Assassinos da Lua das Flores

Assassinos da Lua das Flores David Grann

Resenhas - Assassinos Da Lua Das Flores

joao.emilio.96 02/02/2023

Quase Perfeito
Uma das maiores chacinas acontecidas em solo americana e negligenciada pelas autoridades até o FBI intervir, aonde o seu diretor-geral estava louco pelas glórias da resolução que o caso traria em caso de solução. Só lendo para acreditar no preconceito de um povo sofrido, só não leva cinco estrela devido ao prolongamento que achei maçante, mas como um todo, vale a leitura e obrigatória para entendermos o quão longe a ambição humana e o preconceito podem nos levar.

Jotapê 27/01/2023

um livro foda sobre uma história muito triste. gostei de como ele é narrado e das contextualizações dos personagens.

Adson 02/11/2022

CURADOR: O CIDADÃO DE BEM
A tribo osage como qualquer tribo indígena foi expulsa de suas terras pelos brancos. E após várias mudanças de região, sempre sendo expulsos, a tribo falou para o governo dos EUA:

?Sabe aquelas montanhas que não tem ninguém morando, queremos compra-las?. O governo prontamente aceitou, afinal era uma região montanhosa sem possibilidade de plantar nada, os osages definharia ali. Mas os osages colocaram uma pequena clausula que mudou o rumo da história: Qualquer coisa encontrada no solo seria deles: ouro, diamantes ou petróleo.

E o campo era cheio de petróleo e os osages se tornaram a população mais rica do mundo.

Mas como todo bom branco, o racismo clama por aflorar.
O governo dos EUA determinou que os indigenas eram incapazes de administrar as suas riquezas e o governo americano determinou que eles eram obrigados a ter um curador para supervisionar e autorizar todos os seus gastos. Os curadores eram escolhidos entre os mais destacados cidadãos brancos, os famosos ?cidadãos de bem?.

Mas como só administrar é pouco para a ganancia do homem branco, eles queriam aquela fortuna, entendiam que era deles por direito, e um a um os osages começaram a serem mortos com mortes misteriosas e sem explicação.

É onde entra o Bureau of Investigation que no futuro seria conhecido como FBI.

Petróleo, conspirações, assassinatos e a criação do FBI, e ainda vai virar filme do Scorsese com o DiCaprio.
Vale muito a leitura.

Fernanda2407 16/10/2022

Jornalismo literário em sua melhor forma. Esse livro é sensacional! Como é interessante descobrir esses pedaços da história tão esquecidos, mesmo que sejam extremamente tristes.

Luiz.Filipe 22/08/2022

Uma mistura de literatura ficcional com uma documentação histórica de um trágico acontecimento, intrigante demais

Lucas 03/02/2022

Uma história real, triste e cheia de reviravoltas, e que demonstra como a realidade pode se sobrepor à ficção. Dentro de todo o espetáculo midiático que David Grann conta sobre a história osage, ainda temos um triste desfecho para figuras chave da história, como o investigador que descobriu a trama e o destino do próprio povo osage, que viu seu dinheiro secar com a queda da exploração petrolífera.

É importante notar ainda que o período de terror, aqui narrado, escondeu uma história ainda mais aterradora, que só foi revelada pelo livro, muitos anos depois. A obra é um belo trabalho de jornalismo investigativo, e por ela vemos uma das várias facetas de maldade que o homem "civilizado" cometeu contra os povos nativos. Um excelente trabalho do autor, e que agora vai virar filme pelas mãos de Martin Scorsese.

Caio555 31/12/2021

Envolvente
David Grann escreve essa investigação policial de tal forma que você se vê devorando ferozmente o livro buscando saber quem são os assassinos dos Osages.
Esse livro não-ficção narra a história da Tribo Osage, que se tornou um dos povo mais ricos dos EUA, após descobrirem petróleo em seu território. Porém, além de trazer muito dinheiro, o petróleo trouxe uma série de assassinatos dos membros da tribo. E o FBI, criado pouco tempo antes, foi determinante para desvendar os crimes.

Ghuyer 12/03/2021

Uma Narrativa Intrigante e Revoltante
Vocês sabiam que por volta da década de 1920, uma tribo de nativos norte-americanos era a população mais rica do mundo? Haviam mais milionários per capita entre índios osages no estado de Oklahoma do que em qualquer outra parte do planeta. O que talvez não seja tão surpreendente é a quantidade de preconceito que aquela população sofria (e ainda sofre). Porém, por mais que hoje seja lugar comum ter consciência da injustiça que os nativos-americanos tiveram de aturar, nada poderia ter me preparado para as revelações trazidas por David Grann neste fabuloso estudo histórico sobre a onda de assassinatos que assolou os osage por mais de duas décadas. O nível de ganância que pode mover não uma pessoa isolada, mas quase uma cidade toda a conspirar para matar seus habitantes de modo sistemático é assustador. O Governo dos Estados Unidos, embora tivesse concordado em ceder aos nativos os diretos pelos royalties do petróleo descoberto na reserva indígena, de modo monstruosamente cínico determinava que os índios não eram competentes para gastar o próprio dinheiro, de modo que cara índio tinha um homem branco como curador de sua fortuna. Aí está estabelecido o cenário perfeito para uma desgraça, que foi exatamente o que aconteceu. A história desvendada por David Grann é incrível (no pior sentido do termo), e seu talento como escritor o permitiu transformar esse atentado moral da História dos EUA em uma narrativa tão intrigante quanto revoltante. Uma leitura difícil de largar não só pelos mistérios muito bem estruturados e resolvidos gradualmente, como pelo fascínio mórbido pelas atrocidades cada vez mais chocantes sofridas pela população osage. Na construção do texto, Grann começa sempre sugerindo hipóteses negativas para diferentes aspectos dos casos, e depois vai gradualmente mostrando que a realidade era ainda pior. De forma que, por mais absurdo que fosse uma situação, a cada virada de página surgia uma crescente tensão devido à certeza de que o que viria a seguir poderia ser ainda pior.

Soraya 17/10/2020

Muuuito bom!!
O livro conta a historia verídica de assassinatos de índios americanos ha 100 anos e como a elucidação desses crimes ajudaram a estruturar o FBI. Historia impressionante. Nao e a toa que vai virar filme.

Simone de Cássia 07/07/2020

Grande surpresa!!! Vi esse livro na lista dos recentes do Plus e o titulo me chamou a atenção. A sinopse me intrigou e arrisquei. Fantástico!!! Estou impressionada com essa história do passado dos Estados Unidos que eu NUNCA nunquinha tinha ouvido sequer uma menção... Foi muita sordidez, muita maldade, corrupção, politicagem, tudo isso perpetrando uma onda de assassinatos absurdos... meu Deus!!! Pra ser sincera mais parecia uma história do Brasil... rs rs Mas isso também é interessante: a trajetória absurdamente corrompida pelo dinheiro e pela desonestidade que vai cedendo lugar à justiça e à educação são provas de que , se um povo quiser, ele pode mudar o seu rumo. E todo o livro vem recheado de fotos permitindo dar vida aos personagens. Fico pensando porque essa história está tão escondida... ou será que sou só eu que não tinha conhecimento??Excelente livro!!
Riva 07/07/2020minha estante
Simone dando 5 estrelas é sinal de que o livro é realmente espetacular! Confesso, que assim como você, não tinha conhecimento desses fatos!

Simone de Cássia 07/07/2020minha estante
É muito bom, Riva!! Se quiser, vai junto com o outro ...

Riva 07/07/2020minha estante
Agradeço, mas o tema não me apetece!!!!

Camila 07/07/2020minha estante
Nossa, já leu? Que rápida! Hahahaha

Simone de Cássia 07/07/2020minha estante
Li e amei, Camila!! Agradeço a vc a troca tão boa! S2

Helder 18/05/2023minha estante
Esta história vai bombar. Vem filmão por ai. Estreia em outubro. Direção do Scorcese com o Leonardo de Caprio. Filme com cara de Oscar . Juntando com seu selo de aprovação, vou logo furar minha fila de leituras com ele.

Tiago575 07/08/2023minha estante
Li recentemente e tive a mesma impressão. Vi que vai ter a adaptação com o Martin Scorcese e me interessei pelo livro

Alana 20/10/2023minha estante
Oi, Simone! O livro tem a narrativa na perspectiva dos Osage ou do FBI?

jota 28/09/2019

Siga o petróleo e o dinheiro...
Z, a Cidade Perdida, de David Grann, foi uma das grandes leituras que fiz em 2016. E Assassinos da Lua das Flores, do mesmo Grann, já faz parte de minha lista final dos melhores livros lidos neste ano. Em ambos os casos o conteúdo não é ficção, mas sim pesquisas, entrevistas e reportagens efetuadas com bastante vigor sobre fatos reais, que se tornaram depois obras interessantíssimas publicadas aqui pela Companhia das Letras. Z... tinha como subtítulo A Obsessão Mortal do Coronel Fawcett em Busca do Eldorado Brasileiro e em 2016 virou um filme apenas mediano. Assassinos... trata de Petróleo, Morte e a Criação do FBI: este é o complemento do título da obra.

Ela prende a atenção do leitor desde as primeiras linhas: tem mistério, muitos crimes violentos, suspense e reviravoltas numa história com grande potencial para o cinema. Tanto que leio, nesta data, no IMDb, que o renomado diretor Martin Scorsese já está preparando a pré-produção do filme homônimo (com adaptação de David Grann e outro roteirista) e nos papeis principais deverão estar conhecidos atores como Robert de Niro e Leonardo DiCaprio. Tem muito petróleo e dinheiro na história, o que motiva os crimes, então vai ser curioso acompanhar também o filme, mesmo conhecendo toda essa história, que se desenrolou há quase cem anos, quando nos EUA ainda imperava em muitas comunidades pequenas um clima de Velho Oeste.

A sinopse do livro postada aqui no Skoob é muito boa, bastante fiel àquilo que Grann escreveu, então, resumindo tudo muito rapidamente, Assassinos... trata de uma grande investigação sobre o assassinato misterioso de membros da tribo osage nos EUA na década de 1920, um caso tão complexo, amplo e chocante que acabou levando à criação do Federal Bureau of Investigation, ou FBI, por J. Edgar Hoover, uma das mais importantes personalidades americanas do século XX. Esses fatos são quase desconhecidos fora dos EUA mas mesmo lá andavam um tanto esquecidos e algumas coisas só foram esclarecidas depois da profunda pesquisa de Grann.

Achei toda a história ótima, não conseguia parar de ler, pois o livro parece fazer, de tanta coisa incrível que narra a cada capítulo, que você tem em mãos um daqueles livros policiais que somente grandes escritores conseguem nos oferecer, em que sobram mistérios e corpos e nada (fatos ou pessoas) é exatamente aquilo que aparenta ser de início. De comum com os nossos tempos, é que a corrupção envolvendo o Estado e a sociedade nos EUA era bastante forte então e precisou de pessoas dedicadas para ser drasticamente reduzida: eram os tempos dos gangsters e da lei seca. O FBI teve de empenhar enormes esforços para elucidar os assassinatos dos índios osage, prender os culpados, excluir agentes suspeitos de suas fileiras, mudar procedimentos para atingir seus objetivos etc.

Nada era fácil para os homens da lei porque sempre havia algum poderoso envolvido ou um ou mais indivíduos comprados para desviar a atenção, colocar empecilhos nas investigações ou tentar acabar com elas. Ou, pior ainda, matar as pessoas que as levavam a cabo, não apenas os índios, o que aconteceu mais de uma vez. Numa breve comparação, enquanto a corrupção no Brasil cobre praticamente todo o território nacional, está presente em todas as áreas, lá a coisa parece que ocorreu de forma mais restrita, mas é porque Grann focou basicamente os crimes contra a nação osage, nas suas terras ricas em petróleo que os brancos cobiçavam e não mediam esforços para tomá-las, muitas vezes contando a seu favor com leis arbitrárias e agentes públicos corrompidos. Outros indivíduos, tutores dos índios (que então não eram considerados cidadãos plenos pelo governo) agiam como pretensos amigos ou protetores deles; na verdade eram astutos e cruéis criminosos, como vamos descobrindo aos poucos.

Há pontos em que a ação se torna eletrizante, mas Grann nunca deixa nosso interesse cair nem mesmo quando se vê obrigado a avançar ou voltar na história ou interromper uma sequência de fatos para o esclarecimento de algum ponto necessário para o completo entendimento do drama todo. Seu trabalho de pesquisa e reconstituição impressiona tanto quanto os acontecimentos que traz ao nosso conhecimento, alguns estarrecedores, como os crimes praticados em família ou a forma violenta como eram praticados. Eles mostram que a cobiça humana por dinheiro e poder não tem limites, nem mesmo quando está em jogo a vida de seres humanos que acreditam piamente em outros seres próximos, que se revelam completamente desumanos no final, verdadeiros monstros. Um grande livro este de David Grann, que pode ser lido também como uma ótima história policial.

Lido entre 22 e 27/09/2019.

arlete.augusto.1 17/08/2019

Extraordinário!
David Grann fez um trabalho de pesquisa profundo e detalhado e com uma prodigiosa habilidade narrativa conta o período de terror com inúmeros assassinatos dos índios Osages nos EUA, nos anos 20. São fatos reais de assassinatos cruéis para se apossarem do dinheiro do petróleo, pertencente aos Osages, a corrupção generalizada nas várias esferas que investigaram os casos, até a criação do FBI, que conseguiu colocar alguns responsáveis na cadeia.
É perturbador ver a indiferença, o preconceito, a ganância que permitiram que fatos como esses acontecessem. Pior, muitos assassinos saíram impunes.

Hester1 13/01/2019

Excelente livro sobre um massacre de indígenas e a formação do FBI justamente para buscar o autor dos assassinatos dos indígenas da tribo dos osages. Muito bom.

Vinny Britto 23/09/2018

Um Caso Quase Surreal
Me pergunto como que um caso escabroso como esse, uma grande mancha na história americana passou todas essas décadas quase que despercebido?

Por várias vezes durante a leitura batia uma dúvida se o que eu estava lendo na verdade não se tratava de ficção, tamanho absurdo que se mostrava a cada capítulo.

O que os Osaje sofreram não foi brincadeira. Escrito como uma grande reportagem, vamos acompanhar todos os fatos em ordem cronológica, o que facilita o entendimento, mas não facilita sua digestão.

É uma leitura indispensável pra quem é fã de romance policial, pois apesar de ser de narrativa diferente, o caso é muito interessante e como bônus, fala da criação do FBI, que teve neste episódio o seu primeiro grande caso. Daria uma boa adaptação cinematográfica ou uma season na série American Crime Story.

RECOMENDO!!!