A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Jéss 26/01/2024

Maravilhoso e empolgante!
Sou muito fã de literatura fantástica e não esperava muito deste livro, não me recordo do filme, mas como um livro na minha estante, resolvi dar uma chance esse ano.

E estou surpresa e extasiada com a qualidade deste livro.

Para mim, a leitura fluiu muito rápido, o enredo te transporta para vários cenários incríveis. Em diversos momentos eu não conseguia parar de ler até a resolução da situação. Descrições rápidas e certeiras, cenas de batalha e confrontos rápidos e sem lenga lenga.

Adorei que a personalidade da Lyra não muda, ela é uma criança e em alguns momentos pensa com uma. Todo o enredo da trama para mim foi maravilhoso e surpreendente e estou ansiosa para começar o segundo livro.

Luciely 21/01/2024

Primeira LC
Bússola de Ouro se mostrou um livro bem introdutório com muitas perguntas ainda serem respondidas e sempre fiquei no questionamento se Lyra era só uma criança mesmo, seus atos demonstravam uma coisa e seus sentimentos outros. Fiquei um pouco confusa, mas acho que será explicado depois. Os personagens, foram o urso, foram um pouco sem graça e rasos, mas essencial na trama toda. Tô em choque ainda com aquele final, mas é um bom livro.

Bea 21/01/2024

Lyra tem tanto papo quanto meu namorado....
? "A Bússola de Ouro" é mais do que um livro; é um retorno ao sabor nostálgico da minha infância, me transportando para um universo fascinante. A escrita fluida e cativante de Philip Pullman é uma viagem encantadora, que me envolveu em uma trama repleta de reviravoltas emocionantes.

? Lyra, com seu "papinho" cativante, é uma protagonista memorável que enriquece a narrativa. Entrando é difícil de acreditar em uma crinaca de 11 anos que fala e pensa como a Lyra. (Vou relevar pq é um livro para crianças)

? A temática e o universo criados por Pullman são cativantes, proporcionando uma experiência que transcende as páginas do livro.

? Estou lendo e assistindo a série da Hbo, e a fidelidade da série da com o livro é notável, ampliando a imersão para aqueles que optam por acompanhar tanto a leitura quanto a adaptação audiovisual.

?? Ligação entre o Livro e a Bíblia. Percebe-se uma sutil conexão com elementos bíblicos e inspirações cristãs. A jornada de Lyra, de certa forma, foca no "pecado original" (O fruto proibido no Éden). E os temas de livre-arbítrio, o confronto entre o bem e o mal, e a busca por conhecimento ressoam de maneiras que remetem a narrativas tradicionais. A habilidade do autor em entrelaçar esses elementos, adaptando-os a um contexto único e imaginativo, adiciona uma camada extra de complexidade à trama, convidando os leitores a reflexões mais profundas sobre a natureza da aventura humana e suas implicações. Essa riqueza de influências contribui para a singularidade e profundidade da obra.
-> Algo que eu nunca percebi no filme por ser muito jovem, e não teria percebido caso tivesse lido o livro quando criança.

? O final com gancho é brilhante, deixando os leitores ansiosos por mais, e é uma prova do dom narrativo de Pullman. "A Bússola de Ouro" é uma jornada literária que ressoa com magia, surpresas e a eterna sensação de maravilhamento.

? Personagem preferida: Lyra

Isabella.Betoni 18/01/2024

Perfeito
Foi lindo poder ler esse livro é ir recordando o filme da minha infância, era uma memória afetiva muito linda que só cresceu nesse primeiro livro.

Magna.Poetisa 17/01/2024

Não me prendeu
Um ponto positivo do livro é que é bem subdividido, porém, ainda assim, não foi uma leitura instigante e sequer tenho vontade de ler a continuação. A protagonista passa por uma série de aventuras e desventuras com o seu daemon, uma espécie de animal de estimação. A trama possui personagens com nomes bem complexos e por vezes me embananei toda. Não foi uma boa experiência para mim, leitura para cumprir tabela do clube do livro, porém, sou a exceção, boa parte dos colegas gostaram. E é isso.

Livia.Gabriela 14/01/2024

Gosto de fantasias. Mas essa não me ganhou. Achei que em vários momentos a história se arrasta. Não consegui ficar presa ao enredo.

Emy 14/01/2024

A Bússola de Ouro
"A Bússola de Ouro" é um romance fascinante escrito por Philip Pullman. Ambientado em um universo alternativo, o livro narra a jornada épica de Lyra Belacqua em busca de respostas sobre o misterioso Pó. Com elementos de fantasia, política e filosofia, a trama envolve o leitor em um mundo rico e complexo. A protagonista corajosa, acompanhada de seu leal daemon Pantalaimon, enfrenta desafios intrigantes enquanto descobre segredos que abalam as estruturas do seu universo. Pullman tece uma narrativa envolvente, repleta de reviravoltas, questionamentos morais e personagens memoráveis, fazendo de "A Bússola de Ouro" uma leitura imperdível.

Sara 11/01/2024

Foi uma leitura boa, leve em alguns momentos e apesar de a personagem ser uma criança foi realmente legal acompanhar a trajetória dela, mas ainda estou insegura em relação as continuações então talvez eu termine por aqui essa leitura.

Neo Yasuke 09/01/2024

Se tão perigoso, porque tão fofo?
Esse livro acabou se do muito melhor do que eu imaginava. Em diversos momentos eu achei que ele estava lendo demais, e em outros muito frenéticos... A parte lenta me fez querer desistir diversas vezes. Acho que a Lyra é uma representação perfeita de uma criança. Eu amo como ela age, e realmente mostra suas emoções verdadeiras.

Falar das diferenças entre o filme e o livro são sempre iguais, mas é doido pensar que eles cortaram partes enormes da história.

Minha partes favoritas foram as que envolviam os Panserbjornes... Iorek o maior do mundo!!!!!!

oiamanda 08/01/2024

Lyra e Iorek são uma dupla imbatível!
Não conhecia essa trilogia e fui surpreendida com sua leitura. Foi a indicação do clube do livro que participo nesse mês de janeiro.

No início foi um pouco delicado de me apegar a leitura por estar meio perdida na história e também alguns nomes. Por ser uma fantasia, apresenta nomes bem difíceis para quem não está habituado - pantalaimon, stelmaria, panserbjorns, etc - mas logo me acostumei aos nomes complexos e fui me apegando à narrativa e à pequena Lyra.

Chegou um certo ponto em que eu já não queria parar e só queria saber o que estava me aguardando nas próximas páginas. Sem enrolação, os acontecimentos vão sendo postos de uma maneira não cansativa e nada monótona, então não se torna um livro arrastado.

Quando somos apresentados ao personagem Iorek, aí que fica mais empolgante. Ele, juntamente com Lyra (e pan, naturalmente) são a alma desse livro e de toda empolgação. tem alguns plot twists que nos deixam boquiabertos e isso é louvável. Só achei o final do livro beeeem corrido, o que poderia ser diferente e terem discorrido melhor a respeito dos fatos que acontecem nesse fim.

*spoilers a partir daqui* - Sobre o fim: O fato de Iorek ter se esforçado tanto em inúmeras vezes e ter desistido de acompanhar Lyra praticamente do nada, a morte de Roger tão rápida e mal narrada, o diálogo entre Lord Asriel e Sra. Coulter (todo asco pra esses dois), fica tudo muito mal desenvolvido. Fiquei bem entusiasmada para ler o restante da trilogia, provavelmente lá eu encontre algumas coisas que ficaram mal esclarecidas nesse.

Matheus 12/01/2024minha estante
Concordo mt com vc

Phaga 03/01/2024

Foi uma ótima leitura, tão boa quanto foi quando eu li pela primeira vez, mas com certeza não é uma história infanto juvenil

Iara.Regina 01/01/2024

Claro que é melhor que o filme
Gostei desse livro por causa das aventuras de Lyra, de sua inteligência e simplicidade. Claro que por ser um livro do tipo fantasia ela é capaz de fazer coisas que uma criança de 11 anos verdadeiramente não fari, mas muito de seu comportamento condiz com sua idade. Fiquei refletindo muito sobre Lorde Azriel e Madame Coulter e não achei muito claro as razões para fazerem tudo o que fizeram, quem sabe no próximo livro tudo fique mais claro.