Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Geanne 28/09/2023

Uma leitura leve, construtiva e com muita informação
Essa leitura traz muitos dados legais e interessantes, além de dicas de como os centenários vivem ao redor do mundo e principalmente em relação aos países orientais. Com certeza bons ensinamentos que levarei para a vida.

Kaiane 18/09/2023

Direto ao ponto
Para quem costuma ler esses tipos de livros, talvez vai achar um pouco fraco, porém eu adorei, achei ele super objetivo, rápida leitura, aborda os temas sem muita enrolação. Fala até em como fazer exercícios, e os principais pontos são colocados em listas, o que achei muito prático, assim vc não precisa ficar destacando palavras e frases.

Este não é um livro que vai te dar o passo a passo bem certinho de como alcançar o seu ikigai (é como se fosse um propósito de vida), até porque não é uma linha reta, não vai ser igual para todos, não é um manual "faça isso e você será feliz". Porém ele vai te dar ferramentas que talvez possa ou não ajudar a compreender e "achar" o seu ikigai.

PS: Adorei as história dos centenários!

Marina.Miotti 20/08/2023

Tudo gira em torno de encontrar seu ikigai. O Ikigai seria melhor traduzido como razão para viver. A partir do momento que ele está claro e definido, proporciona a satisfação e propósito que justifica nossa existência e são a chave da longevidade.

Ju 17/08/2023

Simplesmente incrível. Ótimo aliado pra quem está no processo de cura da depressão, ansiedade? virou até um livro de conforto pra mim, ajuda a simplificar o ?ser feliz e realizado? na vida, faz diminuir a nossa pressa e nos olhar e tratar com mais carinho, recomendo demais!

Adriana.Ferraz 13/08/2023

Ikigai Os Segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz
Livro que relata as descobertas sobre a vida na ilha japonesa onde existem os moradores mais idosos do mundo.
A descoberta para ter uma vida longa, tranquila e feliz.
Muito bom.

Larissa.Ramos 12/08/2023

Eu achei o livro muito prático com vários objetivos claros que podemos pôr em prática aos poucos , fácil leitura

Caroline Z. 04/08/2023

Decepcionante
Fiquei decepcionada com este livro. Esperava muito mais sobre filosofia de vida. Mas os autores apresentaram quais seriam as supostas causas da logividade em Okinawa citando vários clichês (comer bem; dormir bem; ter amigos...).
Eu me senti lendo uma reportagem do Fantástico. Foi interessante conhecer a cultura daquela localidade específica, mas não compensou as chatices do livro.
Em vários momentos ele explicou teorias. Mas todas elas foram retiradas de outras obras. Muitas das quais eu já li. Eles não trouxeram nada novo. Só fizeram um compilado das teorias de outras pessoas.
E para piorar, o livro fecha com a descrição de movimentos de exercícios (levante o braço; abaixe o braço; incline a perna). Eles citaram alguns do tai chi, por exemplo (e foi por um bom tempo).
Se você quer realmente saber o que ikigai significa, assista "Jiro dreams of sushi" (Netflix). O que o Jiro pratica é ikigai. Eles citam esse documentário no livro, e eu já havia assistido. E é muito bom sim. Dá para visualizar a teoria.
Enfim, não recomendo este livro. Há coisas melhores a serem lidas.

Fernando.Andrade 03/08/2023

Traz ensinamentos e a filosofia japonesa sobre propósito e dicas de como viver mais e melhor. Livro leve e bom para ler ao fim da tarde.

leblanc.magno 31/07/2023

IKIGAI ??
O ikigai é um termo japonês que pode ser traduzido como "a razão de ser" ou "a razão de viver". Segundo a cultura japonesa, todos possuem um ikigai, um propósito que dá sentido à existência e proporciona alegria e plenitude. Os autores abordam essa filosofia ancestral, revelando os cinco passos essenciais para encontrar o próprio ikigai e viver com mais felicidade.

O livro é estruturado de forma clara e cativante, e apresenta relatos de pessoas reais que encontraram seus ikigai, o que torna a leitura ainda mais inspiradora e tangível. Os autores descrevem a importância de descobrir nossas paixões, talentos, valores e o que o mundo precisa, e como encontrar o ponto de interseção entre esses elementos.

Um aspecto notável do livro é sua conexão com a cultura japonesa e sua visão sobre a felicidade. Os autores exploram os costumes e hábitos dos habitantes de Okinawa, uma região no Japão conhecida pela longevidade e pela alta proporção de pessoas felizes e satisfeitas. Através de histórias e exemplos, eles nos mostram como os japoneses valorizam o presente, o trabalho árduo, a comunidade e o equilíbrio entre corpo e mente, fundamentos essenciais para uma vida plena.

Além disso, "Ikigai" oferece insights práticos e exercícios que ajudam o leitor a refletir sobre seus próprios valores e interesses, orientando-os na busca pelo propósito de vida. Os autores incentivam a incorporação de pequenas mudanças diárias em direção ao ikigai, mostrando que não se trata de uma busca exaustiva, mas sim de uma jornada gradual e gratificante.

O livro não apenas proporciona um profundo senso de reflexão pessoal, mas também ensina valiosas lições sobre como viver de forma mais consciente e autêntica. Com uma linguagem acessível e exemplos envolventes, "Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz" é uma leitura enriquecedora que pode ajudar qualquer pessoa a encontrar sua razão de ser e desfrutar de uma vida mais significativa e realizada.

Ny 22/07/2023

Ikigai
A princípio o livro vai entrando brevemente no assunto que vai tratar, explicando como foi elaborada a pesquisa e o que foi levado em consideração. Gostei muito do livro, trouxe conceitos de maneira rápida e simplificada. No entanto, senti falta dos escritores levar em considerações alguns aspectos, por exemplo, a condição socioeconômica das pessoas, vamos ser realistas, pessoas que dormem 6 horas por dia ou menos, não conseguem executar algumas atividades que foram propostas. Além disso, vamos levar em consideração que a vida do trabalhador é muito agitada. Não descarto as dicas do livro, da para ver que são boas e podem ser adaptadas, dependendo da situação. Ao decorrer do enredo, os autores acabam entrando em vários tópicos relacionados com o envelhecimento, mas sinto que fugiram um pouco do foco em alguns momentos, não me incomodou, pois a leitura é bem fluida, porém, pode ter incomodado outros leitores.
Enfim, recomendo a leitura.
Edit 1: Um aspecto interessante é que o livro não parece um livro padrão de autoajuda. Ele apenas vai apresentando dicas.

Hiamara.Hespanhol 22/07/2023

Mantenha-se sempre ATIVO!!
O livro explora o conceito japonês de "ikigai", que pode ser traduzido como "a razão de ser" ou "a razão de viver".

Nada que a gente nunca ouviu mas negligência sempre que é manter a mente e corpo em sintonia e sempre ativo. Sempre se alimentar bem com um com uma dieta rica em verduras e peixes e pouco sal. O contato social é fundamental, está inserido em um grupo ou comunidade ajuda a criar a sensação de pertencimento e a criação de uma rede de contato importante.

O livro trata ainda sobre meditação, exercícios e alongamentos muito praticados no Oriente que favorecem a longevidade e a saúde como Ioga,rádio taissõ, saudação do sol, Tai Chi, Qigong, Shiatsu.

Leitura bem simples, objetiva e de linguagem clara. Não tem nada que não seja fácil de colocar em prática.

Marcos 09/07/2023

A cultura japonesa é muito rica em conhecimento, principalmente em relação a parte espiritual e da longevidade.
Um livro que dá dicas importantes de como vivermos melhor seguindo a tradição japonesa.
Sou fã da cultura oriental e com esse livro reforço ainda mais o meu sentimento.
Tenha o seu Ikigai!

05/07/2023

Bonitinho
Meio q tava precisando de um livrinho desse pra lembrar q sou gente e q tenho q me cuidar melhor ? e eh rapido de ler

Rafael Grudka 29/06/2023

A longevidade
Os autores queriam saber como os moradores de Okinawa viviam tanto tempo. Fizeram várias pesquisas e chegaram a algumas conclusões.
Mostram os princípios do Ikigai (propósito de vida, na tradução literal). Atribuem cada termo a um conceito diferente e explicam como alcançar.
São atribuídos a dez princípios relacionados às tarefas do dia-a-dia.
São eles: mantenha-se ativo, preserve a saúde, tenha bons amigos, reconecte com a natureza, dedique a vida aos bons momentos e siga um propósito.

Larissa2393 24/06/2023

What a book?!?
Finalizado com sucesso e ótima leitura ?

É notório, do porque que este livro é um dos melhores sobre toda essa questão de busca pelo sentindo da vida que tantas pessoas procuram durante sua própria estádia na vida e no mundo. Eu marquei tanta coisas desse livro (especificamente 210,ebook)que nem sei que quote colocar aqui????
E eu marquei tanta coisa que eu vou até fazer um mini resumo do livro no meu caderno mesmo,pra poder olhar toda vez que eu precisar de "conselhos"
Alguns dos quotes que marquei :

?Não há passado nem futuro, apenas presente.
??este momento existe apenas agora e não voltará a acontecer?.