 04/06/2024

"A Coragem de Não Agradar", escrito por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, é uma obra transformadora que explora os princípios da Psicologia Adleriana para ajudar os leitores a libertarem-se das expectativas dos outros e viverem uma vida autêntica e plena. Publicado inicialmente em 2013, o livro rapidamente se tornou um best-seller mundial, inspirando milhões a reavaliar suas vidas e escolhas.

#### Estrutura e Conteúdo

O livro é estruturado como um diálogo entre um jovem insatisfeito e um filósofo sábio, o que torna a leitura dinâmica e envolvente. Essa abordagem dialógica facilita a compreensão dos conceitos complexos da psicologia de Alfred Adler, um contemporâneo de Freud, cujas ideias centrais giram em torno da importância da autodeterminação e da capacidade de moldar a própria vida.

#### Temas Principais

1. **Liberdade e Autodeterminação:**
- Kishimi e Koga discutem como as pessoas podem alcançar a verdadeira liberdade ao se livrar da necessidade de agradar aos outros. Eles argumentam que a busca pela aprovação externa é uma forma de autolimitação que impede o crescimento pessoal.

2. **Causas e Propósitos:**
- Diferente da abordagem freudiana, que foca nas causas passadas dos problemas, a Psicologia Adleriana enfatiza os propósitos futuros. O livro sugere que as pessoas podem reconfigurar suas vidas ao focar nos objetivos que desejam alcançar, ao invés de ficarem presas ao passado.

3. **Responsabilidade e Relações:**
- Uma parte crucial do livro trata da responsabilidade individual e das relações interpessoais. Os autores argumentam que assumir a responsabilidade por nossas ações e escolhas é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Eles também destacam a importância de construir relações saudáveis baseadas na igualdade e no respeito mútuo.

4. **Coragem para Ser Imperfeito:**
- Kishimi e Koga incentivam os leitores a aceitarem suas imperfeições e a não temerem o julgamento alheio. A coragem de ser imperfeito é apresentada como um passo vital para alcançar a autocompaixão e a verdadeira autoestima.

5. **Superação dos Sentimentos de Inferioridade:**
- O livro aborda os sentimentos de inferioridade que muitas pessoas experienciam e oferece estratégias para superá-los. Ao invés de se comparar constantemente com os outros, os autores sugerem que devemos focar em nosso próprio progresso e desenvolvimento.

#### Estilo e Narrativa

A escolha de apresentar o conteúdo através de um diálogo entre o jovem e o filósofo facilita a digestão das ideias complexas. O estilo de escrita é acessível e envolvente, permitindo que leitores de diferentes níveis de familiaridade com a psicologia possam apreciar e aprender com o texto.

#### Reflexões e Impacto

"A Coragem de Não Agradar" desafia muitas crenças convencionais sobre felicidade e sucesso. Ao encorajar os leitores a se libertarem das expectativas sociais e a viverem de acordo com seus próprios valores, o livro oferece uma abordagem radical para a busca da felicidade. A obra promove uma reflexão profunda sobre como vivemos nossas vidas e como podemos tomar o controle para criar uma existência mais satisfatória e autêntica.

#### Conclusão

"A Coragem de Não Agradar" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em desenvolvimento pessoal e psicológico. Ichiro Kishimi e Fumitake Koga oferecem insights valiosos baseados na Psicologia Adleriana que podem ajudar os leitores a transformar suas vidas. Com sua abordagem prática e inspiradora, este livro não só educa, mas também motiva os leitores a buscar uma vida mais livre e realizada.

Link 01/06/2024

Um livro bem profundo com conceitos complexos, apesar da linguagem simples, que parecem não fazer sentido em um primeiro momento mas que são bastante coerentes com o decorrer do livro. Este merece mais de uma leitura e a prática dos conceitos expostos para que o leitor possa ter uma vida feliz e com um propósito.

larisse. 31/05/2024

O Mundo é simples e a Vida também.
Um bom livro. um pouco cansativo admito, mas não deixa de trazer consigo ensinamentos que podem e devem ser levados para a vida. Como por exemplo, aprender a deixar o passado para trás e não pensar no futuro. Pois o mundo e a vida se tornam simples quando vivemos e nos dedicamos ao atual momento, O AQUI E AGORA.

- A maior de todas as mentiras da vida é não viver o aqui e agora. É olhar para o passado e o futuro, lançar uma luz fraca sobre toda a sua vida e acreditar que conseguiu enxergar alguma coisa. Até aqui, você se afastou do aqui e agora e lançou uma luz ou inventou passados e futuros. Você contou uma grande mentira para sua vida, para esses momentos insubstituíveis.

Geisa68 30/05/2024

Interessante
É um livro denso que acontece por conversa de duas pessoas, tem uns insights bem interessantes mas falta profundidade no tema e na psicologia de Adler, que é bem interessante, vale para poder pesquisar mais sobre e se aprofundar se assim gostar.

Jessica.Jerusa 29/05/2024

Esperava muito mais
Me falaram tanto desse livro que achei que ele mudaria minha vida, mas não mudou. Bem ruim, argumentos bem merda, mas não sei quem é pior o jovem ou o filósofo, não atoa nunca ouvi falar no tal do psicólogo debatido no livro.

Roberto 28/05/2024

O livro é um diálogo entre um velho filósofo e um jovem, o livro em si em sensacional mas eu não dou 5 estrelas porque tem coisas que não dá pra engolir

Su 22/05/2024

A coragem de não agradar
"A Coragem de Não Agradar", escrito por Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, é um livro que explora os princípios da psicologia adleriana, baseada nas ideias do psicólogo austríaco Alfred Adler. Estruturado como um diálogo entre um jovem e um filósofo, o livro desafia diversas crenças comuns sobre felicidade, autossuficiência e a busca pela aceitação dos outros.