Assassinos da Lua das Flores

Assassinos da Lua das Flores David Grann

Resenhas - Assassinos Da Lua Das Flores

Rssbnw 19/12/2023

Já tinha assistido o excelente filme de Scorsese com a atuação de Leonardo Dicaprio (detesto assistir filme antes de ler o livro) e a boa leitura veio como um complemento, aconselho demais o livro e recomendo que seja lido antes de se assistir ao filme!!!

Sarah.Tosto 18/12/2023

Trabalho de pesquisa impecável do David Grann
É inacreditável pensar que essa história foi esquecida dessa forma. Obrigada David Grann por trazer essa pesquisa impecável em forma de livro.

Rittes 08/12/2023

Parece ficção...
A história de "Assassinos da Lua das Flores" é tão incrivelmente impressionante que parece saída da imaginação de algum escritor muito criativo. Infelizmente, é tudo verdade. E o mais incrível é como tudo isso ficou escondido e praticamente desconhecido por tanto tempo! O trabalho de reportagem de Grann é absolutamente impecável. Tanto que, em alguns momentos, o ritmo da leitura cai para que mais detalhes sejam acrescentados. Para quem gosta de grandes reportagens e histórias misteriosas é uma excelente opção. Recomendo!

Dominique53 05/12/2023

Leitura muito enriquecedora
Eu realmente recomendo a leitura, pra quem como eu, nunca tinha ouvido nada a respeito do assunto. O autor conseguiu trazer muitas informações relevantes, muitas faces dessa história, com uma riqueza de imagens e testemunhos incríveis.

Janice 05/12/2023

Um livro...
Histórico, que conta como se deu o massacre do povo Osage, em 1922.
Quem vê o filme antes de ler o livro percebe que o filme foi bem fiel ao livro, como não poderia deixar de ser.
Portanto, fica a indicação dos dois, como uma forma de não ser esquecida essa história macabra.

Camila de Almeida 22/11/2023

Sinopse da editora:
"Nos Estados Unidos dos anos 1920, as pessoas com maior renda per capita do mundo eram membros do povo indígena Osage, de Oklahoma. Até que, um a um, os Osage começaram a ser mortos. As primeiras vítimas são a família de Mollie Burkhart. E isso era apenas o começo, pois logo mais e mais homicídios contra nativos americanos aconteceriam, sempre em condições misteriosas. Nessa parcela remanescente do Velho Oeste, habitada por malfeitores como Al Spencer, conhecido como 'o terror fantasma', e onde magnatas e homens do petróleo, como J. P. Getty, fizeram fortuna, muitos dos que ousaram investigar os assassinatos em massa também perderam a vida.
Com o aumento do número de vítimas, o recém-criado FBI assume o caso, e o jovem diretor, J. Edgar Hoover, convoca um antigo Ranger texano chamado Tom White para ajudá-lo. White reúne uma equipe secreta - que inclui um agente indígena infiltrado na região - e, junto com os Osage, expõe uma das conspirações mais assombrosas da história dos Estados Unidos."

Leitor Noturno 16/11/2023

Resenha Noturna
?Assassinos da lua das flores?

Autor: @david_grann
Editora: @companhiadasletras
Estilo: True Crime
Páginas: 392

?O mundo sempre foi movido pelo dinheiro, até mesmo antes das civilizações estarem formadas por completo, mas nas primeiras décadas do século passado as coisas escalaram de uma forma absurda.

??Poços de petróleo, o novo ouro mundial, começaram a ser descobertos em terras indígenas. Os índios que viviam naquela área talvez nem quisessem furar os locais e explorar o que havia abaixo de suas casas, mas quando o Homem Branco descobriu a fortuna que a tribo Osages escondia teve a certeza de que deveria fazer o possível para tirá-los dali e tomar a posse daquilo que faria o mundo se mover nas décadas seguintes.

?Um livro fenomenal, que explica a luta de um povo de forma detalhada, mostrando como boa parte deles acabaram ass@ssinados a sangue frio, em uma época onde talvez os xerifes responsáveis pelos casos nem fizessem questão de solucionar os crlmes, ou inclusive fizessem vista grossa, indicando que nada de anormal teria ocorrido com as pessoas m0rrendo de maneira suspeita.

?Para resolver os casos, dar a seriedade necessária a eles e buscar justiça para o povo Osage, foi criado uma área importantíssima na polícia americana: o FBI. E o lendário agente Hoover acaba sendo designado para o lugar, onde teria que por ordem em algo que ainda era muito novo para o mundo todo.

?Que livro, completo ao extremo, com informações interessantíssimas em todos assuntos que aborda, apresentando um desenvolvimento muito bem construído, começando logo com a primeira vítlma indígena e soltando os detalhes sobre como tudo acontecia de maneira direta, sem rodeios, construindo uma narrativa que deixa qualquer leitor de olhos arregalados e fascinado pelo que está descobrindo.

O livro é tão magnífico que virou filme, dirigido pelo genial Martin Scorcese e estrelado por DiCaprio. Mesmo com esses nomes e grande elenco, acho muito difícil que ele chegue aos pés da obra literária, são tantas informações e tantas histórias, que não imagino que o cinema consiga retratar tudo de forma profunda como só a literatura nos permite conhecer.

Nota: ????????????(6!)

regifreitas 11/11/2023

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES: PETRÓLEO, MORTE E A CRIAÇÃO DO FBI (Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI, 2017), de David Grann; tradução Donaldson M. Garschagen & Renata Guerra.

Na década de 1870, os nativos osages foram obrigados a se transferir de suas terras ancestrais no Kansas. A eles, o governo tinha destinado uma reserva árida e pedregosa em Oklahoma. Algum tempo depois, no começo do século XX, descobriu-se que aquelas terras, supostamente sem valor, abrigavam uma das maiores jazidas de petróleo dos EUA. De uma hora para outra, os osages se tornaram "a população mais rica do mundo em fortunas particulares", pois, "para prospectarem o petróleo, os interessados em explorá-lo tinham de pagar royalties e arrendamento aos osages".

Acabou se tornando comum membros da tribo osage serem proprietários de mansões e carros de luxo guiados por motoristas particulares. Muitos desses nativos, inclusive, mandavam os filhos estudarem nas melhores universidades do país e até na Europa. Essa opulência explícita despertou a inveja e a ganância de uma parcela da população local.

Na década de 1920, uma série de eventos trágicos se abateu sobre a tribo. Osages começaram a morrer sob diversas circunstâncias estranhas: assassinatos, envenenamentos, incêndios suspeitos etc. Muitos desses casos sequer eram investigados. Quando eram, as autoridades locais não se empenhavam muito em solucioná-los. Até que o número de mortes chegou a um número difícil de ignorar, o que chamou a atenção do governo federal.

O futuro FBI - pois ainda não era assim chamado, nem tampouco possuía a estrutura e a capacitação técnica que passaria a ter dali uns anos - acabou assumindo o caso, na figura do agente Tom White. Em pouco tempo, White descobriu um complô e uma conspiração envolvendo empresários, médicos, advogados, policiais e diversas autoridades da região. Envoltos em uma teia de corrupção e preconceito racial, essas pessoas visavam a eliminação dos osages, com o único objetivo de tomarem posse de suas terras e do tesouro que existia no subsolo.

David Grann nos traz aqui o resgate de um capítulo convenientemente esquecido da história estadunidense. Ele mergulha profundamente na investigação e nas consequências desses crimes. É um relato surpreendente, repleto de descobertas e reviravoltas, a ponto de, por vezes, parecer ficção, tal o absurdo de algumas das situações narradas.

Grann consegue prender a atenção do leitor desde as primeiras páginas. Foi um livro que devorei em poucos dias. E, certamente, estará entre as melhores leituras de 2023.

Recentemente esta história foi adaptada para o cinema pelas mãos de Martin Scorsese. Sendo Scorsese um dos meus diretores favoritos, já estou curiosíssimo para ver como ele transpôs esta história para a telona.

Rê Lima 07/11/2023

A gente nem sabe que as coisas acontecem exatamente assim ainda hoje quando descobrem que há algum "tesouro" em terras indígenas, né?
Triste, porém muito real.

psam 03/11/2023

Leia o livro, assista o filme !
Ótimo livro, narrativa investigativa que te prende do começo ao fim. Uma sequência de mortes improváveis, vilões gananciosos e um FBI em início de operação são o pano para contar a triste história dos Osage, em especial de Mollie Burkhart e sua família, a partir da descoberta de petróleo em suas terras. Poderia ser um livro de ficção mas não é, aconteceu no "velho oeste" em pleno século XX. O livro se tornou um também ótimo longa dirigido por Martin Scorsese, mas o ideal é que o livro seja lido antes do filme assistido.

JV Lucas 01/11/2023

O sangue indígena que corre em todas as terras colonizadas
História alucinante que nos mostra como o massacre dos povos originários ficou rebuscado e com um certo aval do poder público.

Vale muito apena conhecer todos os desdobramentos e personagens que compõem esse pedaço da história americana que tende a ser esquecida.

O livro ao meu ver é quase perfeito, só acho que o desfecho da história foi muito rápido e a conclusão nos deixa com a sensação de história incompleta, porém a pesquisa é incrível e muito detalhada.

Almir Junior 29/10/2023

Scorsese me trouxe aqui
Comecei o livro pouco interessado, apesar da expectativa pro filme e achei que não conseguiria terminar a leitura antes de ir ver o filme, mas acontece que rapidamente o livro te pega com o mistério de uma série de mortes que vem ocorrendo. Acontece que no final do séc xix o governo americano expulsava tribos indígenas para lugares ermos em seu país, enquanto os americanos chegavam e tomavam suas terras. Essa tribo, os Osage é colocada em um lugar montanhoso de Oklahoma, até então sem valor algum, porém anos depois descobrem que os assentamentos estão sobre inúmeros poços riquíssimos de petróleo, o ouro negro. Sendo essa a pior desgraça que poderia se abater sobre a tribo.

SPOILER ABAIXO:

O livro é uma reportagem que narra com excelência como era o mundo de cidades pequenas habitadas por indígenas que ficaram milionários da noite pro dia graças ao petróleo e como o Estado vai agir e coagir aquela tribo a ponto de criar um sistema de curatela onde um homem branco teria de ficar como responsável legal do dinheiro dos indígenas, independente da idade deles. E esse curador teria total controle do dinheiro que nem sequer era dele, mais ou menos o que aconteceu com a Larissa Manoela.

Isso, ao meu ver, foi o estopim para uma das séries de assassinatos mais frios e terríveis que já tive notícia. Já que era comum uma família dos Osage ter herdado algumas terras, essas com poços ricos de petróleo, pela lei até então um homem branco seria o curador da família e caso os integrantes daquela família viessem a falecer esse curador simplesmente herdaria tudo que era daquelas pessoas. Inacreditável como algo assim foi estruturado, só olhando com muito preconceito para os indígenas que podemos entender o que ocorreu naquele lugar no início do século xx. Sendo assim iniciou-se o Reinado de Terror com dezenas, talvez centenas, de Osage sendo mortos, geralmente por envenenamento, com todo um sistema corrupto para ajudar a encobrir os crimes e falsificar autópsias.

A família da protagonista Mollie é um dos exemplos que mais sofreu, ela perdeu a mãe, três irmãs e estava sendo constantemente envenenada, graças ao investigador Tom White ela se salvou.

E falando nele, muito interessante como o livro narra como se davam as investigações de crimes nesses anos antes da criação oficial do FBI que viria alguns anos depois (1935) a ser conhecido por esse nome e colocar seu nome na história americana graças a solução de diversos crimes misteriosos e hediondos da época. Sendo Tom White junto de sua equipe de detetives responsáveis por ajudar a solidificar as fundações do que é hoje o FBI.

E o livro termina em um tom desesperador graças ao autor que investigou tanto essa história que viu furos que nem o White viu na época. Tantas famílias Osage foram destruídas nesse início do século XX, tantas mesmo e pouca gente foi responsabilizada. O principal vilão do livro, que realmente orquestrou a morte de pelo menos duas dezenas de pessoas foi preso por 20 anos, mas ele certamente não era o único a planejar e matar os Osage. E infelizmente muitos desses criminosos ficaram impunes no anonimato.

Certamente esse é um livro necessário, obrigado David Grann por nos contar essa história.

romulorocha 27/10/2023

Assassinos da lua das flores, de David Grann
Gênero: Não-ficção
País: Estados Unidos
Ano: 2018 / 392 páginas
Editora: Companhia das letras

?Em maio, quando os coiotes uivam sob uma lua enorme, plantas maiores, como o coração-roxo e a margarida-amarela, começam a despontar entre as menores, roubando-lhes luz e água. Os talos das flores se quebram, as pétalas saem flutuando pelos ares e em pouco tempo jazem sepultadas sob a terra. É por isso que os osages dizem que maio é o mês da lua que mata as flores?.

Na primavera de 1921, período conhecido pelos Osages como o da lua que mata as flores, deu-se início a um dos anos mais terríveis da história desta Nação indígena. Protagonistas de um repentino progresso advindo dos lucros de poços de petróleo encontrados em suas terras, os Osages se tornaram, a partir do início do século XX, um dos maiores detentores de riqueza dos Estados Unidos. Aliado a este progresso, as injustiças e a criminalidade também aumentaram consideravelmente, culminando em uma série de assassinatos sistemáticos a famílias Osages. Boa parte deles ainda permanecem na obscuridade, seja devido a causa da maioria das mortes se dar por envenenamento e na época não haver meios de comprovar, seja pela negligência do Estado em buscar os desfechos.

Assassinos da lua das flores é uma tentativa de trazer à memória dos americanos, os quais se dizem tão civilizados, a história de um povo indígena vítima da ganância de brancos selvagens ensandecidos pelo dinheiro e pelas suas pretensiosas convicções de superioridade e preconceitos. A resistência dos Osages é também a resistência de muitas outras nações indígenas ao redor do mundo, os quais merecem mais do que respeito e dignidade, merecem reparação histórica.

Agora em outubro de 2023, o livro ganhou uma versão cinematográfica dirigida por ninguém menos que Matin Scorcese. Ver ao filme tendo lido o livro torna a experiência bem mais visceral.

Para Assassinos da lua das flores, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaestadunidense
#assassinosdaluadasflores
#davidgrann

Erick.Barragon 26/10/2023

Onde esta história estava esse tempo todo?
Se curte mistérios, investigações, histórias reais e dramas com boas reviravoltas, vai nesse sem medo!

e Vim atrás do livro pra ler antes de assistir ao filme e o que tenho a dizer é que o material que Martin Scorcese tem em mãos é incrível!

Um misto de narrativa com documentário que me prendeu do início ao fim e me fez questionar como a história dos Osage é tão pouco mencionada.

O trabalho de investigação é sensacional e a forma como o autor revela informações ao longo do livro foi ótima. Em alguns momentos, o ritmo pode ser um pouco lento dependendo do gosto do leitor, mas pra mim, isso não aconteceu. O trabalho de conscientização e resgate de memória também me pareceu correto e bem feito.

Uma das melhores coisas que já li!