O corvo e outros contos Edgar Allan Poe

Resenhas - O corvo e outros contos

Suna 07/12/2020

Meh
Gostei de um dos contos mas o último me deu sono e como ele é o maior (quase metade so livro) fiquei com essa sensação.

Badlagirl 29/02/2020

O Corvo é a obra mais famosa de Edgar Allan Poe, e considerada um dos poemas mais perfeitos já escrito por sua estrutura estética e literária. O enredo versa sobre os delírios de um homem após a morte de sua amada, Leonora, e trata sobre a dor da perda, a falta de esperança e a angústia da existência, O narrador se nome está foleando um livro antigo em uma noite escura de dezembro quando ouve uma batida. Quando abre a janela, um misterioso corvo pousa sobre o busto de Atena, e o narrador começa a indagar-lhe sobre vários assuntos, sempre obtendo a mesma resposta.

Amanda.Brisa 14/07/2023

Estou fascinada
Edgar Allan Poe é sensacional! Os seus contos tem um mistério, suspense, terror, tão marcante, que prende.O Corvo é algo bem poético. Uma mistura de poesia com suspense? O Coração Delator tem um final que realmente condiz com o título. O coração delata, literalmente. Achei legal. O Barril de Amontilhado parece um daqueles filmes de seriall killer, em que conta os detalhes de crimes que seguem o mesmo caminho. A Verdade sobre o Caso do Senhor Valdemar é algo muito interessante de ler, porque mistura o terror com a hipnose. E por último, e um dos meus preferidos, com certeza, tem Os Assassinatos da Rua Morgue. Esse conto daria um belo filme. Tipo, só uma mente brilhante (ou louca), teria imaginação pra criar um crime tão bárbaro e tão diferente. Esse conto é muito macabro, é horripilante. E isso torna a história interessante.

Ana.Zulian 10/03/2023

O corvo e outros contos
Gostei bastante deste livro, porém mais uma vez senti dificuldade na compreensão de algumas histórias.

A última história em específico me lembro muito "Cinco semanas em um balão" de Júlio Verne. Uma história diferente das demais, baseada nos outros contos deste livro!

Enfim, goste do livro e estou ansiosa para ler o próximo!!

joao 09/08/2020

primeira leitura de poe, gostei do estilo da escrita e temática dos contos.

Madu | O corvo livros 21/10/2020

Além do célebre poema "O corvo", aqui traduzido por Marta Fagundes, há 4 contos que são alguns dos meus favoritos:

O coração delator - muito bem escrito, que sabe gerar uma ansiedade no leitor.
O barril de Amontillado - uma história de vingança.
A verdade sobre o caso do Senhor Valdemar - uma narrativa cabulosa sobre vida e morte muito interessante.
Assassinatos na Rua Morgue - o trabalho pioneiro das histórias de detetive com um desfecho surpreendente.

Gostei de todos os contos, mas infelizmente continuei com ressalvas em relação à tradução do poema, não por considerar ruim, é que a tradução de Fernando Pessoa já está enraizada e me lembro muito dela quando leio.

A edição é linda, bem trabalhada, tem introdução, tem um papel muito confortável e um ótimo custo benefício, pois faz parte de um box com 3 volumes, recomendo!

Nana Bastos 25/07/2022

O corvo e outros contos
EU AMEI O CONTO "O Coraçã Delator", ri muuuuuuuuuito!
"Os Assassinatos da Rua Morgue" achei um pouco maçante no inicio mas fluiu depois. Vale a pena ler

samrodrigo 23/05/2020

Difícil
Definitivamente Poe não é um autor para mim, lerei mais alguns contos, apenas por desencargo de consciência, pois é muito difícil entender o que tá acontecendo.

FRAN329 05/07/2021

O CORVO E OUTROS CONTOS
Este livro é composto por uma pequena apresentação do autor; nota da tradutora; apresentação; o poema O Corvo (1845), que para mim é o meu preferido, e mais quatro contos:

O Coração Delator (1843)

O Barril de Amontilhado (1846)

A Verdade sobre o caso do senhor Valdemar (1845)

Os Assassinatos da Rua Morgue (1841)

Obs.: Gostei muito dessa edição da editora PandorgA.

Muito bom!

Thaisa 25/10/2022

Se nunca leu Edgar Allan Poe, comece por essa coletânea!
Se eu fosse recomendar para alguém que nunca leu Edgar Allan Poe por onde começar essa leitura, com certeza eu indicaria esse livro, pois ele mostra as várias facetas, estilos narrativos e gêneros literários pelo qual o autor transitava!
"O Corvo", obra mais famosa de Poe, é um poema sensacional e aterrorizante sobre um homem que perdeu a mulher que tanto amava (tema clássico em histórias do autor) e é atormentado por um corvo que constantemente o relembra de dores que ele quer esquecer. Apesar de, pessoalmente, preferir a tradução de Fernando Pessoa, que consegue exprimir toda a agonia do protagonista, também gostei bastante dessa releitura e aproveito para recomendar aos leitores o texto "A Filosofia da Composição", ensaio em que Poe descreve como foi o processo de criação desse poema tão icônico.
"O Coração Delator" traz uma história levemente similar ao conto "O Gato Preto": um homem inescrupuloso acaba matando um senhor com quem dividia a casa por não suportar mais ver seu olho cego, enterrando-o debaixo do assoalho da moradia. No entanto, dia após dia, o narrador vai enlouquecendo ainda mais ao ouvir, cada vez mais alto, o coração do velho batendo sob seus pés. Esse conto é genial, nauseante e assustador, mostrando como o sentimento da culpa pode ser até maior do que um terrível ato.
Em "O Barril de Amontillado", temos uma trama de vingança no melhor estilo "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas: o narrador, se sentindo prejudicado e zombado por um colega há anos, decide arquitetar uma terrível vingança contra ele. O mais interessante nesse texto é como Poe traz uma temática que explorava em outras histórias - o vício da bebida e como isso pode arruinar a vida de alguém, seja ela do protagonista ou do antagonista, justamente pelo próprio autor ter sido viciado em diversos tipos de entorpecentes e colocar nos contos os seus próprios tormentos.
"A Verdade Sobre o Caso do Senhor Valdemar" é um conto macabro, em que um senhor, já perto de falecer, concede que seu amigo cientista lhe faça uma hipnose para que, quando ele morrer, seu cérebro ainda possa processar informações e contar sobre o outro lado do véu. Quando esse conto foi publicado, muitos leitores da época acreditaram ser um relato real, pois a descrição de Poe sobre o ocorrido é brilhante e aborda um assunto que todos questionam: o que será que acontece depois que morremos?
Por fim, temos o famoso mistério "Os Assassinatos da Rua Morgue", protagonizado por aquele que é considerado o primeiro grande detetive da literatura, C. Auguste Dupin, que inspirou o Lupin de Maurice LeBlanc, o Sherlock de Arthur Conan Doyle e o Poirot de Agatha Christie. No conto temos Dupin desvendando um crime em que mãe e filha foram mortas de maneiras horrendas em um quarto de pensão, mas tanto portas quanto janelas estavam trancadas... Confesso que esse está longe de ser meu mistério favorito, pois é intrigante e, ao mesmo tempo, inverossímil, mas como obra de ficção, ele realmente teve um impacto imenso na literatura.
Todos esses contos foram uma releitura pra mim, me permitindo capturar ainda mais nuances nas histórias e aproveitar as bizarrices incríveis que só Edgar Allan Poe poderia colocar em palavras!

Rodrigo.Artioli 27/06/2023

Primeiro contato...
Fiquei surpreso com a narrativa de Poe, pois nunca tinha lido nada dele. Mesmo não sendo fã de poemas e prosas o Corvo me pegou positivamente, sem falar nos contos a verdade sobre o caso do senhor Valdemar e os Assassinatos da Rua Morgue.

Deia Santos 04/08/2023

O 'mea culpa' da tradutora é a coisa que mais ficou na minha cabeça
Da coletânea de contos que veio no box que comprei, esse é o livro que trouxe minha seleção favorita. Das 5 obras do Poe que aqui estão, 3 delas (O Corvo, O Coração Delator e Os Assassinatos da Rua Morgue) já eram minhas favoritas e 2 que eu ainda não conhecia gostei muito de ler. O Barril de Amontilhado tem uma narrativa que prende e um final que eu não esperava e A Verdade Sobre o Caso do Senhor Valdemar é bizarro e maravilhoso.

O título que eu dei a minha resenha vem do fato de que, antes de irmos para a parte das obras, a tradutora deixou uma nota sobre sua escolha de palavras para a tradução que fez do poema O Corvo que era um nítido pedido de "não me odeiem, eu fiz meu trabalho com amor". Não tenho conhecimento de inglês o suficiente para ler um poema do Poe no seu original, mas pelo que li sobre a obra na internet, me pareceu que ela fez um bom trabalho de tradução.

Pris 30/12/2020

Me tirou da ressaca.
Gostaria de escolher um conto preferido, mas é impossível, todos são incríveis.

Gabryely2 11/12/2021

Um livro magnífico e impressionante que consegue prender o leitor do começo ao fim.
As ambientações são maravilhosas.
O escritor me cativa a cada nova história.

Ludmila 04/09/2020

Como eu adoro esse autor!